SEJA BEM VINDO

ESSE É UM BLOG PARA QUEM PRETENDE LER E APRENDER RACIOCINANDO, SOBRE TEMAS COMO UMBANDA, MEDIUNIDADE EM GERAL E AUTO-AJUDA. SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, ACREDITE, NÃO FOI POR ACASO. TALVEZ AS RESPOSTAS PARA ALGUMAS DE SUAS DÚVIDAS ESTEJAM EM ALGUNS DOS TEXTOS POSTADOS.

ATENÇÃO: VOCÊ PODE COPIAR OS TEXTOS QUE CONSTAM DESTE BLOG E USÁ-LOS EM OUTROS LOCAIS, MAS NÃO DEIXE DE INDICAR A FONTE, POR FAVOR!

Acompanhantes do Blog

sexta-feira, 18 de maio de 2007

UMBANDA - UMA SEITA AFRO?

POR QUE É IMPORTANTE SABERMOS QUE O TERMO UMBANDA, COMO CULTO OU RELIGIÃO, PERTENCE AO CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS

A importância da divulgação desse tema se prende a fatores que, embora possam parecer fúteis, a uma primeira vista,(e apenas a UMA PRIMEIRA VISTA) na verdade coloca freios em muita gente que insiste que faz Umbanda e que, além de não conhecer suas orígens, NADA FAZ DE UMBANDA - é isso que incomoda e faz com que muitos tentem MINIMIZAR ou até mesmo DESQUALIFICAR a importância que Zélio e o Caboclo das Sete Encruzilhadas tem para o que ELE chamou UMBANDA.
Vou tentar explicar os meandros e as segundas intenções desse tema de debate que muito se vê pelas comunidades do Orkut, MSN e outros..
1º PONTO - NUNCA, NINGUÉM HAVIA CHAMADO DE UMBANDA A NENHUM TIPO DE CULTO ANTERIORMENTE. O que tentam fazer hoje, é aproximar o termo embanda (afro) que quer dizer curandeiro para uns (e chefe de culto para outros) e NÃO ALGUM TIPO DE CULTO como esse que o Caboclo chamou UMBANDA - O CULTO;
2º PONTO - O Caboclo deixou algumas informações precisas sobre o que seria UMBANDA, e isso é o que incomoda mais porque, se observarmos essas diretrizes, aí sim, veremos que alguns grupamentos não poderiam se chamar de Umbanda, o que leva alguns outros a "desconhecerem", muito propositalmente, o texto que será apresentado abaixo e chegarem a dizer que o que o Caboclo fez foi apenas uma "socialização" do que já havia antes, o que, para qualquer um que saiba ler (e nem precisa interpretar) vai perceber que não poderia ser.
Vamos ver o que o Caboclo nos deixou de informações sobre o CULTO que ele mesmo dizia INICIAR-SE NAQUELE DIA.

PRESTE ATENÇÃO PORQUE AQUI SE DEFINE O QUE É A UMBANDA DO CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS :
(PALAVRAS DO CABOCLO)

"Aqui inicia-se um novo culto em que os espíritos de pretos velhos africanos, que haviam sido escravos e que desencarnaram não encontram campo de ação nos remanescentes das seitas negras, já deturpadas e dirigidas quase que exclusivamente para os trabalhos de feitiçaria e os índios nativos da nossa terra, poderão trabalhar em benefícios dos seus irmãos encarnados, qualquer que seja a cor, raça, credo ou posição social. A pratica da caridade no sentido do amor fraterno, será a característica principal deste culto, que tem base no Evangelho de Jesus e como mestre supremo Cristo".

Percebemos então, nestes 3 trechos em azul que:

a) Esse era UM NOVO CULTO - O Caboclo afirmou SER UM NOVO CULTO E NÃO UMA CORRUPTELA DE ALGO JÁ EXISTENTE;
b) Que esse NOVO CULTO se distanciava das seitas negras deturpadas e dirigidas para a feitiçaria, porque os próprios Pretos Velhos africanos e os índios Nativos de nossa Terra (Os chamados Caboclos) não encontravam Campo de Ação (possibilidade de trabalharem) nesses grupamentos - Isso era o que existia antes e era disso que a UMBANDA, ENTÃO CRIADA, DEVERIA SE DISTANCIAR.
c) Esse seria UM CULTO EMBASADO NO EVANGELHO DE JESUS, reconhecendo-o, inclusive, como "MESTRE SUPREMO".

