SEJA BEM VINDO

ESSE É UM BLOG PARA QUEM PRETENDE LER E APRENDER RACIOCINANDO, SOBRE TEMAS COMO UMBANDA, MEDIUNIDADE EM GERAL E AUTO-AJUDA. SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, ACREDITE, NÃO FOI POR ACASO. TALVEZ AS RESPOSTAS PARA ALGUMAS DE SUAS DÚVIDAS ESTEJAM EM ALGUNS DOS TEXTOS POSTADOS.

ATENÇÃO: VOCÊ PODE COPIAR OS TEXTOS QUE CONSTAM DESTE BLOG E USÁ-LOS EM OUTROS LOCAIS, MAS NÃO DEIXE DE INDICAR A FONTE, POR FAVOR!

Acompanhantes do Blog

terça-feira, 24 de junho de 2008

PROCESSOS OBSESSIVOS I


AUTO-OBSESSÃO

Pois muito bem. Já falamos mais de uma vez sobre obsessões e, aprofundaremos um pouco mais ainda do que foi exposto no Capítulo V de Umbanda Sem Medo Vol I - Obsessões e Obsessores - que seria até bom ser consultado ainda antes que se lesse esta parte, ou lessem no Blog Umbanda Sem Medo os tópicos constantes dos seguintes endereços:
http://umbandasemmedo.blogspot.com/2007/05/ao-das-obsesses-e-o-combate-que-exigem.html - Ação das Obsessões e o Combate que Exigem
http://umbandasemmedo.blogspot.com/2007/07/obsesses-e-obsessores-parte-i.html - OBSESSÕES E OBSESSORES - PARTE I
http://umbandasemmedo.blogspot.com/2007/07/obsesses-e-obsessores-parte-ii.html - OBSESSÕES E OBSESSORES - PARTE II


Ainda antes de iniciarmos esta parte e para ficar melhor explicado, vamos ter que considerar MÉDIUM aquele ou aquela que consegue, de uma forma ou outra, comunicar-se com Espíritos e, sendo por eles utilizados, funcionarem como INTERMEDIÁRIOS entre esses Espíritos e Encarnados das mais diversas formas (incorporação, psicografia, xenoglossia, etc).

De outra forma, entenderemos SENSITIVO como aquele ou aquela que consegue perceber ou até ver os Espíritos e o universo paralelo que os cerca, pode sentir influências positivas ou negativas advindas de outros planos existenciais, sentir influências até mesmo de encarnados, mas que, não necessariamente ou obrigatoriamente, sirvam ou possam vir a servir de INTERMEDIÁRIOS entre ESPÍRITOS E ENCARNADOS.

Isto posto, percebemos logo de início, que todo VERDADEIRO MÉDIUM é, antes de mais nada, um SENSITIVO (inclinando-se cada um para um ou mais tipos de SENSIBILIDADES), mas nem todo SENSITIVO tem que vir a ser MÉDIUM - servir de intermediário entre Espíritos e Encarnados.

E já que para se poder vir a ser um BOM INTERMEDIÁRIO (MÉDIUM) precisamos treinar essa sensibilidade paranormal (além da normal) que todo SENSITIVO possui, para efeito de compreensão também, focalizaremos mais especificamente o SENSITIVO neste texto, desde já considerando que MÉDIUNS, se não bem treinados e informados, podem caminhar pela mesma estrada e até com piores conseqüências, se forem daqueles que acham que, por terem Espíritos Protetores e mesmo os chamados "orixás" aos seus lados, nada têm a temer - estes conseguem "emburacar-se" muito mais e de formas bastante complicadas, já que, garantindo-se nesses escudos, podem acabar exagerando e enfiando a mão em cumbucas apertadas de onde pra tirar ...

Uma característica comum, tanto a SENSITIVOS quanto a MÉDIUNS é a de terem enlaces energéticos menos rudes com a matéria, o que determina a possibilidade de sofrerem (por assim dizer) maiores influências dos mundos paralelos, diferentemente dos mais enraizados energeticamente, pois as influências de fora sobre estes, quase não existe (são como que fortalezas neste sentido), ou melhor, NÃO É PERCEBIDA pelos próprios, ainda que em muitas vezes lhes afetem as vidas truculentamente.

