SEJA BEM VINDO

ESSE É UM BLOG PARA QUEM PRETENDE LER E APRENDER RACIOCINANDO, SOBRE TEMAS COMO UMBANDA, MEDIUNIDADE EM GERAL E AUTO-AJUDA. SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, ACREDITE, NÃO FOI POR ACASO. TALVEZ AS RESPOSTAS PARA ALGUMAS DE SUAS DÚVIDAS ESTEJAM EM ALGUNS DOS TEXTOS POSTADOS.

ATENÇÃO: VOCÊ PODE COPIAR OS TEXTOS QUE CONSTAM DESTE BLOG E USÁ-LOS EM OUTROS LOCAIS, MAS NÃO DEIXE DE INDICAR A FONTE, POR FAVOR!

Acompanhantes do Blog

segunda-feira, 6 de julho de 2009

A UMBANDA E A TORRE DE BABEL


A UMBANDA E A TORRE DE BABEL


TENTANDO DIMINUÍ-LA.


Como sobre a famosa Torre de Babel já deve ter sido lido por, senão a maioria, pelo menos uma grande parte dos humanos ditos Cristãos, para iniciar esse tema vou fazer apena uma breve explanação sobre A LENDA para que todos possam acompanhar os raciocínios que daí advirão a partir do momento em que a adaptarmos ao que hoje acontece entre os umbandistas em função dessa imensa diversidade de ritos e outras práticas que se criaram, todos tomando para si o nome geral de UMBANDAS, simplesmente Umbandas.
Segundo o Antigo Testamento (Gênesis 11,1-9), A TORRE DE BABEL foi uma torre construída na Babilônia pelos descendentes de Noé, com a intenção de eternizar seus nomes. A idéia era a de fazê-la tão alta que alcançasse o céu, tendo essa soberba provocado "a ira de Deus" que, para castigá-los, confundiu-lhes as línguas e os espalhou por toda a Terra.

Este mito é, provavelmente, inspirado na torre do templo de Marduk, nome cuja forma em hebraico é Babel ou Bavel e significa "porta de Deus". Hoje, entende-se esta história como uma tentativa dos povos antigos de explicarem a DIVERSIDADE DE IDIOMAS.

