SEJA BEM VINDO

ESSE É UM BLOG PARA QUEM PRETENDE LER E APRENDER RACIOCINANDO, SOBRE TEMAS COMO UMBANDA, MEDIUNIDADE EM GERAL E AUTO-AJUDA. SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, ACREDITE, NÃO FOI POR ACASO. TALVEZ AS RESPOSTAS PARA ALGUMAS DE SUAS DÚVIDAS ESTEJAM EM ALGUNS DOS TEXTOS POSTADOS.

ATENÇÃO: VOCÊ PODE COPIAR OS TEXTOS QUE CONSTAM DESTE BLOG E USÁ-LOS EM OUTROS LOCAIS, MAS NÃO DEIXE DE INDICAR A FONTE, POR FAVOR!

Acompanhantes do Blog

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Umbanda e a Torre de Babel - Parte V

CONTINUANDO NOSSO PAPO SOBRE ORIXÁS E AS DIVERSAS MANEIRAS QUE SÃO COMPREENDIDOS ...



Estava eu a analisar as postagens anteriores e acabei percebendo que boa parte do que deveria falar sobre ORIXÁS vistos pela ótica da Umbanda Original já tinha sido escrito antes na postagem sob o título de Umbanda e a torre e Babel - Parte III .

De qualquer forma, vale aqui uma repetição e uma continuidade, só pra você, que nos acompanha, não ter que voltar lá atrás e ler tudo de novo.

************

Abordadas então as três correntes de pensamentos sobre Orixás Africanos, passemos ao conceito de Orixás = Espíritos Humanos de grande poder, Chefes de falanges, etc., como era ensinado por Leal de Souza e, naturalmente aceito pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas e Zélio Fernandino de Moraes que, inclusive, indicavam o Livro "O Espiritismo, a Magia e as Sete Linhas de Umbanda" como uma das fontes orientadoras para os que seguissem a Linha Branca de Umbanda e Demanda.

Já havíamos dito que:

Vamos voltar a 100 anos atrás (1908), quando o Culto de Umbanda foi criado (ou anunciado) pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas e, apelando para o que se tem de testemunhos escritos e gravados, vamos ver que na UMBANDA ORIGINAL não havia qualquer tipo de Culto a "Orixás" - como não existe até hoje na Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, a primeira Tenda de Umbanda fundada pelo Caboclo e que se mantém até hoje trabalhando nos mesmos moldes.

Em 1933 o escritor Leal de Souza, aquele que primeiro escreveu e publicou qualquer coisa sobre UMBANDA, já dividia os grupamentos de Espíritos trabalhadores da Umbanda em Espíritos de SETE LINHAS, como já foi explicado em outro volume, inclusive uma dessas LINHAS chamando-se LINHA DAS ALMAS (ou DE SANTO), absolutamente nada tendo de semelhança ao culto a Obaluaiê/Omolu que foi inserido muito após por aqueles que se auto-rotularam de Umbandas mesmo mantendo em seus cultos as práticas e princípios das ritualísticas de cunho africano.

Nesta época assim nos explicava Leal de Souza sobre o que seriam Orixás para a Umbanda Original que também era chamada de Linha Branca de Umbanda e Demanda:

"O Orixá é uma entidade de hierarquia superior e representa, em missões especiais, de prazo variável, o alto chefe de sua linha. É pelos seus encargos, comparável a um general, ora incumbido da inspeção das falanges, ora encarregado de auxiliar a atividade de centros necessitados de amparo, e, nesta hipótese fica subordinado ao guia geral do agrupamento a que pertencem tais centros.

Os Orixás não baixam sempre, sendo poucos os núcleos espíritas que os conhecem. São espíritos dotados de faculdades e poderes que seriam terríficos, se não fossem usados exclusivamente em beneficio do homem. Em oito anos de trabalhos e pesquisas, só tive ocasião de ver dois Orixás, um de Euxoce (Oxóssi), o outro de Ogum, o Orixá Mallet."(1)

Repare bem você que para a Umbanda Original, Orixás eram ESPÍRITOS HUMANOS com certas peculiaridades em essência e não ELEMENTOS ou ELEMENTAIS da Natureza, e sequer ANCESTRAIS DIVINIZADOS, conceito este que se estende até hoje em boa parte das Umbandas NÃO AFRICANIZADAS."

