SEJA BEM VINDO

ESSE É UM BLOG PARA QUEM PRETENDE LER E APRENDER RACIOCINANDO, SOBRE TEMAS COMO UMBANDA, MEDIUNIDADE EM GERAL E AUTO-AJUDA. SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, ACREDITE, NÃO FOI POR ACASO. TALVEZ AS RESPOSTAS PARA ALGUMAS DE SUAS DÚVIDAS ESTEJAM EM ALGUNS DOS TEXTOS POSTADOS.

ATENÇÃO: VOCÊ PODE COPIAR OS TEXTOS QUE CONSTAM DESTE BLOG E USÁ-LOS EM OUTROS LOCAIS, MAS NÃO DEIXE DE INDICAR A FONTE, POR FAVOR!

Acompanhantes do Blog

sábado, 13 de dezembro de 2008

SOU MÉDIUM, E AÍ? - PARTE III

..... CONTINUANDO ...........

SUGIRO A TODOS QUE ANTES DE COMEÇAREM A LER ESTA E A PRÓXIMA POSTAGEM, LEIAM OS COMENTÁRIOS FEITOS NA PARTE II DESTA SEQÜÊNCIA


Primeiro ponto a ser observado.

Ao chegar no Terreiro para um dia de trabalho – isso depois da preparação que deve ter sido feita antes, com banhos etc. – evite aquelas conversas sobre assuntos do dia a dia, seus problemas, suas amarguras, ou mesmo as amarguras de outrem. Busque, desde sua chegada, entrar em contato com a energia que ali existe (EGRÉGORA) e que foi criada por todos os que ali freqüentam. Para tal, prefira o silêncio aos papos desnecessários, a introspecção (observação de seus próprios processos mentais), ao invés de ficar observando o comportamento alheio, mesmo que de irmãos de corrente seus. Cabe à Dirigente ou ao Dirigente verificar se estão ou não em acordo com o que pretende o Terreiro e seus Mentores Espirituais.

Nesse estado de introspecção, de preferência de olhos fechados, o que ajuda bastante, tente ir sentindo, não o que ocorre a seu lado fisicamente, mas "no ar"; a seu lado; espiritualmente.


Relaxe o mais que puder e tente com isso, abrir ou expandir sua Aura à volta de todo o seu corpo, para que a sensibilidade para outros Planos seja facilitada. Você pode, durante esse processo, já ir tentando contato com suas entidades protetoras e guias, ainda que sem incorporações (através de orações, por exemplo) – apenas para que elas se acheguem a você e estejam tão próximas quanto possível durante todo o tempo de Gira.

Faça isso e, talvez não consiga na primeira ou segunda vez, mas chegará a um ponto em que sentirá a presença deles quase que fisicamente, se bem que alguns prefiram se fazer notar transmitindo-lhe mentalmente, ou seu Ponto Cantado ou alguma coisa mais que os identifiquem. Só você é quem vai, na medida em que isso for sendo treinado, sentindo mais e mais. E veja bem: ANTES MESMO DE SE INICIAR A GIRA.

Saber usar a egrégora (energia padrão) do Terreiro com a finalidade de melhorar seus dons é coisa que poucos fazem. Acontece que essa egrégora, sendo uma energia forte, facilita esse intercâmbio entre você e o Mundo Astral que circunda seu Terreiro através dos Vínculos (lembra-se?) que essa egrégora tem com todas as entidades que ali trabalham.

Todos os exercícios que se possa fazer visando melhorar os dons mediúnicos, se forem executados dentro de um ambiente onde haja uma egrégora forte e bem vinculada, sempre terão melhores efeitos que de outra maneira.

Não podemos aqui expressar em quanto tempo cada um vai sentir e/ou ver melhor o que ocorre "do outro lado" ou mesmo "dar melhores incorporações" porque isso vai depender de cada um e de seu próprio esforço nesse sentido, mas que essa simples mudança de comportamento antes das Giras pode melhorar acentuadamente todos os seus processos mediúnicos, disso você pode ter certeza!Deixe seus problemas lá fora!

