SEJA BEM VINDO

ESSE É UM BLOG PARA QUEM PRETENDE LER E APRENDER RACIOCINANDO, SOBRE TEMAS COMO UMBANDA, MEDIUNIDADE EM GERAL E AUTO-AJUDA. SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, ACREDITE, NÃO FOI POR ACASO. TALVEZ AS RESPOSTAS PARA ALGUMAS DE SUAS DÚVIDAS ESTEJAM EM ALGUNS DOS TEXTOS POSTADOS.

ATENÇÃO: VOCÊ PODE COPIAR OS TEXTOS QUE CONSTAM DESTE BLOG E USÁ-LOS EM OUTROS LOCAIS, MAS NÃO DEIXE DE INDICAR A FONTE, POR FAVOR!

Acompanhantes do Blog

sábado, 29 de novembro de 2008

SOU MÉDIUM E AÍ? - PARTE II

Para uma ilustração menos hipotética e mais realista atente paro o fato de que, as ondas de transmissão de televisão, mesmo as de freqüência mais alta, estão muito abaixo do que nossa visão pode perceber e muito acima do que nossos ouvidos podem escutar.

Entre as ondas de freqüência mais próxima de nossa visão comum, estão, ainda que imperceptíveis, os Raios Infra Vermelhos. Só começamos a perceber fisicamente os Raios Vermelhos (a cor vermelha) que são, dentro do espectro visível a nós, os de freqüência mais baixa, e nos perdemos em percepção (para cima) ao nível do violeta que é a cor de freqüência mais alta que podemos normalmente captar. Depois dela vem a ultra - violeta que já não vemos mais E NEM POR ISSO DEIXA DE EXISTIR.

Depois da energia Ultra Violeta existe ainda um sem número mais de energias (MOLÉCULAS QUE SE AGITAM) que, sabemos existir mas não podemos ver e, abaixo do Infra Vermelho, mais uma imensa gama de energias vibrando em freqüências totalmente não acessíveis à nossa visão.


Em relação à audição normal, como já dissemos, só podemos escutar os sons que vibram em freqüências entre 20 Hz e 20.000Hz mais ou menos, o que nos impede de escutar sons abaixo e acima dessas freqüências. Outros animais, no entanto, conseguem captar o que não conseguimos ouvir, como no caso de apitos para cães, por exemplo e, nesse caso e por causa deles, sabemos que existe algum som, embora não consigamos ouvi-lo.

É tão grande o universo de energias que não podemos ver, ouvir e mesmo sentir e, tão maior, que seria interessante você fazer uma pesquisa sobre isso – ficaria pasmo(a) de saber o quanto somos restritos em relação à diversificação de energias, que nos circundam em nosso estado normal, todas elas já relativamente conhecidas pela Física.

Mas o que interessa agora entender é que, para a energia passar do estado Infra Vermelho (não visível ainda) para o estado Vermelho (visível) ela precisou aumentar sua freqüência vibratória (se acelerar) e ir aumentando mais e mais de forma que, na medida em que as energias se apresentam mais "aceleradas", nós as vamos vendo como, vermelha, laranja, amarela, verde, azul, violeta (considere outras mais resultantes da interação entre as citadas) e, depois daí, como a freqüência aumenta além do que a visão pode perceber, essa energia torna-se invisível de novo para nós, como no caso já do Ultra Violeta.

Mas onde queremos chegar com isso?

Simples, simples!

Pelo exposto já vimos que, POR PADRÃO, nossos sentidos físicos estão adaptados para uma faixa de freqüências audíveis e outra faixa de freqüências visíveis, assim como nossos Chakras tendem a vibrar também numa estreita faixa.

Por PADRÃO, veja bem!

Isso não quer dizer que uns não possam conseguir ver e escutar um pouco acima e um pouco abaixo dessas faixas de vibração energéticas e que outros mais, não as sintam em seus sistemas nervosos e com elas possam se contatar. Essa sensibilidade que promove o contato com energias e seres que vibram em freqüências baixas e mais altas é o que chamamos de percepção extra-sensorial (PES), percepção esta da qual todos aqueles que tiveram sua mediunidade aflorada, seja por que meios tenham sido, são portadores.

Assim como temos percepções em vários níveis, podemos dizer que temos mediunidade em vários níveis também. E mais ainda, que essa percepção (sensação, visão, audição, etc.), desde que tenha aflorado, pode ser trabalhada para que se sintonize com Planos Vibracionais cada vez mais elevados, de onde pode-se tirar realmente, ensinamentos mais e mais profundos em relação à nossa situação neste Planeta e os meios de alcançarmos melhores objetivos em nosso rumo à EVOLUÇÃO.