Pois muito bem. Quantos de vocês que aqui chegam e lêem os textos já não participaram de debates virtuais ou mesmo pessoais em que pessoas tentam chegar às conclusões sobre o significado de determinados vocábulos e, como o mesmo vocábulo significa uma coisa para uns e outra para outros, a discussão acaba girando em torno de uma discordância total sem que alguém chegue a qualquer conclusão? Se não participou, é só entrar para qualquer Comunidade, seja do Yahoo, Orkut, etc. e observar, pois mais cedo ou mais tarde terá a oportunidade, ou de participar diretamente ou pelo menos observar o que lhes relato.
Mas por que isso acontece?
Isso acontece por "N" motivos, mas quase todos baseados no comportamento inadequado dos mais novos na Lei que, desconhecendo os significados que eram padrão vão, por eles mesmos, "descobrindo" novos significados e os divulgando da forma que bem entendem. Daí, os mais novos ainda, os que tentam aprender através de livros ou mesmo de mais novos com conceitos já corrompidos, apreendem e aprendem esse significados como "padrões", a ponto de acharem por bem discutirem com os mais antigos que seus próprios orientadores que, por exemplo, AGÔ quer dizer perdão, num exemplo bem "simplesinho".
Esses "novos significados" e a clara demonstração de muitos de que NUNCA FORAM ÀS FONTES para saberem em que águas estão bebendo, preferindo analisar as fontes através dos rios já formados (e misturados por causa disto), acaba gerando uma grande TORRE DE BABEL entre os umbandistas, com o mesmo objetivo bíblico - DESENTENDIMENTOS - já que em determinados debates parece até que todos falam por idiomas diferentes, tal é a desconexão com o significado raíz de cada palavra. E há alguns (acreditem) que mesmo percebendo haver disparidade entre o que entendem por certo vocábulo e a realidade mais antiga, ainda insistem em dizer que o entendimento atual existe porque "a umbanda evoluiu", como se a evolução de uma religião envolvesse até a MUDANÇA NOS SIGNIFICADOS DAS PALAVRAS antes utilizadas (não estou falando das práticas ritualísticas, vejam bem).
Vamos citar aqui algumas palavras ou termos apenas, dando-lhes os significados mais antigos porque se fôssemos falar de todas as que entram nessa Torre de Babel, esse texto viraria um livro.
Comecemos com o já famoso MÉDIUM DE TRANSPORTE.
O termo Médium de Transporte é mais um dos muitos CAPTURADOS no ESPIRITISMO (que muitos umbandistas acham que nada tem a ver com a Umbanda, coitados), só que, adotado erradamente. Se fossem ver o que significa esse termo dentro do Espiritismo Kardecista antes de adotá-lo, jamais o empregariam para o que empregam hoje.
Mediunidade de Transporte, fenômeno estudado e devidamente batizado pelos nossos irmãos Espíritas (assim como a própria mediunidade em geral), é aquela em que o médium possui a capacidade (em potencial) de TRANSPORTAR objetos de um local para outro, de fora para dentro, os que (antigamente era mais comum) são capazes de trazerem os "trabalhos feitos", desmaterializando-os do local onde foram colocados e rematerializando-os dentro do Terreiro ou local de reunião, eram os MEDIUNS DE TRANSPORTE, numa explicação bem simplificada (para melhor explicação, acessem: http://www.cvdee.org.br/duv_resptexto.asp?cat=01&id=425 .
É claro que esse potencial é ativado pela presença da ENTIDADE (outra palavrinha da Torre) que consegue, por diversos meios, usar parte do ectoplasma (energia vital) do médium e dos assistentes para esse "milagre".
Mas aí ... os novos umbandistas que trabalham atraindo obsessores com o fito de encaminhá-los, parece que gostaram do termo e "ZAZ", adotaram-no dando-lhe novo significado. Nas "Umbandas Modernas", o Médium de Transporte "se tornou" aquele que antes era chamado de MEDIUM DE ATRAÇÃO ou MÉDIUM PONTE, significando o primeiro termo aquele que é capaz de atrair para si, sob comando e orientação, possíveis obsessores para que sejam encaminhados e o segundo termo, aquele que é capaz de servir de ponte, de passagem, para que o obsessor também seja encaminhado.
Esse é apenas UM exemplo dentre os muitos vocábulos "capturados" de outros grupamentos espiritualistas que tiveram seus significados adulterados por conta de sei lá o que. Mas ainda bem que este termo ainda não é um dos que mais criam Torres de Babel.
Como já citei acima, um outro termo que gera desentendimentos e que não deveria, é o termo ENTIDADE.
Caramba (é, eu sou velho mesmo e ainda uso essas gírias)! Será que ninguém conhece o dicionário e nunca foi lá saber o que significa UMA ENTIDADE? Uma grande maioria acho que não, porque, a seus "bels prazeres" dão significados de acordo com suas próprias formas de ver, muitas vezes fantasiosas.
Vamos lá, segundo o Houaiss:
Substantivo feminino

1 aquilo que constitui a existência de algo real; essência
1.1 essa existência considerada à parte, independentemente dos atributos da coisa2 Derivação: por extensão de sentido.
o ser humano; ente, indivíduoEx.: uma turma de alunos constituída de entidades diferentes3 Derivação: por extensão de sentido.

