SEJA BEM VINDO

ESSE É UM BLOG PARA QUEM PRETENDE LER E APRENDER RACIOCINANDO, SOBRE TEMAS COMO UMBANDA, MEDIUNIDADE EM GERAL E AUTO-AJUDA. SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, ACREDITE, NÃO FOI POR ACASO. TALVEZ AS RESPOSTAS PARA ALGUMAS DE SUAS DÚVIDAS ESTEJAM EM ALGUNS DOS TEXTOS POSTADOS.

ATENÇÃO: VOCÊ PODE COPIAR OS TEXTOS QUE CONSTAM DESTE BLOG E USÁ-LOS EM OUTROS LOCAIS, MAS NÃO DEIXE DE INDICAR A FONTE, POR FAVOR!

Acompanhantes do Blog

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

RECOMEÇO 

(para a alegria de alguns e tristeza de outros)


    Minhas saudações afetivas a todos os inscritos nesse Blog que a princípio, quando foi criado, nem tinha sequer a pretensão de alcançar a quantidade de pessoas que conseguiu ao longo do tempo.

    Meu afastamento temporário desde o final de 2012, quando publiquei o 4º Volume de Umbanda Sem Medo, se deveu, não só às "voltas que nossa vida dá" mas também à necessidade que pressenti de maiores observações sobre os rumos que "as umbandas" (ou pseudo-umbandas) estariam tomando devido a todo esse movimento de enfatização que alguns pretendem estimular, levando a prática de Umbanda ao nível de Religião, com rituais copiados "dali ou daqui", pautados em crenças quase sempre alheias ou mesmo as rebuscadas em filosofias mistas, sempre no intuito, ainda que velado, de justificarem-se práticas de Terreiro que cada um criou ou até mesmo recebeu de seus acompanhamentos espirituais como "verdades imutáveis" e até dogmas, que por certo a tornariam mais "misteriosa"...

    Infelizmente, essa necessidade de cada um sente de justificar suas práticas como "totalmente fundamentadas em práticas de Umbandas mais antigas", muitas das vezes, como já vimos aqui mesmo no Blog, faz com que certos dirigentes comecem a alardear como fatos, coisas que nunca aconteceram, ou seja, muita gente fica divulgando cabelos em cascas de ovos como se fatos verdadeiros fossem. E como há também dentre nós a prática do "COPIÔMETRO" (CtrlC+CtrlV), os "cabelos nas cascas dos ovos" que uns divulgam, outros apenas copiam e tomam para si, in-ten-cio-nal-men-te, como se verdades fossem e passam a espalhar notícias sem fundamentação ... desde que essas "notícias" justifiquem o que fazem em suas engiras, o que para eles é "a sopa no mel", como costumamos dizer.

    Resultados do que venho observando nessa Umbanda que já foi "DE TODOS NÓS" (como diria o finado W.W. da Matta e Silva), tanto pelo que acompanho e recebo pela Internet, quanto pelo que venho assistindo em Centros e Terreiros que me foram possível visitar (de preferência incógnito) é que a Umbanda, de fato, está cada vez mais irreconhecível devido a tantas inserções, cortes, invenções, "tradições" ... festas.

    Em muitas das vezes podemos observar com muito mais realce as vestimentas coloridas em giras pré-estabelecidas em que todos os "médiuns(?)" já sabem o que "vão receber" com antecedência e para a ocasião já preparam suas "montagens". Em outras ocasiões, são as grandes festas (em sua maioria na banda dos exus, claro, porque essa banda sempre permite e até estimula mais as "belezuras carnavalescas" - um dos motivos dela ser tão apreciada pelo povão) que se impõem a despeito dos objetivos básicos que justificariam o fato das entidades estarem em terra - ATENDIMENTO FRATERNO E CARIDOSO.

    Não é incomum mais, observarmos tristemente, num Terreiro que se auto-intitula "de Umbanda", médiuns maquiados, enfeitados, fantasiados de acordo com certas "entidades" que vão (ou acham que vão) "receber" para que sejam em gira, "amadas, idolatradas, divinizadas", numa contrariedade total a outro dos ensinamentos da Umbanda que é SIMPLICIDADE, que é HUMILDADE.

    O que estamos vendo (infelizmente novamente) e muito por conta dessa estimulação desastrada sobre a "umbanda de todos nós dos dias de hoje" é uma quantidade enorme de médiuns que não são médiuns (pelo menos de incorporação) e que "dão" caboclos, velhos e, claro, principalmente exus (porque exu todo mundo quer ter o seu), como se fossem e estivessem aos seus dispores como o ar que respiram, esquecendo-se totalmente de que, em se tratando de espíritos (porque é com eles que a Umbanda trata) "são gente como a gente" e por isso mesmo, além de não existirem como o ar para todos, têm, ou deveriam ter, SUAS PRÓPRIAS PERSONALIDADES, através das quais, inclusive, podemos classificar com que tipo ou tipos de entidades esteremos lidando ao longo de nossas práticas.

    O que podemos ver de médiuns tipo "cabeça de oratório" (daqueles que "recebem" de tudo na primeira nota do ponto de chamada) espalhados por aí é sim, uma enormidade. Pautam-nos numa asserção antiga que afirma que "todo mundo é médium" e nem se dão ao trabalho de irem pesquisar em que situação e a extensão que foi dada a isto. O resultado é que hoje, em muitos lugares, diferentemente de antigamente, a pessoa que é médium, ao sair de seu assento e pisar o chão onde ocorre a gira, parece mais estar entrando no palco de um teatro, não chegando a sentir a vibração, a energia ou a egrégora local que muitas vezes faziam com que ali mesmo, ao pisar em "terra segura", fosse pega por um de seus próprios acompanhantes espirituais (guarda ou carrego, como queiram).

    Ensinamentos básicos como : "A CORRENTE (egrégora) É TÃO FORTE COMO SEU ELO MAIS FRACO" parecem ter sido esquecidos ou talvez NUNCA ENTENDIDOS de fato sendo por isso mesmo  (aproveito para novamente incentivar as ESCOLAS PARA MÉDIUNS INICIANTES), que vemos na maioria dos Terreiros, ao invés de MÉDIUNS TREINADOS, um monte de médiuns (ou talvez nem isso) crus, sem qualquer treinamento básico, fazendo parte das giras e até de giras pesadas onde seja necessário "virar-se a banda" (será que alguém ainda sabe o que é isto?) para segurar-se alguma demanda pendente ou até mesmo momentânea.

