SEJA BEM VINDO

ESSE É UM BLOG PARA QUEM PRETENDE LER E APRENDER RACIOCINANDO, SOBRE TEMAS COMO UMBANDA, MEDIUNIDADE EM GERAL E AUTO-AJUDA. SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, ACREDITE, NÃO FOI POR ACASO. TALVEZ AS RESPOSTAS PARA ALGUMAS DE SUAS DÚVIDAS ESTEJAM EM ALGUNS DOS TEXTOS POSTADOS.

ATENÇÃO: VOCÊ PODE COPIAR OS TEXTOS QUE CONSTAM DESTE BLOG E USÁ-LOS EM OUTROS LOCAIS, MAS NÃO DEIXE DE INDICAR A FONTE, POR FAVOR!

Acompanhantes do Blog

quarta-feira, 2 de maio de 2007

O QUE É UMBANDA ?

Embora muitos afirmem ser a Umbanda apenas uma seita derivada dos Cultos Afro-Brasileiros que deram origem aos Candomblés, na verdade, a verdadeira Umbanda, muito pouco tem a ver com eles. Nosso irmão, W.W. da Matta e Silva, por exemplo, fez extensa pesquisa visando trazer a público a origem da palavra em seu livro Umbanda de Todos Nós. Esse não é o propósito de nosso trabalho atual. Importante é frisarmos que UMBANDA foi o nome dado ao culto criado pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, cujo médium era o Sr. Zélio de Moraes, em 16 de novembro de 1908, no bairro de Neves em Niterói. Destaque para o fato de que um caboclo, por ser considerado EGUN (alma de um ser que já viveu na terra ) não era entidade cultuada em nenhum candomblé. Posteriormente a coisa ficou meio confusa e criaram até os chamados Candomblés de Caboclos. Antes desta data, não há registro algum da palavra UMBANDA em qualquer seita Afro, como também ficou claro nas pesquisas feitas pelo retrocitado autor, na mesma obra e em outras. Se quisessem saber mesmo a origem da palavra, deveriam ter perguntado ao Caboclo, ao invés de ficarem especulando por aí.
O que é importante sabermos ?
Importante é sabermos que :
a) Umbanda não é culto Afro - é BRASILEIRO!.
b) A Umbanda sofreu várias modificações, tanto em seus objetivos como em sua práticas e rituais quando se mesclou e absorveu dos cultos Afro, do Catolicismo e até de filosofias orientais, certos parâmetros e conceitos básicos, a ponto de hoje entrarmos em certos terreiros ditos como de Umbanda e vermos lá os já conhecidos sacrifícios de animais e coisas equivalentes.
c) Umbanda foi o nome com que o Caboclo das Sete Encruzilhadas batizou o movimento espirítico criado por ele com regras básicas de trabalho, cujo objetivo principal seria o da "manifestação de espíritos (EGUNS NO DIZER DOS CULTOS AFRO) para a caridade".
Originariamente foram traçados planos para que três tipos de entidades pudessem se manifestar através de seus "médiuns" nas reuniões Umbandistas. Foram elas :
1) Crianças - Espíritos que teriam vivido e desencarnado nesta condição (EGUNS portanto) e que através de brincadeiras pudessem realizar trabalhos que trouxessem alegria, que despertassem o lado criança de todo ser humano - o lado puro (lembra-se do "Deixai vir a mim as crianças...?").
2) Caboclos - Espíritos que teriam vivido ou não na condição de índios (portanto EGUNS) nos primórdios da civilização(?) imposta pelos portugueses. Essa caracterização coincide com a segunda fase do crescimento do ser humano encarnado, quando ele deixa a infância, atinge a adolescência e se torna um adulto. Nessa fase, o vigor, o destemor e até mesmo uma certa destemperança são comuns.
3) Pretos Velhos - Espíritos (EGUNS) que teriam vivido ou não na condição de escravos negros, também nos primórdios da tal "civilização" imposta. A caracterização revela a terceira fase da vida do ser humano na terra - a idade madura, que neste caso revelaria também um dos principais atributos
que o homem deveria estar lutando por alcançar : a sabedoria.
A sabedoria daqueles que muito viveram e por isto, muito têm a ensinar.
Observemos que no caso dos espíritos que se apresentam como crianças, não há alusão à raça ou cor (na verdade em se tratando de espíritos esta distinção realmente não existe), mas no caso de caboclos (índios) e pretos velhos (negros), as caracterizações envolvem distin-ção de raça. Por que isso ?
Na verdade, a Umbanda verdadeira nasceu entre os humildes, e os planos de seus organizadores, visava a homenagear essas duas raças ou grupos étnicos que foram e são até hoje tão discriminadas sofrendo tantas perseguições. Uma forma também de mostrar ao "civilizados brancos" que, fossem índios, pretos, amarelos, verdes ou de qualquer outro tipo, todos, indiscriminadamente, eram e são seres da criação, e portanto, após o desencarne, as classes sociais, as cores de pele e o possível poderio econômico deixam de existir, e as lições que o espírito tem de aprender estão muito mais relacionadas ao amor, ao desprendimento e à sabedoria.
O que um bom vidente poderá enxergar (se lhe for permitido), é que não raramente, sentado ali no toco, com ares de um humilde velhinho, não está apenas um ex-escravo, mas certamente um grande sábio (preto, branco, marrom etc.) exercitando uma característica que somente os iluminados alcançaram em sua plenitude : a humildade.
Mas aí você pensa: "Por que então toda essa palhaçada ?"
Preste atenção !
Quando o Comando Superior (nome que daremos temporariamente ao Conselho Espiritual que estabeleceu as normas da Umbanda) decidiu por essas caracterizações, visava :
a) Representar as três fases por que passa o ser encarnado durante sua estada na matéria.
b) Demonstrar que crianças não fazem distinção de cor, raça ou qualquer outra, superestimando umas e subestimando outras. São espíritos desprovidos de discriminações, por serem os mais puros, (ingênuos) ou mesmo porque esqueceram-se deste preconceito daninho por ocasião da reencarnação (Graças a Deus).
c) Mostrar àqueles (dentre os quais eu mesmo) que hoje se "vestem" com uma matéria de cor clara, que mesmo perseguidos, expulsos de sua terras e escravizados, índios e negros também são seres da criação e como tal devem ser respeitados porque todos, mesmo os menos civilizados (no entender dos brancos), têm muito para aprender e ensinar.
d) Mostrar que por ser a UMBANDA um movimento espiritual brasileiro, envolveu em suas caracterizações grupos étnicos que passaram por grandes sofrimentos aqui nessas terras.
e) Mostrar que o homem evolui verdadeiramente quando vivencia em todo o seu potencial, cada uma das três etapas de sua vida e chega à idade madura dono de seus pensamentos e atos, conseguindo alcançar a verdadeira sabedoria, o que envolve muito aprendizado e prática do autocontrole, pois na medida em que vai aprendendo o significado de sua existência, consegue olhar o mundo como expectador. E aí..!
f) Permitir a manifestação de entidades familiares e/ou até mesmo grandes personalidades (no caso de serem suficientemente humildes para se apresentarem na "roupagem fluídica" de um Caboclo ou Preto Velho) quando encarnados, sem que isso traga para os médiuns e possíveis assistentes alguma perturbação emotiva.
Na verdade, essas formas de se apresentarem algumas entidades na Linha de Umbanda, visam muito mais a proteger os encarnados das perturbações emotivas que seriam provocadas nas situações em que por exemplo o médium ou assistente descobre que uma entidade que está se apresentando em um determinado Terreiro é um parente próximo seu, ou mesmo a vaidade que brota na maioria dos médiuns quando a entidade incorporante se apresenta como alguém que teve na terra uma posição de destaque ou fama (um grande pintor ou músico, reis ou princesas, por exemplo).
Por parte da entidade que se manifesta, a obrigatoriedade da caracterização faz com que o espírito seja forçado a não revelar uma situação que viveu como encarnado, tenha ela sido boa ou ruim. Não importa o que ou quem foi. O que importa é a mensagem que traz, o trabalho que vem realizar em benefício de outrem e de sua própria evolução.
Em minhas peregrinações pelos mais diversos terreiros de Umbanda e até "Umbandomblé", tive a oportunidade de presenciar curas "milagrosas" efetuadas por caboclos, pretos velhos e exús (há inclusive alguns bons livros que descrevem vários tipos de trabalhos realizados nesse sentido) sem que nenhum deles tivesse se identificado como Dr. "esse" ou "aquele". Seguindo a linha da HUMILDADE exigida pela Umbanda, todos se apresentaram de acordo com as características que adotaram desde o início de seus trabalhos. Até porque, se esses espíritos se apresentassem como Dr. ‘esse" ou "aquele", estariam se referindo a condições que tinham quando encarnados (na melhor das hipóteses), o que fatalmente demonstraria o quanto ainda estão apegados ao mundo material e às distinções sociais que ele impõe.
Raciocine comigo : De que valem os títulos obtidos na terra após o desenlace ? Aliás, quais serão os reais valores de certos títulos auferidos a tantas e tantas pessoas que já passaram e que ainda estão por aqui ? Será que um Doutor será mais bem visto aos olhos de Deus do que aquele que não conseguiu sequer aprender a ler ? Haveria justiça Divina caso isso fosse verdade ? Ou será que essa distinção só é válida aqui no Plano Terra onde os valores estão proporcionalmente ligados à situação financeira e/ou social de cada um ?
Raciocinou ?
Vamos reforçar seu raciocínio !
Se títulos e posição social fossem valores espirituais levados em conta pelo Criador, o próprio Jesus, considerado até mesmo Deus por muitos, deveria ter nascido em berço de ouro ou ter almejado durante sua breve estada na matéria, pelo menos algum cargo político de realce, não acha? E foi isso que se deu? Foi isso o que ele pregou?
Neste ponto eu torno a lembrar que, se você ainda está arraigado a conceitos e preconceitos, medos etc, não é bom que leia este BLOG, pois vamos abordar assuntos realmente polêmicos à luz da lógica e não de ERÓS ou DOGMAS. Nossa idéia é realmente tentar explicar esses "segredos" velados à luz pela ignorância e medo. Se você não se sentiu à vontade quando leu nossa primeira abordagem ao mito Jesus Cristo, então não leia o que vem pela frente. Você não está preparado(a).