Tudo o que tem existência, tudo o que existe, na realidade ou na ficção.
***************
Vamos ver agora segundo o Aurélio:
Substantivo feminino.
1.Aquele ou aquilo que tem existência distinta e independente; ente, ser.2.Empresa, organização, instituição.
***************
E vamos ver mais ainda no Michaelis:
en.ti.da.de
s. f. 1. Existência independente, separada, ou autônoma; realidade. 2. Aquilo que constitui a natureza fundamental ou a essência de uma coisa. 3. Aquilo que existe ou imaginamos que existe; ente, ser. 4. Individualidade. 5. Indivíduo de importância. 6. Sociedade ou grupo que dirige as atividades de uma classe.
***************
Pois bem. Se você observar o que realcei em azul, perceberá que, a despeito de alguns dizerem que ENTIDADE se refere apenas a Espíritos desencarnados e nunca a "Orixás" (outra palavrinha da Torre de Babel), ou como também já li, que ENTIDADE é apenas aquele "Espírito de Luz" e que os outros são EGUNS (outra palavrinha pra nossa Torre), o termo se aplica, espiritualmente, desde ao mais trevoso kiumba, até mesmo ao próprio DEUS, segundo a compreensão de alguns que o vêem como "aquele senhor de barbas longas que vive no céu e que vai resolver todas as questões pendentes dos mortais encarnados", incluindo-se nessa gama, tudo o que se entende por "orixá" e que chega à Terra através de seus MÉDIUNS (Essa palavra também nos vem dos Espiritismo, viram, umbandistas? Ainda bem que não a deformaram), de forma que chega a ser até interessante (pra não dizer jocoso) quando vemos alguns dizerem que os "orixás" do Candomblé (e isto dito por "umbandistas"), que muitos "umbandistas" acreditam que incorporam e nisso se vangloriam, não são entidades ou, complementando, ENTIDADES ESPIRITUAIS. Ora, se incorporam de fato é porque têm existência individual e se é assim, é porque são ENTIDADES e não apenas energias voláteis da Natureza sem personalidade, sem individualidade.
"Resumo da História", como falava um antigo amigo que já se foi: Espírito é ENTIDADE, orixá incorporante é ENTIDADE, kiumba é ENTIDADE, seu GUIA é uma ENTIDADE, seu protetor é uma ENTIDADE, seu Terreiro é uma outra ENTIDADE, você mesmo(a) é uma ENTIDADE e por aí vai ... A palavra tem um significado bastante extenso e ficar tentando particularizá-la para este ou aquele "evento espiritual" é obra de quem quer complicar mais que explicar.


E aí ... chegou a hora dos EGUNS.


Nunca vi tantas controvérsias quando acontece de alguém perguntar sobre EGUNS porque uns ACHAM que essa palavra se refere a ESPÍRITOS ATRASADOS (obsessores) e outros a TODOS OS ESPÍRITOS QUE JA VIVERAM. É o que dá irem "capturar" palavras em outros grupos e, sem lhes saber o real significado, sairem por aí "gastando africanismo" e "pagando micos", por decorrência.
Vamos ao REAL SIGNIFICADO e às suas adaptações "umbandísticas".
A palavra EGUN, de raíz Yorubá (Nagô), era e ainda é usada pelos irmãos Candomblecistas para significar a ALMA DE PESSOAS IMPORTANTES QUE JÁ MORRERAM E QUE VIRIAM À TERRA COM FINS DE ORIENTAÇÕES AOS MEMBROS DE SUAS TRIBOS ou NAÇÕES. Os EGUNS eram e são cultuados numa ramificação de culto dos Candomblés chamada LESSE EGUN (os lesse orixás são os que cultuam orixás), o CULTO AOS ANTEPASSADOS. Os que quiserem se aprofundar no tema, sugiro que CLIQUEM e leiam: O CULTO DOS EGUNS NO CANDOMBLÉ e também EGUNGUN
Mas aíííííííí, como muitos umbandistas adoram usar a terminologia africana, ainda que não lhes saibam os significados, passaram a usar e "distribuir" a palavra EGUN como se fosse uma classificação para Espíritos de mortos que se colam nos vivos e lhes causam vários problemas. Espíritos atrasados, portanto, o mesmo que KIUMBA, obsessor por decorrência. E aí também, se alguém começa a discorrer sobre Egun da forma que aprendeu mais recentemente (a forma errada), sobre si lhes caem montes de críticas e com toda a razão, já que, na raíz, Eguns ou Egunguns seriam ANTEPASSADOS, ANCESTRAIS e não OBSESSORES. Mas o pior é que, condicionados como estão, continuam insistindo que um Egun é, forçosamente, um Obsessor.
Quem for às páginas indicadas, perceberá inclusive, que o Culto aos Eguns é particular aos homens e só podem estar presentes nos locais de culto fechados, mulheres que sejam de algumas qualidades de OIÁ (Igbale, Zagan, Messe Egun, Tolú ...). Por que seria?
Numa adaptação do termo menos destrutiva, ainda podemos considerar a palavra EGUN PARA A UMBANDA, sem jamais querermos traçar paralelos com seu valor no Candomblé, significando "Espíritos de Mortos" (a única relação existente) ou simplesmente ESPÍRITOS que é o que quase todas as ENTIDADES que trabalham nas UMBANDAS são em verdade. Nesse caso, mais certo é dizer que "seu" Preto velho ou Preta Velha é um Egun, "seu" Caboclo ou Cabocla é um Egun, "sua Mariazinha" e "seu Zezinho" são Eguns e não somente os Espíritos trevosos o são.
Vou ficando por aqui por enquanto, porque a próxima palavra (ORIXÁ) é a que mais Torres de Babel cria, sendo por isto que vou deixá-la para a próxima postagem, ocasião em que tentarei analisar essa palavra sob os mais diversos significados, alguns deles até antagônicos em função do conhecimento e da compreensão mais atual.