    Ora, se a gira fosse, numa analogia rápida aqui, um jogo de futebol, será que o dirigente colocaria em campo, para vencer sua demanda, jogadores que nem das regras têm compreensão plena? Ou ele seria um pouco mais inteligente e só colocaria em campo aqueles que mais bem treinados estão e que têm conhecimentos, tanto das regras, quanto das possíveis táticas a serem empregadas contra o adversário com a finalidade de vencer? Eu acho que não é muito difícil responder a essa questão não! No entanto, não é o que se vê em grande parte dos terreiros que, com o tempo - isto é certo e quase imutável na medida em que insistem em permanecer com essas práticas - sempre colocando em campo pessoas não treinadas suficientemente, vão observar as EGRÉGORAS enfraquecerem e, como eu sempre alerto, as sobrecargas começarem a afetar médiuns mais antigos (que vão deixando de ser firmes) e, principalmente, os médiuns chefes que, se estiverem atentos, vão começar a ver em suas próprias vidas, mudanças para o lado negativo que não esperavam ver porque, afinal de contas: "SEMPRE TRABALHARAM PARA A CARIDADE".

    Não, não adianta reclamar depois e achar que os espíritos deviam ter avisado ... Será que os dirigentes estarão dando atenção real aos espíritos enquanto a corrente de seus Terreiros começam a "cair" e suas vidas começam a "virar de cabeça para baixo"? Ou será que estarão tão preocupados em manterem as aparências externas impecáveis, esquecendo-se das regras mais básicas de COMO CONSTRUIR E MANTER uma egrégora positiva até que os problemas de saúde às vezes, de empregos outras vezes e até mesmo de incompatibilidades entre familiares esteja em um nível tal que já não seja mais possível escondê-los?

    Bem, creio que já "falei" muito nessa primeira postagem, mas focando no que escrevi lá em cima, relativo aos COPIÔMETROS, principalmente os que interessam porque teoricamente embasariam certos comportamentos e práticas, quero lhes dizer que fui apresentado a um rapaz de nome Wanderson Cruz há uns meses atrás, um rapaz que, não sendo especificamente um umbandista e muito menos fanático pelas sedimentações pseudo-umbandistas que tantos por aí propalam, teve a ousadia (pela qual o parabenizo) de, contrariando o que vinha sendo divulgado como verdade, ir buscar NA FONTE mais apropriada, no caso o senhor Pedro Miranda, diretamente envolvido com a Tenda São Jorge, o porquê e em que período, a Tenda São Jorge adotou o uso de atabaques e também sobre os trabalhos com exus nessa Tenda, a sexta na série das que o Caboclo das Sete Encruzilhadas ajudou a fundar, segundo o protagonista que é também Presidente da União Espiritista de Umbanda do Brasil.

Espero que sirva para análises apartidárias dos que por aqui passarem e virem o que muitos não queriam ver.

Abraços afetuosos a todos e agradecimentos sinceros ao Wanderson Cruz e ao senhor Pedro Miranda e, até breve.


terça-feira, 19 de maio de 2015

DIVULGAÇÃO DE TERREIROS

Caros(as amigos(as), acompanhantes ou não. Uma das coisas que mais tem acontecido ultimamente é me escreverem pedindo que aponte Terreiros, Centros, Tendas de UMBANDA que sejam sérios, que trabalhem na CARIDADE VERDADEIRA (que não é aquela do "despir um santo pra vestir outro"), com ESPÍRITOS DE FATO, sem ANIMISMOS PERNICIOSOS e, sinceramente, não tenho condição de saber o que há de bom em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e por este Brasil afora. Refletindo ainda hoje, resolvi abrir aqui uma página para que todos aqueles que "confiam nos seus tacos", que sabem estarem praticando ou frequentando uma Umbanda LIMPA, RESPEITOSA, seja de que derivação for, possam divulgar suas Tendas, Terreiros, Centros ou seja lá como chamem porque o importante mesmo é a prática HONESTA da MEDIUNIDADE em favor dos irmãos que nos procuram. Esta página não terá objetivo de propaganda para encher Terreiros, compreendam. A idéia é a de facilitar a todos (e são muitos) que estão à procura de um bom lugar para darem seqüência aos seu trabalhos mediúnicos ou mesmo começarem a entender o que é isso de "receber Espíritos pra trabalhar para a Caridade", em suas buscas pelos locais em que mais se sintonizem. Se você que me lê entender e concordar com a idéia achando de bom alvitre a divulgação do Terreiro (se não for o(a) Chefe de Terreiro, antes peça permissão a quem de direito, claro), é só colocar no ítem COMENTÁRIOS aqui abaixo: Nome do Terreiro: __________ Endereço: ____ Cidade: _____Estado: _____ e se possível um telefone de contato para facilitar mais ainda. Se quiser fazer mais algum comentário sobre dias de atendimento, Sessões de desenvolvimento, entidades que atendam, etc, também pode fazer. Se o Terreiro já tiver uma página na Internet, também pode colocar o link para ela. Todas as indicações que estiverem ou chegarem em COMENTÁRIOS irão sendo anexadas a esta página na medida em que chegarem e ao final de todas as novas postagens de textos, com outros assuntos, farei uma chamada aos leitores para que consultem a página de DIVULGAÇÃO DE TERREIROS pelo endereço que ela ganha agora mesmo. Essa é apenas uma tentativa de facilitar a busca para aqueles que procuram a Umbanda e vêem sérias dificuldades em encontrar locais com os quais melhor se sintonizem. Vamos ver no que vai dar!! Que OXALÁ seja sempre LUZ nos caminhos de TODOS!!
********

*********

INICIANDO :


Detalhes nesse link http://taepaiogum.blogspot.com/

COMPLEMENTANDO, ENTÃO: "Em nossa Tenda, trabalhamos com caboclos, pretos, crianças e exus. Cada um exercendo sua função e em dias específicos. Podendo ocorrer, às vezes a presença de almas de algumas outras linhas, como povo do oriente, desde que venham com o intuito de trazer a luz, a paz e o conforto para os filhos de fé.

Mais detalhes sobre os nossos trabalhos, ou no blog ou via telefone."

Mais um telefone à disposição dos necessitados inserido hoje, 03/072012, a pedido do Raphael D'Ogum, conforme publicado em COMENTÁRIOS: 51-8419 2548

*********

A pedido de um de nossos acompanhantes, como se pode ler em COMENTÁRIOS, e também porque achei que seria de bom alvitre, embora nada obrigatório porque isto pode ser explicado via fone, talvez seja interessante também ressaltarem a derivação da Umbanda que praticam como por exemplo: Traçada com Candomblé (nação?), Traçada com Quimbanda, Esotérica Pura, Esotérica Traçada com Ciganismo, Umbanda Linha Branca, ou outra qualquer que eu não tenha lembrado agora (desculpem-me!).