*******************

Texto extraído do livro "Umbanda sem Medo Vol I" do autor desse Blog

******************
Chefes de Terreiros honestos, de QUALQUER ESTADO DO BRASIL, que acreditem na Umbanda que praticam e que gostariam de ajudar às pessoas que procuram bons Terreiros e Centros para desenvolverem suas mediunidades e/ou trabalharem, também honestamente, sob as Leis de Umbanda, acessem este link (DIVULGAÇÃO DE TERREIROS ) e anunciem lá, GRATUITAMENTE, suas Casas.


Agradeço por antecedência.

**************

64 comentários:

  1. SALVE, IRMÃO.
    VC DIZ QUE:"Por parte da entidade que se manifesta, a obrigatoriedade da caracterização faz com que o espírito seja forçado a não revelar uma situação que viveu como encarnado, tenha ela sido boa ou ruim. Não importa o que ou quem foi. O que importa é a mensagem que traz, o trabalho que vem realizar em benefício de outrem e de sua própria evolução".
    O QUE TERIA A ME DIZER, ENTÃO, DESSA ONDA DE ENTIDADES QUE ESTÃO APARECENDO AGORA E CONTANDO "SUAS HISTÓRIAS"?
    OGUM DE RONDA

    ResponderExcluir
  2. O que eu tenho a dizer, mano?
    Acho isso um perigo, na medida em que pode transmitir aos iniciantes a falsa noção de que TODAS AS ENTIDADES QUE RECEBEM O MESMO NOME RITUALÍSTICO SÃO, NA VERDADE, UMA SÓ, COM A MESMA HISTÓRIA CONTADA.

    ResponderExcluir
  3. parabens pelo blog!!
    eli é maravilhoso e me ajudou bastande a esclarecer minhas duvidas, sobre oq é a umbanda.
    sou medium de jaragua-do-sul, SC! ! !

    Mas visito sempre que possivel esse blog, recomendei para muitos irmaos de fe, inclusive a minha mae de santo! E ate agora nao escutei nenhuma reclamaçao!
    rs...

    PARABENS MESMO!!!!
    BJUS
    jessica.

    ResponderExcluir
  4. Voçê Disse Q Os Caboclos - Espíritos que teriam vivido ou não na condição de índios. Mais Voçê citou uma coisa q num foi falado no meu aprendizado Q os cablocos sao portanto "EGUNS" e oq foi passado pra mim, q eguns sao espiritos obssessores q se alguem fazer uma oferenda e o medium aceita o espirito q esta dando assistencia a ele se afasta e chega do lado do medio o "egun" , voçê pode me esclaresse isso.. fikarei esperando

    ResponderExcluir
  5. Estimado ANÔNIMO

    Esse é mais um desses PROBLEMÕES que os umbandistas criam quando lançam mão de termos dos Candomblés, trocam seus significados ao "bel prazer" e depois ainda divulgam e "ensinam" como se fossem "verdades da Umbanda".

    Acontece que o termo EGUN se refere, ORIGINALMENTE ÀS ENTIDADES MASCULINAS QUE TIVERAM VIDA TERRENA, ou mais especificamente, aos espíritos ancestrais.

    Por extensão e vulgarização, acabou sendo utilizado para qualquer espírito (inclusive os femininos, o que já estaria errado)que tivesse encarnado uma vez que fosse.

    Mais adiante, por total desconhecimento do que significaria a palavra EGUN, e aprendendo apenas pelo ouvido, alguns resolveram deturpar totalmente o termo e dar como significado "o espírito que atrapalha" ou o obsessor, num sentido mais geral.

    Esse vocábulo de orígem Yorubá (ou Nagô), pra você ter uma idéia, se refere mais especificamente aos ancestrais masculinos que tenham sido figuras destacadas por motivos diversos e seus cultos são realizados por grupamentos chamados "SOCIEDADES EGUNGUNS", havendo, no Brasil, pelo que se sabe, apenas duas delas " cujo tronco comum remonta ao tempo da escravatura : Ilê Agboulá, a mais antiga, em Ponta de Areia, e uma mais recente e ramificação da primeira, o Ilê Oyá, ambas em Itaparica, Bahia" (Vide melhores detalhes em: http://aulobarretti.sites.uol.com.br/Egungun.htm )

    Com o tempo e a aplicação ERRADA, muitos passaram a se referir aos Eguns como "Espírito do Mal", ou seja, um tipo de "alma penada" perdida no tempo e espaço que se achega pra prejudicar os "vivos", mas isto está ERRADO, porque a terminologia mais correta para esses últimos seria mesmo "almas penadas" ou até kiumbas, como bem sugeriu o finado W.W. da Matta e Silva.

    Desculpe-me se o contrariei mas a verdade é esta mesmo!

    Claudio


    P.S.: Só pra você (e outros) ficar mais centrado nessa explicação, qualquer pessoa de sua família que "morresse" hoje e aparecesse para alguém "amanhã", poderia ser chamada de EGUN.

    ResponderExcluir
  6. Naum Fikei Contrariado naum, pois é errando q se aprende.. Muito Obrigado pela Explicação!!!

    ResponderExcluir
  7. Sou kardecista,e fui algumas vezes no terrero de umbanda. Me senti bem,mas tem certas coisas que são imcompreensíveis.Por exemplo, quando um espírito obssessor imcorpora no médium,não há doutrina como no kardecismo,para que o espírito seja encaminhado corretamente,por que disso? simplesmente ordenam que o espírito saia o mais rápido possível, e quem me garante que aquele obssessor poi encaminhado pra não mais voltar?

    ResponderExcluir
  8. Meu caro ANÔNIMO.

    Umas das grandes diferenças entre o Espiritismo e a Umbanda está exatamente aí, nessa forma de tratar com espíritos obsessores.

    Enquanto no Espiritismo eles recebem a "doutrina" vinda dos encarnados, na Umbanda, quando ela é UMBANDA DE FATO E DIREITO, eles são encaminhados para locais onde recebem a "doutrina" (que não é bem uma evangelização) diretamente de entidades que lá os recebem.

    Por que eu falei de UMBANDA DE FATO E DIREITO? Porque quando ela não é assim, o que você verá, NA MAIORIA DAS VEZES, é a troca do afastamento da entidade por "presentes", numa forma de: "Eu te dou isso e você larga a vítima, ok?"

    Compreendeu?

    Fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, meu amigo.

    Frequento a doutrina Espírita, e fui convidado por um amigo a conhecer uma casa de UMBANDA. Me senti muito bem e uma grande energia... depois disso voltei algumas vezes. Fui muito bem recebido pelo médium e pelo EGUN (PRETO VELHO) que me demonstra uma sensibilidade, uma humildade, uma sabedoria aflorada.
    Noto no meio do Espiritismo um preconceito com relação a UMBANDA. Gostei do comentário anterior e se possível, você poderia me esclarecer as principais diferenças entre o Espiritismo e a UMBANDA.

    Cordial Abraço.

    Júlio

    ResponderExcluir
  10. Salve, Julio Cesar.

    Embora a Umbanda, desde seu nascedouro tenha se pautado em alguns livros da chamada Doutrina Espírita, mormente nos livros "Dos Médiuns" e "Dos Espíritos" por serem estes fontes básicas para que se entendam melhor sobre as diversas formas de interação ENCARNADO/NÃO ENCARNADO, ela se difere basicamente nas formas em que são tratados os mais diversos problemas de cunho espiritual, inclusive aqueles que acabam aparecendo na matéria sob a forma de "doenças físicas" e algumas psicopatias, ou seja, é nas AÇÕES ou METODOLOGIAS que se diferem bastante o Espiritismo de Umbanda do Espiritismo Kardecista .

    Difere também nas caracterizações que os Espíritos às vezes são obrigados a assumir (porque nem sempre um Preto Velho, por exemplo, é ou foi preto ou é mesmo velho, acontecendo o mesmo nos casos de Caboclos e Crianças) porque essas caracterizações (quando o são) visam, de certa forma, uniformizar padrões de apresentação de forma que ninguém, na UMBANDA DE VERDADE, se apresente por títulos que tenham auferido quando em vida e através disto tente atrair para si as atenções dos que se empolgam ao saberem ou acharem estar de frente a um "doutor", "sacerdote", "rei", "raínha", automaticamente criando mais dificuldades psíquicas para o trabalho dos que não trazem seus "títulos".

    Acredito que por ora já tenha dado as mais importantes diferenças.

    Fraterno Abraço pra você também!

    Claudio

    ResponderExcluir
  11. BUSCADORA DE CONHECIMENTOS28 de outubro de 2009 às 23:17

    Olá !!! Gostaria MUITO de "seguir" algum tipo de "religião", mas ainda não conseguí realmente me identificar com alguma !!!! ...um dia desses fui com uma amiga a um terrero de Umbanda, e gostei ! Me sentí bem... Não sei, ...talvez a energia do lugar, as vibrações... Não sei... Só que sou de Sorocaba, e fui a este terrero em São Paulo, onde mora essa minha amiga, que já frequenta há um bom tempo o lugar... Gostaria MUITO de encontrar , aqui na minha cidade, mas tenho receio, pois gostaria de ir num lugar sério, pois acredito que deva existir muitas "picaretagens" em relação a umbanda, não ?!rsrs
    Como poderia saber, ou "avaliar" ???
    Conhece algum por aqui ???? rsrs
    Abraços...