Quem tem vidência ou contato com quem a tenha pode se informar: Observe que, numa "visão" de entidades, os menos elevados são normalmente acompanhados de "luzes" e/ou energias (Auras) de cores que vão desde o amarelo denso, passando pelo laranja também denso, o vermelho denso, passando pelo marrom denso, cinza ... e, no caso contrário (entidades elevadas), as entidades vêm acompanhadas de Auras que vão desde o amarelo cristalino, passando pelo verde, azul, violeta e chegando ao branco, sendo que todas as cores em estado evanescente e cristalino brilhante.

Mesmo quando uma entidade mais evoluída traz em sua Aura as cores de vibração mais baixas (do amarelo ao vermelho) elas se mostram na vidência como cores brilhantes e menos densas (mais evanescentes), como no caso de alguns Caboclos e mesmo Pretos Velhos.

Você nunca vai ver um kiumba portando uma Aura Azul Brilhante, bem assim como nossos amigos Exus. Eles pertencem a Planos em que essas tonalidades áuricas ainda não existem.

Dentro do Plano Vibratório em que estão nossos amigos Exus e outros, você poderá perceber até, no máximo, Auras com tonalidades vermelha e laranja e mesmo amarelas, roxas, mais densas e menos densas, ou seja, mais compactas ou mais translúcidas um pouco, mas nunca brilhantes. Na medida em que vão se apurando, se desprendendo da matéria e, por conseqüência evoluindo, essas Auras vão tomando aspectos mais brilhantes, menos densas e, aí sim, está na hora da entidade deixar de ser EXU.

Bem. Nesse ponto você também poderia perguntar:

-"Mas não basta freqüentarmos os Terreiros em giras normais, fazermos nossa caridade para que essas capacidades mediúnicas vão se treinando e possamos cada vez alcançar melhores níveis"?

E eu responderia com outra pergunta:

-"Acaso, quando você está numa gira de Terreiro, tenta observar mais o que acontece fora do alcance da visão comum? Ou, como a quase totalidade dos médiuns, prende-se ao que de material está acontecendo"?

Se a resposta for que você procura observar e sentir o que está se passando "do outro lado", então sim – você estará buscando a sintonia com as energias que não pode ver normalmente e, desse modo, está tentando elevar o padrão vibratório de seu cérebro e Chakras, o que, por si só, já consiste num treinamento para melhores percepções futuras. Caso contrário ....

Já dissemos no Volume anterior que, o que acontece no Plano Físico dentro de uma Gira, não é nem 10% do que acontece no Plano Astral, não é?

Quando você age como um médium passivo – apenas deixando que as entidades o dominem e façam seus trabalhos através de seu corpo físico e de sua mente - estará funcionando como "cavalo de guia", como já vimos. Não que isso seja um demérito para você ou para qualquer um mas, agindo sempre assim, estará se acostumando a "funcionar" apenas dentro de uma faixa vibratória específica às entidades que com você trabalham ou que usam seu corpo para tal.

Dá para entender?

A menos que você tenha entre essas entidades, uma mais evoluída, que trabalhe em seu "aparelho mediúnico" (Chakras, etc.) visando melhorar mais e mais sua percepção e sensibilidade para outros Planos, você nunca vai perceber esses outros Planos e as entidades que existem e que, como já disse também no livro anterior, não são percebidas, nem mesmo pelas entidades de menor evolução, sendo por elas "atravessadas" como nós o somos diariamente por todas as que já estão do lado de lá.

Mas agora vamos dizer que você, entre as entidades que trabalham naturalmente, tenha esse(a) desenvolvedor(a) e que ele(a) pertença mesmo a Planos mais evoluídos de existência e que trabalhe, ainda sem que você perceba, nessa sua mediunidade a fim de poder colocá-lo(a) futuramente, em contato com VERDADEIROS GUIAS e MENTORES espirituais.

O que custa você dar-lhe uma "mãozinha" e se esforçar por você mesmo(a) ?

