SEJA BEM VINDO

ESSE É UM BLOG PARA QUEM PRETENDE LER E APRENDER RACIOCINANDO, SOBRE TEMAS COMO UMBANDA, MEDIUNIDADE EM GERAL E AUTO-AJUDA. SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, ACREDITE, NÃO FOI POR ACASO. TALVEZ AS RESPOSTAS PARA ALGUMAS DE SUAS DÚVIDAS ESTEJAM EM ALGUNS DOS TEXTOS POSTADOS.

ATENÇÃO: VOCÊ PODE COPIAR OS TEXTOS QUE CONSTAM DESTE BLOG E USÁ-LOS EM OUTROS LOCAIS, MAS NÃO DEIXE DE INDICAR A FONTE, POR FAVOR!

Acompanhantes do Blog

sábado, 2 de junho de 2012

PASTOR ATESTA A VIDA APÓS A MORTE

Embora a matéria tenha sido divulgada há alguns anos atrás, pelo seu teor no reconhecimento de alguém que viveu uma experiência que, por sua fé, sequer acreditava que poderia ocorrer e o demonstrativo de U'A MENTE ABERTA PARA NOVOS CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS (ISSO SIM, LOUVÁVEL NO GÊNERO HUMANO), vale a pena divulgarmos esta matéria, até mesmo para que, nesses tempos em que MUITO DE INTOLERÂNCIA, fruto de uma GRANDE INGENUIDADE, alguns mais possam usar da capacidade que os difere dos ditos como simples irracionais e, refletindo mais profundamente, percebam o quanto de tempo útil estão perdendo em suas exíguas existências ao se sentirem como "os únicos que serão salvos".


Antes ainda de iniciarmos a leitura que desta feita está sendo direcionada ao "POVO DA UMBANDA", devo lembrar a todos que a palavra ESPIRITISMO, cunhada por Alan Kardec, a exemplo do muito por ele mesmo exposto (isto poderia dar uma nova matéria), NÃO FOI CRIADA PARA QUE DELA SURGISSE UMA RELIGIÃO ESPECÍFICA E ÚNICA, mas sim para que servisse como base de CONHECIMENTO UNIVERSAL relativo ao trato ou interações entre os Encarnados e os Espíritos que já teriam vivido aqui na Terra para qualquer outro culto ou filosofia e seus seguidores, estando A UMBANDA e os UMBANDISTAS, portanto, entre estes.


Que o DEUS INTERIOR de cada um de vocês resplandeça em LUZES DE SABEDORIA!


-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*


MATÉRIA DO CORREIO ESPÍRITA DE DEZEMBRO DE 2008

Por Saulo de Tarso - EDITOR

O assunto é inesgotável e por isso falamos mais uma vez. Desta feita um depoimento de um Pastor Batista.

Recentemente o conhecidíssimo pastor americano de nome Billy Graham, famoso por seus mega shows conheceu de fato a vida espiritual relatada em entrevista inédita ao jornalista Lee Harrison do tablóide americano National Enquirer, editado em San Diego, no Estado da Califórnia - EUA, quando pôde constatar que assistiu a morte de sua avó, já algum tempo em estado de coma. Assim narrou o pastor ao National "... o quarto de dormir se encontrava as escuras e de repente iluminou-se com uma luz espiritual. A avó começa a falar com seu esposo morto há muitos anos, e avô do pastor Billy, onde Billy pôde constatar de fato que era seu avô Ben (morto).

Foi incrível, disse ao jornalista, que jamais poderia imaginar que poderia passar por uma experiência onde um vivo pudesse conversar com um morto na sua frente, face a face. Recordando aquela cena noturna, onde não havia luz elétrica, sua avó com o rosto sempre pálido, mas que naquela noite sua face estava colorida e sorrindo. Ela estendeu os braços para mim e falou o nome de seu marido Ben, já morto.

A avó disse "Eu vejo Ben! Ele está novamente todo inteiro. Seu braço e seu olho retornaram. Eu estou indo com Ben!" ("I see Bem! He's whole again. His arm and eyehave returned... I'm going Ben!")

Exatamente após essas palavras ela caiu sobre o travesseiro e morreu! O quarto voltou à escuridão anterior.

O pastor relatou que seu avô participou da Guerra Civil Americana, onde perdeu um braço e um olho. Disse ainda ao jornalista que muitos cientistas estão se aproximando da verdade de que a morte não existe, e sim a continuação da vida após a morte, com a presença do Espírito falando aos que ficaram na Terra.

Acrescentou que há na Bíblia muitos fatos evidentes como suporte dessa realidade ("that supports the Biblical concepto in afterlife").


Para os que estão balisados na doutrina espírita codificada por Allan Kardec, que disse uma frase notável que encerra esse entendimento quando pronunciou: "Nascer, morrer renascer e ainda progredir sempre tal é a lei."

No mais, referências à reencarnação e vida após a morte, podem ser encontradas em todas as religiões. Por exemplo, no Hinduísmo, acredita-se que a alma avança para outro corpo como se livrasse de roupas usadas. Este é um ciclo infinito mudando de corpos continuamente até a quebra deste rito de passagem para o nirvana.
Por certo as considerações físicas de céu e inferno um dia desaparecerão, dando lugar a um mundo de Espíritos J elevados sem os rótulos religiosos, que obstam o progresso da humanidade, tornando Deus e suas leis lúgubres.

NOTA: Billy Graham (William Franklin Graham Jr) apesar de seus 90 anos é um pregador evangélico norte-americano nascido em 7 de Novembro de 1918 em Charlotte, Carolina do Norte. Foi conselheiro espiritual de vários presidentes americanos. Foi ainda o mais proeminente membro da "Convenção Batista Sulista dos EUA".