    ResponderExcluir
  12. Olha eu fico imprecionado como a Umbanda e um assunto que meresse mesmo um estudo aprofundado. Olha sei que foi Zelio com o Caboclo Sete Encruzilhada que fundou o primeira tenda OFICIAL de Umbanda, e foi o primeiro á usar o termo UMBANDA, mais esse fato não quer dizer que foi atravez dele que á Umbanda surgiu.
    Primeiro, o que é sincretismo?
    Sincretismo e uma mistura, ou seja uma fusão.
    Segundo: se á Umbanda não tivesse raizes afro, então me explique porque nas tendas e terreiros se usa dialetos Yorubá? Como Ogum(Orixa da guerra e dos ferreiros)(orixa dos ventos)
    Xangô(orixa dos trovões e da justiça Etc.
    Outra prova que a verdadeira Umbanda nasceu do Candomblé, os atabaques, as danças, Exu(que infelismente e tido como um Diabo bom na Umbanda.
    Existe registros Historicos, em palmares de terreiros tipicos de Umbanda que conhecemos hoje; em Palmares existiam refugiados negros(que eram á maioria), indios, e negros e indios Católicos. Se formos buscar direitinho, a Umbanda e bem mais antiga que Zelio e o Espiritismo, o Caboclo Sete Encruzilhada apenas formalizou tudo.
    Essa e minha opinião!
    Visite meu blog
    http://misteriosumbanda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Salve, BUSCADORA DE CONHECIMENTOS

    "mas tenho receio, pois gostaria de ir num lugar sério, pois acredito que deva existir muitas "picaretagens" em relação a umbanda, não ?!rsrs
    Como poderia saber, ou "avaliar" ???
    Conhece algum por aqui ???? rsrs ]"

    Infelizmente, COMO EM QUALQUER OUTRA RELIGIÃO, por conta da imperfectibilidade humana existe sim, muita picaretagem.

    O processo para se saber "separar o joio do trigo" é meramente empírico (tentativa, acerto e/ou erro), como também o é EM QUALQUER OUTRA RELIGIÃO.

    Muito provavelmente não foi à toa que um judeuzinho iluminado, há cerca de 2009 anos atrás acabou dizendo: "BUSCAI E AS PORTAS SE ABRIRÃO".

    É isso, maninha. Buscar, buscar, buscar e analisar não somente com os olhos do corpo, mas também com os olhos da alma e da RAZÃO!!!!.

    Infelizmente conheço absolutamente nada em Sorocaba em relação à Umbanda. Mas também nada conhecia aqui, em Niterói, quando comecei a procurar a espiritualidade em 1967, a ela adentrando, após muitas observações, em muitos Terreiros e Centros, em 1969.

    Buscar, buscar, buscar - este é o lema!!

    Fraterno abraço

    Claudio

    ResponderExcluir
  14. Prezado Allison.

    Você expôs suas apreciações iniciais e perguntou após: "Primeiro, o que é sincretismo?

    Sinceramente não entendi o que o sincretismo tem a ver com a orígem da Umbanda JÁ COM SEUS FUNDAMENTOS PRÓPRIOS e a sua tese de que "já existia Umbanda antes de 1908.

    Você pergunta adiante:


    "se á Umbanda não tivesse raizes afro, então me explique porque nas tendas e terreiros se usa dialetos Yorubá? Como Ogum(Orixa da guerra e dos ferreiros)(orixa dos ventos)
    Xangô(orixa dos trovões e da justiça Etc."

    Respondendo: Por esta exposiçãojá percebo que você não é um acompanhante deste Blog,infelizmente, senão já teria lido o tópico: UMBANDA - UMA SEITA AFRO? em http://umbandasemmedo.blogspot.com/2007/05/umbanda-uma-seita-afro.html e certamente teria conhecimento maior sobre as BASES EM QUE A UMBANDA FOI CRIADA.

    Entenderia que grande parte do que hoje chamamos "vertentes", nada mais são do que CULTOS AGREGADOS que passaram a se chamar de Umbandas por "N" motivos, sendo o principal deles o fato da UMBANDA ORIGINAL não ter sido tão perseguida pela polícia em virtude de, logo no início, ter trazido para si, como seguidores, até mesmo policiais, pra não falar de outras figuras mais proeminentes.

    Teria lido também o Tópico: TENDA ESPIRITA NOSSA SENHORA DA PIEDADE em http://umbandasemmedo.blogspot.com/2007/11/tenda-espirita-nossa-senhora-da-piedade.html e observado as NORMAS DO REGIMENTO INTERNO DA PRIMEIRA TENDA DE UMBANDA NO BRASIL, observando também que NÃO HAVIA CULTO A ORIXÁS NAGÔS/YORUBÁS na UMBANDA ORIGINAL e que os nomes dos Orixás nagôs foram usados apenas para que SE separassem LINHAS DE TRABALHO, até porque a SÉTIMA LINHA era a LINHA DAS ALMAS, ou seja, NÃO TINHA NOME DE ORIXÁ ALGUM. Desta forma, o que havia na UMBANDA ORIGINAL era a LINHA DE XANGÔ, por exemplo, e não o CULTO A XANGÔ enquanto Orixá.

    Você também nos diz:
    Outra prova que a verdadeira Umbanda nasceu do Candomblé, os atabaques, as danças, Exu(que infelismente e tido como um Diabo bom na Umbanda."

    O que tem haver ATABAQUES, na verdade tambores, com a pseudo-procedência afro? Se você estiver falando de ATABAQUES MESMO, saiba que a orígem dos verdadeiros atabaques é ÁRABE. Aqui no Brasil este termo foi utilizado para denominar todos os tipos de tambores usados em cultos - uma generalização - porque os tambores africanos chamam-se, de acordo com a Nação, ILUS, RUN, RUMPI, LÊ, etc e NÃO ATABAQUES.

    Além disto, meu amigo, os tambores (também chamados atabaques), foram proibídos desde o início na UMBANDA ORIGINAL, de forma que, se eles existem hoje, em ALGUMAS UMBANDAS (não são todas, principalmente na TENSP - a primeira) é mais uma demonstração de que se AUTO-ROTULARAM UMBANDAS, ou seja, não nasceram Umbandas mas assim acharam por bem chamarem-se.

    Quanto ao TERMO EXU. Na Umbanda e em toda VERDADEIRA UMBANDA ele é usado para entidades espirituais provenientes da QUIMBANDA que vieram a trabalhar depois, na Umbanda, como ESPÍRITOS AUXILIARES. A classificação Exus Pagãos, Batizados e Coroados determina a condição deles (ou não) de poderem trabalhar de acordo com os princípios basilares da Umbanda. EXU, na Umbanda, nada tem a ver com mo EXU DE NAÇÃO, embora hoje em dia eles, os de Umbanda e Quimbanda também tenham adentrado alguns Candomblés que até esqueceram os nomes de seus verdadeiros Exus de Raíz.

    ResponderExcluir
  15. CONTINUANDO ...

    "Existe registros Historicos, em palmares de terreiros tipicos de Umbanda que conhecemos hoje; em Palmares existiam refugiados negros..."

    Ah, meu caro. NÃO EXISTE NÃO!!!

    O que pode existir, se é que existe, é algo dizendo que já haviam entidades que se apresentavam como Pretos Velhos e Caboclos antes de 1908, mas NUNCA SOB A ÉGIDE (ou mesmo usando o nome) DE UMBANDA.

    Desculpe-me, mas não é SÓ PORQUE baixam essas entidades no local que o Terreiro pode se dizer de Umbanda não! A Quimbanda (e outras) está cheia deles também (os quimbandeiros) - só NÃO SÃO DE UMBANDA.


    "Umbanda e bem mais antiga que Zelio e o Espiritismo, o Caboclo Sete Encruzilhada apenas formalizou tudo."

    Já escrevi em várias postagens que NUNCA HOUVE QUALQUER OUTRO CULTO ANTERIOR A 1908 QUE SE CHAMASSE UMBANDA inclusive neste que lhe indiquei sob o título "UMBANDA - UMA SEITA AFRO?. Se eu estiver errado, gostaria muito que o amigo trouxesse provas disto.

    Seria interessante também que o amigo buscasse na NET, o livro pesquisa de João do Rio sob título: "AS RELIGIÕES DO RIO" (repare que foi no Est. do Rio que a Umbanda nasceu), escrito em 1904, não tendo ele encontrado NADA (qualquer culto ou prática religiosa) QUE SE CHAMASSE UMBANDA, então.

    Espero ter podido respondê-lo convenientemente. Se não, você pode fazer novos comentários sempre que quiser.

    Fraterno Abraço.

    ResponderExcluir
  16. Salve irmão! Muito honrosa a maneira simples e direta com que você esclarece as dúvidas e até críticas(não vivemos sem elas) em relação a querida umbanda verdadeira.
    Infelizmente o que hoje vemos é uma mistura de culturas, grande parte dos "terreiros" de umbanda, são na verdade um misto de umbanda e candomblé, ou seja o homem quer por as mãos em todas as culturas, criando uma única verdade: a sua.
    Mas vale lembrar que todas as culturas merecem respeito e estudo aprofundado, porém aceitando a máxima de que cada um deve seguir sua cultura, se umbanda, se candomblé,se espiritismo; deve-se entender que cada uma é uma e não várias. Seria necessário um espaço grande para maior aprofundamento, mas uma não nasceu da outra, pelo contrário, apesar da coincidência de épocas, o candomblé e a umbanda são religiões completamente diferentes.Sou umbandista, mas em determinada fase de minha caminhada, talvez pela falta de conhecimento e por crer(na época) nessa "fusão", iniciei-me no candomblé, não me arrependo, pois esta é também uma cultura muito rica e bela, mas nada tem a ver com os rituais de umbanda. Apesar de minha iniciação há 13 anos atrás, minha veia umbandista falou mais alto e hoje sou uma estudiosa do assunto, esperançosa de um dia poder dirigir uma casa de umbanda verdadeira, sem misturar culturas. Com isso aprendi que devemos seguir o nosso coração e que somente uma coisa nos move: O amor
    Muito obrigada por sua atenção e peço-te que continue neste ideal.
    Que Oxalá nos abençôe hoje e sempre! Simone

    ResponderExcluir
  17. gostaria de saber como faço pra descobrir a minha missão, se sou reLMENTE MEDIUM OU NÃO, ESTOU TÃO CONFUSA VOCÊ PODE ME AJUDAR?

    ResponderExcluir
  18. Veja bem, Michele.

    A única forma de você saber sobre estes assuntos é passar a frequentar um Terreiro ou Centro Espírita de boa qualidade e lá se informar.

