SEJA BEM VINDO

ESSE É UM BLOG PARA QUEM PRETENDE LER E APRENDER RACIOCINANDO, SOBRE TEMAS COMO UMBANDA, MEDIUNIDADE EM GERAL E AUTO-AJUDA. SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, ACREDITE, NÃO FOI POR ACASO. TALVEZ AS RESPOSTAS PARA ALGUMAS DE SUAS DÚVIDAS ESTEJAM EM ALGUNS DOS TEXTOS POSTADOS.

ATENÇÃO: VOCÊ PODE COPIAR OS TEXTOS QUE CONSTAM DESTE BLOG E USÁ-LOS EM OUTROS LOCAIS, MAS NÃO DEIXE DE INDICAR A FONTE, POR FAVOR!

Acompanhantes do Blog

sábado, 4 de agosto de 2018


UMA PEDRA NO SAPATO QUE ME APARECEU E QUE PRECISA SER TIRADA

     Havia prometido que a próxima matéria versaria sobre essa eterna confusão que vejo que uma grande parte de umbandistas e até supostos magos fazem por aí, mas eis que de repente, alguns amigos a mim acorrem expondo uma nova série de afirmações que andam fazendo por aí a respeito de Zélio de Moraes e sua família em relação a essa enxurrada de cursos pagos em oferta que se espalham cada vez mais e que pretendem, supostamente, informar e até formar Dirigentes de Terreiros (por alguns chamados sacerdotes) por meios teóricos e, desculpem-me, até mesmo à distância.

     Pelo que pude entender de todo esse processo, pareceu-me que a partir de agora, desde que se pague o preço justo(?), praticamente tendo uma "predisposição" a ser dirigente, qualquer um poderá ter uma formação paga para se tornar um "ilustre sacerdote", "profundo conhecedor dos mistérios da umbanda" por cursos teóricos e quiçá, abrir seu próprio Terreiro ou Centro e passar a guiar outros humanos por esses mesmos caminhos ...

     O que será que se espera com toda essa divulgação de "ensinamentos"?

     Será que seria a proliferação de Terreiros, Centros, Tendas, todos garantidos pelos cursos matrizes e seus "mestres" muito bem remunerados?

     É sério isso? Será esse o futuro da Umbanda que o Caboclo das Sete Encruzilhadas pretendia, inclusive quando dizia que "era preciso que houvesse sinceridade, amor de irmão para irmão para que a vil moeda não viesse a destruir o médium"? (Vide figura abaixo)



     Dizem alguns, que Zélio Fernandino de Moraes (médium do Caboclo das Sete Encruzilhadas e anunciador da Umbanda), assim como as suas filhas Zélia de Moraes e Zilméia de Moraes, apoiavam a divulgação da Umbanda. Até aí tudo bem. Acontece que com esse gancho parecem estar se aproveitando para tentarem apoiar cursos pagos na formação de médiuns.

     Hoje há cursos pagos para dirigentes, de magia; de exu; chegaram ao cúmulo de criarem curso pago que aborda o descarrego (desobsessão/puxada).

     Interessante notar que em toda documentação possível, Zélio de Moraes, assim como suas filhas, eram contra qualquer tipo de cobrança, incluindo cobrança para ensinar os médiuns.

     A título de confirmação queremos disponibilizar um pequeno vídeo de Zélia de Moraes, onde ela diz que jamais cobraram nada de médiuns.

     Repare você o que ela responde logo no inicio desse vídeo inédito cedido pelo irmão Gabriel Federicci - Dirigente da Tenda Espírita São Jerônimo - Cabana Estrela da Mata.


     "Traduzindo" para quem tiver dificuldade de entender:

     Entrevistadora: - "Quer dizer que a Piedade jamais cobrou nada de médium..."

    ZÉLIA : - "NUNCA!"

     A pergunta que não quer calar é:

     - Como é que eles, SENDO CONTRA COBRAR o que quer que seja de médiuns, poderiam compactuar com CURSOS PAGOS que a cada dia enchem o cofre de determinados dirigentes?

     Reflitam...

