SEJA BEM VINDO

ESSE É UM BLOG PARA QUEM PRETENDE LER E APRENDER RACIOCINANDO, SOBRE TEMAS COMO UMBANDA, MEDIUNIDADE EM GERAL E AUTO-AJUDA. SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, ACREDITE, NÃO FOI POR ACASO. TALVEZ AS RESPOSTAS PARA ALGUMAS DE SUAS DÚVIDAS ESTEJAM EM ALGUNS DOS TEXTOS POSTADOS.

ATENÇÃO: VOCÊ PODE COPIAR OS TEXTOS QUE CONSTAM DESTE BLOG E USÁ-LOS EM OUTROS LOCAIS, MAS NÃO DEIXE DE INDICAR A FONTE, POR FAVOR!

Acompanhantes do Blog

sábado, 7 de maio de 2011

OGUM - O Guerreiro Aposentado.

Há poucos dias atrás (23 de abril) umbandistas e candomblecistas comemoraram a data festiva referente a Ogum - nome do orixá nagô que "batizou" uma das LINHAS DE UMBANDA criada como culto ou religião a partir do ano de 1908, como já estamos cansados de saber.



Sincretizado com o Santo São Jorge da ICAR, o Inkice Roxi Mucumbe dos Bantus e o Vodum Gu dos Gêges, esse "orixá", para os umbandistas que assim o entendem e os candomblecistas, é o VERDADEIRO SENHOR DOS CAMINHOS e das Guerras, desde há muitos anos assim reconhecido.



É aquele que pode nos "abrir os caminhos" (facilitando ou retirando as dificuldades de nossas vidas) para que En - cru - zi - lha - das (dificuldades de escolhas ou INDECISÕES) não se apresentem a todo momento enquanto por ele somos guiados.

Fato é, infelizmente, que uma ala umbandista moderna parece ter se esquecido dos reais valores, tanto os relativos ao orixá (entidade ou energia) quanto aos espíritos que integram esta LINHA de TRABALHO e, na sombra desta imensa Exumania (clique no link) que ora assola as mentes ditas umbandistas, resolveram eleger Exu (ESPÍRITOS NESTA CONDIÇÃO), não só como "donos ou senhores dos caminhos" mas também "executores de karmas", "guardiães dos umbrais", "justiceiros divinos", "executores das leis", "guerreiros de umbanda" e por outros qualificativos mais que as mentes lhes permitem, numa exaltação que, além de quase cega, parece visar destituir OGUM (e seus comandados) de "seus afazeres".


Se é exu quem abre caminhos agora, se é exu o guardião dos portais, se é exu o "espadachim de umbanda" (sim, já existe uma classe de "exus espadados"), se é exu o guerreiro de umbanda ... O QUE SOBROU PRA OGUM ?

RESPOSTA: ESTÁ SENDO APOSENTADO!!


Só se lembram dele agora como um vovozinho, provavelmente, de vez em quando (nas festinhas em comemoração), e ainda há quem diga que sua energia é PASSIVA!?!?!?!?!



Provavelmente se apassivou pela idade porque esse negócio de ser guerreiro deve tê-lo cansado em demasia ... quem sabe?



Mas como eu já estou kakurucaia demais pra sair batendo paô pra tudo o que se cria no presente, vejo-me no dever e até obrigação de avisar aos verdadeiros filhos de fé da Umbanda: CUIDADO, MUITO CUIDADO e VÃO DEVAGAR, BEM DEVAGARINHO.

Sigam o exemplo dos PRETOS VELHOS e caminhem devagar, sempre prestando muita atenção em onde vão pisar e, principalmente, nunca esqueçam de que o PÉ DE TRÁS (o que fica no chão até que o da frente se apoie devidamente) é que é a base para o caminhar firme e para a frente; aquele que, se estiver bem embasado, pode livrá-los(as) de muitos e muitos tombos que possam vir a ser provocados por FALSAS FUNDAMENTAÇÕES À FRENTE.


Lembrem-se dos mais velhos (antigos) em seus cultos e dêem ouvidos a eles e lembrem-se de que só podemos acessar o cume da montanha APÓS termos vencido todos os entraves, dificuldades, desde a sua base.



Evolução da Umbanda é uma coisa. Invenções e inserções descabidas já são outras bem diferentes.





SALVE O SANTO GUERREIRO - SALVE O ORIXÁ GUERREIRO - SALVE O INKICE GUERREIRO - SALVE O VODUM GUERREIRO.