Está mais do que na hora dos Umbandistas assumirem suas Umbandas como elas são, não acham?

Confiam no que praticam? São honestos e têm consciência de que trabalham pela caridade e evolução?

Então esse espaço é de vocês!!!
Ajudem aos que procuram UMBANDA a achá-los mais facilmente!


***********

Endereço: 
Condomínio Bem Estar, Módulo E, Casa 38, Sobradinho - DF. (Referência: antiga Oficina do Carlinhos).

Datas: 
Dia: Sextas-feiras.
Horário: 19:00 às 19:40/20:00.
Objetivo: Evangelização e Estudo da Doutrina Espirita (Evangelho no Lar).

Dia: Sábado (15 em 15 dias).
Horário: 17:00 às 21:30/22:00.
Objetivo: Agradecimento a Deus, aos Orixás, Mentores e as 7 Linhas de Umbanda. Prática da caridade, humildade, solidariedade, compaixão. Passes, consultas, doações.

Responsáveis pela Tenda:
Regina e Bruno.

Contatos:
Telefone: (61)3485-8061.
E-mail: bruno_watts@hotmail.com
Página do Terreiro na NET: http://nossolardeumbanda.blogspot.com/



MAIS DETALHES, LEIAM EM COMENTÁRIOS NESTA MESMA PÁGINA
************


Trabalhamos com OMOLOKO (cultuamos 
as entidades da umbanda e os orixás em 
sua essência).
Nosso trabalho visa a 
evolução espiritual de cada indivíduo e o 
estudo e desenvolvimento do médium, 
pois as entidades dependem também de 
nosso conhecimento.

Nossos trabalhos abertos são realizados 
às sextas-feiras a partir das 20 horas.

Rua Lisboa, 294 - Osvaldo Cruz - São Caetano do SUL - SÃO PAULO . 


Tel de contato (11) 97864-2235


-*-*-*-*-*-*-*-
Templo do Amor Divino - Umbanda Sagrada

O Atendimento Espiritual é gratuito.

Informações em nosso site:

www.tadumbandasagrada.com.br

Nosso e-mail: info@tadumbandasagrada.com.br 

ou pelo telefone (11) 98300-3913

Estamos na Zona Sul de São Paulo na Rua Antonio Costa Ernesto, 483 Jd. Maracá.

Desenvolvimento Mediúnico as quartas e sextas-feiras.

Pai Rogério Sacerdote e Dirigente do Templo do Amor Divino

Nosso trabalho é desmistificar a Umbanda!
-*-*-*-*-*-*-


Trabalhamos com Caboclos, Preto Velhos, Exú, Erês, enfim, com todos os Orixás.
Fazemos nossas giras de 15 em 15 dias as quartas às 19:00 hrs.
Temos as terças-feiras de 15 em 15 dias consulta e jogo com vovô Pai João D'Angola.
Estudo, desenvolvimento e descarrego.
Tudo pura Caridade.

Dirigentes espiritual: Ramon D'Oxóssi e Ligia D'Iemanja
Rua Gericó, 13, Bangu, Rio de Janeiro, RJ
Ao lado da rua Porto Ametista..
Próximo a Est. Porto Nacional.

Contato: (21) 77279745 Falar com Jimbá.
Ou
(21) 77850760 Ramon
(21) 92954723 Ramon
(21) 88984497 Ligia
ID 931*28930 Cris
E-mail: prof_ramon_luiz@iclaro.com

Axé para todos os filhos de pemba.


-*-*-*-*-*-

Nome do Terreiro: Terreiro Casa do Zé
Endereço: Rua Rio Taquari s/n - Jd São Pedro
Cidade:Quatro Barras
Estado: SP 
Contato: contato@terreirocasadoze.com.br
Maiores Informações: www.terreirocasadoze.com.br

-*-*-*-*-*-


HÁ PEDIDOS DE ENDEREÇOS DE BONS TERREIROS DE UMBANDA EM SALVADOR (BA), NA ILHA DO GOVERNADOR (RJ) E SÃO PAULO (SP) "NA LINHA DE TRABALHO DE ZÉLIO DE MORAES", LÁ EMBAIXO EM COMENTÁRIOS.
OBSERVEM!

QUEM PUDER AJUDAR, POR FAVOR COMUNIQUE-SE, COLOCANDO OS ENDEREÇOS NOS COMENTÁRIOS E PEDINDO QUE SEJAM ADICIONADOS AQUI MESMO, DENTRO DA MATÉRIA.

ATUALIZADO EM 20 DE OUTUBRO DE 2012.

*******************


Adicionada em 19 de maio de 2015
************


Adicionada em 19 de maio de 2015

domingo, 17 de agosto de 2014

MOMENTO PARA REFLEXÕES PROFUNDAS.

Há algum tempo atrás postei uma gravura na qual se via nosso planeta tal qual um pó no meio da galáxia, à qual damos o nome de Via Láctea, no intuito de chamar a atenção sobre nossa condição de seres humanos frente à imensidão de uma só galaxia e o quanto nos enganamos em nossas pretensões de sermos o Centro do Universo e possivelmente "os filhos preferidos de Deus".

Desta feita trago-lhes duas animações que, com os mesmos objetivos, nos mostram de forma bem mais clara esse detalhe do qual parece fazermos tudo para esquecer e que por isso acaba por produzir em muitos, a falsa sensação de que, "se existe um Deus Universal ele forçosamente está sempre de olho em nós e somente em nós".

Ei-las aí abaixo. Vejam as animações e reflitam, pois em alguns momentos daqui pra frente, em novas postagens, vamos ter que relembrá-las.





domingo, 4 de maio de 2014

EXUMANIA OU EXULATRIA?

Há alguns anos atrás publiquei no Blog do amigo Edenilson Francisco ( Umbanda, Aprecie com Moderação ) um texto que visava trazer ao raciocínio uma tendência que já era atual e que, ao que parece, está se disseminando com formas cada vez mais estranhas de divulgação que chegam a tornar esses seres espirituais denominados Exus, verdadeiros deuses, luminares da espiritualidade, "comandantes cósmicos" de sei lá o que, nos quais se deve, mesmo que cegamente, confiar nossas próprias existências, até porque, segundo alguns mais "exulatras", ela não seria possível sem a permissão deles.

