SEJA BEM VINDO

ESSE É UM BLOG PARA QUEM PRETENDE LER E APRENDER RACIOCINANDO, SOBRE TEMAS COMO UMBANDA, MEDIUNIDADE EM GERAL E AUTO-AJUDA. SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, ACREDITE, NÃO FOI POR ACASO. TALVEZ AS RESPOSTAS PARA ALGUMAS DE SUAS DÚVIDAS ESTEJAM EM ALGUNS DOS TEXTOS POSTADOS.

ATENÇÃO: VOCÊ PODE COPIAR OS TEXTOS QUE CONSTAM DESTE BLOG E USÁ-LOS EM OUTROS LOCAIS, MAS NÃO DEIXE DE INDICAR A FONTE, POR FAVOR!

Acompanhantes do Blog

terça-feira, 8 de maio de 2007

O que é Umbanda (continuação)

Retornando ao problema do espírito evoluído.
Uma entidade espiritual em evolução, como essas que se vê através de médiuns, para trabalhos de caridade, quando se apresentam na Umbanda verdadeira, passam antes pelo crivo de espíritos superiores, dos quais recebem instruções, um nome fictício pelo qual será reconhecido posteriormente, um brasão (ponto riscado) pelo qual poderá ser identificada (e é por isso que o ponto riscado completo só é dado ao próprio médium, e só quando este está totalmente preparado: isso evita que outros médiuns se dizendo incorporados, o imitem ou mesmo outras entidades com sabe-se lá que pretensões, tentem se passar por quem não são) e um conjunto de sons (ponto cantado) que o ligará mais firmemente ao "aparelho" com quem vai trabalhar. Isso independente de ter sido esse espírito um doutor, professor, recepcionista, lixeiro etc. Se como caboclo tal ou pai qual ele desenvolverá curas ou fará pinturas é um outro problema. O certo é que sua identificação será pelo nome no Culto, pelo Brasão e pelo Ponto Cantado. E mais certo ainda é que, faça o prodígio que fizer, o "milagre" que puder, seu trabalho não estará completo
se através dele, não puder ensinar a tantos quantos o seguirem, que tudo na vida é transitório. Que de nada adianta o ser humano estar preocupado em conseguir as riquezas da matéria se ele não souber usá-las sabiamente.Que a mensagem maior deixada por Jesus e outros mestres que por aqui já passaram : a mensagem do Amor ao Próximo (que discutiremos em outro capítulo) e da auto-construção de um ser realmente equilibrado e consequentemente SÃO, material e espiritualmente, através da prática de uma autodisciplina (orai e vigiai) ainda é válida e é a que deveria ser a mola-mestra de todas as ações de qualquer ser encarnado.
Pense bem ! Se antes que se declarassem as guerras, se antes que se cometessem as injustiças, se antes que se corrompessem, os homens lembrassem das verdadeiras mensagens deixadas por iluminados e pacificadores, quantos males não teriam sido evitados ? Quantas vidas deixariam de ter sido ceifadas, quantas injustiças deixariam de ter sido cometidas ?
Enfim, se por trás dos "fenômenos" não houver uma mensagem que norteie o encarnado, pelo menos tentando fazê-lo ver que deve trabalhar sobre si mesmo, sobre seus pontos fracos, sobre suas idéias pré-concebidas, sobre suas emoções desenfreadas e sentimentos, todos esses fenômenos passam a ter valor de um mero espetáculo que visa muito mais a alimentar a vaidade dos médiuns envolvidos, mantendo sobre si (entidade ou médium) as atenções de um número crescente de espectadores e admiradores. Isto é MEDIUNISMO, não é ESPIRITISMO e muito menos UMBANDA ! Quando falarmos de OBSESSORES e OBSEDADOS retornaremos a esses aspectos.
Umbanda é caridade, sim ! Umbanda é amor ! Umbanda é uma Seita ou Religião (como quiserem) que visa a auxiliar aqueles que necessitam de socorro espiritual, e como tal deve ser respeitada por entidades e médiuns que se dizem Umbandistas.
Não é só porque veste branco e sai "dando consultas" incorporado ou não com um Pai X, Caboclo Y, Criança Z, que um médium pode se dizer UMBANDISTA, assim como não basta que uma entidade chegue e se diga Pai Tal, Caboclo Qual, para que se possa considerá-la de imediato, uma VERDADEIRA ENTIDADE DE UMBANDA. Não é pelos ‘FENÔMENOS" QUE POSSA PROVOCAR que se mede o grau de EVOLUÇÃO de uma entidade, até porque, por estarem ainda em Corpos Densos e mais próximos da matéria, esses "fenômenos" são muito mais fáceis de serem produzidos por entidades de BAIXO GRAU EVOLUTIVO, pois todos sabemos que
quanto mais evoluído um determinado espírito, menos densa é a matéria de que se utiliza e, nesse caso, para que possam provocar um fenômeno físico (em nossa matéria muito mais densa), necessário é que passe por um processo de condensação de energia, normalmente bastante cansativo para ele, o médium e possivelmente tantos quantos estão assistindo.Você estranhou esta última informação ? Isso não era de seu conhecimento ?
Pois fique sabendo que em qualquer reunião onde se processa o fenômeno mediúnico (principalmente se houver fenômenos físicos), e mesmo onde não haja fenômenos do tipo "incorporação" como em rituais religiosos de qualquer crença, reuniões de orações etc, sempre há e haverá o desprendimento e mescla das energias de todos os presentes formando o que chamamos EGRÉGORA, de onde é retirada a energia pelas entidades (espíritos, "espíritos santos", santos ou seja lá o nome que se lhes queiram dar) e usada da forma conveniente (para o bem ou para o mal). É através da força dessa EGRÉGORA que os fenômenos se processam, e, sendo ela uma energia bastante próxima à nossa, é muito mais facilmente utilizada por entidades que como ela, estão "vivendo" em planos ainda bastante próximos ao nosso. Você está estranhando ? Não havia pensado nisso ou a instrução espiritual que teve não abordou a temática da ENERGIA ?
Só para finalizar com uma ilustração bem marcante, cito aqui os "FENÔMENOS POLTERGEIST" que são os fenômenos que ocorrem no seio de determinadas famílias que são apedrejadas, têm seus pertences queimados, filhos agredidos por não se sabe o que, objetos que se deslocam no ar etc.
Em todos os fenômenos reais registrados e estudados (leiam literatura apropriada), havia a presença de "entidades galhofeiras" ou "vingativas" que se aproveitavam da energia de alguém que, normalmente, mas não obrigatoriamente, estivesse em fase de adolescência: período em que há uma intensa movimentação energética interna , por conta das transformações por que passa o organismo, para poderem provocar os fenômenos físicos, ou seja : era através da utilização dessa energia que lhes era cedida, que essas entidades podiam atuar no mundo físico em que vivemos.
Através da utilização dessa energia e outras mais, só que canalizadas de forma diferente, são realizadas as curas espirituais, as curas das Igrejas Evangélicas e tantas outras. O importante é que fique bem entendido que sempre há um ou mais doadores de energia (ainda que inconscientes disso) para que os fenômenos ocorram.