Entre os mais SENSITIVOS (conscientes ou não disso) encontramos uma grande parte que, exatamente por terem enlaces energéticos mais frágeis com a matéria, também possuem um sistema nervoso relativamente ou bastante frágil (sensível) e, observando-se pelo lado psíquico, costumam até ter comportamentos não muito compreensíveis para os "normais".

Falaremos aqui de um problema que alguns conhecem, outros intuem e uma grande parte nem imagina e mesmo assim, muito pouco se comenta. Este problema enquadra-se na categoria da AUTO-OBSESSÃO que, em resumo, se dá por culpa do próprio obsidiado envolvendo necessidade de tratamento, não só espiritual, como também acompanhamento psicológico.

Talvez seja este o problema mais complicado entre os obsessivos já que, na maioria das vezes, é muito difícil (senão impossível) convencermos alguém de que é ele ou ela mesmo o(a) culpado(a) pela situação que está vivenciando. O pior disto é que este tipo de obsessão chega a constituir 60 a 70% dos casos de obsessão em geral, senão mais.

Problemas de auto-obsessão podem se dar por causas diversas. Provavelmente não conseguiremos enfocar todos eles, mas pelo menos as causas principais serão mencionadas.

Consideremos um SENSITIVO que, além das influências extra-corpóreas que recebe (e às vezes nem entende), ainda possua fraquezas de personalidade e até mesmo complexos do tipo de inferioridade.
Este problema que acompanha SENSITIVOS de uma forma geral (não todos, é claro), às vezes é difícil de ser detetado, mesmo por médiuns experimentados porque, numa primeira visita ao Terreiro, a pessoa é percebida, mesmo por entidades espirituais, como ACOMPANHADA ou por Espíritos obsessores ou mesmo por energias e larvas astrais. A partir do primeiro tratamento e consequente liberdade (nem sempre tão fácil) os AUTO-OBSEDÁVEIS, no caso de não terem recebido informações sobre necessidade de mudanças em suas vidas e até mesmo em suas maneiras de vê-la, continuarão a "fabricar encostos" e apresentarem "novos problemas", uns atrás dos outros.
Como assim? Analisando:

1- Pessoas auto-obsedáveis são normalmente aquelas que costumam trazer consigo problemas psíquicos provocados por traumas ou mesmo fragilidades emocionais cultivadas ao longo da vida e quem sabe, até mesmo advindos de outras encarnações;
2- Traumas e fragilidades emocionais, quando não controlados determinam, não raramente, APREENSÕES, MEDOS e até mesmo a já conhecida SÍNDROME DE PÂNICO em processos mais adiantados;
3- Traumas e fragilidades emocionais, por criarem APREENSÕES, MEDOS E PÂNICO, causam desequilíbrio, não só no SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC), como também e principalmente no SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO (SNA), determinando com isto, por conseqüência, DESORDENS INTERNAS, já agora ao nível do mal funcionamento dos órgãos internos controlados pelo SNA - coração, fígado, rins, estômago, intestinos ...

Já por aí você pode perceber o que SIMPLES FRAGILIDADES EMOCIONAIS podem provocar em toda a parte interna do CORPO FÍSICO. Alguns exemplos no geral, podem ser desordens no Aparelho Digestivo, no Aparelho Circulatório, no Aparelho Gênito-Urinário, Respiratório, acarretando doenças dos tipos: Desequilíbrio de Pressão (ora alta, ora baixa), Taquicardias, Diabetes Nervosas, Labirintites, Descontrole Motor, Enxaquecas e outras mais, chegando às vezes até mesmo a afetar a própria pele com eritemas, feridas e manchas "inexplicáveis" que acabam se fixando como "patologias", sendo tratadas como tal sem que o motivo real que as faz existir seja, em muitas vezes, sequer tocado.