Salvação sem Jesus Cristo

Em entrevista ao Apresentador de televisão, o herético Robert Schuller, (1997) Billy disse que acredita que as pessoas que não conhecem a Jesus Cristo como Salvador também poderão ser salvas. Em várias partes do mundo que vivem em situações tribais, que nunca viram ou ouviram falar sobre a Bíblia, e nunca ouviram falar de Jesus, mas crêem em seus corações que há um Deus, e tentam viver uma vida separada na comunidade em que estão inseridas.

Billy Graham e o inferno

Billy Graham, o senhor propaganda da Convenção Batista do Sul, constantemente e efusivamente elogiado pela Convenção Batista Brasileira, declarou sobre o inferno:

"When it comes to a literal f ire, I don't preach it because I'm not sure about it."

Tradução: "Quando se trata de fogo literal, eu não prego sobre isso porque eu não
tenho certeza sobre isso".

Billy Graham e os pagãos

Numa entrevista com a revista McCall's em Janeiro de 1978, Graham disse: "Eu acostumava acreditar que pagãos em longínquos países eram perdidos — estavam indo para o inferno — se eles não tinham o evangelho de Jesus Cristo pregado para eles. Eu não mais acredito nissoEu acredito que há outras maneiras de reconhecer a existência de Deus através da natureza..."


FICA AÍ A MATÉRIA PARA REFLEXÕES

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Os Perigos da Mediunidade

Este texto abaixo também não é meu. Havia sido colocado ainda em 2008 para análises na Comunidade Umbanda Sem medo, no Orkut e, como o seu conteúdo é de muito boa escolha e além disto consistente, substancioso, com certeza levará a todos os que por aqui passarem muito boas informações sobre essa tal de MEDIUNIDADE e a importância dos que dela fazem uso estarem em estado de atenção.


Como costumamos dizer sobre a Umbanda, a MEDIUNIDADE É COISA SÉRIA PARA GENTE MUITO SÉRIA, também.


Leiam com atenção e previnam-se, para que no futuro vocês não tenham que se dizer "EX".


Recebam TODOS, antes de mais nada, um forte e fraterno abraço.

-*-*-*-*-*-*-*-*-*-

Por João Coutinho

Na Grécia Antiga, filósofos de diversas escolas se reuniam para debater sobre vários temas de grande interesse à pluralidade dos mundos. Um dos mais famosos debates é o Debate de Delfos, onde Aristóteles com seus discípulos Popicas, Joboxus e outros membros do Liceu do templo de Apolo e filósofos de toda a Grécia, Éfeso, no oeste, a Siracusa do atual sul da Itália se encontravam diante do oráculo.

Filósofos da escola pitágorica iam debater com aqueles da escola atomista e com Platão e seus discípulos, para deleite de seus presentes. Todas essas vozes fluiriam da mesma fonte, o incrível oráculo, o único capaz de entrar e sair livremente do mundo dos espíritos através dos poderes de Tália que recriariam duzentos anos de sabedoria.

No altar qual o oráculo oficiaria a cerimônia, estátuas de deuses adornavam o centro, coberto de frutas e flores e a belíssima Tália com seus cabelos pretos como ébano, e a pele, de um branco quase transparente, parecia ser feita de matéria diferente dos restos dos mortais. De seu pescoço pendia um enorme rubi que brilhava sobre túnica branca, supostamente a chave para outro mundo.


Sentada sobre a pedra de Aegospotami (A pedra de Aegospotami, que caiu dos céus há cerca de 113 anos (467 a.c)), Tália diante da platéia, trazia a face transformada, e em seus olhos brilhava uma luz que não tinha nada de humano. Ela não era a mais bela Tália, mas o sucessor de Tales, Anaximandro, que viveu cerca há de duzentos anos (550 a.c).

Depois de debaterem sobre o que Anaximandro dizia Tália voltava a pedra, e novamente recebia um outro filosofo da antiguidade, entre eles Anaxoras de Clazômenas, Demócrito o grande filosofo atomista, Platão, Sócrates etc.

Hoje, através do espiritismo também temos o deleite de estarmos presentes com entidades que com suas sabedorias, vem até nós pelos chamados médiuns para ensinar e mostrar-nos que existe vida ápos a morte. Seja no chamado Kardecismo, crença baseada na milenar doutrina hinduísta da transmigração das almas, e que se apóia em dois pilares básicos: a concepção hinduísta do Karma e a possibilidade concreta de comunicação com os mortos. O Kardecismo também é conhecido como "espiritismo de mesa branca", ou mesmo “alto espiritismo”.

Também temos o Candomblé que é uma religião mágica e ritual, o que se busca a interferência concreta do sobrenatural “neste mundo” presente, mediante a manipulação de forças sagradas, a invocação das potências divinas e os sacrifícios oferecidos às diferentes divindades, os chamados orixás.

E a Umbanda, “Aquele que caminha no meio”, tem suas origens negras, porém a umbanda pode ser chamada de religião brasileira por excelência e pelo fato de ser uma resultante de um encontro histórico único, que só se deu no Brasil: o encontro cultural de diversas crenças e tradições religiosas africanas com formas populares de catolicismo, mais o sincretismo hindu-cristão trazido pelo espiritismo kardecista de origem européia. Entre ser uma religião ética, preocupada com a regulamentação moral da conduta (Kardec), e ser uma religião estritamente ritual, voltada para a manipulação mágica do mundo (Candomblé), a umbanda escolheu o caminho do meio.