Por que eu lhe afirmo que DIVULGAR ISSO, inclusive até mesmo a existência de Zélio e do Caboclo, não se torna interessante para uma grande parte?

Porque, após a CRIAÇÃO e não SOCIALIZAÇÃO OU CODIFICAÇÃO DO QUE JÁ EXISTIA, muitos dos inúmeros grupamentos já existentes, (como acontece até hoje), passaram a se auto-denominar UMBANDA, mesmo passando por cima desses PRECEITOS DEIXADOS PELO CABOCLO, criando-se então, a confusão que encontramos hoje, inclusive com alguns afirmando que a Umbanda tem que se afastar dos ensinamentos cristãos e abraçar mais os fundamentos afro.... Mas como isso poderia ser, se a UMBANDA foi criada em cima de bases Cristãs?

O que se percebe então? Percebe-se que há um movimento deturpatório do que foi deixado pelo CDSE, em função das "vontades" daqueles que resolveram ir fazer cabeça no Candomblé e depois vieram "bater Umbanda", como gostam de dizer. Ora ... bater Umbanda, como se Umbanda fosse Candomblé?

Em Candomblé sim, "se bate para os orixás" porque os Xirês são nada mais do que festividades, TOQUES, como também chamam, em louvor aos orixás e nunca foram giras de CARIDADE. Todos os atendimentos em Candomblés de Raiz só são feitos pelo Babalorixá ou Yalorixá e através dos jogos de buzios, opelês (em menor quantidade) e obis. Não há consultas dentro dos Xirês e, nos que HOJE há, é porque já se modificaram e se distanciaram de suas raízes, até porque, quem bate papo e dá consultas são os EGUNS ou CATIÇOS, como são chamados alguns tipos de Caboclos e entidades intermediárias. E vejam que até hoje, os PRETOS VELHOS, que seriam remanescentes dessa mesma crença, por "terem sido escravos, negros e africanos" ainda não são aceitos na maioria dos Candomblés. Alguns aceitaram alguns Caboclos porque muitos ainda crêem que eles também são ENCANTADOS.

Minimizar, ou não divulgar o que era a VERDADEIRA UMBANDA, a DE RAIZ, a DO CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS é, e sempre será importante para os que têm medo da verdade e pretendem abrir Terreiros com fundamentos estranhos, de matanças, feitiçarias, amarrações, etc, e se anunciarem como Umbanda.

No meu entender, o mais honesto seria que cada grupamento que hoje se diz apenas de Umbanda, se intitulasse, como outros que já o fazem, por exemplo: Umbanda Omolocô, Umbanda Cabula, Esotérica, de Angola e outras mais, já que fogem às Regras básicas que o Caboclo deixou para o SEU NOVO CULTO (ou seja: não são de bases cristãs), para não deixarem aqueles que nada entendem disso sem saberem, afinal, a que tipo de Umbanda estão adentrando.

O que essas pessoas têm que colocar na cabeça é que o nome UMBANDA, COMO CULTO, pertence ao CDSE (ainda que ele não a tenha registrado) e mesmo eu ou você, que praticamos a UMBANDA TRAÇADA (que é diferente da UMBANDOMBLÉ embora muitos confundam), temos que reconhecer que não seguimos a linha doutrinária determinada pelo CDSE - UMBANDA COM BASE TOTALMENTE CRISTÃ - o que não nos tira qualquer valor ou mérito, já que os objetivos finais - CARIDADE E AMOR FRATERNO - também são buscados, apenas por caminhos diferentes.

O que essas pessoas têm que pôr na cabeça é que devem assumir o tipo ou sub-grupo de Umbanda que seguem e, jamais quererem mudar o principal da Umbanda que é a fé, a caridade, o amor ao próximo e, principalmente, também devem assumir que, se estão ligados a espíritos e encarnados que só sabem fazer feitiçarias, mandingas, amarrações, intrigas, então, nem o nome UMBANDA deveria ser usado em seus cultos, já que, desde a criação, isso foi contrariado pelo Caboclo.