    É um trabalho de garimpo às vezes, mas vale a pena porque muitos de nossos problemas e dúvidas podem ir sendo sanados na medida em que BUSCAMOS, em locais apropriados, as respostas sobre as dúvidas que trazemos conosco.

    Que Oxalá ilumine muito seus caminhos de buscas, são meus sinceros desejos.

    ResponderExcluir
  19. na verdade, estou confusa em relação ao que é possivel se obter atravez da umbanda e/ou candomblé.
    sempre acreditei que a umbanda fosse caridade e doação, e o candomblé poderiam fazer o mau para as pessoas e danificar a vida de alguém para sempre. a pergunta é; isso é possivel? a umbanda é só do bem?
    perdão se não me exprecei bem, mas estou certa de que alguem usou de tais artificios p/ prejudicar e destruir uma vida inteira de alguem muito querido.

    ResponderExcluir
  20. Ola, Sou Católica mas frequento um centro espírita, gosto muito, o centro é Kardecista. Meu marido passou a frequentar agora a umbanda, estou meio cabreira mas não tive objeção, so que quando ele chega sempre me conta de um tratamento rude que recebe la, como perguntarem por exemplo o que esse infeliz faz aqui? enfim, palavras ruins, baixas, eu sinceramente não acho que isso seja coisa boa, como identificar e saber se é do bem ou não o Centro de umbanda que ele esta frequentando? So quero o bem e a paz. Obrigada
    Seu Blog é sensacional, suas respostas são fabulosas. Parabéns.

    ResponderExcluir
  21. Regina Celia.

    A Umbanda É CARIDADE e muitas vezes doação até além do que se deva e o Candomblé NÃO É UM CULTO DO MAL como muitos nos levam a pensar.

    Pra ser UMBANDA tem, OBRIGATORIAMENTE, que ser do BEM! Caso contrário é qualquer coisa, menos UMBANDA, ainda que use este nome de FACHADA.

    O GRANDE PROBLEMA da Umbanda é que TODO MUNDO QUER DIZER QUE PRATICA UMBANDA, alguns nem sabendo bem o que significa, seus objetivos, suas práticas caritativas, etc.

    Uma coisa são as MAGIAS que muitas vezes até podem ser executadas através de Espíritos que SE DIZEM DE UMBANDA MAS NÃO SÃO e outra coisa são as MAGIAS que são executadas para o bem de alguém SEM QUE SE ESTEJA FAZENDO UM MAL A OUTREM por conseqüência, o que já não seria Umbanda.

    O grande mal de todos os cultos e todas as religiões são seus praticantes em quaisquer cargos que, não raramente, acabam usando das prerrogativas de seus postos e aprendizagens para aplicarem a "Lei de Gerson", como dizem, que é LEVAR VANTAGEM EM TUDO.

    E se alguém usou mesmo de algum artifício que lhe lembrou Umbanda (mas não era), nada melhor do que UM VERDADEIRO TERREIRO OU CENTRO DE UMBANDA para ajudá-lo(a)!

    Receba um forte e fraterno abraço e não se desiluda, por favor. Procure alguém SÉRIO ou SÉRIA NA LEI e fale, sinceramente do problema que a aflige.

    Que Oxalá seja muita e muita LUZ em sua vida!!

    Claudio

    ResponderExcluir
  22. Anônima

    Em nenhum Centro ou Terreiro DE UMBANDA SÉRIA seu marido seria tratado desta forma, a não ser por BRINCADEIRA de alguma entidade ou membro "vivo" que com ele tivesse muita intimidade. Se não for nenhum desses casos, pode ter certeza de que, seja um Espírito, seja um Encarnado quem o está tratando desta forma, nenhum deles pertence, conhece ou pratica UMBANDA.

    Ainda bem que vc não me pediu um conselho porque então, eu seria obrigado a lhe dizer para que falasse ao seu marido que SAIA DESTA ARAPUCA O QUANTO ANTES e vá procurar algum lugar que preste!!

    Receba um fraterno ABRAÇO.

    Claudio

    P.S.: E ainda alrdeiam por aí que TUDO É DIVERSIDADE!?!?!?!?!?!?

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde!
    Gosto muito de ir em terreiros de Umbandao ou Umbandomble; mas como todos tenho algumas duvidas.
    Qual a diferença do espirito da umbanda, pro espirito de mesa branca.
    Porque a Umbanda e tao criticada.
    obrigada.

    ResponderExcluir
  24. Salve, Viviane.

    Eu diria que em princípio as diferenças ficam por conta das ESPECIALIDADES de cada espírito ou cada grupamento de espíritos.

    Quanto às críticas à Umbanda elas se fixam em erros de interpretação devidos à imensa variedade de cultos que se AUTO-ROTULAM Umbandas, cada um a seu modo, criando e executando os mais diversos rituais por conta às vezes de informações corretas vindas do Planos Astral e outras vezes totalmente deturpadas, o que faz pensarem os leigos que até sacrifícios humanos são práticas da Umbanda quando nem mesmo os de animais de duas ou quatro patas são.

    Pra você ter uma idéia mais concreta, leia as matérias que estão nos seguintes links:

    1- http://umbandasemmedo.blogspot.com/2007/05/o-que-umbanda.html

    2- http://umbandasemmedo.blogspot.com/2007/05/o-que-umbanda-continuao_08.html

    3- http://umbandasemmedo.blogspot.com/2007/05/umbanda-uma-seita-afro.html

    4- http://umbandasemmedo.blogspot.com/2008/01/imolao-na-umbanda.html

    5- http://umbandasemmedo.blogspot.com/2008/03/fatos-interesssantes-de-serem-abordados.html

    E POR ÚLTIMO

    6- http://umbandasemmedo.blogspot.com/2010/11/sacrificio-de-animais-na-umbanda.html

    7- http://umbandasemmedo.blogspot.com/2010/12/sacrificio-de-animais-na-umbanda.html

    Receba um fraterno abraço.

    Claudio

    ResponderExcluir
  25. Quanto mais conheço a umbanda, mais me encanto por ter os princípios que sempre acreditei e carreguei comigo: a caridade, o amor verdadeiro ao próximo, a simplicidade da verdadeira humildade humana. E olha que muitas vezes fui muito criticada e até ignorada por conta disso.
    Hoje agradeço imensamente a Deus pelo centro que encontrei e que dá para sentir plenamente essas características nesse local que tanto ajuda as pessoas que mais necessitam de um amparo seja espiritual ou não, mas sempre com muita sabedoria. Se digo isso, é porque no momento mais difícil e complicado de minha vida, encontrei tudo que relatei a pouco para que me reerguesse como pessoa e elevasse meu espírito a ponto de fazer as pazes com um compromisso assumido antes mesmo de vir a terra que é desenvolver minha mediunidade e trabalhar nessa linha, mesmo contrariando muitos de minha família que sempre que, digamos assim, estão em apuros ou com problemas, sabem recorrer a estes lugares a procura de ajuda e não assumem o lado de dar ajuda a quem precisa com a própria mediunidade.
    Apesar de desde de pequena já saber que meu caminho era esse já que desde que nasci já frequentava com meus pais esses lugares, fiquei muito tempo a fugir por sempre colocarem em minha cabeça enquanto crescia que deveria somente ir para pedir ajuda, mas nunca para desenvolver por só trazer problemas para aqueles que desenvolvem esse trabalho.
    No entanto, quando começamos a encontrar a paz mais importante que é a paz interior, nós mesmo sentimos essa imensa necessidade de desenvolver aquilo que assumimos antes mesmo de nascer. Por conta disso me sinto uma pessoa muito mais realizada por estar a me preparar para começar a trabalhar do que se eu tivesse toda a riqueza e bens materiais que muitos procuram.
    Sempre que puder estarei visitando este blog por ser tão esclarecedor naquilo que buco realmente conhecer e desenvolver.
    antes de ir, gostaria de colocar só mais uma coisinha que creio ser muito importante para aqueles que acreditam que Exu é diabo, que faz o mal ou só que ajuda para conseguir bens materiais e algo na parte amorosa. Para esses peço de coração que busquem e leiam atentamente a Oração de Exu que foi psicografado a anos atrás e que sempre que se tem uma gira de esquerda, ela é lida para todos, não sei se você conhece, pois ela descreve exatamente o que eles fazem e o que realmente quem somos.

    Que Papai Oxalá nos abençoe.

    ResponderExcluir
  26. Saravá sua Banda, Livia.

    Que lindo o seu TESTEMUNHO DE FÉ. Tenho certeza de que ajudará a muitos que por aqui passarem e o lerem, que se encontrem até hoje meio que indecisos, confusos, a tomarem o leme de suas vidas no sentido de irem buscar suas próprias espiritualidades.

    Quanto à Oração de Exu, confesso que ainda não lhe tive acesso e, se você quiser e puder, pode mandá-la para nós que a publicarei aqui mesmo.

    Forte e fraterno abraço pra você.

    Claudio

    ResponderExcluir
  27. Fico feliz em saber que isso pode ajudar aos que ainda tem dúvidas sobre seu caminho que deve seguir.
    No entanto, venho agora lhe pedir auxilio em algo que estou tendo dificuldades.
    Os estudos da casa para quem quer iniciar na Umbanda só iniciam ano que vem, mas desde do momento que admiti a necessidade de estar desenvolvendo este meu lado e trabalhar, uma Preta-Velha está me orientando quanto aos estudos que tenho ter conhecimento sobre este assunto além de já começar a puxar as minhas entidades para aos poucos ir me preparando.
    o que está me deixando preocupada é um certo bloqueio mental que atrapalha na hora de trazer a entidade para a encorporação, pois mesmo sem intensão, minha mente não para de trabalhar causando pensamentos até involuntários, mesmo que eu esteja concentrada e relaxada.
    Sei que tudo vem com o tempo, mas pelo fato de saber bem como é minha mente, ainda mais que até dormindo não paro de pensar, pois lembro deles no dia seguinte, gostaria se teria algo que me ajudasse para que aos poucos fosse controlando o trabalho de minha mente para facilitar o meu desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  28. Ah, minha amiga Livia!!!