Reparemos, relendo lá atrás, que sob esta ótica, desde o início a Umbanda Original não adotou os conceitos africanistas de Orixás, embora entidades como Pai Antonio (que segundo soube, por integrantes da própria TENSP, era quem usava este termo ao se referir ao Ogum Malê como Orixá Malê, ou Malet) usassem a palavra Orixá para distinguirem certas Entidades Espirituais de outras.

Sob este aspecto, nem muito há para se comentar porque Orixá aqui, na origem da Umbanda é ESPÍRITO HUMANO e fim de conversa.

Essa forma de ver não foi só a da Umbanda Original não! Muitos Terreiros, por muito tempo, ao se referirem aos Caboclos chamavam-nos "Oxossis" também, assim como fazem até hoje em relação aos "Oguns", aos "Xangôs", às "Yemanjás", etc., pelo fato de nessas outras LINHAS DE TRABALHO ou FALANGES DE ESPÍRITOS, as entidades não se identificarem sempre como Caboclos ou Caboclas, o que acontecia mais amiúde na LINHA DE OXOSSI.

E como eu falei de LINHAS (de Oxossi, Xangô, etc.) e não de ORIXÁS, vamos ao conceito ou significado que essas LINHAS (ou falanges) DE TRABALHO têm para a Umbanda Original Segundo Leal de Souza:

"A Linha Branca de Umbanda e Demanda, compreende sete linhas: a primeira de Oxalá; a segunda de Ogum; a terceira, de Euxoce (Oxóssi); a quarta, de Xangô; a quinta de Nha-San (Iansã); a sexta de Amanjar (Iemanjá); a sétima é a linha de Santo, também chamada de Linha das Almas."(2)

Observe que neste enquadramento por Linhas de Trabalho cabe a LINHA DAS ALMAS ou DE SANTO (e não Orixá das Almas) sobre a qual ele nos fala à seguir:

"A missão da Linha de Santo, tão desprezada quanto ridicularizada até nos meios cultos do espiritismo, é verdadeiramente apostolar.


Os espíritos que a constituem, mantendo-se em contato com a banda negra, de onde provieram não só resolvem pacificamente as demandas, como convertem, com hábil esforço, os trabalhadores trevosos.

Esse esforço se desenvolve com tenacidade numa gradação ascendente.

Primeiro, os conversores lisonjeiam os espíritos adestrados nos maléficos, gabam-lhes as qualidades, exaltam-lhe a potencia fluídica, louvam a mestria de seus trabalhos contra o próximo, e assim lhes conquistam a confiança e a estima. [E isto não lhes lembra algo?]

Na segunda fase do apostolado, começam a mostrar aos malfeitores o êxito de alcançar a Linha Branca com a excelência de seus predicados.

Aproveitando para o bem um atributo nocivo, como a vaidade, os obreiros da Linha de Santo passam a pedir aos acolhidos para a conversão, pequenos favores consistentes em atos de auxílio e benefício a esta ou àquela pessoa, e, realizado esse obsequio, levam-nos a gozar, com uma emoção nova, a alegria serena e agradecida do beneficiário.

Convidam-nos, mais tarde, para assistir os trabalhos da Linha Branca, mostrando-lhes o prazer com que o efetuam em cordialidade harmoniosa, sem sobressaltos, os operários ou guerreiros do espaço, em comunhão com homens igualmente satisfeitos, laborando com a consciência e paz.

Fazem-nos, depois, participar desse labor, dando-lhes, na obra comum, uma tarefa à altura de suas possibilidades, para que se estimulem e entusiasmem com o seu resultado.

E quando mais o espírito transviado intensifica o seu convívio com os da Linha de Santo, tanto mais se relaciona com os trabalhadores do amor e da paz, e, para não se colocar em esfera inferior àquela em que os vê, começa a imitar-lhes os exemplos, elevando-se até abandonar de todo a atividade maléfica." (3)

Fiz questão de trazer esses períodos aqui para que o(a) leitor(a) possa, entendendo melhor a ótica da Umbanda Original, perceber uma das formas de trabalharem os Espíritos em relação à doutrinação de certos tipos de entidades que, como se sabe, é feita lá "do outro lado" em se tratando de Umbanda.

Analisando, então, pela ótica da Umbanda Original, os nomes que para os Yorubás são de ORIXÁS, para esta Umbanda e suas sucessoras são de LINHAS DE TRABALHO ou grupamento de ESPÍRITOS que trabalham sob o comando de outros mais entendidos no que a Umbanda deve, pode ou não fazer.