Escrevi acima que Umbanda Traçada é diferente de Umbandomblé e, para muitos isso pode parecer estranho, mas não é. Acontece que existem, generalizando, três tipos de umbanda e as explico abaixo:
1- UMBANDA - A que foi criada pelo CDSE, com bases claramente CRISTÃS - até os Terreiros que foram criados pelo Caboclo tinham nomes de SANTOS CATÓLICOS. Os praticantes dessa Umbanda não admitiam (e acho que ainda não admitem) bebidas ou atabaques em seus rituais. Quando muito, o fumo das entidades;
2- UMBANDA TRAÇADA - A que admitiu (a princípio ou posteriormente) a presença (como trabalhadores) dos Exus e Pomba Giras, personagens da QUIMBANDA que eram até temidos no início e hoje já viraram guardiães, e outras entidades intermediárias, trabalhadores de excelente performance, sempre visando a CARIDADE, porque, se assim não for, não podem se considerar Umbanda. É chamada de TRAÇADA ou CRUZADA porque nela existe o cruzamento (ou entrelaçamento) de dois tipos de trabalhadores: os de UMBANDA (Caboclos - índios nativos - e Pretos Velhos) e os de QUIMBANDA (Exus, Pomba Giras, Bugres, malandros, etc.);
3- UMBANDOMBLÉ - Todas as Umbandas que praticam em seus cultos, os ritos absorvidos dos Candomblés, seja de que nação forem. Nessas Umbandas há "toques" para orixás, costumam usar brajás ao invés de guias, recolhem "filhos de santo", usam quelês, sacrificam e colocam "oxu" nos oris de seus adeptos ... e por aí vai. O que as assemelha à Umbanda original e as afasta do Candomblé de Raiz é o trabalho com entidades tipo Pretos Velhos e Caboclos e mesmo Exus infiltrados (porque esses não são os orixás-exu das nações) que vêm, ...... aí sim, trabalhar para a CARIDADE.

As Umbadas TRAÇADAS ou CRUZADAS não absorveram, necessariamente, ritos e práticas afro, e essa é a grande diferença delas para a Umbandomblé. Algumas até absorveram mais algumas entidades de Catimbó e outros grupamentos de raizes nordestinas e outras ainda, preferiram "cruzar" seus ensinamentos com os dos "mestres orientais".

Eu colocaria ainda, como sub-grupo das Umbandas Traçadas ou Cruzadas, as Umbandas Esotéricas e mesmo as Iniciáticas, já que nelas, além dos trabalhos com as entidades já citadas, existe a adaptação de ensinamentos e até mesmo de entidades tidas como "orientais" e sábios de outras nações que não as africanas.

E diria mais ainda: Em termos de abertura para novas aprendizagens, a Umbanda Traçada é a que mais se encontra nessa posição, já que as outras duas tendem a se prender muito em suas raízes (ou cristãs, ou afro) e desmerecerem alguns dos conhecimentos mais modernos que nos chegam através de outras correntes de espíritos e mesmo da ciência.

Que isso não seja tomado como desmerecimento para qualquer tipo de Umbanda pois, guardadas as devidas proporções e se o culto visa A CARIDADE, O AMOR FRATERNO E A FÉ, então todas têm em si a semente de UMBANDA, ainda que não sejam exatamente a que o CDSE CRIOU.

Agora, se alguém cria um agrupamento para misturar cultos "ao deus dará", explorar a caridade, impingir medos aos seus seguidores, sair matando cães e gatos pra saciar suas sedes de sangue e de impressionismo ... aí, pelo amor de deus, ....... isso não pode ser chamado de UMBANDA!!!

Custa muito as diversas Umbandas se identificarem por suas Raízes ou suas doutrinas para que nem tudo seja apenas Umbanda? Vão ficar menos Umbanda por causa disto?

Vamos a um raciocínio?