    Este aspecto da mediunidade em começo de desenvolvimento é geral - não há um, acho eu, que não tenha passado pela incerteza, pela confusão mental que acaba bloqueando a interação entre o médium e a entidade o que às vezes leva alguns até a duvidarem de si mesmos.

    O que posso lhe dizer é que:

    1- Nunca tenha pressa;

    2- Faça exercícios de relaxamento mental para que fique bem "light" na hora "H";

    3- Na hora do desenvolvimento, procure imaginar um céu azul ou um mar muito calmo, qualquer coisa que lhe transmita CALMA e faça com que se procupe o menos possível com o que está acontecendo porque essa interação tem que ser algo bem normal e quanto mais tensa ou curiosa você estiver, menos ela existirá.

    Na verdade para uma boa incorporação o médium deve estar o mais calmo possível e ser um elemento passivo. Enquanto ele estiver curioso com o que está ou pode estar acontecendo, ou ficar tenso porque acha que "é coisa sua", maiores serão as dificuldades que terá.

    Outra coisa: Não pense que é da noite pro dia que a coisa acontece. Pode ser até que, depois de um bom tempo de treinamento mediúnico, tendo o médium se acostumado com as sensações diferenciadas que as entidades que o acompanhem lhes transmitem, num determinado dia uma ou outra resolva "baixar" com mais força do que de costume, mas o mais normal é que na medida em que você lhes permita (por sua calma e relaxamento) essas sensações de "tomada pela entidade" vão se firmando aos poucos até que você, já totalmente confiante, as deixe trabalhar sem suas interferências.

    Espero ter podido ajudá-la.

    Receba um fraterno abraço,

    Claudio

    P.S.: Ainda estou aguardando a Oração de exu, heim!!!

    ResponderExcluir
  29. Com certeza ajudou e muito, pois quando estamos entrando em algo novo, sempre temos insegurança de estar ou não fazendo a coisa certa. E vejo que era justamente o que eu já imaginava. "jogo de paciência".
    Quanto a oração de exu,eu não consegui achar em outro lugar ainda, com isso vou ver se o pessoal da casa espirita permitem que eu copie e envie para ti, pois sempre temos que pedir algo que não temos, não é mesmo...
    Mas pode ficar tranquilo que assim que tiver em mão, lhe envio.
    Outra coisa que fiquei curiosa e espero poder ter acesso assim que as coisas se abrandarem em minha residência é adquirir seus livros que me parecem ter muitas coisas bem esclarecedoras e interessantes. Pois depois de ler Tambores de Angola e Aruanda, mesmo sendo romances, percebemos que a vida é sempre uma aprendizagem até mesmo em relação ao plano espiritual.

    Um fraterno abraço e que Oxalá o ilumine sempre.

    ResponderExcluir
  30. Veja bem, Livia.

    Não sou um autor que esteja visando lucros com venda de livros e por isto mesmo, muito antes deles estarem, AGORA, A PARTIR DESTE ANO DE 2011, colocados para venda via Agbook (isto porque recebi muitos pedidos neste sentido), estiveram e estão disponíveis para download no site do 4Shared para que todo mundo lhes tenha ACESSO TOTAL E GRATUÍTO.

    Se vc quiser baixá-los é só clicar nos nomes de cada um deles escritos lá em cima. Vc vai ser encaminhada à página referente no 4Shared e poderá tê-los em seu computador , tanto para leitura como para cópias, quanto para imprimí-los você mesma.

    Receba um forte abraço

    ResponderExcluir
  31. "Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo." João 4:4.

    O Amor existe para ser semeado entre irmãos, a verdade realmente tem que ser dita, a vida de mtas pessoas estão indo para o inferno porque o evangelho está sendo pregado de maneira incorreta.
    O Sangue de Jesus tem poder e vcs estão repreendidos em nome de Jesus !

    ResponderExcluir
  32. Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. João 4:4.
    Sou guiado pelo caminho da luz, pelo caminho do bem. Estou armado, fortalecidado e edificado pela palavra de DEUS, que eh viva e eficaz. Estava estudando um pouco sobre outras religiões e creio que infelizmente mtas pessoas ainda são enganadas com essa falsidade de "ESPIRITOS DO BEM", isso jamais seria do bem, Jesus se sacrificou na cruz por min e por vc, e ainda dizem que seremos salvos (ou qualquer coisa do tipo) por algo que te pede algo em troca pra te salvar? EU nunca vi nenhum nome desses escrito na Biblia ! "Deixai vir a mim as crianças..." Vcs tem coragem de pegar passagens da Biblia para suas enganações ;@ a palavra do Senhor diz que Ai daquele que acrescentar ou remover algo do que feio pregado. Que DEUS tenha misericórdia da vida de vcs, e que as escamas do olhos sejam removidas em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  33. Prezado Jonatas Garcia.

    Será que você tem mesmo condição de "repreender" alguém em nome de Deus?

    De que Deus?

    Vamos a apenas algumas considerações, sobre este "Deus" do qual você se crê representante e em cuja "bíblia" se apoia como se ela significasse a própria palavra do "seu" deus?

    Releia sua bíblia e tente me explicar as seguintes "CONTRADIÇÕES DE DEUS" (vou colocar apenas algumas pra que você não se sinta muito desconfortável, ok?:

    COMEÇANDO PELO "ANTIGO TESTAMENTO"

    ******
    Saul cometeu suicídio (I Samuel 31:4-6) (I Crônicas 10:4-5).
    Saul foi morto por um amalecita (II Samuel 1:8-10).
    Saul foi morto pelos filisteus (II Samuel 21:12). AFINAL, COMO FOI MESMO QUE SAUL MORREU?
    ******
    Proibição do assassinato (Êxodo 20:13).
    Deus manda Moisés matar todos os homens de Madiã (Números 31:7). COITADO DE MOISÉS, O ASSASSINO NOMEADO POR DEUS(?).
    ******
    Proibição do roubo (Êxodo 20:15).
    Deus manda roubar os egípcios (Êxodo 3:21-22). QUE COISA TRISTE, NÃO?
    ******
    Saul destruiu completamente os amalecitas (I Samuel 15:7-8,20).
    David destruiu completamente os amalecitas (I Samuel 27:8-9). QUEM FOI MESMO QUE ACABOU COM OS AMALECITAS?
    ******
    Deus não pode mentir (Números 23:19).
    Deus deliberadamente enviou um “espírito” mentiroso (I Reis 22:20-30) (II Crônicas 18:19-22).
    Deus faz pessoas acreditarem em mentiras (II Tessalonicenses 2:11-12).
    O Senhor engana os profetas (Ezequiel 14:9). QUEM É O "PAI DA MENTIRA", ENTÃO?

    ResponderExcluir
  34. A PARTE MELHOR É QUANDO MOISÉS REPREENDE O SEU DEUS, VEJA SÓ

    (ÊX 32:13) "Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, os teus servos, aos quais por ti mesmo tens jurado, e lhes disseste: Multiplicarei a vossa descendência como as estrelas dos céus, e darei à vossa descendência toda esta terra, de que tenho falado, para que a possuam por herança eternamente."(ÊX 32:14) "Então o SENHOR arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo." TADINHO DE DEUS. TEVE QUE SE ARREPENDER DIANTE DOS ARGUMENTOS DE MOISÉS, NÃO É MESMO?
    O QUE NOS MOSTRA QUE NADA TINHA DE PERFEIÇÃO OU ONISCIÊNCIA ... JÁ OUVIU FALAR?
    ******

    E PASSANDO PARA JESUS ...

    O centurião se aproximou de Jesus e pediu ajuda para um criado doente (Mateus 8:5-7).
    O centurião não se aproximou de Jesus. Ele enviou amigos e os anciões dos judeus (Lucas 7:2-3,6-7). O CENTURIÃO FOI A JESUS, OU NÃO?
    ******
    Jairo pediu a Jesus que ajudasse a sua filha, que estava morrendo (Lucas 8:41-42).
    Ele pediu para que Jesus salvasse a filha dele que já havia morrido (Mateus 9:18). AFINAL, A MOÇA JÁ TINHA MORRIDO, OU NÃO?
    ******
    A transfiguração de Jesus ocorreu 6 dias após a sua profecia (Mateus 17:1-2).
    A transfiguração ocorreu 8 dias após (Lucas 9:28-29).
    CADA UM DIZ O QUE QUER, NÃO É MESMO? 6 OU 8 DIAS, AFINAL?
    ******
    Jesus disse que Zacarias era filho de Baraquias (Mateus 23:35).
    Zacarias era filho de Joiada (II Crônicas 24:20-22).NOSSA! QUEM ESTÁ ERRADO?

    ******

    ResponderExcluir
  35. E SOBRE A TAL RESSURREIÇÃO QUE CADA UM CONTA DE UMA FORMA DIFERENTE? veja só!