Como a EXUMANIA está chegando às raias da EXULATRIA, para iniciar as postagens desse ano de 2014 reproduzo aqui, com pequenas modificações e inserções, o que já explicava em 2009, ano em que a matéria foi ao Blog.

Antes ainda que venham a ler esse texto, é bom lembrar que matérias explicando o máximo possível DENTRO DA REALIDADE (e não dos contos e fantasias) tanto sobre o EXU africano, quanto sobre o EXU dos Cultos Espiritualistas brasileiros (dentre os quais a Umbanda) você poderá encontrar nos seguintes links:

EXU na Umbanda o Grande Mistério. Um Mistério? PARTE I






Isso posto, vamos à reprodução do texto que nos parece mais atual do que nunca, até porque, para a sequência de matérias que virão após, as observações nele constantes servirão de muito bom apoio.

EXUMANIA.

Antes ainda que leiam quaisquer de nossos textos é preciso que se diga que RACIOCÍNIO e MENTE ABERTA para isto são quesitos extremamente necessários, pois a defesa irracional e desmedida de qualquer princípio, apenas porque assim aprendemos e achamos que é como tem que ser, chama-se FANATISMO e isto não é positivo em qualquer crença já que nos bloqueia o raciocínio e nos impinge a aceitar somente o que aprendemos, na maior parte das vezes no "de boca em boca", tendo sofrido neste caminho, as mais diversas variações segundo as vontades dos que repassaram e dos que nos "ensinaram".

Achou alguma coisa que contradiz o que você aprendeu? Então pare, pense, repense, compare, chame lá de dentro de você mesmo uma coisa chamada RAZÃO e depois então monte sua própria conclusão.

Vamos ao nosso tema, polêmico e desconcertante, a partir do momento em que por motivos de defesa do mito (até com certa razão) alguns passaram a criar defesas tão fantasiosas quanto contradicentes que, pelo que se observa, acabou criando um movimento que nós apelidamos de EXUMANIA.

Observemos, navegando pelas Comunidades de Umbanda que entre um, dois ou cinco temas diferentes, sempre temas semelhantes aparecem em seguida abordando quase sempre as mesmas perguntas:

Quem é Exu? Exu é diabo? Exu é Orixá? Exu faz o bem e o mal? Mata-se para exu na Umbanda? Exu dá e tira? Exu é catiço? Você mataria um bicho pra salvar uma vida humana?

Pode observar que os temas sobre Exus estão presentes sempre e em muito maior quantidade do que qualquer tema sobre Pretos Velhos, Caboclos, Crianças (esses sim os verdadeiros representantes da Umbanda no Brasil), sendo que esses três últimos, quando são evocados, pouquíssimas são as participações. Parece até  até que conhecer-se sobre Exus é conhecer-se Umbanda!

Mas por que essa atração por Exus e Pomba giras? O que essas entidades trazem consigo que tanta curiosidade e ao mesmo tempo tantas controvérsias criam? Você mesmo vai chegar à sua conclusão ao final desta matéria. Mas leia-a por completo para que esta conclusão e outras mais não pequem pela ausência de subsídios razoáveis.

Vamos "começar do começo" (redundância forçada) observando que quando não existia Umbanda no Brasil (antes de 15 de novembro de 1908) já existiam Caboclos e Pretos velhos que baixavam nas já famosas "macumbas cariocas" que já eram, em síntese, uma mistura de cultos. Só que neste período "baixavam", SEM LEI, SEM DOUTRINA, SEM OBJETIVOS MAIORES que não fossem o atendimento a algumas necessidades humanas imediatas em sua maior parte e, principalmente sem que se importassem de estarem fazendo um bem para alguém e/ou fazendo um mal para outrem por decorrência, sendo a maioria dos mesmos que assim se apresentavam, usados pelos humanos, tanto para bons procedimentos quanto para demandas.

Tudo indica que ainda no Plano Astral já haviam entidades que se importavam com isto e, segundo a história da criação da UMBANDA, essas entidades não encontravam campo para suas atuações positivas no meios desses cultos desorganizados e sem lei e por isto precisavam se reunir em grupamentos com leis e objetivos bem discriminados, o que as levou a iniciarem um movimento Astral que culminou na Criação da UMBANDA anunciada pelo CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS.

Pois muito bem. Paralelamente e até concomitantemente, existiam grupamentos mediúnicos que lidavam com entidades que se apresentavam como Exus num outro movimento espiritual que recebeu o nome (apelido*) de QUIMBANDA. Nesses grupamentos a "magia" era totalmente voltada para objetivos materiais e imediatos, com tentativas de alcance de objetivos, fosse por que meios fossem, na base da força e através de espíritos bastante "materializados" e normalmente "marginalizados" que não se importavam com o que deveriam fazer - faziam desde que lhes fossem pagos certos "presentes", dentre os quais o sangue sacrifícial de bodes, galos e até bois.

Numa análise rápida e superficial porque não nos interessa entrar muito por esta porta, isto era a QUIMBANDA no período em que a UMBANDA aconteceu e estava se firmando e assim eram os EXUS que se conhecia então - espíritos marginais, SEM LEI, que faziam qualquer coisa por trocas e presentes, bem semelhantes (mas nem de longe iguais) ao que seria o tal do diabo das religiões católicas.

Calminha aí os EXUMANÍACOS, porque estamos falando de um passado que deve ser conhecido, até para que entendamos o que são os EXUS DE UMBANDA nos dias de hoje.

Continuando ... Essas entidades eram tão perigosas por sua total marginalidade frente à evolução e a qualquer tipo de LEI ou DOUTRINA, que eram temidas, sabendo-se até mesmo de locais em que os médiuns eram acorrentados à parede, tal era o grau de selvageria e agressividade que lhes era peculiar quando "montados" por seus Exus.

É preciso que se explique bem e LOGO AQUI, que o termo KIUMBA, hoje tão usado, foi criado muito recentemente, na década de 60, se não me engano, pelo finado W.W. da Matta e Silva, no intento de diferenciar os Exus que já estavam vindo na Umbanda, dos Exus que ainda se mantinham SEM LEI, mas que esse termo é reconhecido apenas por nós - é uma classificação NOSSA - porque você nunca viu ou ouviu e nem ouvirá ou verá, qualquer entidade que se apresente selvagemente numa gira de desobsessão ou descarrego se apresentando como KIUMBA "X", KIUMBA "Y" e daí por diante. E se viu ou ouviu pode estar certo de que foi O MÉDIUM FALANDO PELA ENTIDADE e não esta em verdade!