Imaginemos que você que agora me lê, através de uma entidade ou não, venha a criar amanhã, um NOVO CULTO espiritualista, digamos ... ALABANDA, e nos diz que este será UM NOVO CULTO que só fará trabalhos através dos CIGANOS E BOIADEIROS, por exemplo e também será voltado EXCLUSIVAMENTE para as práticas ciganas e a magia dos boiadeiros.
Depois de alguns anos você vê que alguns outros grupos passaram a se auto-denominar ALABANDA, trabalham com mineiros, com orixás de Nação e suas "obrigações", com Exus, Caboclos, Pretos Velhos, baianos, malandros, tentam decifrar o que seria ALABANDA mas não ousam perguntar a você, que foi o(a) criador(a), o que seria, e ainda por cima, depois disso tudo ainda começam a discutir porque acham que Alabanda deveria "voltar às raizes afro" já que os "orixás" são afro.

O que você diria, HONESTAMENTE?

Foi isso o que aconteceu com a Umbanda criada pelo Caboclo das Sete Ecruzilhadas.

Não seria melhor que cada Alabanda dessas que se formou após, se identificasse convenientemente?

Eis aí o porquê de, desde muitos anos atrás (isso não é de hoje), já se falar de codificação de Umbanda e até hoje, ninguém saber exatamente qual das Umbandas se vai codificar - todas não dá mesmo!

De minha parte posso lhes dizer que a Umbanda que eu pratico é totalmente Cruzada e praticamente nada nela existe de Ritual de Nação Afro, embora tenha que conhecer alguns fundamentos para casos em que certos problemas mediúnicos tenham origem em entidades específicas . Talvez a melhor descrição para ela seria de UMBANDA ABERTA. Sempre aberta para melhores conhecimentos e aprimoramentos ritualísticos que realmente possam ter fundamento, venham de onde vierem.

Aceito comentários, críticas e complementações.

12 comentários:

  1. Parabéns Irmão! Belo Texto, disse tudo! Não é de hoje, que defendo a purificação da Umbanda! Temos que Lutar pela Verdadeira Umbanda! e expulsar da religião os vendilhões, assim como Jesus espulsou-os do templo! Avante Filhos de Fé!

    ResponderExcluir
  2. ADOREI SEU TEXTO,TEMOS QUE MOSTRAR AS VÁRIAS VERTENTES QUE EXISTEM DENTRO DA UMBANDA.AXÉ

    SE QUISERES MANDAR TEXTOS FIQUE A VONTADE FICAREI AGRADECIDA.lenamcf@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  3. boa noite! como você afirma que, pomba gira e exu são entidaes do bem, se os mesmos nas igrejas evangélicas, se manifestam e confessam ser entidades satânicas?

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite, meu ou minha amigo(a) anônimo.

    Realmente este é um tema interessante para ser explanado, necessitando, no entanto, que tenhamos alguns conhecimentos prévios sobre questões que, pelo lado evangélico, ou não são conhecidos (o que duvido já que a maioria dos neo-pentecostais tentou antes ser espírita de alguma forma) ou escondem para que possam levar à frente o medo dos "satânicos" através do qual conseguem mais e mais ovelhas para seus rebanhos.

    Há uma grande confusão em relação a Exus e Pomba Giras porque esses termos são utilizados para uma vasta gama de entidades que atuam em Planos Espirituais bem próximos ao nosso. Nesses Planos, como aqui mesmo na Terra, os espíritos guardam muito de suas características de quando em vida e, porque estão do lado de lá, não quer dizer que viraram santos ou demônios - eles simplesmente mantém muito de suas neuroses, vícios, emoções positivas ou negativas, sentimentos idem e, também como aqui na Terra, entre eles existem desde os mais controlados aos mais desequilibrados sendo no entanto, erradamente, TODOS chamados de Exus e Pomba Giras, principalmente por quem não os sabe diferenciar, como nos dão mostra os irmãos neo-pentecostais.

    Existe uma casta à qual damos a classificação de kiumbas ou rabos de encruza que, habitando o mesmo Plano vibracional dos Exus, costumam se apresentar como se eles fossem e, inclusive com os nomes de falange que assumem os verdadeiros Exus enganando aos inexperientes, só que o comportamento destes poderíamos comparar ao de marginais, doentes mentais, psiquicamente desequilibrados, o que nem de longe corresponde ao comportamento de um verdadeiro Exu da Lei de Umbanda.