O simples fato de evitar conversas sobre doenças, problemas, dificuldades, etc., já será um primeiro passo para sua melhora, mesmo que você esteja passando por problemas que julgue "escabrosos". Já explicamos em Volumes anteriores que, quanto mais pensamos nos problemas, mais os solidificamos à nossa volta, não foi? Então, para que a resolução desses problemas seja mais fácil ou menos difícil, é preciso que você treine sua mente, não pensando neles, mas buscando ajuda para si, de forma que os problemas vão deixando de existir na medida em que você cresce espiritualmente e com isso ganha mais e mais amigos do outro lado. Esses, por conseguinte, sabendo-o(a) com esses problemas, com certeza trabalharão em prol de sua resolução.

Busque se elevar acima dos problemas e, com isso, alcançar melhores e mais evoluídos amigos espirituais. Você terá respostas breves, seja por entidades incorporadas ou não, por intuições, por sonhos ... mas o mais importante é saber manter a mente relaxada e aberta para que, vindo essas mensagens, você possa reconhecê-las como para seu auxílio. Se você permanecer dentro dos problemas, tal qual uma pessoa que se afoga, é capaz de nem ver o salva-vidas que lhe jogaram.

Aliás (olha só eu com meus adendos), é muito importante que você saiba até orar ou rezar ou pedir aos céus. A oração deve ser sempre dividida em duas partes: na primeira você eleva seus pensamentos aos Guias, Protetores ou deuses e, através de uma mentalização ativa e mesmo pedidos orais, transmite firmemente aquilo que pretende alcançar e às vezes repete e repete e repete as invocações, como já vimos no Volume II; na segunda parte você dá como por entregue seus pedidos e também se dá um tempo, relaxando e tentando esvaziar sua mente para que, no caso de uma resposta através de uma intuição, por exemplo, possa estar em atitude de recepção e captar essa mensagem.

Às vezes, o que vemos, são pessoas que pedem, pedem, pedem e, logo depois dos pedidos, nem esperam para verem se há uma resposta, o que infelizmente, minimiza os possíveis vínculos que possam estar tentando criar ali.

Começou a GIRA. E agora? O que faço?

Mantenha-se o mais possível, em estado de relaxamento mental, tentando mentalizar (criar mentalmente a imagem) o que cada Ponto Cantado diz.

Os Pontos Cantados têm, como objetivo primeiro, o de desviar a atenção dos médiuns dos problemas que o envolvem no dia a dia e concentrar suas mentes nos rituais que vão se proceder.

As letras dos Pontos Cantados, de uma forma geral, induzem-nos imagens de seres e situações e locais que fortalecem nossas crenças e nos dão a certeza de estarmos bem assistidos pelo lado de nossos amigos – mas isso em se tratando de Pontos Cantados mesmo, com fundamentos e não alguns sambas enredo, modinhas e sambas de roda que, não sei bem porque, resolveram incluir no hinário de certos Terreiros como se fundamentos tivessem.

Em se tratando de Pontos Cantados de Fundamento, tente mentalizar os acontecimentos que ele descreve, por exemplo:

"Defuma com as ervas da Jurema/ Defuma com arruda e guiné/ Benjoim alecrim e alfazema/ Vamos defumar filhos de fé".

Durante um Ponto Cantado como este, sua mente deverá, ao invés de ficar prestando atenção na saia da amiga ou no pé do outro médium, estar MENTALIZANDO (criando imagens mentais) de, por exemplo, energias negativas sendo levadas pela fumaça que sai do turíbulo. Ao ser defumado(a), mentalize que nesse "banho de fumaça" está recebendo uma nova energia e que estão saindo de você todos os desconfortos físicos e mentais que podiam estar lhe acompanhando até então.
Vamos ver agora um outro Ponto Cantado para exemplo:

"Abrindo a nossa Gira/ pedimos a proteção/ De nosso Pai Oxalá/ Para cumprirmos, nossa missão".


Imagens como a de Pai Oxalá (como você entende que seja) se aproximando do Terreiro e dos médiuns e cobrindo-os com uma espécie de manto de luz seriam de muito bom gosto. Lembre-se de que, mesmo que isso não esteja acontecendo no Astral, você estará criando para si a Forma Pensamento positiva que atrairá, pelo menos para você, energias de luz como a que está criando mentalmente, entendeu? Se todos os médiuns forem treinados igualmente, é claro que essa Forma Pensamento vira egrégora e a influência da energia criada será muito mais forte sobre todos. Mas aí dependerá do(a) Dirigente se interessar em incentivar esse treinamento no grupo.