Diante destas ramificações do espiritismo, dificilmente no meio magiko, não se conhece alguém que não tenha conhecido ou vivenciado e até continua seguindo uma destas religiões. O magnífico mundo da mediunidade reflete o fato de que não estamos sozinhos e de que alguma forma alguém se preocupa conosco, guiando-nos com seus mestres espirituais e ajudando no caminho da evolução espiritual, mesmo na vida carnal como depois da morte.

Mas nem tudo é um mar de rosas, o médium deve estar bem preparado quanto aos perigos que o espreitam ao se embrenhar no mundo dos espíritos. Infelizmente pessoas atraídas pelo fascínio da espiritualidade acabam se tornando alvos de seres maléficos que se aproveitam da ignorância para vampirizar ou usa-los como objeto de seus desejos profanos.

Além disso, há o animismo mediúnico que aflora como uma doença no meio mediúnico. Com a incorporação de si mesmo, sem ao menos se dar conta disso ou estar em apenas na chamada barra – vento, pode-se transmitir as pessoas desconfianças que geram intrigas e discórdias. Quando se conhece o seu estado de letargia mediúnica e insiste nisso acaba gerando o charlatanismo intencional ou não.

Para se ter uma idéia dos perigos é necessário ter a consciência que há coisas que são apenas compreendidas na luz e é apenas na luz que elas devem ser compreendidas, assim elas são totalmente incompreensíveis nas trevas, assim como há coisas nas trevas que somente podem ser compreendidas nas trevas e são incompreensíveis na luz.

Por esse motivo na tentativa de se praticar a caridade, ao achar que esta fazendo o bem para alguém se pode estar na verdade fazendo o mal para si próprio ou para este alguém. É como benzer uma criança com desequilíbrio energético e por ignorância e despreparo transmitir a ela um pouco de sua energia interior sendo alvo da prática do vampirismo incondicional.

A diferença de um médium que conhece a magia e preparado é que ao enveredar no mundo dos espíritos procura-se conhecer, experimentar e descobrir usando conhecimentos literalmente aprendidos dentro de seu ritual por um mestre ou zelador de santo confiável. As armadilhas são intensas, ao tentar fazer o bem para uma pessoa pode-se ganhar muitos inimigos, adquirir Karma, etc.

Mas não é por isso que o médium deve desistir de sua sina. Deve-se aprender, estudar, saber o porque das coisas, jamais deve se garantir apenas na intuição, pois a partir do momento que está sendo guiado e ensinado não há apenas intuição, mas também percepção. É de grande relevância saber se os espíritos que traz consigo não são espíritos enganadores que com seu fascínio e postura de espíritos de luz trazem a sua destruição



Desconfie sempre quando, mesmo seguindo corretamente a doutrina, sua vida não vai bem, acontece de tudo como polemicas e intrigas.

Lembre-se: niguem aprende apenas pela dor ou pelo amor. Existe uma interação entre ambas nas suas diferentes variáveis. Por isso quem sofre ama e quem ama sofre. Dentro deste pressuposto o médium deve desconfiar se está freqüentando o lugar e fazendo as coisas certas. É necessário conhecer os princípios, os rituais e o porque das coisas. Se viver no mundo do eu acho, vive então na ignorância dos seus erros e certamente será alvo de alguém ou algo que o espreita para derruba-lo.

Os perigos não estão apenas nos espíritos enganadores, larvas e senhores do baixo astral. Os perigos podem estar com o próprio médium. Sua ignorância é uma delas. O fato de não poder enxergar com os olhos comuns leva-o a imaginação e a fantasias. Desta maneira inventam e misturam conceitos e, sem ao menos perceberem, acabam achando que podem tudo, inclusive incorporar Jesus Cristo.

A mediunidade é algo incrível. Deve-se ter a consciência de sua importância, inclusive no meio científico. Hoje colegas biólogos físicos e químicos, espíritas e não espíritas, estudam o fenômeno mediúnico com grande interesse e alertam a comunidade espírita dos perigos que envolvem ao usar a mediunidade como ferramenta de seu próprio interesse e argumentam que um dos maiores perigos que o médium pode enfrentar é ele mesmo, sua própria ignorância e seu despreparo.

Ao agir de forma ínfima pode atrair consigo infinidades de coisas que o levam à destruição do espírito e das pessoas ao seu redor. Por essa razão o médium deve ter consigo que é preciso preocupar-se em como e o que se precisa fazer para não enveredar no caminho de sua própria destruição.

A mediunidade é a oportunidade que temos de poder entrar em contato com seres evoluídos em sabedoria, por isso é preciso não deturpar essa dádiva que é dado as pessoas que servem de veículo para a comunicação com essas entidades. As transmissões desses conhecimentos não podem ser modificadas por falsos médiuns e nem alterados por médiuns que sem saber ou não, por despreparo ou não, alteram a mensagem enviada por esses seres.

Vincular o uso da mediunidade as coisas de si próprio, mistifica um dos mais preciosos dons que a magia nos tornou possível de aprender. Ao enveredar pelo caminho da mediunidade conheça seus perigos e principalmente as armadilhas preparadas para aqueles que desprezam o verdadeiro conhecimento da magia e fazem aquilo que mais os aprouver.


-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-

AO AUTOR JOÃO COUTINHO, NOSSOS PARABÉNS PELA LUCIDEZ!

sexta-feira, 30 de março de 2012

FANATISMO - Mais um pouco sobre esta DOENÇA!

Venho desta feita reproduzir dois textos que não são meus e que nos chegaram à Comunidade Umbanda sem Medo, no Orkut, trazidos pela participante Crystina, dona também de uma outra Comunidade de nome Orixá Essência Divina, não só pela qualidade das informações neles contidas mas também pela  importância do tema sobre o qual já discorri antes, em junho de 2007, numa postagem sob o título FANATISMO.