    Pois muito bem. Esses kiumbas, por suas condições de apêgo à matéria, são useiros e vezeiros em praticarem obsessões e encostos - colarem-se à aura de encarnados para através deles absorverem emanações do que comem, bebem, de seus impulsos sexuais, vícios,etc, o que conseguem, veja bem, incitando-os a aumentarem cada vez mais essas práticas e tornarem-nas viciosas já que delas se "alimentam". Como enganam e se apresentam com nomes ritualísticos que seriam de Exus, acabam sendo reconhecidos como tal, mas na verdade não passam de espíritos atormentados pelos próprios vícios, fraquezas, descontrole emocional, mais dígnos de pena do que de raiva ou medo mesmo, tentando se passar pelo que não são.

    Somemos a isto a imensa carga de ANIMISMO imperante em pessoas encarnadas que sofrem problemas psíquicos e que vão às igrejas e mesmo a Terreiros crendo de antemão que estão obsedados.

    Nessas pessoas as figuras míticas acabam sempre aparecedo em suas "incorporações subjetivas" e "se apresentando" com nomes das entidades mais conhecidas ou "mais badaladas", se é que vc entende.

    Chamo sua atenção para esses casos de pseudos Exus e pseudos Pomba Giras que "baixam" em certas igrejas. Perceba que os nomes mais dados por eles são: Tranca Ruas, Caveiras, Marias Padilhas,Ciganinhas, Mulambos, Sete Covas. E por que disto? Porque são os nomes mais conhecidos aos quais apelam os ANÍMICOS (leia sobre animismo em outro tópico aqui mesmo no blog).

    Veja se lá aparece Exu Pimenta, Rosa vermelha,Pomba Gira Sete Estradas, Exu Vira Mundo, Exu Baru, Exu Ganga, Exu Lalu, Pantera e uma outra infinidade, que não são do conhecimento de uma maioria. Não, sabe por que? Não são conhecidos e por isto não dão "status"!

    Perceba então, sintetizando: em caso de incorporações verdadeiras elas são de KIUMBAS disfarçados e não de EXUS E POMBA GIRAS e, na maioria das vezes, pode ter certeza, são "Exus subconsciente" - entidades criadas pelo animismo de quem já está por demais desequilibrado(a) em função de suas dores e lamentos.

    E perceba mais ainda: Em ambos os casos, principalmente no caso das "entidades subconscientes", o fato de se conseguir convencer o(a) encarnado sofredor de que seu encosto foi afastado, seja lá por quem for e da maneira que for, é válido desde que ele(a) se convença mesmo disto - se conscientemente houver crença, psicologicamente o objetivo poderá ser alcançado!

    E a " força da cura" da "obsessão", na maior parte das vezes é diretamente proporcional ao "poder" que o "encosto" tenta demonstrar sendo logo depois "derrotado".

    PURA TÉCNICA DE PSICOLOGIA APLICADA.

    Paz e Harmonia para você e os seus, amigo(a).

    ResponderExcluir
  5. parabens,pelo o esclarecimento continue semeando paz e levando luz,e caridade onde tem trevas,e eu gostaria di falar que hoje em dia, para algumas pessoas pai di santo è profiçao e terreiro è comercio, as pessoas esqueceu que jesus faziam caridade sem pagamento, eu sou di acordo com a colaboraçao, mas esploraçao nao. CLAIRE DE OXUM

    ResponderExcluir
  6. Maria da Gloria Nascimento11 de junho de 2009 às 01:16

    A cada dia fica mais difícil praticar a verdadeira umbanda.O meu pai foi abençoado pois teve a chance de conhecê-la e praticar por 40 anos.Não tive a mesma sorte e estou encontrando dificuldades para aplicar minha mediunidade.Adorei o texto me remeteu a belos tempos.Obrigada!!