Se entendeu para o que eu quis chamar atenção até aqui e quer melhorar mesmo seus dons mediúnicos, então vamos começar a nos ajudar pelo que fazemos ainda dentro do Terreiro.
****************************************************************************




CONTINUA EM UMA SEMANA OU 15 DIAS, CONFORME APRECIAÇÕES REQUERIDAS NO PRIMEIRO POST DA SÉRIE

10 comentários:

  1. Só para "dar uma luz" em termos da física atual... ;)

    Os cientistas passaram a se referir como "som" para qualquer onda que se propague através de um meio "denso" (por exemplo, a atmosfera): qualquer vibração mecânica é um "som".

    Por outro lado, qualquer onda eletromagnética (rádio, microondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios-X e raios-Gama; na ordem crescente de freqüência) é genericamente chamada de "luz", e tem a capacidade de não precisar de um meio "denso": elas se propagam no vácuo.

    Nós estamos acostumados a chamar de "vibração" o que os cientistas estão chamando de "freqüência".

    Outra coisa que deve ser esclarecida: "ondas eletromagnéticas" - apesar de terem tudo a ver com eletricidade e magnetismo - não são as "correntes elétricas" (resultado do deslocamento físico - portanto "sonoro" - dos elétrons em uma substância), nem a "Força de Atração/Repulsão" que se vê em imãs e eletroimãs.

    Portanto, é necessário muito cuidado ao estabelecer analogias com respeito a esses fenômenos mais conhecidos (e, mesmo assim, pouco compreendido por muitos).

    Muito se fala de "magnetismo animal" e do "magnetismo espiritual" - no entanto, no magnetismo "cumum", os iguais se repelem! (Exatamente o contrário do que encontramos nas afinidades espirituais).

    Outro termo enganoso é "densidade"... Só para exemplificar, o nosso Sol é quase que inteiramente composto por Hidrogênio (que, na Terra, é um gás), mas, lá no Sol, e mesmo no estado de "plasma", é muito mais "denso" do que a mais sólida rocha na Terra.

    Em suma: a nossa linguagem cotidiana não é adequada para exprimir os fenômenos da física, quanto mais para os fenômenos espirituais... Lembrem-se, sempre, que as explicações passam por essa limitação da linguagem e que, o que faz sentido, "do outro lado", nem sempre pode ser expresso de maneira coerente para nossos sentidos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o trabalho de vocês.
    Explicam, simplificam e exemplificam.
    Se concordarem colocarei em meu
    blog um link para Umbanda sem Medo.
    Saudações
    Claudia Baibich.

    ResponderExcluir
  3. Salve, João Carlos, sempre presente amigo e colaborador!!!

    Como sempre, preciosas suas apreciações, inclusive sobre essa nova forma de se referirem os cientistas às ondas que se propagam em meios mais densos ou no vácuo (SOM para umas e LUZ para outras) que eu confesso, não sabia.

    Mas agora fugindo ao tema do post e entrando mais pela ciência, parece-me que o que chamamos de vácuo não é, na verdade, tão vácuo assim, segundo também os cientistas (corrija-me se estiver errado, ok?) pois no verdadeiro vácuo, absolutamente nada se propagaria. Isso nos leva a crer que neste vácuo atual, conforme conhecemos,parecem haver partículas de sei lá o que (não sei mesmo como chamariam) que seriam as responsáveis por, se ativadas, atingirem freqüências que permitissem a propagação do que agora é chamado de LUZ.

    O que você teria a dizer sobre?

    "Muito se fala de "magnetismo animal" e do "magnetismo espiritual" - no entanto, no magnetismo "cumum", os iguais se repelem! (Exatamente o contrário do que encontramos nas afinidades espirituais)."

    Acho que a confusão começa exatamente quando se emprega o termo "MAGNETISMO espiritual ou animal" para explicar relações de simpatia e antipatia entre seres (encarnados ou não). Afinidade Espiritual seria muito mais apropriado.

    REPETINDO SUA OBSERVAÇÃO FINAL: "Em suma: a nossa linguagem cotidiana não é adequada para exprimir os fenômenos da física, quanto mais para os fenômenos espirituais... Lembrem-se, sempre, que as explicações passam por essa limitação da linguagem e que, o que faz sentido, "do outro lado", nem sempre pode ser expresso de maneira coerente para nossos sentidos."

    A gente tenta. Faz o possível pra deixar as coisas o mais explicadinhas possível, mesmo com tantas limitações físicas e de linguagem.

    No próximo post vou até sugerir, no começo, que todos leiam antes essas suas observações.

    Fraterno abraço, maninho!

    Claudio

    ResponderExcluir
  4. Salve você também, Claudia.

    Esteja à vontade para colocar o link e esteja à vontade também para comentar, criticar, complementar em quaisquer dos posts aqui publicados.