Leiam com atenção os dois textos abaixo, releiam o do link acima e REFLITAM, todos vocês UM-BAN-DIS-TAS, para que esse mal jamais tome conta de suas mentes que, por amor a seus protetores, Guias e seus objetivos superiores, devem estar sempre o mais limpas possível deste tipo de DOENÇA!!!


*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*


“Fanus” vem do grego e quer dizer templo, o fanático é aquele que “trocou” Deus pelo templo. A adoração dele já não é para Deus e sim para “coisas” do Templo em si. É a pessoa apegada ao meio e não ao fim pelo qual este meio busca alcançar.

Ele se prende entre procedimentos rituais, dogmas e tabus. O Fanático além de não pensar em outra coisa, senão no “Templo” com suas “regras” também crê que sua religião é melhor que as outras.

O fanático quer converter a todos e salvar o mundo com sua religião, a única que tem condições para isto. O fanatismo é um vício no campo da Fé.

O Templo é algo que faz parte da religião, mas não é a religião.

No templo se criam dogmas e tabus, na religião de Umbanda não, pois não está instituída, não responde a uma instituição. O que dá uma grande liberdade a seus praticantes que devem seguir sim a ética e o bom senso, pois esta sim é a Lei da Umbanda.

Seja livre, a Umbanda é livre, tanto que é quase uma “não-religião” ou uma “anti-religião”. Muitos são Católicos e frequentam a Umbanda, muitos são espíritas e praticam a Umbanda, outros são de nação e trabalham na Umbanda...

Podemos ser Umbandistas e visitar outras religiões e cultos, a Umbanda reconhece que todos os caminhos levam a Deus.

Umbanda é mais do que uma religião, é uma forma de pensar e viver.

Para mim “Umbanda é Universalismo prático”. Ser Umbandista é ter o pé no chão e a cabeça aberta a tudo.

Religião não é um conjunto de regras, práticas, dogmas e tabus... religião é uma experiência concreta com o sagrado, Religião é o ato de se religar a Deus. Religião é algo ligado ao sentir, o que se busca na religião transcende o intelecto.


O pensar é algo bom, intelectualizar nem sempre é bom, muita coisa foi feita para sentir e não para se entender.

Quando encontrar Deus nas outras religiões e muito mais do que isso, quando encontrá-lo nas pessoas com quem convive, independente de sua crença, quando encontrá-lo dentro de você, então estará encontrando a Umbanda.

Por Alexandre Cumino
*-*-*-*-*-*-*-*-*-*



Em qualquer religião, o fanatismo é condenável, principalmente na Umbanda. Não me refiro à paixão extrema da sua religiosidade.

Alguns adeptos da Umbanda não sabem separar a religião de seus afazeres tradicionais, como o trabalho, a diversão e a família. Por ser a Umbanda envolvente e cheia de mistérios, provoca uma excessiva sede de vivê-la em todos os instantes. Nas minhas andanças pelo espiritismo, ganhei muita experiência para poder recomendar, principalmente aos jovens, uma observância severa no policiamento de suas atividades espirituais.

O estereótipo do fanático religioso fica por conta do Pedro José. Quando moço, fazia parte do terreiro em que eu trabalhava. Recém ingressado na maioridade civil, exorbitava com seu deslumbramento pelos mistérios da Umbanda e pela impaciência no processo evolutivo da sua mediunidade. Só falava em Umbanda. Sua noiva Dulce também componente do grupo, uma doce e bonita jovem, ainda com a graça dos dezoito anos, era sua companheira incondicional, acompanhando-o em todos os lugares, mesmo nos quais o assunto era a religião umbandista. Um grupo de pessoas, formada por casais e pessoas de meia idade, no qual eu me incluía, recebia sempre a visita do jovem casal. Aquilo me preocupava. Quando tive oportunidade, chamei-o para conversar. Recomendei:

- Pedro, não entenda errado o que vou dizer, mas gostaria muito, para teu próprio bem, que você não fosse mais com a Dulce nas nossas reuniões.

Ele pareceu surpreso. Indignado retrucou:

- Por que você disse isso? O que ela fez?

- Não distorça as coisas que te disse e ainda vou falar. Você não percebeu que nessas reuniões só existem pessoas com suas vidas familiares já definidas, e que se reúnem com o objetivo único para falarem sobre a Umbanda? Vocês são jovens, noivos, e ela só está dentro da religião por imposição sua. Isso deve aborrecê-la.

Sempre disse que conselho dos mais velhos, não precisa ser acatado, mas deve, ao menos, ser considerado. Ele, ao contrário, estampou um largo sorriso, e se enchendo de empáfia, limitou-se a dizer:

- Fiz a cabeça dela. É uma umbandista convicta e adora as reuniões. Ela é até a cambone das minhas entidades.

Eu não conhecia o Pedro na intimidade. Nem podia, pois só falava dos exus, dos caboclos e dos orixás. Eu tentei convencê-lo, já com sarcasmo, diante de sua irredutível posição.

- Antes de mais nada, meus parabéns: você já tem entidades. – falei, ironizando sua assertiva ao mencionar "minhas entidades". – Mas aconselho, Pedro, vão assistir filmes nos cinemas, leve-a passear, ou vão dançar em uma discoteca, ou mesmo vão visitar amigos da tua geração.

Nada adiantou eu falar. Ele continuou, cada vez mais fanático e convencido que sua noiva gostava de sua egoísta programação religiosa. Fiquei preocupado, mas não me arrependi de ter dado esses conselhos ao Pedro. Alguns meses passados, ouvi tocar a campainha da porta da minha casa. Fui atender, era o Pedro. Já sentado no sofá da minha sala, ele era a expressão do sofrimento. Olhar triste, pestanas caídas, pálido e com olheiras marcadas. Perguntei, preocupado:

- Que aconteceu com você?