    Segundo Marcos: Cap.16:5 - E entrando no sepulcro viram UM MANCEBO assentado à direita vestido de uma roupa comprida, branca ... ( ESSE SERIA O ANJO VISTO PELAS MULHERES)
    ******
    Segundo Lucas: Cap.24:3- E entrando, não acham o corpo do Senhor. >>> 24:4- E aconteceu que estando elas perplexas a esse respeito, eis que pararam junto delas DOIS VARÕES com vestidos resplandescentes. (AQUI JÁ SÃO DOIS ANJOS)
    ******
    Segundo Mateus (ESSE MAIS TEATRAL): Cap.28:1- E eis que houvera um grande terremoto porque UM ANJO do Senhor, descendo do céu, chegou removendo a pedra e sentou-se sobre ela. AQUI ELE ESTAVA SENTADO SOBRE A PEDRA e voltamos a UM ANJO SÓ. >>> 28:3-E seu aspecto era como um relâmpago e seu vestido branco como a neve >>>>> 28:-4- E os guardas, com medo dele, ficaram muito assombrados e como mortos.
    ******
    Segundo joão: Cap20:1- E no primeiro dia da semana (domingo) Maria madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro. ATÉ AQUI NENHUM ANJO. >>> 20:2- Correu pois e foi a Simão Pedro e ao outro discípulo a quem Jesus amava (POR QUE SERÁ QUE O NOME DELE MESMO NÃO É CITADO, HEIM?) e disse-lhes: Levaram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde o puseram. >>>20:3- Então Pedro saiu com o outro discípulo (QUEM SERÁ ESSE INCÓGNITO?) e foram ao sepulcro. (NOTE-SE QUE ATÉ AQUI NÃO TINHA APARECIDO ANJO ALGUM) >>>20:10- Tornaram os discípulos para casa >>>20:11- E Maria estava chorando FORA, junto ao sepulcro... >>>20:12- E viu DOIS ANJOS vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés (AQUI FALTARAM OS BRILHOS DE MATEUS E NÃO TINHA ANJO ALGUM SENTADO SOBRE A PEDRA - eles estariam DENTRO da TUMBA). >>> 20:14- ... voltou-se ( ainda no sepulcro) para trás e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus.
    ******
    SEGUNDO JOÃO FOI MADALENA QUEM CORREU PARA AVISAR AOS APÓSTOLOS DO RESSUSCITAR DE JESUS, MAS HÁ CONTROVÉRSIAS AQUI TAMBÉM, VEJA SÓ:
    ******
    MATEUS 28:8- E saindo elas (as mulheres que lá estavam) pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria correram >>>28:9- E, indo elas, eis que Jesus lhes sai ao encontro dizendo: Eu vos saúdo. E elas abraçaram seus pés e o adoraram.
    ******
    EM MARCOS A HISTÓRIA É OUTRA: Marcos Cap16:8- E saindo elas apressadamente, fugiram do sepulcro porque estavam possuídas de grande temor e assombro; e NADA DIZIAM a ninguém porque temiam. (AQUI JESUS NÃO APARECEU PARA AS MULHERES COMO EM MATEUS) >>>10:9- E Jesus, tendo ressuscitado ... apareceu PRIMEIRO a Maria madalena, da qual tinha expulsado sete demonios.>>>10:10- E partindo ELA (MARIA MADALENA) anunciou-o àqueles que tinham estado com ele.
    *****
    LUCAS, NO ENTANTO DIZ: que ao ouvirem as palavras dos 2 VARÕES (ANJOS?), AS MULHERES (Maria Madalena, Maria mãe de Tiago, Joana e outras, segundo ele) ANUNCIARAM estas coisas aos outros onze e a todos os demais.

    ResponderExcluir
  36. AFINAL DE CONTAS,Prezado Jonatas Garcia, QUANTOS "ANJOS" ERAM? DOIS OU UM?>>>HOUVE SHOW DE TERREMOTOS E BRILHOS NAS VESTES, OU NÃO?>>> ELES ESTAVAM DENTRO DO SEPULCRO, APARECERAM DEPOIS OU SENTADOS SOBRE A PEDRA?>>> QUEM É QUE ANUNCIOU O RESSUSCITAR? MARIA MADALENA OU UM PUNHADO DE MULHERES? >>>> JESUS APARECEU PRIMEIRO PARA MADALENA OU PARA O PUNHADO DE MULHERES?>>>> E OBSERVE QUE ESSA HISTORINHA FOI CONTADA POR AQUELES QUE VIVERAM UMA MESMA ÉPOCA E SITUAÇÃO.

    Sugiro que você visite a página http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/07/258653.shtml e veja por si que o que você foi levado a crer que seria "A palavra de Deus" (a bíblia), é, na verdade, um apanhado de contradições e que, assim sendo, QUEM LHE GARANTE QUE VOCÊ VAI SER SALVO DE FATO?

    Aliás, SALVO DO QUE MESMO?

    Que OXALÁ O ILUMINE E GUARDE, Prezado Jonatas Garcia.

    ResponderExcluir
  37. Olá Zeus nossa li todos o comentários e muitas esclarecendo minhas dúvidas. Sou Kardecista, mas aconteceu um epsódio , foi o seguintedesceu uma entidade em minha prima uma Baiana, que me revelou fatos que jamais teria como minha prima saber, disse que eu está com encosto, que uma ex-mulher de um paquera meu tinha feito algo para mim, e disse que eu teria que procurar um lugar para eu seguir e me cuidar , só que eu tenho medo, mas depois de falar com a Baiana estou procurando um lugar neste seguimento para eu me encontrar e ter mais esclarecimentos sobre esta religião Umbanda. Adorei este blogs pois suas respostas são bem claras e com fundamentos. Fica na Luz Divina

    ResponderExcluir
  38. Olá, Nany, meus cumprimentos!

    Muito bom o seu testemunho sobre a baiana que lhe falou através de sua prima dando-lhe motivos para verificar que era realmente uma entidade espiritual ali presente.

    Quanto à sugestão dela de que procurasse um lugar para tratar deste probleminha, siga sim, calmamente e usando de sua perspicácia e intuição à frente de tudo pois certamente você encontrará um Centro ou Terreiro que lidem bem com este aspecto da espiritualidade.

    E lembre-se: Você não é obrigada a seguir a Umbanda como "fiel" apenas porque em determinado momento teve necessidade de a ela recorrer. Você pode muito bem continuar no Kardecismo, se for de sua vontade, porque a Verdadeira UMBANDA não está correndo atrás de crentes, seguidores forçados ou qualquer coisa que se assemelhe, além do fato de que no Kardecismo há tanta caridade e evolução espiritual quanto na Umbanda.

    Siga seus caminhos sempre lúcida e tenha fé porque os espíritos de uma e outra Banda a ajudarão a encontrar sempre os melhores.

    Que a PAZ, HARMONIA e a SAÚDE sejam companheiras perenes em sua caminhada nesta existência!!!

    Claudio

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde, cara Claudio

    Meu no me é Tiago Antonio e estou frequentando a umbanda a quase dois anos, e estou me desenvolvendo a minha espiritualidade. Li todos os post´s e gostei muito da lição de interpretação que voce deu para o Jonatas Garcia sobre as passagens biblicas, sou de uma familia mista em questão de religião e sou muito criticado pelos meus irmãos por eu estar seguindo e aprendendo sobre a verdadeira Umbanda ( tambem gosto de falar verdadeira, porque tem muita picaretagem por ai ). O comentario do Jonatas mostra que ele é do tipo de " crente " que fizeram uma lavagem cerebral e que somente os crentes serão salvos, hora todos nós seremos contemplados com uma vida espiritual elevada, porem devemos nos preparar para isto e esta preparação acontece é aqui na terra.Seria otimo otimo se passassemos toda a nossa vida praticando o mal, e nos ultimos dias ou instantes de nossas vidas, convertessemos a uma igreja evangelica e alcançariamos a " salvação ", pois é isto que os " crentes pregão.

    ResponderExcluir
  40. desculpe, esqueci de me despedir...

    Salve umbanda e sarava ae ! e que nosso pai Oxala nos ilumine em nossa caminhada terrena .

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde e meu Saravá, Tiago.

    Pois é! OS GRANDES E MAIORES MALES DAS RELIGIÕES são justamente os seus crentes e divulgadores (sacerdotes, pastores, padres, etc.) que, por interpretações superficiais e sempre tendenciosas, a pretexto de quererem desbancar umas às outras e implantar a crença de que "só as suas são as verdadeiras", sequer leem o Manual de Instruções (a Bíblia) e saem por aí pregando sandices embasadas em uma meia dúzia de parágrafos que conseguiram ler ou que lhes foi lido pelos pregadores que, por sua vez, NUNCA LEEM TUDO, mas apenas O QUE LHES INTERESSA para poderem reforçar nas cabecinhas de seus seguidores, que estão lendo ou ouvindo sobre "A ÚNICA VERDADE DO MUNDO" ou "a palavra de Deus", como gostam de proclamar.

    Daí aparecerem depois estes que se auto-denominam "obreiros" - os conhecedores dos trechos pinçados - se achando "os verdadeiros emissários do senhor", os que "salvam almas para o Cristo" sem nem perceberem (às vezes) que, na verdade, estão mesmo é trabalhando na obra de encherem suas igrejas de mais pagantes de dízimos, e, sempre atacando as crenças alheias, vão enriquecendo seus pregadores.

    Boa sacada esta sua de, segundo ALGUNS evangélicos, poder-se praticar tudo de ruim e apenas nos últimos dias, tendo se convertido e se declarado arrependido, todas as barbáries cometidas fossem simplesmente deletadas de nossos registros karmicos. Isto é, nada mais nada menos, que um BAITA INCENTIVO para que ninguém se preocupe com todas as besteiras que faça porque "o senhor deus(?)", ao final, perdoa todos, desde que tenham ido pagar dízimos e se dizerem arrependidos.

    Fácil ser "filho amado do senhor", não é mesmo?

    Que Oxalá e Yemanjá sejam sempre muita LUZ em sua vida.

    ResponderExcluir
  42. Quando vc desqualifica a biblia e o Deus do cristianismo, como fez na resposta ao rapaz, voce também se contradiz e muito. simplesmente pq no seu texto voce usou passagem da biblia "deixai vim a mim" e tb pq segundo o q diz sua crença o caboclo das 7 encruzilhadas cita Jesus, seu nascimeto, sua missão, Deus.

    ResponderExcluir
  43. Prezada Roberta Bezerra.

    Parece ter havido um enorme erro de interpretação de sua parte ou, pelo menos, desconhecimento do que foi desqualificado acima.

    Se você não leu bem, o que desqualifico aqui é bíblia enquanto "A PALAVRA DE DEUS", o que pode ser constatado por qualquer ser vivo e racional que tenha lido, tanto o "Antigo Testamento", quanto o "Novo". Mas LIDO MESMO e não tenha apenas aceitado o que "os outros pregam" porque esses "outros", quando pregam, SEMPRE fazem-no PINÇANDO OS TRECHOS QUE LHES INTERESSAM e apenas isto, de forma que, para os leigos (a grande maioria dos fanáticos que ora se intitulam fundamentalistas e "divulgadores da palavra de deus) que acabam sendo levados à conclusão de que "não existem outras verdades", esses pinçamentos de trechos passam a retumbar em suas mentes como "VERDADES IRREFUTÁVEIS" ditadas ou até mesmo escritas pelo próprio Deus.