Se voltarmos ao início da VERDADEIRA UMBANDA (a que foi criada em 1908 porque o que havia antes era qualquer coisa menos UMBANDA), um culto com claros objetivos de EVOLUÇÃO ESPIRITUAL DELES E NOSSA, ATRAVÉS DA CARIDADE, veremos até que Exus não eram permitidos a não ser em casos muito especiais e sempre sob comando de entidades espirituais que já tinham condições de serem UMBANDISTAS, o que não os impedia de tentarem ir se aproximando desse NOVO CULTO, como AUXILIARES, ao mesmo tempo em que iam aprendendo com os mais evoluídos (MAIS CONSCIENTES DAS "NOVAS" VERDADES ESPIRITUAIS) novas formas de comportamento e de visão da espiritualidade inclusive, tudo muito diferente do que conheciam nos grupamentos QUIMBANDISTAS de onde eram provenientes.

Também paralelamente ao MOVIMENTO UMBANDISTA ORIGINAL desenvolviam-se outros grupamentos mediúnicos mais abertos (se podemos dizer assim), menos rígidos nos controles às entidades e que passaram a se auto-rotular de Umbandas, APÓS TEREM CONHECIMENTO DA EXISTÊNCIA DESSE CULTO, já que viram esse "direito" no fato de também darem passagem a Pretos Velhos e Caboclos (e só por isto já que as doutrinas e ritualísticas eram totalmente diferentes).

Esses, talvez por suas raízes africanas e o reconhecimento de um "orixá" de nome Exu em suas hostes, foram mais condescendentes em relação à participação dos Exus CATIÇOS (humanos desencarnados e não orixás) em seus terreiros, o que veio a confundir muito, nos dias de hoje, quando se tenta descobrir se os Exus sempre estiveram presentes na Umbanda ou se não!

A resposta certa para essa dúvida é NÃO! As falanges de Exus não faziam parte das falanges ou grupamentos espirituais que deram início à Umbanda Original no Brasil e sim de alguns cultos que se agregaram e se auto-rotularam UMBANDAS já no período em que ela ia crescendo em número de Tendas e ia se alastrando naquela velha forma deteriorante do "de boca em boca". Lembremo-nos que nessa época, nem o rádio existia no Brasil e jornais, uns poucos que muito certamente não contribuiriam com a divulgação de outro culto que não fosse o catolicismo, religião dominante nesse período. Foi somente em 1933 que foram publicados os primeiros artigos sobre Umbanda, escritos por Leal de Souza sob o título: "O Espiritismo e as Sete Linhas de Umbanda", mas quando vieram a público já haviam se criado muitas outras Umbandas, incluindo-se aí a criada pelo Caboclo Mirim, que em fundamentos e ritualística, muito já diferia do que fora proposto antes, exceto em seus objetivos principais (isto não é uma crítica e sim uma constatação e fatos).

Pois muito bem, o fato é que algumas entidades que pertenciam à Quimbanda em suas formas de Exus, foram, ao longo do tempo, adentrando às mais diversas Umbandas que se criaram então e, quando elas eram UMBANDAS DE VERDADE (as que mantinham o lema de trabalhar com espíritos para a caridade e a conseqüente evolução destes) eram doutrinados (recebiam controle e orientação sobre seus comportamentos e determinações sobre o que poderiam ou não poderiam fazer) e recebiam o título de "Exus Batizados na Lei de Umbanda" (batizados = iniciados na Lei) ou simplesmente "BATIZADOS" e, ao longo do tempo, eram considerados "COROADOS" aqueles espíritos que já tinham dado provas de que tinham aprendido a trabalhar segundo as Leis de Umbanda e nos quais se podia confiar como verdadeiros amigos.

Na fase anterior à de "BATIZADOS" recebiam o título de EXUS PAGÃOS, que seria o que hoje chamamos de KIUMBAS. Mas perceba bem que todos esses "títulos" lhes era dado por nós, os encarnados, porque eles todos sempre se apresentaram (e se apresentam ainda hoje) como Exus, fossem pagãos, batizados ou coroados.

Em Terreiros de UMBANDA DE VERDADE (pouco importando aí a raíz doutrinária desta Umbanda, se africana, kardequizada, católica, etc.), quando Exu chegava era para TRABALHAR e sempre, como já disse, sob controle de entidades Chefes de Terreiro (Caboclos ou Pretos Velhos) que inclusive, em muitos casos, mesmo nas giras a eles dedicadas (quando existiam) mantinham-se em terra e determinavam qual Exu poderia falar com o público, qual não estava ainda preparado, o que poderiam fazer ou não e depois, na hora certa, os mandavam "subir".

Por que eu usei o termo UMBANDA DE VERDADE? Porque já haviam muitos Terreiros em que os Exus chegavam e, por suas capacidades de envolvimento psicológico, sempre com boas conversas, elogios aqui e ali, um abraço, um trabalhinho de auxílio muito bem feito acolá, iam paulatinamente, impondo seus ritmos e formas de trabalho a ponto de alguns Terreiros que continuaram se dizendo "de Umbanda" irem aumentando o número de Giras de Exus, diminuindo as de Pretos Velhos e Caboclos e chegarem a passar o COMANDO GERAL DE SUAS GIRAS a esses mesmos que deveriam estar ali para aprenderem com espíritos de maior conhecimento e evolução.

O que mais acontecia (e acontece até hoje) é que os ESPÍRITOS EXUS que assim procediam, vistos pelo prisma da UMBANDA DE VERDADE, não eram sequer COROADOS - no máximo BATIZADOS e com algum conhecimento dos princípios e objetivos Umbandistas, INDEPENDENTE do conhecimento que tinham sobre como desmanchar trabalhos ou fazê-los, sobre como influenciar o mental de pessoas sempre carentes, como incitar-lhes a FÉ neles mesmos (tudo aprendido ainda pelos lados da Quimbanda) e, como eram no máximo "BATIZADOS" mas não CONFIRMADOS (ou COROADOS) na Lei de Umbanda, continuavam, embora em menor escala, tanto ajudando quanto atrapalhando a vida alheia, como em casos, em que se criavam DEMANDAS entre Terreiros (não querem saber a verdade?), por exemplo, sempre comandadas pelo "Exu Tal" ou a "Pomba Gira Qual" que a exemplo dos "deuses" mitológicos, inclusive o bíblico Jeová em épocas mais remotas, eram invocados para guiarem seus "filhos de fé" contra outros "filhos de fé".

