SEJA BEM VINDO

ESSE É UM BLOG PARA QUEM PRETENDE LER E APRENDER RACIOCINANDO, SOBRE TEMAS COMO UMBANDA, MEDIUNIDADE EM GERAL E AUTO-AJUDA. SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, ACREDITE, NÃO FOI POR ACASO. TALVEZ AS RESPOSTAS PARA ALGUMAS DE SUAS DÚVIDAS ESTEJAM EM ALGUNS DOS TEXTOS POSTADOS.

ATENÇÃO: VOCÊ PODE COPIAR OS TEXTOS QUE CONSTAM DESTE BLOG E USÁ-LOS EM OUTROS LOCAIS, MAS NÃO DEIXE DE INDICAR A FONTE, POR FAVOR!

Acompanhantes do Blog

sábado, 4 de agosto de 2018


UMA PEDRA NO SAPATO QUE ME APARECEU E QUE PRECISA SER TIRADA

     Havia prometido que a próxima matéria versaria sobre essa eterna confusão que vejo que uma grande parte de umbandistas e até supostos magos fazem por aí, mas eis que de repente, alguns amigos a mim acorrem expondo uma nova série de afirmações que andam fazendo por aí a respeito de Zélio de Moraes e sua família em relação a essa enxurrada de cursos pagos em oferta que se espalham cada vez mais e que pretendem, supostamente, informar e até formar Dirigentes de Terreiros (por alguns chamados sacerdotes) por meios teóricos e, desculpem-me, até mesmo à distância.

     Pelo que pude entender de todo esse processo, pareceu-me que a partir de agora, desde que se pague o preço justo(?), praticamente tendo uma "predisposição" a ser dirigente, qualquer um poderá ter uma formação paga para se tornar um "ilustre sacerdote", "profundo conhecedor dos mistérios da umbanda" por cursos teóricos e quiçá, abrir seu próprio Terreiro ou Centro e passar a guiar outros humanos por esses mesmos caminhos ...

     O que será que se espera com toda essa divulgação de "ensinamentos"?

     Será que seria a proliferação de Terreiros, Centros, Tendas, todos garantidos pelos cursos matrizes e seus "mestres" muito bem remunerados?

     É sério isso? Será esse o futuro da Umbanda que o Caboclo das Sete Encruzilhadas pretendia, inclusive quando dizia que "era preciso que houvesse sinceridade, amor de irmão para irmão para que a vil moeda não viesse a destruir o médium"? (Vide figura abaixo)



     Dizem alguns, que Zélio Fernandino de Moraes (médium do Caboclo das Sete Encruzilhadas e anunciador da Umbanda), assim como as suas filhas Zélia de Moraes e Zilméia de Moraes, apoiavam a divulgação da Umbanda. Até aí tudo bem. Acontece que com esse gancho parecem estar se aproveitando para tentarem apoiar cursos pagos na formação de médiuns.

     Hoje há cursos pagos para dirigentes, de magia; de exu; chegaram ao cúmulo de criarem curso pago que aborda o descarrego (desobsessão/puxada).

     Interessante notar que em toda documentação possível, Zélio de Moraes, assim como suas filhas, eram contra qualquer tipo de cobrança, incluindo cobrança para ensinar os médiuns.

     A título de confirmação queremos disponibilizar um pequeno vídeo de Zélia de Moraes, onde ela diz que jamais cobraram nada de médiuns.

     Repare você o que ela responde logo no inicio desse vídeo inédito cedido pelo irmão Gabriel Federicci - Dirigente da Tenda Espírita São Jerônimo - Cabana Estrela da Mata.


     "Traduzindo" para quem tiver dificuldade de entender:

     Entrevistadora: - "Quer dizer que a Piedade jamais cobrou nada de médium..."

    ZÉLIA : - "NUNCA!"

     A pergunta que não quer calar é:

     - Como é que eles, SENDO CONTRA COBRAR o que quer que seja de médiuns, poderiam compactuar com CURSOS PAGOS que a cada dia enchem o cofre de determinados dirigentes?

     Reflitam...