- A Dulce desmanchou nosso noivado. Exclamou, desolado.

- Por quê?

- Não sei. Hoje, quando cheguei na casa dela, me disse que nosso relacionamento tinha acabado, por razões que não queria explicar.

- Posso fazer alguma coisa por vocês? Prontifiquei-me.

- Você pode conversar com ela? .

Prometi procurar a Dulce e tentar convencê-la a reatar o compromisso com o desesperado Pedro. Só a procurei uns dias depois, esperando ela refletir bem sobre o assunto. Pelo telefone, nosso diálogo não foi produtivo:

- Dulce, é o Fernando. Soube que você rompeu o noivado com o Pedro. Vocês sempre deixavam transparecer muito amor e harmonia. Que aconteceu?

Devo ter mexido com os brios da Dulce. Ela, não se fazendo de rogada, foi categórica:

- Não agüento mais falar de Umbanda. Não vou me casar com um homem que não sabe diversificar sua vida, ou ser agradável. Ele demonstra um egoísmo incomum. Que fique com uma pomba-gira qualquer e me deixe em paz. Asseverou, rancorosa.

Conversamos algumas banalidades e desligamos o telefone.

Liguei para o Pedro para dar conta do prometido. Ele, ansioso no telefone, perguntou:

- Ela contou porque brigou comigo?

- Foi teu fanatismo. Expliquei, lacônico.

De fato, não houve mais acerto entre os dois. Hoje estão em caminhos diferentes. Ele, ainda solteiro, abandonou a Umbanda por desgosto, e ela constituiu uma família.

*.*.*.*.*.*.*.*.*.*


Parte do Capítulo 29 do Livro "Grifos do Passado" do Dirigente de Umbanda do Terreiro do Pai Maneco, o senhor Fernando M. Guimarães

*-*-*-*-*-*-*-*-*
O fanático não tem discernimento, pois se tivesse, não seria fanático, mas sim um livre pensador. Ou seja, uma pessoa interessante e criativa no mundo, com assuntos variados, capaz de discutir sobre qualquer tema.
*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

Que a divindade que habita seu Ser, sua Mente, o(a) encaminhe sempre por estradas de MUITA LUZ!!

*-*-*-*-*-*-*-*

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

VOCÊ AINDA NÃO SABE O QUE É UMBANDA?

Tente entender, então, o significado mais profundo de cada palavra, de cada frase, de cada período desta linda oração.

Com certeza ela sintetiza de forma simplificada, toda a verdadeira DOUTRINA e FILOSOFIA da 
VERDADEIRA UMBANDA.

*-*-*-*-*-*-*-*-*





Meu sincero SARAVÁ para todos os umbandistas de fato e direito - aqueles que têm em suas mentes trabalharem com os Espíritos, direcionando esses trabalhos para que se façam CARIDADES e jamais para as ativações de suas vaidades ou de seus mentais egoísticos.



Seja lá por que nome vocês conheçam Deus: Zambi, Tupã, Olorun, Jeová, Alah, etc., que ele os cubra sempre da mais pura energia cósmica!


-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

VÍDEO DE RESPOSTA À TV RECORD

Abro aqui neste Blog um espaço para divulgar um vídeo que, segundo o que se anuncia na página em que está no YouTube, seria, por decisão judicial, divulgado pela TV RECORD, emissora de CONCESSÃO GOVERNAMENTAL como todas as demais, em resposta aos sucessivos ataques da mesma, por intermédios dos senhores "pastores" que detém a CONCESSÃO, aos diversos cultos de matriz africana, o que, pelo que se sabe, ainda não aconteceu.


Levando-se em conta que a postagem do vídeo foi feita no YouTube em 24 de dezembro de 2011, e que este vídeo teria sido feito em maio de 2005, o que, em sua opinião ou conhecimento de causas e fatos, conseguiu entravar até agora a exibição deste Vídeo Resposta pela emissora?


Vale a pena assisti-lo na íntegra e DIVULGÁ-LO porque, pelo que dizem os participantes, o direito de resposta já havia sido dado antes da gravação das imagens que você vai ver.


E mesmo que a TV Record consiga, por seja qual for o motivo, não exibir esta matéria, seu conteúdo já estará "rodando o mundo internauta" e levando a todos os que lhe tiverem acesso, os comentários que você vai assistir.






E repercutindo também a matéria postada no site de nosso amigo Renato Guimarães NO FINAL DE 2011, por ser de interesse geral ...