Que OGUM lhes abra os caminhos da vida e os acompanhe em PROTEÇÃO E GUARDA e que Oxalá os ilumine para que nunca lhes falte a LUZ e as VITÓRIAS!!!



*******************




Chefes de Terreiros honestos, de QUALQUER ESTADO DO BRASIL, que acreditem na Umbanda que praticam e que gostariam de ajudar às pessoas que procuram bons Terreiros e Centros para desenvolverem suas mediunidades e/ou trabalharem, também honestamente, sob as Leis de Umbanda, acessem este link (DIVULGAÇÃO DE TERREIROS ) e anunciem lá, GRATUITAMENTE, suas Casas.



E se não for incômodo, acessem também este link PESQUISA SOBRE OS LIVROS os que já conhecem os livros da série UMBANDA SEM MEDO e depois votem na pesquisa sobre se os livros devem ou não devem ser publicados via alguma editora.


Agradeço por antecedência.

5 comentários:

  1. Sr. Cláudio Zeus. Em primeiro lugar quero paranabenizá-lo pelo seu raciocínio perpicaz. Em segundo lugar, peço ao bom Jesus que o ampare sempre em sua jornada.

    Peço-lhe a gentileza, se for possível, de me fornecer um meio telefônico para me comunicar com o senhor, para que eu possa extreitar uma boa amizade.

    Sou dirigente do Templo da Estrela Azul - Casa de Oração e Escola Cristã Umbandista, fundado em 21/09/1937, situado na cidade de São Caetano do Sul/SP.

    Meu E-mail é: paijurua@gmail.com

    Desde já agradeço a sua atenção e mais uma vez deseja que Nosso Senhor Jesus Cristo lhe proteja sempre.

    Um abraço fraterno amigo: Pai Juruá

    ResponderExcluir
  2. Prezado Pai Juruá.

    Em primeiro lugar agradeço seus elogios e, da mesma forma, retribuo os votos de que Jesus e todos os bons e verdadeiros GUIAS de nossa Umbanda cubram de luzes seus caminhos e os de todos os que o seguem como Dirigente Espiritual Umbandista que é.

    Estou enviando-lhe um e-mail com meus telefones particulares (o senhor vai entender pelo e-mail)através dos quais poderá se comunicar comigo pessoalmente.

    Que OXALÁ seja sempre LUZ em sua vida material e espiritual.

    Fraterno abraço,

    Claudio

    ResponderExcluir
  3. Muitooo bom o seu blog!!!!

    Nos temos um o blog da nossa casa

    http://semdaonline.blogspot.com/

    Esta rolando um sorteio do livro Marabô - O Guardião das Matas

    Participe!!!!

    ResponderExcluir
  4. Perfeito!
    Isso deveria ser lógico. Ogum é Ogum e Exu é Exu.
    Mas acredito que a falta de exclarecimento de muitos dirigentes acaba por realizar essa confusão.
    Meus parabéns.

    Rafael d'Ogum

    ResponderExcluir
  5. Salve sua banda meu querido amigo!

    É impressionante como as pessoas se deixam levar por imaginações e ilusões criadas por elas mesmas só querendo se projetar ao dizer que traz uma nova revelação sobre os "mistérios" da espiritualidade.
    Como pode um Orixá da natureza, pois vem dos "elementais" essas forcas divinas usadas pelos espíritos de Luz Divina ser colocado como coisa do passado ou mito e surgir do nada a estória que Exu (um ser desencarnado e que para combater os magos negros dos planos inferiores ou até mesmo vem aos terreiros dar auxilio aos que necessitam para corrigir seus erros)agora é Orixá e dono dos caminhos.
    Sinceramente, eu que ainda estou nos estudos que comecei a pouco já sei diferenciar essas coisas tão básicas e simples.
    Se a Pomba-Gira que costumo ir e que também tanto me ajuda além dos nossos saudosos Pretos-Velho e Caboclos, ouvisse uma asneira dessa, daria boas risadas e mandaria essas pessoas procurarem os materiais certos para estudos e parar com essa mania de idolatrar aqueles que ainda tem muito que aprender como nós, pois foi isso que ela me ensinou em um dia de consulta.
    E é por isso meu querido amigo virtual, que tiro o chapéu por esse seu artigo sobre Ogum a quem me apego por sempre me ajudar a seguir meu caminho devido as dificuldades que sempre aparecem para nos impedir de fazermos com humildade e amor o nosso trabalho na Umbanda,e também pelo artigo sobre os Exus.

    Um fraterno abraço e que a Luz de Oxalá continue a lhe iluminar

    ResponderExcluir