Paz e harmonia em suas Vidas.

6 comentários:

  1. Olá Claudio,

    Quanto mais leio seus textos mais me gosto de ler.
    É isso, além de outras coisas, que nos dá orgulho de sermos umbandistas.
    Além das palavras colocadas no texto, mais recentemente ouvimos que Aruanda teria como correto a grafia ARIANDA, isso mesmo, com "i" no lugar de "u". São as Umbandas criadas por "senhores da lei" que no dizer evangélico "não entram e não deixam outros entrarem!"
    Deixo aqui mais um tema de Babel - O irmão acredita que algum dia nos entenderemos quanto as "famosas" sete linhas?

    Receba nosso saravá (olha outra palavrinha...)

    Roberto Mundstein

    ResponderExcluir
  2. Meu fraterno SARAVA e meus respeitos, Pai Roberto.

    O senhor tem plena razão. Estamos observando uma "procriação" de "Senhores da Lei" que chega a no dar tristeza. Parece que mais "hoje" do que "ontem" a disputa para o domínio da palavra UMBANDA é feita palmo a palmo por "umbandistas concorrentes" que viajam no mundo do subjetivismo e criam, cada um por si, "teosofias", "teologias", "gêneses", etc., nelas pautadas e saem por aí divulgando-as como se fossem os ensinamentos "mais concretos", "mais tangíveis" da realidade que somente eles vêem.

    ISSO DÁ ATÉ MEDO de que algum deles consiga, um dia, registrar o vocábulo UMBANDA como próprio, codificar suas doutrinas e práticas pela ótica que vêem como A CORRETA e que, por decorrência, todos os outros que não rezarem pela mesma cartilha tenham que modificar tudo o que aprenderam de Umbanda desde há 100 anos atrás, sob pena de serem até processados e obrigados a mudarem os nomes de seus cultos.

    ARIANDA ao invés de ARUANDA???

    Mais uma invencionice dessas "mudernas" pra que se criem novas fábulas ou lendas sobre as orígens da Umbanda para que se criem mais cursinhos de fim de semana com o fito de desvendarem mais esse "GRANDE MISTÉRIO"? É bem capaz!

    Amigo.

    Sobre as SETE LINHAS, da forma que foram instituídas no início da Umbanda, vou ter que falar mesmo, dentro do tema "ORIXÁS", mas sobre a palavra SARAVÁ, já escrevi aqui mesmo e em um dos volumes de Umbanda Sem Medo que essa palavra, na verdade, é uma CORRUPTELA de "SALVE A", provocada pelo linguajar dos Pretos Velhos que eram exímios em trocar o "L" pelo "R".