FESTAS DE IEMANJÁ NAS PRAIAS É DECLARADA 
PATRIMÔNIO CULTURAL CARIOCA


Nesta sexta-feira, dia 30/12/2011, foi publicado no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro o Decreto do Prefeito Eduardo Paes, o qual declarou as festas que cultuam Iemanjá nas praias da cidade como Patrimônio Cultural Carioca.
A íntegra do decreto você, amigo leitor, pode ler logo abaixo.
Um grande abraço e Feliz Ano Novo!
Renato Guimarães.
——————————————————————–
DECRETO Nº 35020 DE 29 DE DEZEMBRO DE 2011
Declara Patrimônio Cultural Carioca as festas que cultuam Iemanjá realizadas nas praias da Cidade do Rio de Janeiro.
O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais e,
CONSIDERANDO que as festas religiosas em culto a Iemanjá são uma comemoração tradicional do Candomblé e da Umbanda realizadas nas praias da Cidade do Rio de Janeiro;
CONSIDERANDO que o sincretismo religioso é uma forma de expressão da cultura afro-brasileira;
CONSIDERANDO que, mesmo de caráter religioso específico, as festas de Iemanjá agregam cidadãos de diferentes identidades religiosas, irmanando-os num mesmo propósito de fraternidade solidária e identificação cultural;
CONSIDERANDO a necessidade de se preservar a memória cultural através do registro dos seus modos de fazer e de celebrar;
CONSIDERANDO o pronunciamento do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural, através do processo n.º 12/000.101/2010,
DECRETA:
Art. 1.º Ficam declaradas Patrimônio Cultural Carioca AS FESTAS QUE CULTUAM IEMANJÁ, REALIZADAS NAS PRAIAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, nos termos do § 1.º do artigo 4.º do Decreto n.º 23.162, de 21 de julho de 2003.
Art. 2.º O órgão executivo municipal de proteção do patrimônio cultural inscreverá as festas que cultuam Iemanjá, como bem cultural de natureza imaterial, no Livro de Registro das Atividades e Celebrações.
Art. 3.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Rio de Janeiro, 29 de dezembro de 2011; 447º ano da fundação da Cidade.
EDUARDO PAES



Boas REFLEXÕES para todos 
e um EXCELENTE 2012!!!

domingo, 11 de dezembro de 2011

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE EXUS (continuação)

CONTINUANDO ...


29- No Terreiro que frequento o chefe espiritual é o exu (.....) e sinto-me muito bem lá. Pelo que já li de suas postagens você diz que não seria um Terreiro de Umbanda. Pode reforçar o porquê de não poder ser?
R: Vejo que você acompanha o Blog. Então, para simplificar e eu não ter que escrever novamente tudo o que já escrevi, tente imaginar um Preto Velho dirigindo um Catimbó ou Roça de Candomblé.
Tente também imaginar um Caboclo ou Criança dirigindo as Sessões de Mesa de um Grupo Kardecista ou um desses Espíritos que se apresentam como "doutores" chefiando uma gira de Umbanda ou Quimbanda.
O que acha? As possibilidades são exatamente as mesmas.
Se o Espírito chefe do Terreiro é um exu DE FATO, o Terreiro é de QUIMBANDA e não de Umbanda, por mais que a "plaquinha" indique o contrário. Simples assim!


30- Mas eu me sinto muito bem lá!
R: E por que não poderia se sentir?
Cada um de nós traz, impressas em nossa alma, vibrações energéticas de diversos padrões. De acordo com o que vamos vivenciando ou vivenciamos em vidas anteriores e o grau de atuação que esses padrões energéticos exercem em nosso comportamento psíquico e físico, sentimo-nos mais quedados (em termos de escolha religiosa e outras) ou atraídos por este ou aquele culto que acaba sendo aquele com que mais nos sintonizamos, espiritual e energeticamente.
O fato de você (assim como outros mais) sentir-se bem numa Quimbanda, não deixa de ser fruto dessas interações energéticas que existem em você e se harmonizam com as energias que atuam nesses grupamentos de culto.


31- Fui numa palestra em que o exu (....) nos deu verdadeiras aulas sobre espiritualidade, comportamentos que os médiuns devem assumir dentro e fora dos terreiros, nos falando, inclusive, de passagens bíblicas que nos levavam a repensar DEUS.
Qual a sua análise sobre este fato?
R: A minha análise é simples, embora ela envolva algumas complicações a serem avaliadas para que seja bem compreendida.


Adiantando, o resultado da análise cairia numa dessas possibilidades:


a) Não era um espírito Exu quem estava fazendo a palestra;
b) O médium estava se aproveitando de uma pseudo incorporação para distribuir conceitos que tenha aprendido por suas leituras ou pelo "ouvir falar";
c) Algum espírito estava se valendo do médium, suas crenças e conhecimentos, "alimentando-os", ao mesmo tempo em que inseria conceitos seus, visando alcançar objetivos a serem avaliados;


Explicando:
a) Espíritos exu de fato não são dados a fazerem palestras, principalmente de cunho doutrinário, em qualquer sentido - ISTO NÃO ESTÁ EM SUAS NATUREZAS! 
Se um espírito que se diga Exu for espírito mesmo e começar a palestrar sobre temas dos tipos citados, ele não é um Exu de fato, podendo sim, ser até um espírito que se passa por Exu para trazer doutrina aos seus seguidores, normalmente os mais ávidos pela "sabedoria de exu".
Perceba: Se é a exu que os ouvintes gostam de dar ouvidos, então como exu ele se apresentaráE como mais de 90% dos encarnados sequer pretendem "ver o que há por detrás das caracterizações", como exu o compreendem e saúdam.
A parte ruim disto é que outros médiuns, seja por inveja, seja por outros envolvimentos, acabam achando que isto é "muito natural" para os exus e logo a seguir estarão eles mesmos "recebendo exus palestrantes" - mais um exemplo das muitas imitações que percebemos nas "mediunidades", a começar pela compreensão de que os exus de nome "X" têm sempre os mesmos gostos e procedimentos, bem assim como Caboclos de nome "Y", etc.