E como eu posso afirmar que esses Exus não eram CONFIRMADOS ou COROADOS?
O simples fato de saberem ser ESPÍRITOS AUXILIARES (que deveriam estar aprendendo mais) e envolverem os encarnados mais ingênuos até o ponto de lhes ser concedida a Chefia do Terreiro já nos demonstra isto, pois Exu COROADO (hoje também chamado GUARDIÃO) tem que saber muito bem o seu lugar dentro da UMBANDA e BATER CABEÇA para Pretos Velhos e Caboclos e nunca tentar fazer com que esses valores se invertam, porque aí o Terreiro já virou de QUIMBANDA, ainda que insistam em chamá-lo de "Umbanda" - verdade dura para muitos, eu sei. Mas VERDADE PURA!

Pois muito bem. Por toda essa história (que ainda foi muito superficial) dos Exus que vieram das Quimbandas, somando-se às lendas (itans) sobre o "Exu Orixá" dos cultos Nagôs que também auferiam a esse mito personalizado comportamentos nada adequados à civilização e ao que a sociedade compreendia e compreende como correto, tanto o "Exu Orixá" dos cultos afro, quanto o "Exu Catiço" das Quimbandas e Umbandas, foram assemelhados à figura também mitológica do diabo católico ... inclusive pelos próprios quimbandistas e muitos umbandistas (outra verdade dura) que parecem ter adorado usar essa imagens diabólicas que o comércio criou como de Exus em suas firmezas, tronqueiras, etc., o que corroborou ainda mais para a crença de que "EXU É O PRÓPRIO DIABO", crença esta que perdura e é incentivada e até aclamada por certos segmentos de certas ... "igrejas".

Com o ataque direto dessas "certas igrejas" ao mito Exu que se acentuou mais recentemente (desde a década de 70), impondo-lhes a culpa de todos os males da humanidade (Oh, Céus!), aconteceu uma reação por parte dos que vou chamar espiritualistas, exatamente em defesa do mito, o que seria até apreciável se esse movimento contra não extrapolasse e não começasse a atingir níveis fantasiosos e fanatizantes que, muito mais do que apenas defenderem e demonstrarem as incoerências, exageram e chegam a creditar a Exu (que em vários textos são confundidos - "Exu Orixá"/"Exu Catiço") até comandos da Natureza que nem aos ditos Orixás são dados. Em resumo, estão tentando, em muitas vezes, desqualificar as afirmações de que "Exu é o diabo" através de afirmações desprovidas de fundamento (por não conhecerem a verdadeira essência das falanges de Exus) e fantasias oníricas criadas por suas próprias mentes ou até mesmo por algum Exu apenas batizado que os acompanhe, intua e que se regozije com esses "NOVOS ATRIBUTOS" que estão usando para enaltecê-lo(s), ou seja, muita incoerência para combater incoerências.

E mais incoerências ainda vemos, quando no meio desses mesmos que afirmam que EXU NÃO É O DIABO, há os que ainda mantém em suas tronqueiras e até em um certos lugares que não pretendo citar agora, onde lhes vão render homenagens diversos Terreiros, AS MESMAS IMAGENS DEMONÍACAS criadas há dezenas de anos atrás para representarem quem...? OS EXUS!

A mania de Exus (ou EXUMANIA) vem crescendo tanto em função dessas "maravilhas" que agora lhes estão creditando, que encontramos até pessoas que deveriam ser mais espertas pelo nível cultural que demonstram, mas que são capazes de afirmar, com todas as letras, que os Exus são entidades em evolução (até aí tudo bem) em nível até superior ao dos Pretos e Caboclos, o que só pode acontecer ou ser verdade se os Pretos e Caboclos a que se referem forem tão Exus quanto os que, mais honestamente, se apresentam como tal - mais uma verdade dura que muitos insistem em não ver - fato este muito comum nas Quimbandas (mesmo as que se rotulam de umbandas), onde quem manda é Exu.

O pouco conhecimento sobre a essência das falanges de Exus (e os excessos de fantasias e "mistérios" que se divulgam) faz com que alguns afirmem (ora vejam só) que estando frente a frente com um Tranca Ruas, por exemplo, logicamente estão frente a um guardião, o que pode ser a maior das inverdades. Esquecem-se (ou nunca souberam pela pouca informação que têm nesse sentido) que os Exus batizados e os pagãos (kiumbas) também se apresentam com os mesmos nomes (Tranca Ruas, Tiriri, Marabô, etc), não sendo o nome de falange qualquer segurança que garanta estar-se falando com um coroado.

E aí ... como Exu virou chamariz até mesmo para giras de terreiros que pretendem medir seus potenciais pelo número de assistentes que lota suas dependências (pobres cegos, guias de cegos), pipocam no mercado, além das imagens diabólicas que demonstram que Exu não é diabo(?), cursos e mais cursos sobre "o mistério" Exu, que só virou mistério mesmo pra incentivar a curiosidade dos iniciantes.

Há pouco tivemos acesso a um texto de um certo autor que diz ter psicografado u'a mensagem de um certo Exu que, entre outros exagêros, chega a afirmar em um trecho de "sua fala": "Eu sou movimento. Não sou as ondas do mar, mas eu as faço movimentar-se...Não sou as estrelas na abóbada celeste, mas meu movimento faz a sua luz chegar até as retinas humanas...Não sou o ar que perpassa as folhas, mas as suas moléculas e partículas atômicas são mantidas em coesão e movimentadas pela minha força...."

Sem pretender "espichar assunto", só pela possibilidade de uma ENTIDADE (UM ESPÍRITO como qualquer outro) ter tentado sugerir as possibilidades acima, já poderíamos dispensar até "DEUS" de seus atributos. já que se as partículas atômicas são mantidas em coesão pela força de UM ESPÍRITO ( o tal "Exu" psicógrafo), provavelmente "também foi ele quem criou e mantém o Universo".

Mais incrível ainda do que o fato de um Exu poder ter dito isto realmente
(afinal seria um Exu, envolvente como a maioria deles, não se sabendo se pagão ou batizado, porque um coroado não cometeria este desatino), é o fato de as pessoas que leram não perceberem a incoerência (esta e outras). Isso se deve especificamente ao grau de envolvimento e encantamento que adquiriram, tanto com essa entidades quanto com as fantasias que se criam diuturnamente sobre "seus poderes", "suas forças", "seus direitos de julgar e penalizar" e um outro tanto de lendas que alardeiam por aí afora.

O que a EXUMANIA está criando?