Vamos a mais um exemplo para que fique bem clara a idéia. Digamos que o Chefe de Terreiro seja, por exemplo, Seu Arranca Toco e que para ele se cante esse Ponto:

"Vem meu Pombo Correio/ Dos Jardins de Nossa Senhora/ Vem trazer a mensagem de Pai Oxalá/ Caboclo Arranca Toco vai chegar"

A imagem de um pombo chegando de um céu limpo e muito azul trazendo a mensagem ou abrindo uma passagem para que Seu Arranca Toco venha se apresentar, ou alguma outra parecida, deve ser a escolhida nesse momento.

Agora vamos expor as vantagens desse trabalho mental voltando sempre sua mente para o que está ou deveria estar acontecendo no Astral, dentro do Terreiro.

1ª vantagem: Sua mente estará sempre ocupada com pensamentos e mentalizações positivas, evitando se deixar levar pelo cotidiano ou mesmo por pensamentos e fixações negativas;

2ª vantagem: Sua mente estará criando condições que propiciem a criação de energias de teor positivo que fatalmente agirão sobre sua própria mente, seu corpo físico e seu estado psíquico;

3ª vantagem: Pelo efeito das duas vantagens anteriores, sua Aura estará sendo relaxada, mais expandida, o que o(a) fará mais propenso(a), pela sensibilidade nesse caso, tanto a incorporações menos traumáticas (menos "sacolejadas") como mais seguras, ocorrendo o mesmo no caso de vidência e clariaudiência;

4ª vantagem: Como sua mente vai estar voltada para criações de imagens de teor positivo, mesmo com o relaxamento de sua Aura as entidades de menor evolução terão dificuldade ou mesmo ficarão impossibilitadas de nela penetrarem, o que por si só, já será um filtro contra o Baixo Astral;

5ª vantagem: Sua mente estará sendo trabalhada em cada sessão, por você mesmo(a), ainda que não perceba de imediato, para focalizar Planos e Energias de cada vez mais alto teor vibratório, o que equivale a dizer que estará ampliando seu Padrão Vibratório e, nesse caso, sintonizando-o(a), pouco a pouco, com Energias e Entidades pertencentes a níveis superiores de Evolução.

É claro que essa sintonia com os níveis superiores não se dará "da noite para o dia" , como se costuma dizer – levará mais tempo ou menos tempo, de acordo com seu próprio esforço. Mas nunca é tarde para se começar até porque, às vezes, mesmo sem o sabermos, já estamos na metade do caminho, ou mais.

Já chamamos sua atenção nos dois volumes anteriores sobre o trabalho positivo de nossa mente em auxílio ao trabalho das entidades e a nós mesmos. Agora voltamos a afirmar que você sempre será aquilo que mentaliza ser. Os caminhos de sua vida, tanto materiais como espirituais, poderão e deverão estar sob seu comando desde que você se aperceba claramente disso e ponha "mãos à obra" no sentido de sua evolução.

Ainda estando dentro do Terreiro, você verá que práticas como as que citei, que podem parecer à primeira vista coisas simples demais, com certeza não são não. Se fossem, você veria em todos os Terreiros comportamentos de médiuns mais ou menos como os que sugeri. Será que vemos isso freqüentemente nos Terreiros e suas Giras?

Pode ser por desconhecimento? Pode sim!

Mas mesmo não o sendo, quando temos Dirigentes conscientes dos trabalhos que devem realizar junto aos seus médiuns, passando-lhes ensinamentos semelhantes, veremos que, quase na maioria das vezes o comportamento do grupo é bem diferente do de uma grande maioria de outros Terreiros. É ou não é?
************************************************************************************
PARTE FINAL EM UMA SEMANA

17 comentários:

  1. Lembre-se de que, mesmo que isso não esteja acontecendo no Astral, você estará criando para si a Forma Pensamento positiva que atrairá, pelo menos para você, energias de luz como a que está criando mentalmente, entendeu?