b) Existem, e conheci muitos médiuns, que de certa forma, escondendo-se por detrás da caracterização de uma entidade espiritual, passam mensagens de seus interesses pessoais, sejam eles de cunho doutrinário geral ou até mesmo pessoal.
De modo exagerado, pode-se ler aqui mesmo no Blog, na parte dos COMENTÁRIOS da postagem sob título PERGUNTAS E RESPOSTAS, o caso de uma pessoa (Leandro) que passou por uma experiência vergonhosa com a família de sua namorada pelo fato de seus familiares, que não gostavam dele, "terem recebido seus protetores(sic) " e terem-no, literalmente, AGREDIDO "em nome de um suposto Tranca Ruas e um Omolu que, pasme, "já colocava de castigo o irmão da noiva do Leandro desde criança". (Clique aqui e leia a seqüência de comentários)
Da mesma forma que alguns "médiuns" se valem de pseudo incorporações para agredirem física ou psicologicamente a alguém, outros fazem-no também numa forma de VALIDAR SEUS PRÓPRIOS CONCEITOS e APRENDIZAGENS frutificadas de leituras de fontes às vezes altamente discutíveis, naquela ideia de que "se foi a entidade que falou, não se discute"!
E isto me fez lembrar também, de um desses debates que mantive certa vez com uma certa pessoa no orkut, pois, com o fito de validar sua "tese(?)" ela dizia que "UMA ENTIDADE RECONHECIDAMENTE INCORPORADA" lhe ensinara que "o Candomblé teria nascido na África", o que é a maior besteira que se possa dizer em relação a este culto brasileiríssimo.


c) Existem casos em que alguns espíritos, com objetivos a serem avaliados particularmente, se valem das crenças e aprendizagens dos médiuns que lhes "dão passagem" e, retirando de seus mentais algumas linhas de pensamento já solidificadas, trazem-nas à tona da consciência como se mensagens suas fossem, nas quais acabam dando uma guaribada aqui ou ali, inserindo mais isto ou aquilo, desde que, ao final, a mensagem esteja de acordo com esses objetivos SEUS a serem estudados particularmente porque, ao mesmo tempo em que as intenções possam ser boas e as mensagens idem, também podem ter valor puramente de insuflação de egos para esses médiuns, na medida em que possam vir a entender que "sempre estiveram certos no que achavam", 
O que quero deixar bem claro é que tanto espíritos positivos podem se valer desses conhecimentos prévios dos médiuns desde que eles não os atrapalhem em seus objetivos, quanto KIUMBAS ENVOLVENTES também podem, usando-os, não só para insuflarem os egos de seus médiuns como já disse, mas também para envolverem a platéia em sonhos e fantasias, através dos quais farão ou manterão seus "reinados" e reconhecimento público de "grandes sabedorias". E às vezes isso chega a tal ponto, que "qualquer coisa que o kiumba não reconhecido como tal transmita, vira LEI", por mais frágil que seja frente a uma análise fria (vide o caso do "Candomblé nascido na África", apenas como um pequeno exemplo).


32- Mas um exu não teria capacidade para fazer uma palestra?
R: Como sempre venho dizendo, nos planos vibratórios em que existem os espíritos exus podem existir sim, espíritos de alto conhecimento sobre o mais diversos assuntos, inclusive de cunho doutrinário, bíblico, muçulmano, etc, que podem até ter sido sacerdotes de alguns cultos e/ou religiões quando de suas passagens aqui pela Mãe Terra. Só que se nesses planos vibracionais ainda estão é porque NÃO ACREDITAVAM NO QUE PREGAVAM e por isto nem mesmo praticavam o que pregavam - uma das razões que, na continuidade de sua existência, os mantém nesses planos densos, incluída, é claro, em suas compreensões primitivas ou ausentes sobre maiores horizontes na espiritualidade, o que os faz manterem-se presos, por preferência, a esses planos bem vizinhos ao nosso, o físico.
Será que eles passaram a acreditar conscientemente, praticar conscientemente e por isto pregar conscientemente só agora, depois que "estão mortos"?
E mesmo que assim fosse, não seria como exus que se apresentariam (desconheço esta categoria de exus pregadores), a não ser (e isto deve ser compreendido como EXCEÇÃO) que a intenção fosse a já citada na explicação (A): Espíritos não exus se apresentando como exus por causa do tipo de expectadores que têm para ouvi-los.


33- Mas se o espírito diz que é um exu, como é que você diz que não é?
R: Vê se dá pra entender.
DIZER, qualquer espírito pode dizer o que bem quiser, bem entender ou que ache que irá causar bem-estar ou empolgação entre os que o ouvem, porque, para chamar a atenção para si ele precisa se colocar numa situação que lhe confira esta condição. Lembre-se de que para ser um palestrante ou pregador ele terá, antes de mais nada, que se tornar o CENTRO DAS ATENÇÕES de toda a platéia. Desta forma, numa situação destas, se a platéia espera e vibra por "mensagens de exus", será como exu que o espírito pregador ou palestrante se apresentará. Se "o povão" espera a mensagem de um "doutor do espaço", não tenha dúvidas de que assim se apresentará o "espírito palestrante", claro, se tiver condições e conhecimentos (o que não envolve necessidade de evolução espiritual) para tal.
Como já disse antes, se ele DIZ isso ou aquilo com boas intenções ... VIVA!!!
Só que ele também pode DIZER com intenções além das momentâneas, como também já foi citado e, dessa forma, PRINCIPALMENTE QUANDO UM ESPÍRITO ESTÁ DIZENDO ALGO EM QUE ACREDITAMOS OU EM QUE QUEREMOS ACREDITAR, as guardas caem por terra e o "VIGIAI" deixa de existir, ficando muito mais fácil, tanto no caso de kiumbas espertos mal intencionados, quanto no caso dos bem intencionados, fazerem valer como"verdade os seus ditos", acontecendo isto principalmente também, como já disse antes, pelo fato de que a grande maioria de nós costuma se deixar envolver pelo que ouve ou vê através dos sentidos físicos e nem se dá conta do que se pode ver e ouvir através dos sentidos anímicos ou espirituais, o que poderia evitar muitos dos casos que vimos e vemos por aí de pessoas envultadas "por lindas palavras" que chegaram ao suicídio em massa, simplesmente porque acreditaram sem barreiras, sem fronteiras, sem avaliações, mas apenas PELO CONTEÚDO DAS "LINDAS E BELAS PALAVRAS" DE ALGUNS PREGADORES que "AFIRMAVAM FALAREM COM DEUS"!
Um espírito dizer que é um exu e sair fazendo pregações, até que não é um dos grandes males (embora seja incorreto), desde que essas pregações não sejam incoerentes, contradicentes, fantasiosas, ilusórias, auto elogiantes, etc, porque em casos de pregações e/ou palestras, pouco importa QUEM os está proferindo, mas sim o teor e desenvolvimento dos temas que devem ser analisados sem paixões, durante ou após, para que se os compreendam como de bom, médio ou mau conteúdo, antes ainda de os tornar públicos, se for o caso.
Quando um EXU que é EXU de verdade, tenta fazer pregações e palestras, vamos escutar ou ler posteriormente, as coisas desastrosas que se pode ler em alguns textos espalhados pela NET em que, normalmente, ELES PRÓPRIOS são o TEMA CENTRAL DAS PREGAÇÕES e se apresentam como seres dotados de "imensos poderes" capazes de mudarem o mundo... 
Exu de verdade está lá se importando se vão achá-lo vaidoso, presunçoso, prepotente, etc? Claro que não! Ele é naturalmente AMORAL e além disto sabe que sempre vai encontrar pessoas que com ele se afinem nestes qualitativos e o exaltem.