***********************
(1), (2) e (3) Trechos do Livro "O Espiritismo, a Magia e as Sete Linhas de Umbanda" do escritor Leal de Souza - 1933

**********************
PRÓXIMO TEMA:
Umbanda e a Torre de Babel VI - Orixás como ENERGIAS IRRADIADAS DE DEUS

11 comentários:

  1. Existe uma clara confusão quanto ao emprego da palavra "Orixá". Literalmente, se traduz por "Guardião da Cabeça" – o que pode perfeitamente ser estendido para "Guia-chefe".

    E é sempre bom observar que diversos rituais de origem africana já trabalhavam com espíritos humanos, antes do C7E (eg: "Almas e Angola").

    Para mim é claro que o "Chefe" apareceu para "por ordem na casa".

    ResponderExcluir
  2. É muito importante divulgar esta doutrina centenária e prima de Umbanda.Contribui muito para manter viva ainda a Umbanda do caboclo das sete encruzilhadas.
    Muito bom o texto Claudio.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou nova por aqui por tanto não sei ao certo como se posta e desde já peço desculpas por estar postanto um comentario sobre um assunto que não está em pauta.
    Encontrei esse blog por estar fazendo uma pesquisa sobre nossa religião e desde o primeiro contato gostei muito e me interessei por todos os assuntos abordados. Então baixei os 3 livros para poder ler... ainda estou no primeiro e uma duvida vem me icomodando.
    Tenho 7 anos desntro da religião que pra mim não foram de muita valia se não para aprender o lado errado da coisa toda, ai vc pode vir à me perguntar... então por que ficou 7 anos?
    Me faço a mesma pergunta e não consigo encontrar resposta. O que mais me chamou atenção no livro 1 até agora é o fato de que a maior parte das coisas nele citado eu vivenciei e reconheci nas pessoas com as quais convivi principalmente o meu pseudo pai no santo.
    Por tanto não sei ao certo se o pouco conhecimento que adquiri durante esse periodo é valido de muita coisa,então se eu disser alguma bobagem por favor me perdoe!
    Minha duvida é sobre o sacrificio de animais, em varios aspectos!
    Não que eu seja a favor desse ritual, mas aprendi dessa maneira.
    Vou citar um exemplo:
    Quando é ofertado um boi para exú em decorrencia de uma festa... onde se é sacrificado o animal e feita a oferenda da energia desse animal ao exú e a sua carne oferecida a todos de bom grado nessa festa. é uma atitude erronea?
    Se for para seguir a linha de pensamento dos elementais... não seria errado tambem fazer o famoso agrado a oxum com frutas já que tambem vejo muito pessoas terem imagens de gnomos em casa e darem frutas à eles e a energia vital desses alimentos serem sugadas em tempo espantoso!
    Bom se for por essa linha de raciocinio qualquer tipo de oferenda não seriam aos guias e orixas mas sim aoelementais certo?
    E seguindo a mesma linha de pensamento, concordo plenamente que quão mais evoluidos os espiritos menos ligados as coisas materias... então seria certo dizer que todo e qualquer tipo de oferenda é errado?
    Peço desculpas se não consegui enteder a linha de raciocinio certa mas foi mais ou menos isso que entendi...
    Seria certo então dizer que a famosa Umbanda Branca, a "verdadeira umbanda" por assim dizer é a correta nesse aspecto?
    Entenda que é um pouco complicado pra mim... pois convivi muito tempo com os famosos pades, amalás, comidas como por exemplo o mocoto de boiadeiro, a farofa para os baianos, os doces para as crianças, feijoadas... etc e etc...
    Se os espiritos realmente são espiritos evoluidos então não são mais ligados as coisas materias, terrenas, como a comida por exemplo, então... oq esta certo?
    Como pode guias virem em terra comerem ir embora e a materia estar com fome apos os trabalhos...
    Sei lá... fiquei meio confusa quanto a isso, na verdade completamente confusa.
    Outra duvida que foge completamente ao tema anterior é a seguinte:
    Acredito em reencarnação e na minha concepção não precisa que ninguém mais precise provar esse por que para mim isso é fato.
    Mas gostaria de entender uma coisa que não ficou muito clara pra mim, se todos nós temos esse ciclo de reencarnação, carma e tudo mais por que os espiritos iluminados que vem nos guiar e ajudar não estão nesse ciclo? Por que eles não reencarnam?
    Peço desculpas novamente se essa for uma pergunta um tanto para leigos é que me sinto um pouco assim!
    Não foi me passado muito conhecimento, as coisas que sei, aprendi vivenciando ou que meus guias me ensinaram.
    Só estou finalmente em busca do conhecimento que em muito tempo me foi negado!
    Agradeço o tempo disposto à quem me responder...
    Axé