Seguidores encantados, embevecidos por lendas e fanatizados que, além de não compreenderem as verdadeiras funções dos Exus na UMBANDA (provavelmente porque quem lhes ensinou também não sabia), ainda acham que, apenas por estarem freqüentando este ou aquele grupamento espiritual, o Exu que aparece por meio de suas mediunidades TEM QUE SER UM COROADO! Mas nem querem saber que foram muito e muitos antes deles que assim pensando, hoje PAGAM DÍZIMOS por terem tido suas vidas viradas "de ponta cabeça".

Hoje (como antes também) vemos alguns ditos "umbandistas" que acreditam que todo espírito que vem na banda é de Umbanda e, portanto, é um ILUMINADO.

Mas se são, pergunto eu, porque teriam que EVOLUIR através da CARIDADE, se vemos claramente que os que não mais precisam são poucos, pouco vêm nas bandas e quando vêm têm comportamentos totalmente diferentes da grande maioria? Será que nossos Terreiros são mesmo esse "chão de estrelas" que muitos julgam ser? Ou serão verdadeiramente "TRAMPOLINS" PARA A EVOLUÇÃO ATRAVÉS DA PRÁTICA DA CARIDADE?

E mais: Será que os "iluminados" têm mesmo que ficar alardeando "suas luzes" e "poderes" (ou pseudo-poderes) com o fito de impressionar as mentes mais necessitadas de tantas fantasias?

O que a EXUMANIA está criando?

"Experts" em Exus e ignorantes em Pretos Velhos, Caboclos, Crianças que volto a afirmar NÃO SÃO ERÊS, mesmo que muitos assim os chamem. E prova disto está na quantidade de tópicos que se abrem sobre Exus, sempre com participações maciças em todas as comunidades e quase nenhuma sobre Pretos Velhos, Caboclos ... E mesmo quando são abertos, muito poucos são os que se aventuram a dar seus pitacos.

Por quê?

Em primeiro lugar pelo fato dessas entidades não serem tão "envolventes" (tão malandras, em outras palavras) e sim, muito mais sérias em seus comportamentos e ensinamentos - isso não agrada a todos!

Em segundo lugar, que acaba sendo uma decorrência do primeiro, a essas entidades quase não se homenageiam com lendas e pseudo-poderes magicos, já que aprenderam a trabalhar "na surdina" e sem alardes. São apenas os trabalhadores sérios que não se coadunam com determinados tipos de comportamentos e "idéias", não os incitam e até os combatem quando necessário (estou falando de Caboclos e Pretos Velhos DE LEI e não os que são tão Exus quanto qualquer outro e como eles agem).

Por não serem tão "envolventes" quanto os Exus; por não haver nenhuma lenda que os coloque como "agentes controladores da Natureza e até do universo" (como no caso do "Exu" citado antes); por não poderem ser confundidos quase que sempre com o MITO EXU ORIXÁ dos Candomblés porque são reconhecidamente ESPÍRITOS (o que o pessoal parece não querer ver no caso de Exus); porque são sérios demais em suas determinações ainda que pratiquem um sorrisinho aqui e outro ali, naturalmente não despertam tanta curiosidade na aprendizagem do que gostariam e poderiam ensinar, o que se pode perceber claramente ao visitarmos Terreiros e observarmos a diferença de quantidade de PÚBLICO E DE MÉDIUNS que freqüentam Giras de Exus e Giras de Velhos e Caboclos numa grande maioria de Terreiros.

Ainda "girando" pelas Comunidades, vemos aqui e ali o uso daquela velha "frase clichê", o tal de "Orai e Vigiai". Mas o que estamos observando, tendo como um dos exemplos essa EXUMANIA, não é bem isto não - o VIGIAI está muito longe de ser compreendido! Já ouviu falar nos FASCINADOS?

Livro dos Médiuns CAPÍTULO XXIII, da Obsessão 

"Fascinação

239. A fascinação tem conseqüências muito mais graves. É uma ilusão produzida pela ação direta do Espírito sobre o pensamento do médium e que, de certa maneira, lhe paralisa o raciocínio, relativamente às comunicações. O médium fascinado não acredita que o estejam enganando: o Espírito tem a arte de lhe inspirar confiança cega, que o impede de ver o embuste e de compreender o absurdo do que escreve, ainda quando esse absurdo salte aos olhos de toda gente. A ilusão pode mesmo ir até ao ponto de o fazer achar sublime a linguagem mais ridícula. Fora erro acreditar que a este gênero de obsessão só estão sujeitas as pessoas simples, ignorantes e baldas de senso. Dela não se acham isentos nem os homens de mais espírito, os mais instruídos e os mais inteligentes sob outros aspectos, o que prova que tal aberração é efeito de uma causa estranha, cuja influência eles sofrem.

Já dissemos que muito mais graves são as conseqüências da fascinação. Efetivamente, graças à ilusão que dela decorre, o Espírito conduz o indivíduo de quem ele chegou a apoderar-se, como faria com um cego, e pode levá-lo a aceitar as doutrinas mais estranhas, as teorias mais falsas, como se fossem a única expressão da verdade. Ainda mais, pode levá-lo a situações ridículas, comprometedoras e até perigosas.

Compreende-se facilmente toda a diferença que existe entre a obsessão simples e a fascinação; compreende-se também que os Espíritos que produzem esses dois efeitos devem diferir de caráter. Na primeira, o Espírito que se agarra à pessoa não passa de um importuno pela sua tenacidade e de quem aquela se impacienta por desembaraçar-se. Na segunda, a coisa é muito diversa. Para chegar a tais fins, preciso é que o Espírito seja destro, ardiloso e profundamente hipócrita, porquanto não pode operar a mudança e fazer-se acolhido, senão por meio da máscara que toma e de um falso aspecto de virtude. Os grandes termos - caridade, humildade, amor de Deus - lhe servem como que de carta de crédito, porém, através de tudo isso, deixa passar sinais de inferioridade, que só o fascinado é incapaz de perceber. Por isso mesmo, o que o fascinador mais teme são as pessoas que vêem claro. Daí o consistir a sua tática, quase sempre, em inspirar ao seu intérprete o afastamento de quem quer que lhe possa abrir os olhos. Por esse meio, evitando toda contradição, fica certo de ter razão sempre."

A propósito. Você que nos lê, já observou como cresce o número de "EX"?

Entenda quem quiser e, principalmente quem PUDER!
---------------------------------------------------------------------
* APELIDO - usei essa classificação para o nome dado (QUIMBANDA) porque há um culto de KIMBANDA (este com "K" mesmo) que é legitimamente africano e deveria ser um culto onde seus cabeças (os embandas) seriam tipo "feiticeiros do bem" e que atuariam em curas espirituais, por exemplo.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

PERGUNTAS E RESPOSTAS (NOVA PÁGINA)

     Meu mais fraterno Saravá a todos os que acompanham este Blog.