Em decorrência dessa "desordem geral" que vai se instalando, as INSEGURANÇAS e MEDOS vão crescendo e, neste ponto, também já se pode perceber que os fatores iniciais que geraram as desordens físicas acabam aumentando pelo agora, MEDO DAS PRÓPRIAS "DOENÇAS".

Vamos rever: SENSIBILDADE OU FRAGILIDADE PSÍQUICA => INSEGURANÇAS, MEDOS, PÂNICO => DESEQUILÍBRIO DO SNC e SNA => DESORDENS NO FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS INTERNOS => DOENÇAS DAÍ DECORRENTES.

Este processo de deterioração interna provocado inicialmente por uma sensibilidade ou fragilidade psíquica, já constitui um processo auto-obsessivo ainda que para ele não haja interferência de qualquer Entidade Espiritual (kiumba ou mesmo algum espirito sofredor) e, pessoas muito FACILMENTE SUGESTIONÁVEIS, as que tenham COMPLEXO DE INFERIORIDADE, aqueles que estão sempre dizendo coisas como: "Estou doente"; "Sinto-me fraco"; "Nada consigo"; Tudo é difícil"; "Preciso de ajuda"; Ninguém me ama"; Ninguém me dá atenção"; ou mesmo aquelas que usam deste subterfúgio para atraírem as atenções alheias, estão no rol dos incluídos, ou pelo menos ameaçados de passarem por este problema.

Acontece porém, que estas mesmas pessoas, se forem SENSITIVAS (por menos que sejam) além de sofrerem as causas que eles mesmos produzem, ainda trazem o risco de sofrerem com a atuação de, aí sim, Entidades Espirituais que com elas se sintonizem em formas de pensar e agir, o que acaba por intensificar todas as síndromes antes relacionadas e outras mais, já que "fecham-se circuitos" entre eles, somando-se a uns os sintomas dos outros e criando-se aqueles "quadros clássicos" dos que se apresentam com sintomas de doenças que verdadeiramente não têm. Nestes casos, considerando-se o obsedado ainda um SENSITIVO, uma das hipóteses é a de que "alguém" (algum tipo de Espírito) que tenha atraído para si através da sintonia com suas FRAGILIDADES, sinta ou carregue consigo a impressão da doença que o acompanhava quando em vida, ou seja, além de "suas próprias doenças", ainda reflete uma ou várias que não condizem com seu REAL ESTADO FÍSICO.

Uma pessoa neste estado poderá ir a vários médicos e jamais descobrirá a causa de seu mal já que seu caso é psíquico e, por ser sensitivo, recebe também impressões de entidades que o possam estar acompanhando por se coadunarem com suas FRAGILIDADES, INSEGURANÇAS, MEDOS, PÂNICO, intensificando-os ainda mais!

Que fique claro aqui que, quanto maior for a SENSIBILIDADE para o lado Astral, maiores influências esta pessoa receberá daquele ou daqueles a quem atraiu, o que, por decorrência, poderá levar alguns ou até mesmo muitos, em caso de não serem atendidos convenientemente (organizando essa sensibilidade e aprendendo a trabalhar com ela) até a internações em manicômios.

Relembrar aqui que NEM TODO SENSITIVO é verdadeiramente MÉDIUM, mas sim em sentido inverso, nos leva à seguinte apreciação: Existem muitos SENSITIVOS que procuram Terreiros ou Centros Espíritas e são dados como MÉDIUNS, o que nem sempre é verdade e eles poderiam muito bem, ao invés de ficarem buscando ser INTERMEDIÁRIOS DE ESPÍRITOS, trabalharem com suas sensibilidades de outras formas. Além disto, como ter sensibilidade não significa SEMPRE SER MÉDIUM, muitos ficam anos e anos esperando os Espíritos incorporarem e acabam desiludindo-se pela NÃO NECESSIDADE (e até impossibilidade), em seus casos.

Um SENSITIVO que apareça no Terreiro acompanhado de obsessores, sofredores, "doentes", deveria, além do tratamento de "libertação", OBRIGATORIAMENTE ser orientado sobre suas maneiras de ser e ver a vida, porque, lembremo-nos: isto é a MOLA-MESTRA de todo o processo auto-obsessivo pelo qual está passando que, por sua vez, se não for modificado, fará com que todo o esforço mediúnico e espiritual seja apenas um PALIATIVO, de efeito temporário até que suas DESORDENS PSÍQUICAS acabem por atrair outras entidades semelhantes.