    ResponderExcluir
  4. Olá, Lilian, desculpe-me a demora em lhe responder. Votentar fazê-lo repetindo seu texto e respndendo dentro dele, ok?
    *********

    Minha duvida é sobre o sacrificio de animais, em varios aspectos!
    Não que eu seja a favor desse ritual, mas aprendi dessa maneira.
    Vou citar um exemplo:
    Quando é ofertado um boi para exú em decorrencia de uma festa... onde se é sacrificado o animal e feita a oferenda da energia desse animal ao exú e a sua carne oferecida a todos de bom grado nessa festa. é uma atitude erronea?

    Em se tratando de outra SEITA ou RELIGIÃO não é não, Lilian. ISTO SÓ NÃO É UMBANDA!!! É aí que começam a misturar as coisas.

    Se for para seguir a linha de pensamento dos elementais... não seria errado tambem fazer o famoso agrado a oxum com frutas já que tambem vejo muito pessoas terem imagens de gnomos em casa e darem frutas à eles e a energia vital desses alimentos serem sugadas em tempo espantoso!

    Não! Não é errado ofertar-se flores e frutos aos espíritos elementais e humanos da Linha de Oxum.

    Bom se for por essa linha de raciocinio qualquer tipo de oferenda não seriam aos guias e orixas mas sim aos elementais certo?

    Tento colocar isto o mais óbvio possível nas postagens do Blog.

    CONTINUA ....

    ResponderExcluir
  5. Espíritos GUIA, se forem GUIAS de fato e direito, podem até aceitar sua oferenda como SÍMBOLO de sua gratidão e amizade. No entanto, elas não vão lhes favorecer em nada

    E seguindo a mesma linha de pensamento, concordo plenamente que quão mais evoluidos os espiritos menos ligados as coisas materias... então seria certo dizer que todo e qualquer tipo de oferenda é errado?

    Não! É certo dizermos que cada caso é um caso e existem entidades que se aprazem com oferendas sim, especialmente os espíritos elementais que "giram" à nossa volta, bem assim como alguns humanos mais elementares que ainda estão bastante presos a seus hábitos terrestres e nem por causa disto podemos chamar-lhes EPÍRITOS NEGATIVOS. Estão em seu processo de evolução natural e, por enquanto, ainda apreciam essas oderendas.

    Peço desculpas se não consegui enteder a linha de raciocinio certa mas foi mais ou menos isso que entendi...
    Seria certo então dizer que a famosa Umbanda Branca, a "verdadeira umbanda" por assim dizer é a correta nesse aspecto?

    Dentro daquilo a que se propôs desde o seu início, sim - é a correta neste aspecto. Mas há outras implicações que determinam, como vc já pode ter intuído pelo que escrevi acima, a necessidade de oferendas, o que está diretamente ligado aos tipos de espíritos com que estamos lidando, ou são nossos protetores e os seus padrões evolutivos próprios.

    Por exemplo: No seu acompanhamento espiritual você poderia ter entidades que lhe pediriam oferendas e ao mesmo tempo, outras que não.

    E ainda há que se observar quando um Chefe de Falange determina certas oferendas que a uma primeira vista podem parecer até desconexas. Não serão então, se os observadores tiverem conhecimento suficiente para entenderem que ele está pedindo por tabela, ou seja, pedindo para que seus "ajudantes" (nesses casos espíritos mais elementares) possam se "nutrir das energias que as oferendas desprendem ou exalam. Isto acontece muito em relação a Chefes de Falanges que trabalham em Linhas de Demanda, em confronto direto com o Baixo-Astral, que não raramente necessitam do auxílio de espíritos bem elementares para esse combate. Uma das formas com que os mantém fiéis é exatamente ofertar-lhes elementos materiais com os quais se afinizem.


    CONTINUA...

    ResponderExcluir
  6. Entenda que é um pouco complicado pra mim... pois convivi muito tempo com os famosos pades, amalás, comidas como por exemplo o mocoto de boiadeiro, a farofa para os baianos, os doces para as crianças, feijoadas... etc e etc...