Voltaremos a esse assunto quando falarmos de EGRÉGORAS.

**********************
Texto extraído do livro "Umbanda sem Medo Vol I", do autor desse Blog
**********************
Chefes de Terreiros honestos, de QUALQUER ESTADO DO BRASIL, que acreditem na Umbanda que praticam e que gostariam de ajudar às pessoas que procuram bons Terreiros e Centros para desenvolverem suas mediunidades e/ou trabalharem, também honestamente, sob as Leis de Umbanda, acessem este link (DIVULGAÇÃO DE TERREIROS ) e anunciem lá, GRATUITAMENTE, suas Casas.

E se não for incômodo, acessem também este link PESQUISA SOBRE OS LIVROS os que já conhecem os livros da série UMBANDA SEM MEDO e depois votem na pesquisa sobre se os livros devem ou não devem ser publicados via alguma editora.

Agradeço por antecedência.

2 comentários:

  1. olá.claudio conheço seu trabalho,e lhe admiro.Tenho uma duvida sempre sou convidada para frequentar uma residencia de uma amiga,onde acontece cada vez que la vou uma encorporaçao nesta amiga.Esta minha amiga é muito carente afetivamente é uma pessoa solitaria.Claudio zeus lhe pergunto pode uma pessoa que é medium usar a ``mediunidade`` para ter atençao.obrigado

    ResponderExcluir
  2. Olá, Cristina!!

    Pode sim e ... COMO PODE!!!

    Esta é uma de minhas principais preocupações em relação aos "NOVOS MÉDIUNS" que estão se aprontando fora de REUNIÕES ESPECÍFICAS (normalmente são "desenvolvidos" em giras aberta ao público) para aprimoramento e aplicações de suas mediunidades.

    O que tem de gente se aproveitando de uma PSEUDO-MEDIUNIDADE pra falar e agir de formas que não faria "em estado normal", repassar "recados de entidades" está cada vez mais em ritmo crescente (VIDE POR AÍ OS "EXUS ORADORES" que estão aparecendo).

    Depois que resolveram entender ANIMISMO = MEDIUNIDADE, então ...

    Mas preste atenção: Não estou afirmando este que seja o caso de sua amiga, até porque não a conheço. O que estou afirmando é que a possibilidade existe e é muito aplicada, pelo que se observa.

    ResponderExcluir