Qualquer esforço do tipo, sessões de desobsessão ou expurgo, "fechamento de corpo", uso de "contra-eguns", etc, terá o mesmo efeito TEMPORÁRIO.

Um outro agravante que também devemos levar em consideração é o fato do sensitivo ainda possuir, mesmo que inconscientemente (esses são os piores), FORTE PODER DE PENSAMENTO, situação que, descontrolada, pode levá-lo ainda mais rapidamente ao caos já que, pelo lado Astral, ainda estará criando suas FORMAS-PENSAMENTO e até mesmo elevando-as ao nível de ELEMENTAIS ARTIFICIAIS (ou FALSOS ELEMENTAIS) que nestes casos, agirão como verdadeiros VAMPIROS sobre quem os criou e provocarão, mais aceleradamente, todas os sintomas de esquizofrenia possíveis (Vejam abaixo possíveis sintomas).

SINTOMAS DE ESQUIZOFRENIA


Abaixo estão enumeradas algumas dicas. Elas servem de parâmetro para observação e análise num possível conjunto em uma mesma pessoa:

- Dificuldade para dormir, alternância do dia pela noite, ficar andando pela casa à noite, ou mais raramente, dormir demais;
- Isolamento social, indiferença em relação aos sentimentos dos outros;
- Perda das relações sociais que mantinha;Períodos de hiperatividade e períodos de inatividade;
- Dificuldade de concentração chegando a impedir o prosseguimento nos estudos;
- Dificuldade de tomar decisões e de resolver problemas comuns;
- Preocupações não habituais com ocultismos, esoterismo e religião;
- Hostilidade, desconfiança e medos injustificáveis;
- Reações exageradas às reprovações dos parentes e amigos;
- Deterioração da higiene pessoal;
- Viagens ou desejo de viajar para lugares sem nenhuma ligação com a situação pessoal e sem propósitos específicos;
- Envolvimento com escrita excessiva ou desenhos infantis sem um objetivo definido;Reações emocionais não habituais ou características do indivíduo;
- Falta de expressões faciais (Rosto inexpressivo);
- Diminuição marcante do piscar de olhos ou piscar incessantemente;
- Sensibilidade excessiva a barulhos e luzes;
- Alteração da sensação do tato e do paladar;

- Uso estranho das palavras e da construção das frases;
- Afirmações irracionais;
- Comportamento estranho como recusa em tocar as pessoas, penteados esquisitos, ameaças de auto-mutilação e ferimentos provocados em si mesmo;
- Mudanças na personalidade;
- Abandono das atividades usuais;
- Incapacidade de expressar prazer, de chorar ou chorar demais injustificadamente, risos imotivados;Abuso de álcool ou drogas;
- Posturas estranhas...

Quem já lidou com obsedados de todos os tipos, vai perceber, de imediato, que esses sintomas costumam se apresentar em conjunto (mas não todos de uma vez) e intensamente também nestes, seja por influência externa (quando não existe SÓ auto-obsessão tendo esta vindo "de fora") ou interna (quando o agente é o próprio psiquismo).

Quando uma pessoa entra em um processo de agressividade, isolamento (às vezes) ou de virar "o coitadinho" , através da FORÇA DE SEU PRÓPRIO PENSAMENTO usada às avêssas (sempre enfatizando as derrotas e doenças), muito provavelmente já terá criado, ao nível astral, formas energéticas bem mais densas que as formas-pensamento iniciais, provenientes do acúmulo sucessivo de energias que desprendem de sua Aura e são moldadas pelos pensamentos negativos gerados por seu medos. Importante destacarmos ainda que quando essas formas-pensamento começam a se criar, principalmente nos momentos de crises iniciais ou não, elas já se tornam sinalizadores claros para entidades (espíritos e elementais ainda rudimentares) avisando-os de que "esse poderá ser um bom alvo" e, na medida em que forem se intensificando, mais claramente atraem esses tipos de entidades.