    Entendo perfeitamente. Leia outra vez acima e perceba que, quanto mais materializados, quanto mais apegados à matéria estiverem os espíritos com que lidamos, mais necessitarão e pedirão elementos materiais para "suas manutenções".

    Se os espiritos realmente são espiritos evoluidos então não são mais ligados as coisas materias, terrenas, como a comida por exemplo, então... oq esta certo?

    Perfeitamente!! Continue lendo.

    Como pode guias virem em terra comerem ir embora e a materia estar com fome após os trabalhos...

    Guias de fato e direito NÃO DESCEM PRA COMER. Espíritos de menor evolução, mais elementares, mormente os mais apegados à matéria, como já disse, sim! Neste caso, quando incorporados, comem mesmo, ao invés de simplesmente absorverem o que exalam as oferendas. E se comem, quem comeu não foi o médium e eles levam tudo o que comeram. Deu pra entender?

    Sei lá... fiquei meio confusa quanto a isso, na verdade completamente confusa.
    Outra duvida que foge completamente ao tema anterior é a seguinte:Acredito em reencarnação e na minha concepção não precisa que ninguém mais precise provar esse por que para mim isso é fato.
    Mas gostaria de entender uma coisa que não ficou muito clara pra mim, se todos nós temos esse ciclo de reencarnação, carma e tudo mais por que os espiritos iluminados que vem nos guiar e ajudar não estão nesse ciclo? Por que eles não reencarnam?

    Engano seu que não estejam neste ciclo e engano de uma boa parte de "entendidos" que resolveram, por si, acharem que os que vêm nos terreiros, igrejas, sinagogas, etc., são "espíritos divinos", "espíritos santos", puros "anjos do senhor". A grande maioria deles está sim, sujeita ao ciclo de reencarnação como qualquer um de nós. Já os GUIAS DE FATO e não somente aqueles que chamamos por puro vício como tal, acredito que possam "esticar mais" o tempo entre uma encarnação e outra e talvez, mas talvez mesmo, não tenham mais que encarnar.

    Não é preciso se desculpar porque sua busca pela compreensão é justa e lhe será benéfica na medida em que estiver sempre de mente aberta mas atenta às incoerências que chovem sobre nossas cabeças em relação a estes assuntos.

    Espero ter podido ajudá-la e, fique à vontade para fazer novas indagações em caso de necessidade.

    Receba um fraterno abraço.

    Claudio

    ResponderExcluir
  7. Olá Claudio, tudo bem?
    o seu blog me trouxe muitas informaçoes e muitas respostas sobre algumas questoes porem, ainda tenho algumas duvidas e se puder me ajudar ficarei muito grata.
    Frequentava um terreiro e comecei a desenvolver lá porem, a responsavel ja estava velha e cansada e nao fez a prepaaracao como banhos, etc simplesmente me colocou para participar da gira de caboclo portanto, eu ficava alguns minutos incorporada e desincorporava. desculpa a minha ignorancia em relacao a este assunto estou procurando entender melhor e buscar mais conhecimento. O fato é que parei de frequentar este terreiro pois ficava numa cidade distante da minha.Apos 2 anos,encontrei outro que estou frequentando a 1 mes e a maezinha me disse que preciso desenvvolver urgente que a mediunidade esta aflorada. Outra cabocla me disse que tenho uma pombag q me acompanha e sente necessidades de trabalhar na proxima gira que foi no dia da 2 linha estava sentada aguardando ser atendida e veio um medium em minha direcao com uma vela na mao e colocou-a em meu pe e eu incorporei a pombagira. Dias Depois a maezinha fez um sacudimento em mim e um banho de cabeca com ervas e fumo fiquei 3 dias sem fazer algumas coisas como beber, etc... nesses dias senti forte a presenca de entidade perto de mim e quase incorporei sozinha na minha casa. Enfim, fiquuei preocupada depois de ler o seu livro pois vc diz que nao pode dar cabeca para pombag antes de caboclo e preto v, estou muito confusa, nao sei o q fazer ela me disse para comecar o desenvolv. apos a quaresma.Tem dias em que nao consigo levantar da minha cama parece que tem 200kg em cima de mi e so melhoro qdo vou la tomar passe. Por favor, se puder esclarecer ficarei agradecida.
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Olá Cláudio, acabo de conhecer este blog sem querer...
    PARABÉNS!
    Ótimo trabalho irmão!