    Brilhante, Mano! O que acontece "do lado de lá" não faz o menor sentido "do lado de cá"... Quando nossos Guias nos dão uma "visão" do que está "acontecendo do lado de lá", o que "vemos" é algo que nossa mente "traduz" para formas e padrões que podemos identificar (e nem sempre: "enxergar por baixo do chão" não faz o menor sentido...)

    Por mais pueril que seja a nossa "visualização", o que importa é o efeito que ela tem.

    ResponderExcluir
  2. João Carlos

    "Por mais pueril que seja a nossa "visualização", o que importa é o efeito que ela tem."

    E as pessoas NEM SEMPRE AQUILATAM a importância que tem este efeito ... por mais pueril que possa parecer (e quase sempre parece) no início ainda dessas práticas mentais.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Sou medium, de berço, estou num centro de umbanda, a mais ou menos a tres anos, ja comecei na gira, mas tenho uma dificuladade de concentração, sinto tudo peso nas ccostas , nuca, rosto quemando, pés gelados, dormentes, mas minha mente, não concentra, escuto tudo que acontece dentro do terreiro, fico quieta, olhos fechados, faço minhas orações, peco permissão , tento focalizar algo , mas não vai. Gostaria de receber algo ,de vcs como devo me concentrar minha mente, ficar limpa, pois acho que tem algo errado. Tem outro rapaz que esta desenvolvendo comigo a menos tempo e sai de sintonia ja.Não ve nada, não escuts, gostsria de saber o que acontece comigo que minha mente não concentra. outra coisa sinto um peso nas costas 24hs, e não melhora,sei que e eles, mas pq ele não vem trabalhar rapido. Me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  5. ANÔNIMO.

    Antes de qualquer coisa, NÃO SE COMPARE COM QUEM QUER QUE SEJA em termos de desenvolvimento mediúnico - cada pessoa é um ser diferente e reage, também diferentemente, aos mesmos treinamentos, apresentando por conseguinte, também resultados diferentes.

    Começar NA GIRA, se é como estou entendendo, nem sempre é o melhor caminho. Embora uma grande parte dos terreiros forcem essa situação, melhor seria se fizessem GIRAS ESPECÍFICAS PARA DESENVOLVIMENTO, onde cada caso poderia ser observado e tratado mais cuidadosamente, sem os inconvenientes que sempre ocorrem nas Giras Gerais, principalmente se forem públicas. Isto eu venho dizendo há muito tempo.

    Em relação às suas sensações dentro da Gira, elas tanto podem ser de caráter mediúnico quanto não. Mas levando em consideração de que sejam, pés gelados, dormentes, rosto queimando, peso nas costas, etc., não são, em princípio, sensações muito boas ou positivas para quem está em desenvolvimento há três anos. De outra forma, traduzem assintonia com as energias que a circundam (sejam elas de espíritos ou apenas energias mesmo - egrégora). Só que uma análise mais profunda e muito certamente mais acertada, só poderá ser realizada por alguém que esteja perto de você e a possa orientar nesse sentido. Já tentou conversar com o(a) Chefe do Terreiro em que está?

    Estar 24 horas com esse "peso nas costas", também não é bom sinal.

    Apenas como uma consideração geral, eu diria que seu centros mediúnicos estão bloqueados por alguma coisa, mas o que seria... eu não sei!

    Converse seriamente com o(a) responsável pelo local em que está. Se ele ou ela não lhe souber responder ou orientar, sugiro que procure um outro lugar porque, pelo que você me relata, algo não vai muito bem não!

    Meus sinceros votos de que seus caminhos sejam guiados por VERDADEIROS GUIAS que a(o) orientem no caminho das resoluções de seus problemas.

    ResponderExcluir
  6. e agora? depois de 20 anos afastado da umbanda me vejo as voltas com pertubações, fui em um bom terreiro e a surpresa: "vc tem que trabalhar vc tem missão" e agora? com 40 anos e sem vontade de voltar a trabalhar o que faço agora???

    ResponderExcluir
  7. Só cabe a você, Souza, julgar e proceder da forma que melhor lhe aprouver. Seu lívre-arbítrio deve ser respeitado, mas se se tratar de mediunidade de expiação, mais cedo ou mais tarde (ainda que em outra existência) você vai acabar sendo cobrado disto.