    ResponderExcluir
  7. Maria da Gloria Nascimento11 de junho de 2009 às 01:16

    A cada dia fica mais difícil praticar a verdadeira umbanda.O meu pai foi abençoado pois teve a chance de conhecê-la e praticar por 40 anos.Não tive a mesma sorte e estou encontrando dificuldades para aplicar minha mediunidade.Adorei o texto me remeteu a belos tempos.Obrigada!!

    ResponderExcluir
  8. CLAUDIO, querido irmão, que bom o seu esclarecimento, concordo com tudo e fico muito triste que ainda não somos um só.por favor sempre que puder nos esclareça com sua grande sabedoria.leio muito pra aprender sempre, muito obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite,
    Gostei muito do seu testo,e gostaria de saber porque algumas Federações de umbanda usa a feitura
    o corte de animais...como Primado de Umbanda.

    E se contestamos tudo gera preconceito.

    Sou da Umbanda traçada.

    Me envie mais postagem...

    Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  10. Olha só, Neusa.

    Essa sua colocação de que o PRIMADO DE UMBANDA recorria a imolações e usava de fazer "feituras", deixou-me tão intrigado que antes de respondê-la fui fazer uma pesquisa junto a meus amigos para não sair dizendo do que desconheço.

    Recebi a seguinte informação do amigo RENATO GUIMARÃES que é um estudioso sobre essas formas de propagação das "umbandas", além de também escrever no BLOG "REGISTROS DE UMBANDA", junto com outro amigo, o PEDRO KRITSKI cujo link você poderá encontrar aqui mesmo em minha lista de BLOGS INDICADOS.

    ********

    Depende de qual dos dois primados vc está se referindo.

    O Primado de Umbanda, aqui do Rio, que defende e divulga as práticas do Mirim [Leia Caboclo Mirim], não, não usa sacrifício de animais, porque isto é proibido na vertente do Mirim.

    Entretanto, existe um outro primado em SP, dissidência do Primado do Rio. Eles se denominam Primado Organização Federativa de Umbanda e Candomblé do Brasil, mais conhecidos como Primado do Brasil.

    Eles eram uma "filial" do Primado de Umbanda, em SP, fundado na década de 1960, mas com o passar do tempo, se afastaram das regras do Caboclo Mirim.

    A pouco tempo é que ocorreu essa mudança no nome. Só que como eles eram conhecidos como Primado em toda SP, eles mantiveram o Primado e mudaram o resto.

    Pelo que consta, o Primado do Brasil, de SP, aceita sacrifício de animais, haja visto que aceitam filiações de qualquer tenda que não seja seguidora do Mirim, bem como roças de candomblé.
    *******************

    Como você pode perceber, o PRIMADO aí de S.P. nada mais tem a ver com a raíz de onde nasceu e ainda que use o nome Umbanda na extensão de seu NOVO NOME, usa também CANDOMBLÉ, verificando-se, neste caso, que FUNDE à sua ritualística a cultura e a ritualística de que se utilizam os Candomblés nas quais, aí sim, são usadas as "feituras" e as imolações" rituais.

    Espero tê-la ajudado.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o texto, estou buscando aprender mais sobre a Umbanda e entende-la além do que já vemos nos terreiros e tambem estou começando a dividir minhas experiências, ainda que poucas, no blog que criei já vi que neste blog tenho chance de aprender mais e buscar inspirações do meus textos. ah caso tenham interesse meu blog é jovensdezamby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Seja BEM VINDO, irmão de fé.

    Como escrevi lá em cima, "ESSE É UM BLOG PARA QUEM PRETENDE LER E APRENDER RACIOCINANDO, SOBRE TEMAS COMO UMBANDA, MEDIUNIDADE EM GERAL E AUTO-AJUDA. SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, ACREDITE, NÃO FOI POR ACASO. TALVEZ AS RESPOSTAS PARA ALGUMAS DE SUAS DÚVIDAS ESTEJAM EM ALGUNS DOS TEXTOS POSTADOS."

    Fique à vontade para se inspirar, copiar e até mesmo perguntar, sempre que o que escrevemos lhe inspirar alguma dúvida.

    Estarei fazendo uma visita a seu Blog assim que possível, pode ter certeza.

    Que Zambi ilumine seus caminhos!!!

    ResponderExcluir