     Como se pode ver, neste ano de 2013, parece (e apenas parece) que o Blog foi abandonado pelo fato de eu não ter postado mais nada sobre novos temas. No entanto, após a publicação e divulgação do Volume IV de Umbanda sem Medo, tanto por aqui, quanto pelo e-mail que foi colocado no rodapé de cada página do livro, surgiram perguntas e mais perguntas, muitas sobre o que venho escrevendo e muitas outras ainda, sobre situações particulares de médiuns em relação a seus grupos mediúnicos (Terreiros, Tendas, Centros, etc.), suas sensações frente a essa ou aquela experiência, o que lhes era relatado lá como "possibilidade de respostas", etc., a ponto de, pelo que se poderá ver nas páginas dos vários temas, principalmente na de PERGUNTAS E RESPOSTAS (o específico), a quantidade de perguntas (todas respondidas até o dia de hoje) está tão grande que, como já aconteceu, alguns, por entenderem que só havia um página de perguntas, deixaram de postar as suas e, pior ainda, deixaram de ver e avaliar muitas outras mais.

     Por observar o acima exposto e estar, durante este ano de 2013, praticamente só respondendo às perguntas que se originaram, estou abrindo agora esta página para que possamos dar continuidade às perguntas que ainda poderão ocorrer, ao mesmo tempo em que estarei deixando lá, na primeira página de PERGUNTAS E RESPOSTAS, um aviso para que qualquer outra pergunta seja feita aqui abaixo, nesta nova página.

     Lembro-lhes, no entanto, que as perguntas referentes a Exus, Pomba Giras e congêneres, deverão ser colocadas nas páginas específicas que ficam nos seguintes links:

1- PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE EXUS

2-  PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE EXUS - (continuação)

Que todos vocês que por aqui transitam em busca de novos conhecimentos ou até mesmo para comparações com o que aprenderam; todos os que se dispuserem a RACIOCINAR, muito mais que somente ACEITAR COMO VERDADES INCONTESTÁVEIS, tudo o que "gira" por aí como se fosse UMBANDA DE FATO, mas sem qualquer ligação com as mais primárias exigências que lhes faz Umbanda, tenham em seus caminhos a luz de Yemanjá, Oxalá e seus GUIAS DE FATO e sempre muito positivamente, são meus sinceros desejos.

Claudio Zeus.

P.S.: Lembrando que os links para os downloads dos 4 livros (até agora) da série UMBANDA SEM MEDO estão disponíveis para todos na coluna à direita, bem abaixo do contador de visitas, junto com o link do livro "TÉCNICAS DA MEDIUNIDADE" do professor Torres Pastorino - uma excelente obra para se compreender um pouco mais sobre MEDIUNIDADE avaliada por um lado mais científico.

E os livros em ÁUDIO MP3, pra quem prefere ou precisa ouvir, têm seus links logo abaixo da "plaqueta" que anuncia nosso colaborador, a pessoa que, altruisticamente, faz a conversão para nós, o senhor MARCOS JOHNNY.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

UMBANDA SEM MEDO VOLUME IV




    Gostaria de comunicar a todos os seguidores deste Blog e também aos que ainda não são mas que já possuem os três primeiros volumes da série UMBANDA SEM MEDO, que hoje, 02 de Outubro de 2012, acabo de disponibilizar para download gratuito o Quarto Volume da série no qual se poderá ler, mais aprofundadamente, sobre os seguintes temas:

- ORIXÁS em suas diversas interpretações;

- ORIXÁS CÓSMICOS - MEDIUNIDADE - CHAKRAS - Uma teoria que ajuda a compreender muitos dos fenômenos mediúnicos;

- UMBANDA E A TORRE DE BABEL - as confusões que se criam pelo uso indevido de palavras e expressões criadas e usadas antes por outras seitas, filosofias e religiões, principalmente nas cabeças dos mais novos.

- EXUS NA UMBANDA - Um mistério sem mistérios;

- PERGUNTAS E RESPOSTAS sobre os mais diversos assuntos relativos à Umbanda, mediunidade e à presença dos Exus e Pomba Giras nela.


Clique no nome do livro e acesse a página de download


      Ao iniciarem suas leituras, leiam, antes de mais nada, a parte de APRESENTAÇÃO, logo no início, pois ali verão informações que lhes poderão ser muito úteis, como por exemplo, sobre o novo endereço eletrônico para contatos que está indicado nos rodapés e o motivo desta mudança.

   O link abaixo (que é a própria figura - clique nela) o(a) levará ao livro em sua versão de publicação pela  Editora AGBOOK, caso você pretenda comprá-lo para leituras diretas, sem computador, ou  pretenda presentear alguém com ele.



   Repare que o preço final deste volume ficou um pouco mais alto que os dos anteriores, mas foi em virtude de eu ter escolhido usar cores na impressão. Fiz isto porque você poderá ver que há muitas figuras ilustrativas nos textos, todas elas coloridas, que perderiam muito seus valores no caso da impressão ser em preto e branco.

   A comissão pelos DIREITOS AUTORAIS que requeri também pode ser vista na figura acima (R$0,00).

ATENÇÃO, ATENÇÃO   

Conforme o prometido antes.

VERSÃO EM ÁUDIO MP3

 Produção de nosso colaborador, o senhor Marcos Jhonny (vide e-mail para contatos na coluna ao lado).

É só clicar nos links abaixo e abaixar os 5 arquivos que se complementam.

Arquivos de Áudio com voz FEMININA:


Umbanda sem medo vol 4 - parte 1 de 5

Umbanda sem medo vol 4 - parte 2 de 5

Umbanda sem medo vol 4 - parte 3 de 5

Umbanda sem medo vol 4 - parte 4 de 5

Umbanda sem medo vol 4 - parte 5 de 5


Arquivos de Áudio com voz MASCULINA:


Umbanda sem medo vol. 4 voz masculina - parte 1 de 5

Umbanda sem medo vol. 4 voz masculina - parte 2 de 5

Umbanda sem medo vol. 4 voz masculina - parte 3 de 5

Umbanda sem medo vol. 4 voz masculina - parte 4 de 5

Umbanda sem medo vol. 4 voz masculina - parte 5 de 5
http://www.4shared.com/mp3/BZm5kZPn/umbanda_sem_medo4-parte_5_de_5.html   

A todos os que acessam o Blog e acompanham os temas raciocinando a cada passo, meu mais sincero e fraterno SARAVÁ!