    Se você fizer o mesmo e ainda por cima emendar o SALVE com o A, terá como resultado audível o SARVEÁ que depois veio a gerar o SARVÁ e no final o SARAVÁ que veio a se tornar uma forma de cumprimento.

    Essas corruptelas geradas pelo que "SE OUVE" são tão interessantes que já ouvi pessoas cantando aquele ponto que fala em "Ogum GENERAL DE UMBANDA", sendo entoado como "Ogum GENERAL DA BANDA", com todo o fervor, fora outras mais.

    Agradeço suas palavras, e faço votos sinceros de que sua caminhada seja sempre plena de muita PAZ, HARMONIA, VITORIAS E FELICIDADES.

    Claudio Zeus

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela resposta, peço apenas que deixe esse negócio de senhor de lado, somos todos irmãos. Aproveitamos a oportunidade para convidar o irmão a fazer uma visita ao blog http://refletindosobreumbnada.blogspot.com
    este blog está começando sua caminhada e gostaríamos de contar com seus comentários.
    No próximo dia 19/07, domingo, teremos um seminário umbandista em Petrópolis, se quiser nos dar o prazer de sua presença, é só acessar o site www.temoumbanda.tk e fazer a inscrição até dia 15/07.
    Abraços
    Pai Roberto Mundstein

    ResponderExcluir
  4. Pai Roberto.

    Por outros compromissos, infelizmente não poderei estar presente no seminário em Petropólis, mas espero que esse seja apenas um de muitos mais e que, gerando seus frutos, estes venham a ser os mais positivos possível para todos os que dele participarem.

    Como você (viu so? substituí o "senhor") nos convidou aqui para acessar o blog em http://refletindosobreumbnada.blogspot.com , copiei e colei no navegador hoje, 17/06/09, e deparei-me com um aviso de que A PÁGINA NÃO EXISTE e que inclusive esse nome estaria livre para uso.

    Não houve algum erro na grafia do endereço?

    Fraterno Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Claudio,
    Queria ter conhecido seu blog antes! E eu que durante muitos anos fui responsável pelo Viva Umbanda (fórum no Yahoo Grupos), não havia ainda me preocupado com as questões que você traz aqui.
    E que poderiam ter me ajudado a não sofrer uma série de dissabores na fé ... mas como dizia um amigo Zé (Pilintra): "tudo na vida serve de experiência".
    Parabéns pelo seu trabalho, estou lendo todas as mensagens do seu blog, uma a uma!!
    Abs,
    Renata

    P.S.: Também tenho minha cota de "pérolas" ouvidas ... tipo - Maria Molambo ser uma falange diferente de Maria Mulambo ou Maria dos Mulambos / Maria dos Molambos ... assim, como D. 7 CataTumbas (que coitada, não sabe se está na tumba ou na catacumba) e por aí vai. É muita imaginação e vontade de ser "diferente". Pra dizer o mínimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de mais nada, Renata desculpe-me a demora em respondê-la. Tenho estado muito ocupado e quase sem tempo de acessar o Blog.

      Quanto ao que o senhor Zé ensinou, concordo: TUDO o que acontece em nossas vidas nos serve, de alguma maneira, como experiência. Sendo boa merece ser repetida e, quando ruim, evitada. Cabe somente a nós próprios estarmos sempre de olhos abertos, atentos para identificar essas experiências e com elas aprendermos um pouco mais.

      Quantos às "pérolas" ... é triste observarmos tantas confusões advindas do desconhecimento e criadas por interpretações auditivas particulares e, podemos até dizer , deterioradas, que, no entanto, se espalham e acabam criando seguidores.

      Isso de cataTumbas (deve ser uma falange de CATADORES DE TUMBA Rssss) eu tenho ouvido muito também e chega a dar pena. E sobre as Mulambos, conforme você mesma diz, chega a ser cômico.

      Fique sempre à vontade para expor suas opiniões e colaborar da forma que melhor lhe aprouver.

      Que Nzambi ilumine seus caminhos.

      Claudio

      Excluir