    ResponderExcluir
  8. Claudio, a alguns dias me dirigi a ti porque sinceramente estava com muitas dúvidas. Meu amigo, algumas já sanastes com tuas respostas.
    Agora lendo os comentários do blog, encontrei um parecido comigo, só que ao contrário da pessoa, eu voltei à Umbanda e quero trabalhar. Entretanto, não frequento nenhum terreiro, e não sei ao certo os donos de minha cabeça. Por que? Porque até agora sinceramente, não encontrei pessoas abalizadas que me dissesse com seriedade quem são. O motivo maior meu é para que eu possa cultuá-los fazendo as coisas certas entende?
    Li teus livros como já te falei, aprendi e ainda estou aprendendo muito com a comunidade, entretanto, se ainda não abri tópico ou cheguei a comentar algo , é porque não me acho sábia o suficiente para isto. Daí, me conformo somente em ler e aprender com vocês que demonstram saber melhor as coisas que eu desconhecia.
    Gostaria muito de ser ajudada neste sentido de minha mediunidade, pois preciso realmente de uma pessoa que me oriente e muito , neste sentido.
    Abraços fraternos .

    ResponderExcluir
  9. Salve, Morena.

    Se não me engano também lhe enviei um endereço de correio eletrônico para que vc se comunicasse diretamente comigo, não foi?

    Vamos aos comentários aqui mesmo então.

    ..."Por que? Porque até agora sinceramente, não encontrei pessoas abalizadas que me dissesse com seriedade quem são. O motivo maior meu é para que eu possa cultuá-los fazendo as coisas certas entende?"

    Quer uma resposta sincera mesmo?

    Não sei porque as pessoas ficam tão apressadas em saberem os "donos de suas coroas" em se tratando de UMBANDA e Umbandistas (CANDOMBLÉ É DIFERENTE) partindo do princípio de que UMBANDA é TRABALHO COM ESPÍRITOS e não CULTO A ORIXÁS como é o caso dos CANDOMBLÉS.

    Voocê já conhece os ESPÍRITOS que vão lhe servir de GUIAS ou PROTETORES? Sua ou seu amigo(a) DESENVOLVEDOR(A) já se apresentou?

    As entidades que se apresentam através de você (se for o caso) já falam? São capazes de darem consultas e orientações a outros?

    Se tudo isto já acontece ou aconteceu, PODE TER CERTEZA de que eles mesmos vão lhe dizer, NO MOMENTO APROPRIADO, a que tipo de "orixás" você deverá render homenagens, se for o caso.

    Não há nada mais positivo que, ATRAVÉS DA PRÓPRIA MEDIUNIDADE, o umbandista descubra as Energias de Raiz a que pertence sua essêcia espiritual ou, em outras palavras, "SEUS ORIXÁS". Quando assim acontece não existem dúvidas porque NINGUÉM MAIS APROPRIADO para saber sobre o íntimo do médium que seus próprios PROTETORES E GUIAS - esses sim, nunca vão errar quando e se decidirem lhe dar essa informação!!!

    Minha sugestão SINCERA é a de que "NÃO COLOQUE A CARROÇA NA FRENTE DOS CAVALOS".

    Frequente os locais, Treine bem sua mediunidade aumentando cada vez mais a sintonia entre você e os ESPÍRITOS que lhe servem de guarda e, no momento certo o que você pretende saber agora lhe será revelado.

    Só lembrando:

    CANDOMBLÉ = CULTO A ORIXÁS

    UMBANDA = TRABALHO COM ESPÍRITOS

    Confie mais em você mesma, esforce-se para alcançar melhores contatos e, principalmente, não tente apressar o que você não tem que fazer porque essa pressa é exatamente a que acaba produzindo INCORPORAÇÕES ANÍMICAS ao invés de INCORPORAÇÕES MEDIÚNICAS, com muitas conseqüências desagradáveis ao longo do tempo.

    Que OXALÁ E YEMANJÁ a tenham sempre em LUZ!

    P.S.: Quanto aos posts na Comunidade UMBADA SEM MEDO, lembre-se que não se destinam "aos sábios" apenas, mas a todos os que, tendo qualquer tipo de dúvidas, queiram expô-las para poder obter respostas que por sua vez, ainda que possam ser diferentes (nos casos de avaliações sobre temas subjetivos ou abstratos), exporão vários pontos de vista, cabendo ao(s) criador(es)dos posts, raciocinar, aceitar ou não as respostas e em caso de aceite, em algum deles se pautar para seus próprios futuros procedimentos.