A Umbanda através dos trabalhos de Pretos Velhos e Caboclos, pode livrar o auto-obsedado de todas as influências EXTERNAS e, às vezes, quando na casa houver entidades ou encarnados preparadas para tal, fazer os aconselhamentos necessários para a também "auto-cura" que muitas vezes acontece apenas pelo fato do antes auto-obsedado passar a nutrir uma fé (confiança) bastante forte naqueles que o(a) ajudaram a sair do processo crítico em que se encontrava. Neste caso temos de considerar a chamada "cura pela fé" que, em síntese, faz com que o humano antes prejudicado, tendo encontrado alguém em quem possa confiar, abre-lhe os sentimentos e emoções, praticamente apoiando-se numa provável força de quem o(a) curou.

Enquanto sentir-se seguro pela "força das entidades" (ou até mesmo de uma divindade a quem tenha atribuído sua cura) estará, de certa forma, protegido(a). Em outras palavras, enquanto tiver FÉ em alguém (espírito ou divindade) e crer que esse "alguém" o amparará sempre que necessário for, sentir-se-á seguro(a) e não facilitará, nem mesmo recriando suas formas-pensamento negativas pois sua mente estará, por este tempo, convicta de que "nada de mal lhe pode acontecer".

Este comportamento (FÉ em alguém ou numa divindade) é válido e em muitas vezes consegue apresentar resultados importantes, desde que esta pessoa, ou entre para esse grupo que "a salvou" e deste modo refaça sua FÉ a cada dia, o que em síntese, obriga de certa forma, que a pessoa abrace a FÉ dos que a salvaram dos obsessores, comportamento este bastante estimulado em nosso dia a dia por diversas religiões e/ou seitas. Mas se por qualquer motivo esta FÉ for abalada, não tendo o antes SENSITIVO SOFREDOR recebido informações claras sobre seu processo de auto-cura, mais cedo ou mais tarde tudo começa de novo e, dependendo do dissabor que a tenha levado a afastar-se dessa FÉ, o processo pode se inicair imediatamente após o abandono.

Onde quero chegar?

Percebam que no tipo de "cura" acima citado, a pessoa, depois do descarrego, deve ter se sentido melhor e por isto acreditou ter sido totalmente curada, naquele momento, pela intercessão de, ou espíritos ou "deuses" e por isto passou a acreditar que, estando eles ao seu lado, nada de mal lhe aconteceria mais, o que a levou a sentir-se segura e com isto não mais gerar energias negativas que atraíssem mais negatividade além de mais encostos ou obsessores. Aliado a isto, irmanando-se a um grupo espiritual (ou mesmo igreja), acabou, mesmo que inconscientemente, se beneficiando das egrégoras que se criam nesses ambientes, só que ... não lhe tendo sido explicado que, embora tenha assumido comportamentos que a beneficiaram (fé, bons pensamentos, orações, etc) por todo este tempo, independentemente de estar no grupo ou não, sua CURA REAL estaria, verdadeiramente, amparada no fato dela não mais gerar energias propíciatórias a novos encostos e/ou obsessões, fato este que costuma mudar de rumo sempre que alguém se sente iludido(a) em sua crença, por qualquer motivo, principalmente se for do tipo que gosta de ser "o coitadinho".

Observemos que em grande parte das vezes, essa transferência de responsabilidade da cura (auto-cura nestes casos), faz com que o motivo de bem-estar pareça possível, SOMENTE pelo fato da pessoa estar frequentando este ou aquele grupamento religioso e muitos chegam a pensar que, se sairem dali, seus males podem voltar ...

E podem sim! Mas não porque lhes fizeram qualquer mal (como alguns costumam intuir) e sim porque, erradamente, não lhes informaram que suas MENTES sempre foram as culpadas pelos males por que passaram.