    Nosso objetivo não é o de inventar qualquer tipo Umbanda, mas sempre será buscar ATRAVÉS DO RACIOCÍNIO, conceitos e fundamentos que façam da Umbanda que praticamos, não mais um "balaio de gatos", mas, antes ainda de uma religião, uma linha filosófica marcada, o mais possível, pela lógica em suas afirmações. Sem fantasias, sem delírios, sem fanatismos.

    PAZ e LUZ em sua vida e em seus caminhos!

    Claudio

    ResponderExcluir
  5. Muito oportuna sua observação a respeito do "vácuo". Em termos de física, duas "Forças" (os físicos agora estão chamando de "interações") têm alcance infinito (embora percam a intensidade na razão direta do quadrado da distância): a eletromagnética e a gravitacional.

    Então, mesmo nos grandes "vazios" já detectados pelos astrônomos no universo visível, existe um "potencial" EM e gravitacional.

    E ainda existe a tal da "Energia Escura" que ninguém sabe nem com o que pode se parecer, mas tem que existir para o universo se comportar como se comporta...

    A grande briga entre os físicos, atualmente, é entre os que postulam que o universo precisa ter mais do que as 4 dimensões que percebemos (mas não conseguem transformar sua matemática em coisas experimentáveis), e os que acham todos esses cálculos muito bonitos, mas "esotéricos" (o mais engraçado é que muitos desses que acham que o universo tem, pelo menos, 11 dimensões, se riem de "superstições primitivas", tais como os espíritos, Deus, etc...)

    ResponderExcluir
  6. Olá e com licença.
    Não sou do tipo de médium de "receber santo", ou pelo menos nunca aconteceu.
    Mas não sou eu que importa.
    Quero parabenizar e muito a postagem.
    Aprendi.
    Deu me uma certa luz sobre o assunto.
    Agradeço.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada.. agora começo a entender o meu trabalho na corrente e porque uma Entidade (do zelador da gira que estava a comandar os trabalhos) veio até mim e me agradeceu o trabalho do "meu Ogum". É frequente a minha atenção ser direccionada para os mediuns que, como eu, ainda estão no início e percebo que ao falar mentalmente para as Entidades percebo que Elas correspondem. Mas sinceramente, não sei como devo fazer esse treinamento. Pode ajudar? Como descobri que, quando puxo Caboclo e Preto, às consigo pensar costumo pedir-lhes que me ajudem na minha evolução.
    Obrigada e bem-aja pelos ensinamentos que nos transmite
    maria

    ResponderExcluir
  8. Intutivamente, Anônimo(a), você está agindo da forma mais correta.
    Como eu sempre venho dizendo, o que acontece no Plano Material dentro de uma Gira, não costuma ser nem 10% do que acontece no mesmo local, mas na outra (ou às vezes até outras)dimensão, onde estão os espíritos trabalhadores. Dessa forma, e na medida do possível, os trabalhos sem incorporação, feitos através do contato mental com aqueles que "parecem não estar alí", sempre pode ser positivo e de grande auxílio às entidades presentes(incorporadas).

    O treinamento é este mesmo: REPETIÇÃO!

    Continue fazendo da mesma forma, sempre buscando esse contato mental e, na medida em que por repetição for se sentindo mais treinada e mais segura, perceberá também que as respostas de lá, virão com muito mais provas de realidade.

    Fraterno Abraço pra você!

    ResponderExcluir
  9. Olá gostei muito deste blogger, o encontrei através de pesquisa via google, gostaria muito de receber seus livros via e-mail no endereço :
    bleysantos@yahoo.com.br

    Sou médium em desenvolvimento, e estou aprendendo muito com as informações aqui postadas. Abraço Fratenal.

    Bleyson dos Santos

    ResponderExcluir
  10. Meu caro Bleyson dos Santos.

    Não publiquei seu comentário elogioso em vista de nele estar seu endereço de e-mail. No entanto, como você me pede que lhe envie os livros, OBSERVE QUE ABAIXO DA FIGURA DO ÍNDIO, lá em cima, existem dois links para download dos mesmos num local sob este título: "LIVROS PARA DOWNLOAD".

    É só clicar no nome de cada um deles que você será enviado ao site de onde esses livros poderão ser "baixados".

    Receba um fraterno abraço e votos de um 2009 cheio de SAÚDE, PAZ E VITÓRIAS EM TODOS OS SEUS EMPREENDIMENTOS.

    ResponderExcluir