    Nenhum de nós é sábio. Somos apenas pessoas com um pouco mais de experiência que nos propomos a expô-las segundo aquilo que aprendemos e praticamos.

    Você pode abrir qualquer tipo de post com suas perguntas, dúvidas, certeza, observações... seja o que for!!

    Sinta-se entre AMIGOS!!!

    ResponderExcluir
  10. No centro onde vou tem uma pessoa que diz estar com a entidade mas ja me confessou que mente, fico chateada pois a mae de santo do terrero vive gravando ela oque faço? Estou desanimando fico triste de ver alguem brincando com essas coisas que pra mim sao serias demais

    ResponderExcluir
  11. Olha, Tica ... deplorável a situação mas, infelizmente REAL.

    O meio espiritual está cheio desses personagens que brincam com o que dizem crer, não sendo isto uma especialidade da Umbanda e sim geral. E (não sei se é o caso) sabe você os que mais conseguem enganar aos ingênuos, aos despreparados? São exatamente aqueles que, não estando mediunizados, falam como se estivessem e DIZEM O QUE OS ASSISTENTES QUEREM OUVIR. Você pode observar isto nos Terreiros, nos Centros Espíritas e até mesmo em certas Igrejas que entendem estarem "recebendo espíritos santos" ou "os encostos" dos outros que não passariam pelo menor crivo de observação, mas desde que "falem o que querem ouvir ou ajam da maneira que esperam que ajam", então já são considerados "espíritos verdadeiros".

    Sinto muito que a Mãe no Santo não esteja preparada como deveria pra perceber a MISTIFICAÇÃO CONSCIENTE do médium em questão. E como isto fica muito claro para este médium, entende-se que aconteça para outros médiuns também em estado mistificador o que, por conseqüência me dá o direito de lhe dizer: "SAIA DAÍ O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL porque vc (e os demais, inclusive a Mãe no Santo) está numa armadilha, tal o despreparo que se nota por sua narrativa.

    Saia e nem olhe pra tras, sem o menor nível de culpa.

    Você ainda pode tentar, antes de sair e por CARIDADE, conversar com esta "Mãe no Santo" e, de uma forma que não seja muito incisiva, sugerír que talvez ela devesse se esmerar mais nas análises de certas entidades ...

    Mas se notar qualquer reação de insatisfação por parte dela, pela certeza que vc tem de haver MISTIFICAÇÃO no Centro, deixe ela lá com os mistificadores dela e procure você, antes que seja tarde, um lugar onde o ou a Dirigente tenha reais Ordens Espirituais de COMANDAR Centros ou Terreiros pois é só ela quem deve trilhar os caminhos que escolheu e não você!

    Receba um fraterno abraço,

    Claudio

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Meu nome é Paula
    Me esclarece uma coisa que me intriga por favor, estou a 13 anos num terreiro de umbanda, me afastei alguns meses no ano passado por causa da distância,continuei com minhas obrigações em casa ainda não era desenvolvida,mas em uma de minhas afirmações me senti num processo de incorporação pensei estar louca.Vendo tudo.
    Hoje de volta ao terreiro à varios meses já trabalho com alguns guias, mas a dúvida é que: não sinto vibrações com caboclo e baiano e a primeira vez com esquerda senti, agora não mais. Então tenho muito medo de estar fingindo, meu Babá é bem rígido e já me falou sobre isso mas tenho medo das consequências. Isso é normal? Ou estou criando isso tudo?Você pode me dizer algo que me ajude?

    Que Pai Oxalá lhe abençoe

    ResponderExcluir
  13. Salve, Paula

    Vamos ver no que posso lhe ser útil nesta sua dúvida abaixo.

    "mas a dúvida é que: não sinto vibrações com caboclo e baiano e a primeira vez com esquerda senti, agora não mais."

    Se VOCÊ (você mesma) tem certeza de que não está fazendo algo pra querer aparecer, NADA TEMA.