5 comentários:

  1.   *A Umbanda que nada cobra*


    Uma mentalidade mercantil vem instalando-se em alguns terreiros de Umbanda há algum tempo, cobra-se para preparar dirigentes, para ensinar magia que "quase tudo resolve", ensinar sobre Exú de Lei, uso de ervas, disso e daquilo, chegando ao cúmulo de existir curso pago de "DESOBSESSÃO", onde dizem encaminhar eguns, kiumbas, etc.


    A humilde religião que outrora ficaria envergonhada em ter dirigentes lucrando com ensinamentos da mesma, agora possui uma porcentagem de seguidores que querem normatizar o enriquecimento através da Umbanda. Ora, preparar sem lucro financeiro outro dirigente, ensinar sobre o arsenal de Umbanda, sobre as ervas, exús, magias...Não faz parte da função de um dirigente?  


    Hoje oferecem cursos parcelados em até 10 vezes no cartão. Meu Deus! 


    Quando alguém indaga sobre isso ser estranho no meio umbandista, respondem dizendo que a cobrança não é aplicada nas consultas, nem para aplicar passes na assistência, dizem que a cobrança é feita para médiuns que querem aprender mais e que isso justifica a cobrança.


    Interessante, médium com poucos recursos financeiros não possui o mesmo direito de aprendizado? É válido lucrar e enriquecer dando tais cursos? Curso de formação de dirigente, ervas, magia, exús não são partes da Umbanda? Como podem lucrar dizendo que não ganham com a Umbanda? 


    Lembremos que Jesus ao expulsar os vendilhões, esses não precisaram chegar na aberração de cobrar por preces, imposição de mãos...Foram expulsos vendendo outras coisas, produtos e afins. Estavam dando ênfase ao vil metal, o mesmo que o Caboclo das Sete Encruzilhadas alertou como perigo para os médiuns e a mesma ênfase que alguns estão dando na Umbanda: Mais ênfase em vender cursos do que atender o público, basta observar terreiros abrindo vários dias por semana para dar cursos, mas apenas uma vez quinzenal para atender o público rapidamente (sim, pois se uma consulta passar de três minutos dizem consumir muito o tempo do terreiro).

    Infelizmente, alguns irmãos umbandistas estão vendo isso com naturalidade.


    Lembro de uma história muito bonita, intitulada de "As sete lágrimas de um preto-velho", hoje creio que o pai velho não esteja apenas lacrimejando apenas com sete lágrimas. A lágrima pela Teologia da Prosperidade que invadiu alguns terreiros deve estar caindo, a lágrima pelo enriquecimento de dirigentes que deveriam ensinar gratuitamente, a lágrima pelo médium que precisa pagar cursos para receber instrução para dirigente, a lágrima derramada pelas magias cobradas em 10 vezes no cartão, a lágrima derramada pelos aspectos exteriores dos filhos de Umbanda, a lágrima pelo esquecimento do "dai de graça o que de graça recebeste". 


    Filhos de Umbanda, Jesus não atendia o povo gratuitamente e cobrava para ensinas os discípulos, o anunciador carnal da Umbanda (Zélio de Moraes), jamais cobrou para ensinar qualquer coisa para quem fez uma pergunta, nem mesmo suas filhas cobraram algo para ensinar o que quer que seja. De onde então saíram tantas pessoas cobrando para ensinar o que aprenderam gratuitamente, seja com outro encarnado ou seja através dos Guias? 


    A verdadeira Umbanda existe, sem cobrar nada de ninguém. Seja para consulta, passe ou para ensinar médiuns que buscam conhecimento. Vamos dar um basta ao enriquecimento através da religião dos simples e humildes.

    Autor Anônimo

    ResponderExcluir
  2. Reforçando:"que será mais tarde expulso, como Jesus expulsou os vendilhões do templo", mais claro impossível.

    ResponderExcluir
  3. uma vergonha,penso que ser zelar de um terreiro e uma coisa que vem determinada ate antes de encarnarmos,alem do que onde fica a caridade? continuando dessa maneira só os bons de bolso e que se tornarão zeladores.e como falou o mestre JESUS:DAI DE GRAÇA O QUE DE GRAÇA RECEBESTE.

    ResponderExcluir
  4. acredito que ser zelador de um terreiro e missao vinda do alto antes mesmo de encarnarmos e quanto aos cursos o mestre JESUS disse:DAI DE GRAÇA O QUE DE GRAÇA RECEBESTE.

    ResponderExcluir