34- "Sem Exu não se faz nada". Não é esta uma afirmativa indiscutível na Umbanda?
R: Será mesmo? O que dizer então de tantas Umbandas que não fazem giras específicas de exus e outras que nem dão passagem para exus? Elas fazem nada? 
É bem verdade que esta crença, nascida nos meios africanistas atrelada à crença do "Exu Orixá" - o mensageiro e intermediário entre os homens e as  divindades - acabou se inserindo nas Umbandas como conseqüência de se passarem a chamar os ekuruns de exus e, paralelamente, se tentar dar a esses "ekuruns exus" os mesmos privilégios do "Exu Orixá".
Como uma coisa nada tem a ver com a outra verdadeiramente, então não procede esta afirmação, a não ser para aqueles que a têm como crença imutável e até fanática. 
Se assim fosse, NENHUM TERREIRO OU CENTRO QUE LIDASSE COM ESPÍRITOS, (fosse da linhagem espiritual que fosse), PODERIA EXISTIR SEM EXUS, o que também não procede, não é verdade!
Em síntese: Esta pode ser uma "verdade imutável" para os Terreiros que assim pregam, mas está longe de ser uma VERDADE UNIVERSAL em vista de tantos outros que a contradizem.


35- O que é que você tem contra os exus?
R: Eu? Absolutamente NADA! Algo que eu tenha escrito lhe sugeriu esta ideia? Que tal um pouco mais de cuidado na leitura e interpretação ...?
Pelo contrário, sou amigo e os tenho como tal, "guardando-os" em minha crença dentro do máximo respeito e posso até dizer que CARINHO.
O que eu não sou é maníaco por exus (exumaníaco) ou um adorador contumaz, cego pelas "maravilhas estrondosas e extraordinárias" que hoje pregam por aí, que não são muito diferentes das que já eram pregadas há muitos anos atrás (a não ser na intensidade e divulgação que eram menores) e que levaram muitos e muitos a virarem "EX" por tantas crenças infundadas, lendas criadas, ilusões não concretizadas.
O que eu não sou é daqueles que "perdem o chão" e, sem raciocinarem, seguem o que lhes falam ou mandam, tal qual PEIXINHOS DE CARDUME que acabam caindo na rede dos pescadores porque, em suas cegueiras, delegam as direções de suas vidas a outros e apenas seguem os líderes, seja lá para onde forem.


36- Há pouco tempo atrás, em respeito a um "pai-de-santo" amigo meu, firmei exu no chão e na cumieira de meu Terreiro porque eram muitas as demandas que tínhamos que enfrentar. Estou certo, não estou?
R: Bem, se em seu Terreiro o culto é de QUIMBANDA, deve (e eu disse DEVE) estar certo sim. Se for ou se disser de UMBANDA, claro que está totalmente errado.
Além de outras coisas, você "virou de cabeça para baixo" o vórtice energético que gira como egrégora em seu Terreiro e como conseqüência mais modesta disto, a tendência natural será a de que, se ainda não aconteceu, sua Banda e você mesmo sejam, aos poucos, levados para os lados da Quimbanda, inclusive com o aparecimento maior de entidades desta banda através dos médiuns da Casa passando a ser "mais natural", mais constante.
O que você fez, em resumo e sem tocar em muitos fundamentos, foi delegar a Exu o patronato de sua Banda, de forma que tudo o que ocorrer debaixo desta cumieira deverá estar de acordo com a vontade do exu que você firmou. Como Exu é Quimbanda em sua origem, seu Terreiro passa a ser de Quimbanda a partir daí.
Por outro lado, se isto estará certo PARA VOCÊ particularmente, eu não posso opinar porque talvez fosse esta mesma a rota, a trajetória de sua estrada e você esteve na Umbanda o quanto pôde e agora deva seguir novos caminhos. Se no entanto não for esta a sua verdade e você fez o que fez porque achou que isto seria apenas para dar mais proteção à sua Banda ... cuide-se porque sendo ou não sua verdade, ela estará se consolidando em sua vida e em seu Terreiro a partir deste evento.


*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-


Outras perguntas e respostas poderão ser agregadas, futuramente, a este tema.