    A espiritualidade (e aí incluo Espíritos e seus comportamentos relativos à mediunidade de cada um) é tão diversificada e ao mesmo tempo tão natural que às vezes, mesmo assim se apresentando, PARECE aos mais presos àquelas idéias de que "É ASSIM QUE TEM QUE SER" que o que passam a observar seria impossível.

    Para uma resposta taxativa sobre o que está ocorrendo com você, particularmente, precisaria conhecer você e seu carrego espiritual, o que não é o caso. Mas levando em conta que sua experiência com a mediunidade (seu contato com a incorporação)ainda é bem recente mesmo depois de 13 anos num mesmo local (foi o que entendi) é perfeitamente normal que "sinta vibrações" (e tenha a presença) de alguns tipos de entidades e não de outras. Na verdade mesmo, no caso de uma mediunidade equilibrada, o médium não tem que "dar espíritos" em todas as Linhas e Falanges, mas apenas naquelas em que se encontram seus reais protetores, aqueles que nos acompanham desde o nascimento. Em alguns Terreiros, no entanto, Dirigentes acham que o certo é o medium virar "cabeça de oratório" e "receber" em todas as Linhas e Falanges, o que, além de cansativo (PRA QUEM É MÉDIUM DE FATO), acaba criando falsas idéias do tipo "MÉDIUM NAS SETE LINHAS".

    Em verdade podemos, de fato, estar acompanhados de 300 Espíritos até, o que não quer dizer que tenhamos, por obrigação ou resolução de terceiros, que "dar cabeça" para todos. Este fato chega a acontecer em período de TREINAMENTO MEDIÚNICO com fins de adaptações, tanto do médium com os Espíritos de várias Linhas e Falanges, quanto dos Espíritos com ele - o médium - bem assim como para reconhecimento, aos poucos, daqueles que realmente permanecerão conosco durante nossa caminhada e aqueles que apenas nos ajudarão a abrir nossos canais mediúnicos durante este tempo.

    Pelo que você me expõe, não há motivo algum para pensar estar fingindo. Fingindo estaria se começasse a "receber espíritos" em todas as Linhas e Falanges só pra agradar ao seu Babá. Como não é o caso e você me diz que não sente vibrações nessas Falanges explicitadas, o correto é isto mesmo - NÃO TENTE inventar o que não existe; NÃO FINJA estar mediunizada sem realmente ESTAR.

    Estando você em paz com sua consciência, deixe que os Espíritos decidam QUANDO, COMO E EM QUE SITUAÇÕES deverão mediunizá-la e incorporarem, ou não.

    Médiuns de verdade não se criam em série como em fábricas. A grande maioria dos que assim se fizeram ou se fazem, corre imenso risco de virararem "EX" muto mais cedo do que imaginam.

    Que OXALÁ e YEMANJÁ assumam o comando de sua cabeça e lhe abram os caminhos espirituais para uma vida esplendorosa, tanto aqui, como lá.

    ResponderExcluir
  14. Gostaria muito que vc pudesse me ajudar:
    Estou seguindo essa religião a mais ou menos 6 meses, e queria muito fazer parte dessa religião e quando começa gira sinto uma coisas estranhas ou sensações estranhos, principalmente na area de meus ombros,mas quando vira meia noite que começa a outra gira ja tive manifestaçoes e incorporações mas só aconteceu depois da meia noite, mas o meu problema é o seguinte quanto tenho incorporações( que na verdade não sei se é ou não que pode também ser psicologico pelo fato de querer ´fazer parte da religião)não tenho controle sobre meu corpo mais vejo tudo o que faço isso é normal vc ter incorporações e ver o que vc tá fazendo... pq tem muita gente que incorpora e depois não lembra o que fez eu ja não eu vejo ouço mas não tenho controle sobre meu corpo, tenho medo de ser produto da minha imaginação e estar fazendo algo errado de achar que está incorporando e na vedade não está, mas quero que saiba que não é por mal..Tenho muito respeito por essa religião e não quero começar ja com o pé esquerdo depois da meia noite recebo o Sr Zé Pilintra onde tenho maior adoração por ele e me ajudou bastante, mas eu lendo seus livro vi que é perigoso vc ter uma entidade dessa de frente, os guias de luz ainda não se manifestaram completamente o que devo fazer se afastar um pouco ou ocntinuar fazendo o que estou fazendo(obs ja comprei a rou do Zé pilintra completo)me ajude não sei o que fazer...( Desculpe se falei algo errado é que realmente ainda não conheço a religiaão direito)meu email Masony20@gmail.com se pudesse também me enviar algo pra minhas aprendizagens como cantos,fotos, rezas ia gostar muito...Obrigado pela sua ajuda

    ResponderExcluir
  15. Meu Saravá, Celao

    Vamos ver no que posso ajudá-lo.