    Ora, se tudo o que se lê na bíblia foi ditado mesmo pelo próprio Deus, sabendo-se das inúmeras contradições que ali existem (você deu uma olhadinha no link que deixei acima para ser pesquisado?), então teremos que admitir que esse "Deus" deve ser, um péssimo escritor, um péssimo ditador de textos ou totalmente contraditório, o que já lhe retiraria os tais qualificativos de onipresença e onisciência, não é mesmo?.

    Não sou eu quem desqualifica a bíblia enquanto "a palavra de Deus". É a própria bíblia que o faz quando lida a contento, sem paixões ou fanatismos. E alguém, com conhecimento de todas as incoerências, continua insistindo na mesma tecla (bíblia = palavra de deus), só pode estar querendo desclassificar seu próprio Deus, crendo-o um incoerente.

    Você acha que me contradigo pelo fato do Caboclo das Sete Encruzilhadas ter assumido os ensinamentos Cristãos como bases para o Novo culto que criou?

    Claro que não! Em sua pressa de análise você entendeu que eu estaria desprezando os ENSINAMENTOS CRISTÃOS COLETADOS E PREPARADOS PARA SERVIREM DE BASE AO CATOLICISMO desde o Concílio de Nicéia em sua totalidade, o que nem está perto de ser verdade. No que chamam de bíblia (como também em outras literaturas, de outras religiões) há, de fato, muito bons ensinamentos filosóficos que devem sim, servir de norte na bússola do comportamento de todos nós ditos humanos e sempre que posso eu mesmo os cito. O que acontece, no entanto, é que exatamente esses ensinamentos costumam não parecer exemplos para os próprios "filhos da religião" que, por pura ignorância, achando que "sabem tudo", se colocam na posição de arautos de deus, ou pior, "arautos da palavra de deus" (a bíblia) e, saem julgando e condenando a qualquer um que não compactue com eles da mesma ignorância.

    Foi objetivando fazê-los ver as traves que têm nos olhos e suas preferencias em enxergar os ciscos nos olhos alheios (conhece esta citação, não?), que fiz realçar alguma coisa do que devem conhecer antes de voltarem a afirmar que "estão divulgando a palavra de deus".

    Quanto ao Caboclo das Sete Encruzilhadas, nada mais natural que tentasse linkar seu Novo Culto à religião em maior destaque naquele momento. Em primeiro lugar porque a tornaria (pensava ele), não uma dissidência Cristã, mas sim mais uma forma de apoio, de fortalecimento a esta; em segundo lugar, porque você não deve saber, esse ESPÍRITO, teria já estado na Terra, encarnado antes, como PADRE GABRIEL MALAGRIDA, o que, em tese, ainda o mantinha bastante ligado à sua crença anterior.

    Espero tê-la (e a outros) feito entender o real significado de minha postura diante de alguém que apareceu por aqui com pompas de "arauto do senhor" e possível "salvador de almas".

    Seja qual for a sua religião ou sua filosofia, que o DEUS (ou DEUSA) UNIVERSAL a mantenha sempre sob sua LUZ!

    Claudio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só quero parabenizar todos vocês muita luz pra todos belo trabalho!

      Excluir
  44. Para você, Alexandre, e todos os que lhe são caros, os mesmos votos: LUZ em seus caminhos e muitas VITÓRIAS em seus empreendimentos.

    ResponderExcluir
  45. oi acabei de conhecer o blog e comecei a seguir queria muito que me ajudassem com uma dúvida,o que acontece com alguém que foi da religião de quimbanda e resolveu sair? desde já muito obrigado

    ResponderExcluir
  46. Salve, Luana.

    Antes de mais nada, desculpe-me a demora em respondê-la. Tenho estado muito ocupado e quase sem tempo de acessar o Blog.

    A resposta para você é : DEPENDE!

    E não depende da Quimbanda, especificamente, mas sim de quem dirigia essa Quimbanda à qual a pessoa esteve ligada porque, dependendo das INTENÇÕES que ele ou ela traz consigo e também dos tipos de iniciações pelo qual a pessoa passou, pode nada acontecer, como pode algo, tanto de bom quanto de ruim acontecer, devendo-se essas possibilidades ser avaliadas, tanto quanto ao tipo de intenções do(a) ex-chefe, quanto ao seu real poder de subjugação, ou não, em relação à pessoa em questão, que pode ser até NENHUM.

    ResponderExcluir
  47. oi meu nome e sabrina estou estudando sobre umbanda n tenho religiao frequentei varias igreja mais n me sentia bem igreja catolica e evangelica mais nunca me afirmei fui num terreiro de umbanda me despertou uma vontade de estudar sobre esse assunto gostei muito de ir no terreiro tenho q confessar q temia muito e via a umbanda com olhos cheio de preconceito mais estou aprendendo muito gostaria muito de saber mais sobre isso algum tempo atraz fui numa casa q vende artigo de umbanda eo rapaz me disse q eu deveria ta trabalhando numa tenda minha duvida e o destino a gente q faz ou nossa vida ja esta escrita pode me ajudar com essa duvida n sei explicar mais sinto uma energia muito forte em mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única forma de ajudá-la é dizendo que procure um BOM TERREIRO DE UMBANDA, vá frequentando e sentindo, por você mesma, se algo a impele para ali continuar. Se assim não for, procure se entrosar com as pessoas e, ao mesmo tempo, busque conhecimentos sobre o que ali se pratica: se por outro lado você não sentir que é ali que deve continuar, procure outro e mais outro, até que seus companheiros espirituais lhe transmitam o interesse de em algum deles permanecerem, o que vai lhe ser intuído no momento certo.

      Como já dizia alguém há uns 2013 anos atrás .... "busque e as portas se abrirão!!"

      Excluir
  48. Olá,

    Meu nome é Marcos e eu tenho muita curiosidade em saber como é a Umbanda... O que eles fazem. Tenho uma mente muito aberta e confesso que nenhuma religião me agradou... Me sinto infeliz por não estar nos parâmetros necessários para frequëntar uma igreja evangélica, ou católica e etc... Sou muito jovem e estou me interessando pela Umbanda, gostaria de tirar algumas dúvidas sobre os sacrifícios, o que é verdade e o que é mentira. A respeito de cachaça, cigarro, doces... Eu li o texto mas queria saber de uma forma mais coloquial... Penso em procurar um centro, mas é recomendável um Centro ou Terreiro? Qual é a diferença também? Espero que me respondam pois o blog é bem antigo. Abraços e a Paz. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SACRIFÍCIOS NA UMBANDA??

      Meu caro, se algum Centro ou Terreiro que faça sacrifícios se disser "de Umbanda", pode ter certeza de que é MENTIRA! Está usando o nome UMBANDA, apenas como fachada!

      Centro ou Terreiro (ou até mesmo Tenda) são dois nomes utilizados para um mesmo fim - determinar o local onde se pratica algum ritual que pode ser de Umbanda, ou não!

      Quanto à conversa bem coloquial sobre cigarros, cachaça, etc., você as terá assim que começar a frequentar um Centro, Terreiro ou Tenda de Umbanda ou até mesmo Quimbanda, Toré, Catimbó, Omolocô ... a escolha é sua. Aqui mesmo neste Blog você poderá encontrar alguns artigos que falam do uso desses apetrechos pelas entidades, bem assim como suas finalidades precípuas. O processo de busca é simples.

      Não tenha medo. Como expliquei para a pessoa acima (a Sabrina) a escolha de um local adequado sempre acontecerá por tentativas e erros (empirismo). Não existe outra forma de se achar "o melhor local", não só em relação à Umbanda, mas também para qualquer outra religião ou culto que se pretenda seguir ou aprender sobre.

      Excluir
  49. Oi, Boa noite.

    Meu nome é Marcos, tenho 20 anos. Eu estou fascinado pela Umbanda. Há muitos anos não me interessei por nenhuma religião, nenhuma me chamou a atenção. Não tenho perfil para as outras religões e igrejas, sinto que sofro preconceito pela orientação sexual. Não acredito na doutrina que eles seguem e não estou apto para seguir as mesmas. Gostaria de saber sobre algumas verdades e mito a respeito da Umbanda. Como por exemplo, o sacrifício existe? Para qual a finalidade? Cigarros, doces, etc são utilizados mesmo? E por que? Estou procurando saber a respeito em um centro espirita. Onde devo recorrer? Qual é a diferença entre "Terreiro" e Centro Espírita? Como o Blog é antigo, eu ainda espero uma resposta! :D

    Obrigado, e a Paz à nós todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como já disse acima, NÃO EXISTEM SACRIFÍCIOS DE ANIMAIS EM UMBANDA DE VERDADE!! Leia os seguintes links aqui mesmo no Blog:

      1- http://umbandasemmedo.blogspot.com.br/2010/11/sacrificio-de-animais-na-umbanda.html

      2- http://umbandasemmedo.blogspot.com.br/2010/12/sacrificio-de-animais-na-umbanda.html

      3- http://umbandasemmedo.blogspot.com.br/2008/01/imolao-na-umbanda.html

      Para as outras perguntas, as resposta também estão na resposta que lhe dei acima.

      Quanto à sua orientação sexual, o que importa mesmo é que você NÃO SEJA UM DEVASSO e saiba se poupar sempre que necessário, guardando suas energias para a pratica espiritual nos dias adequados. Com quem ou com o que você pratica seu sexo é assunto que somente a você deve interessar.

      Espero ter podido ajudá-lo

      Excluir
  50. ola c zeus, me chamo mara tenho muitas duvidas, nunca gostei de umbanda nem candomble so me enteressava pela igreja catolica. e hj estou fascinada pela umbanda arrumei um pai de santo que e meu primo que fez aqui em meu quintal um gonga e uma tronqueira.Mais so desce em minha cabeça exu e nunca meus orixa, me decepcionei com ele e hoje estou perdida pois ele não me ensinou nada . O que devo fazer pois abriu cura em mim 2 vezes e queria abrir a terceira e eu tinha que pagar novamente. ja gastei mais de 3 mil reais. o que faço

    ResponderExcluir
  51. Ele abriu cura em você? E se diz "de Umbanda?"