    Grande abraço,

    Rodrigo Queiroz
    www.rodrigoqueiroz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Minha caríssima ANÔNIMA

    Por questão de SEGURANÇA e de se evitar possíveis (mas não obrigatórios) PROBLEMAS PARA O(A) MÉDIUM, a seqüência correta para desenvolvimento mediúnico NA UMBANDA deve ser iniciada pela Banda dos Caboclos e Caboclas e/ou Pretos Velhos e Pretas Velhas quando se trata de UMBANDA DE FATO E DIREITO.

    O fato de a Pomba Gira estar tentando se manifestar antes dos que deveriam, era tratado antigamente (e eu, por questões óbvias concordo plenamente) como ESTAR COM POMBA GIRA DE FRENTE, o que, no caso, se for a verdade do médium, já o qualifica para trabalhos de QUIMBANDA mas não de UMBANDA. Se for uma tomada de frente por insistência da entidade que nesse caso estaria TOMANDO A FRENTE DE QUEM DE DIREITO (o(a) Caboclo(a) ou PV), é mais um caso de OBSESSÃO, por assim dizer, caso este que deve ser muito bem tratado, com o AFASTAMENTO DA POMBA GIRA para que OS VERDADEIROS PROTETORES E GUIAS possam se manifestar.

    O GRANDE PROBLEMA que pode ocorrer em casos de uma Pomba gira ou Exu tomar a frente do médium (passar a dirigir seus caminhos espirituais)sem que isso seja a sua verdade, reside no fato de que ESTA PASSA A SER A SUA VERDADE, pois esses tipos de entidades (por serem bem mais terra a terra e por isto mesmo terem muito melhor acesso às faixas mediúnicas dos encarnados), quando chegam a esta posição, NÃO RARAMENTE se fixam como "os donos da Coroa" e não permitem que Entidades de maior Grau Evolutivo se aproximem, buscando levar o(a) médium cada vez mais para seus lados (um dos pilotis que dão apoio à EXUMANIA de hoje em dia). E isto se dá pelo fato de Exus e Pomba giras que assim agem, NÃO ACEITAREM OS FREIOS que certamente os de maior Grau evolutivo lhes poriam, no caso de estarem em seus devidos lugares, NO COMANDO DA COROA do médium.

    Se você me perguntar se isto que me relata (Pomba Gira E Exu se fixar antes de Guias e Protetores) acontece demais?

    Respondo-lhe que acontece sim e, INFELIZMENTE, quase sempre com alguns problemas futuros para os médiuns, a não ser que suas faixas mediúnicas (as vibrações com que ele(a) melhor se sintonize) apontem, verdadeiramente, para a QUIMBANDA DE FATO!

    Desculpe-me se a resposta lhe deixou ainda mais apreensiva mas a VERDADE É ESTA, doa a quem doer!

    ResponderExcluir
  10. Olá Rodrigo

    Muito obrigado por sua visita e pelo PARABÉNS. A gente aqui procura trabalhar sério em busca de mostrar uma Umbanda também muito séria, tal qual a conhecemos ainda na década de 1960 e no intuito, inclusive, de esclarecer muitas das coisas a ela relacionadas que, por observações, vemos que alguns mais novos sequer tiveram acesso.

    Se alcançamos este objetivo ... só Deus sabe. Mas pelo menos tentamos!

    Um GRANDE ABRAÇO pra você também e que ZAMBI seja sempre muita LUZ em seus caminhos!!!

    ResponderExcluir
  11. pena que houve uma mistura de culturas muiuto grande pegaram coisas relacionadas ao candomblé e misturaram com umbanda pois quando se fala em santo (ORIXA) a um equivoco muito grande candomble templo de orixas umbanda terreiro de espiritos hoje vejo na umbanda falar Pai e Mã de santo a anos atras era padrinho e madrinha pois como vai ser pai se nunca foi filho é uma grande mistura isso se deve a mistura nós os mais velhos devemos orientar os novos para que eles saibom sua raiz quandofalar sou da umbanda saber que sao pessoas pra dar e receber espiritos nao pra entra no mundo dos orixas os quais são africanos sendo umbanda Brasileira totalmente nao misture meu povo naçao com umbanda ah muita diferença.. abraços atodos

    ResponderExcluir