    Quanto às sensações estranhas na área dos ombros, elas são normais, embora não aconteçam da mesma maneira com todos os outros médiuns.

    Quanto a você ser submetido a giras de pós-meia noite com apenas 6 meses de treinamento eu sempre disse e continuo dizendo que é temeroso.

    Médiuns iniciantes jamais deveriam "dar cabeça" ao povo da rua ou das kalungas antes de seus verdadeiros GUIAS estarem muito bem firmados em suas coroas pela possibilidade desse povo, por conta de sua densidade astral, TER MUITO MAIOR FACILIDADE DE INCORPORAR E, DESTE MODO, DEPENDENDO DE COMO AJAM, TOMAREM A FRENTE NA COROA DO MÉDIUM, o que me parece estar sendo, nos dias de hoje, mais um incentivo à EXUMANIA.

    O fato de você NÃO TER CONTROLE SOBRE SEU CORPO em primeiras incorporações já é um determinante para que não esteja acontecendo um animismo puro e o fato de você VER TUDO também é bem normal nesse princípio.Se você realmente não tem controle sobre seu corpo, com certeza também não sairá por aí falando besteiras que sejam da sua cabeça. Essa forma de iniciá-lo (começando pelo domínio do corpo), pode ser muito bem uma tática utilizada pelas entidades para que você vá se acomodando aos poucos e ao mesmo tempo confiando mais nelas até que, pelo menos de vez em quando, elas lhe tomem o controle da mente também.

    Sobre a falange dos Zé Pelintra e LINHA dos EXUS de uma forma geral, aconselho-o a ler a matéria sobre EXUS que já está no Blog, inclusive com perguntas e respostas na seqüência e que começa no seguinte endereço: http://umbandasemmedo.blogspot.com.br/2011/07/exu-na-umbanda-o-grande-misterio-um.html

    Depois segue em mais 4 partes, sendo finalizada por duas partes de perguntas e respostas. Leia tudo atentamente e depois, se ainda sobrarem dúvidas, volte a me escrever, ok?

    Que Zambi seja sempre LUZ em seus caminhos.

    ResponderExcluir
  16. Olá! Me chamo Luiz! Frequentava a umbanda há cerca de 1 ano e meio, em um terreiro excelente, em Joinville - SC. Os princípios e a conduta do local são realmente exemplo para mim, que já frequentei outros terreiros por curiosidade. Por conta do trabalho, tive que me mudar para os Estados Unidos. Não havia dado ponto ainda, porém já incorporava um caboclo de Oxóssi, já com um certo equilíbrio. Para os médiuns iniciantes que ainda não deram ponto, apenas nos dias de homenagens é permitido incorporar outra entidade, sendo que nestas recebi Obaluaê, e uma Pomba Gira, nas suas respectivas festas. Aqui na minha cidade ainda não encontrei um local para frequentar, e gostaria de manter-me em sintonia com os meus guias. Existem atitudes que eu possa fazer por aqui? Ex: escutar pontos em concentração, fazer oferendas para estes, acender velas? Grato pela resposta desde já! Luiz

    ResponderExcluir
  17. Manter-se em sintonia com seus protetores sem uma orientação, para quem é iniciante, pode ser um tanto difícil, a não ser que sua mediunidade seja do tipo cármica pois nesse tipo esses protetores (amigos espirituais) permanecem sempre o mais perto possível de seu médium e, de certa forma, forçando-o a buscar locais em que possa se orientar e dar-lhes passagem.

    O máximo que posso lhe indicar, já que você está bem longe de terreiros e centros, é que busque algum recolhimento sempre que puder e faça uso de pontos cantados, principalmente aqueles aos quais você percebeu durante seu período de treinamento aqui, seus amigos respondiam com mais facilidade.

    ResponderExcluir