    Desculpe-me Mara, mas você esteve o tempo todo sob os auspícios de um marmoteiro. E se você não conseguiu dar passagem a nada mais que não fosse exu, significa que sempre esteve sob os domínios de exus, mesmo que se tenham denominado Caboclos ou Pretos Velhos. Sabe por que?

    Caboclos e Pretos Velhos DA LEI DE UMBANDA DE FATO, podem chamar e mediunizar médiuns com exus sob seus comandos, mas Exus jamais poderão chamar e mediunizar quem quer que seja com Caboclos e Pretos Velhos DA LEI DE UMBANDA, simplesmente porque esses últimos não estarão sob seus comandos jamais. Desta forma, Exus só pode "puxar" Exu ou outros espíritos mais terra a terra ainda e quem é "desenvolvido" por Exus só terá por acompanhamentos espíritos desse grau para baixo.

    Eles podem até se apresentar como "orixás", "deuses", "espíritos santos", etc, mas jamais o serão DE FATO.

    Como não existe "CURA" na Umbanda e para que se faça "cura" de fato, que são marcas tribais, o sujeito tem que ter deká ou trazer "na unha", como se diz à boca pequena, não acredito que quaisquer dessas "curas" tenham qualquer significado mágico ou ritualístico. Assim sendo, sugiro que você vá, SEM MEDOS (porque isso atrapalha demais e cria vínculos)procurar algum lugar que seja de UMBANDA DE FATO E DIREITO não se deixando emprenhar visualmente pelas "plaquinhas" de "Aqui faz-se Umbanda" e apenas por isto!.

    Sinto muito, minha amiga, mas você caiu na mesma armadilha do "quer ter santo tem que pagar" que é muito difundida pelos marmoteiros de plantão!

    Que Nzambi, Olorun, Tupã, etc, esteja sob forma de luz que clareia os caminhos em sua vida!

    Claudio

    ResponderExcluir
  52. Olá! me chamo Malu Souto, espero que possa me ajudar com a sua opinião . Fui ao um centro de Umbanda, e lá chegando fui conduzida a falar com o Sr. Tiriri. estranhei o fato de ele não conversar comigo dentro de sua "casa". Fomos para a rua, fiquei apreensiva, mas me tranquilizei, pois o seu cambono estava por perto. pois bem , ele me disse que eu carregava uma maldição de família, fiquei preocupada.Perguntei o porque, como encerrar esse ciclo, mas ele não soube me responder, voltou para dentro do terreiro, atendeu mas quatro pessoas , depois me chamou novamente. Novamente fomos lá fora, disse-me que estava dando ordem para que eu pusesse roupa, mas informou que o cavalo dele não me queria por lá. Fiquei sem saber o que fazer.e também observei palavras de baixo calão vindas dessa mesma entidade. As pessoas achavam isso normal, engraçado, eu fico completamente receosa quando vejo entidades que se dizem ser de luz, falarem de maneira tão baixa. Enfim existe mesmo essa maldição ? Um grande abraço. Malu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja bem, Malu!

      Ver-se EXUS (E ESTOU FALANDO DE EXUS DE FATO E NÃO DE CERTAS CORRUPTELAS QUE SE VÊ MUITO POR AÍ)proferindo palavras de baixo calão não é nada anormal porque isso faz parte de SUAS NATUREZAS: Eles são assim e assim agirão sempre, se a eles não forem ensinados os princípios do que chamamos de educação. Esses ensinamentos nem sempre acontecem pelo fato dos membros das correntes serem ingênuos o suficiente para acreditarem que "QUALQUER ESPÍRITO, DESDE QUE SEJA ESPÍRITO, É UM SER DE LUZ e por isto não podem ser corrigidos em seus comportamentos". Não tem gente por aí "recebendo espíritos santos e até jesuses"?

      Como os Exus, de uma forma geral, não podem ser enquadrados no campo das ENTIDADES DE LUZ (o que tem um significado muito mais profundo do que o que se pretende dar modernamente), agirem de forma muito próxima à humana - com educação de mediana para baixo - são apenas exteriorizações normais de suas personalidades.

      Quanto à tal "maldição de família", o que me lembra muito a pregação de uma certa "igreja eletrônica hodierna", quem tem que lhe explicar é esse Tiriri aí, porque: Espírito que "deteta o mal e não sabe como atenuá-lo":

      a)ou não deveria expor o risco;
      b)ou deveria encaminhá-la para quem pudesse ajudá-la de fato;
      c)ou está apenas pretendendo cativar sua atenção para algo mais que possa conseguir através disto - SEU MEDO - mais à frente.

      Ah!! Se esse Terreiro é de Umbanda de fato, pode ter certeza de que NÃO É EXU QUEM PODE OU DEVE CHAMAR ALGUÉM PARA A CORRENTE. O máximo que Exu deve fazer neste sentido é indicar e pedir AGÔ (licença) aos VERDADEIROS CHEFES DA BANDA para que a pessoa possa, ou não, entrar para a corrente. São os Chefes Espirituais - NÃO EXUS - da Banda os responsáveis pela formação da egrégora do Terreiro e compete somente a eles chamar, ou não, alguém a mais para ela.

      São atitudes como esta que deixam os Terreiros cada vez mais vulneráveis, desde o momento em que, ao invés da chefia espiritual, TODO MUNDO MANDA E DESMANDA.

      Espero ter podido ajudá-la.

      Claudio

      Excluir
  53. gostei muito do seu blog, me esclareceu muito, fui criada na igreja evangelica, onde se faz uma lavagem cerebral nos fiel fazendo crer que o esperitismo e do mal e que a umbanda faz sacrifico humano, hoje sou kardecista mas tinha muitas duvidas sobre os segmentos do espiritismo
    Agradeço o esclarecimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me o atrso na resposta. Estava de férias e fiquei um tempo longe do Blog.

      Quem lhe agradece sou eu, Cleo.

      Espero, sinceramente, que na Umbanda você consiga encontrar elementos que solifiquem sua fé e a levem por caminhos de muita LUZ, SAÚDE E FELICIDADES>

      Claudio

      Excluir
  54. Oi amei seu blog , muito esplicativo...
    eu fui batizada na igreja evangelica , meu pai e minha mae sao evangelicos , parei de ir pra igreja pois eu só ia pra deixar meu pai feliz e vi q isso nao era certo ai parei de ir pq eu nao tinha vontade ...
    aí a mais ou menos 2 meses uma Umbandista afirmou q pelos meus relatos eu sou medium ... Comecei a estudar mais sobre o assunto , sobre a umbanda , e me APAIXONEI nossa a cada dia q passa aumenta o desejo de vestir o Branco , de praticar a Caridade eu Amo a Umbanda e sei q é muita responsabilidade q nao é brincadeira eu sei q eu quero de verdade ... Eu desde pequena ate pouco tempo atras via vultos e sombras ouvia vozes sentia presenças aí quando a moça Umbandista falou q eu era medium eu fiquei muito feliz .. Fiz oq ela pediu e agora ja durmo mais em paz ... Só q é tipo assim : tudo oq eu sonho acontece ... Desde as coisas mais simples ate as mais serias eu sonho com aquilo , aquilo acontece .. Eu vejo nos meus sonhos coisas q aconteceram ai eu acordo e as coisas acontecem as mesmas q eu sonhei ...
    entao aí o problema minha mae ja frequentou a umbanda quando era jovem mais eu nao sei oq aconteceu q ela nao gosta mais ... Ela fala q é do demonio e tal ... Eu falei pra ela q eu queria ser umbandista e ela nao deixou falou q eu isso é do demonio e tals ...
    eu fiquei muito triste isso aconteceu ontem ... Eu quero MUITO MUITO mais minha mae nao deixou .. Oq eu faço ??? Ah tenho 15 anos
    aguardo respostas ... Axé !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Áurea.

      Desculpe-me a demora. Tenho tido problemas com o computador e até já o troquei esperando que agora "a coisa" fique melhor.

      Infelizmente com 15 anos você ainda não é independente para escolher sua própria religião ou crença. Com 16 será possibilitada até de eleger presidente da república, mas ainda não poderá escolher sua religião ou crença, o que somente poderá acontecer após atingir maioridade e se sentir livre do jugo familiar, de forma que eu não poderia, de forma alguma, contrariar essas regras sociais e lhe dizer algo como "pratique sem que eles saibam" já que isso iria bater frontalmente com qualquer código de ética ou até mesmo "moral social".

      Minha resposta pra você é, infelizmente, um alto e sonoro "não sei o que você poderia fazer", pelo menos por enquanto, a não ser manter-se firme em seus objetivos e valores e, quem sabe um dia, poderá, através de sua vontade e fé, mostrar a seus pais que os demônios se criam dentro da cabeça de cada um de nós, não só pela crença cega neles implantadas pelas próprias "religiões(?)", mas também porque, ao neles crermos, passamos a temê-los e até mesmo a "descobrir demônios em nossas próprias sombras" como estamos vendo diuturnamente nos exemplos que estão sendo implantados nas mentes mais desprotegidas e mais carentes de algo que se pareça com um deus.

      Que seus caminhos sejam iluminados pelos bons espíritos agora e sempre, são meus sinceros desejos.

      Claudio

      Excluir
  55. Bom dia a todos.
    Não sei se esse blog esta funcionando ainda pelo motivo de datar 2007, mas eu o achei somente hoje. Gostaria de conversar um pouco com alguém sobre o que esta acontecendo comigo e com o meu marido. Se alguém estiver livre para uma conversa e eu tentar entender coisas e situações, ficarei muito grato.... Aguardo um retorno. Obrigado

    ResponderExcluir
  56. O blog estará funcionando de novo em breve, mas veja bem : Consultas particulares não podem ser dadas via blog. Se o seu caso for de compreensão sobre possibilidades, até que podemos dar alguma ajuda, mas em se tratando de problemas estritamente particulares, não.

    ResponderExcluir