Não lhes informaram que, independentemente de estarem ligados a qualquer grupamento religioso, SUAS MENTES não deveriam mais propiciar estado de medos, angústias, inseguranças, pânico e que, estas sim, deveriam ser vigiadas diuturnamente e sempre que necessário, aparecendo qualquer sinal de estado depressivo, serem desviadas para MENTALIZAÇÕES (criações mentais) POSITIVAS que lhes fizessem gerar energias opostas ao negativismo atrativo de mais negativismo - o que fizeram, sempre inconscientemente, enquanto estavam ligados às crenças.

Resumindo: Ao creditarem suas "curas" APENAS a outros e não levando em conta seus esforços pessoais (ainda que inconscientes) em mudarem os rumos de suas vidas e de seus pensamentos, fatos esses que eliminaram suas fragilidades por algum tempo, caem em desânimo, chegam a estados depressivos e, consequentemente, a novas auto-obsessões assim que crêem terem perdido o pilar sustentador de suas fés e conseqüentes "curas"!

Já não viram isto em muitos que abandonaram suas crenças religiosas, fossem elas quais fossem?


PAZ, SAÚDE E HARMONIA em suas vidas!

Este texto já faz parte e estará no Volume III de UMBANDA SEM MEDO ainda não publicado.

Os Livros, Vol I e II em PDF podem ser baixados clicando-se nos links com seus nomes que estão sob título: LIVROS PARA DOWNLOAD (logo abaixo da figura, no alto e à esquerda) e seguindo-se os procedimentos naturais de download.

13 comentários:

  1. SOU MEDIUM EM DESENVOLVIMENTO NUM TERREIRO(UMBADA-CANDOBLE-QUIMBANDA SEI LA O QUE)UMA CASA BOA PORQUE EU CONSTRUI,SINTO ISSO,MAS MAL ORIENTADA PELO CHEFE DO TERREIRO.COMO SE DIZ QUANDO VC PEDE AJUDA,OS GUIAS LHE PROPORCIONAM,ENCONTREI SEU SITE,E DESCOBRI QUE TEMOS A MESMA LINHA DE PENSAMENTO,UMA PENA QUE AQUI NAO COMUNGAM COMIGO DESSA FORMA,SUA PAGINA MUITO ME ESCLARECEU OS PONTOS QUE DEVEM SE SEGUIR A UMBANDA SERIA,GOSTARIA QUE ME PASSA-SE SEU ENDEREÇO PARA CONTATOS,CONHECER UM VERDADEIRO TERREIRO (CENTRO) DE UMBANDA,POIS ESTOU TOTALMENTE DESORIENTADO,E NAO QUERO ABONDANAR A UMBANDA....

    ResponderExcluir
  2. Gostei de algumas de suas matérias, mas tem algumas coisas que você diz que faz parecer que vc nem é umbandista e sim um cético..
    Mas muito bom mesmo assim

    ResponderExcluir
  3. Salve, corujaarfam.

    Faça o seguinte: Entre como se fosse fazer novo comentário e deixe seu e-mail (ELE NÃO SERÁ PUBLICADO).

    Assim que o receber, envio-lhe um e-mail, atrvés do qul você poderá se contactar comigo,ok?

    Salve sua Banda e seu Eledá

    ResponderExcluir
  4. Salve, Visão.

    Não sei onde você percebeu esse "ceticismo" que não existe, mas de qualquer forma agradeço seu comentário.

    Salve sua Banda e seu Eledá!

    ResponderExcluir
  5. SALVE CLAUDIO ZEUS....QUE OXALA LHE ILUMINE,AGRADEÇO POR RESPONDER MEU EMAIL...COMO LHE DISSE INTERIORMENTE,SOU MEDIUM NUM TERREIRO DE UMBANDA,DESDE 90 CONHECI A DOUTRINA,ATRAVES DE UM TERREIOR(SAGRADO CORAÇAÕ DE JESUS)TINHA COMO CHEFE DA CASA O CABLOCO OXOSSI,E COMO EXU SR.SETE ENCRUZILHADA,FIQUEI NESSE TERREIRO 10 ANOS,DEI OS MEUS PRIMIROS PASSOS COMO MEDIUM,EM 2001 AJUDAMOS A CONSTRUIR UM CENTRO NOVO NUM SITIO QUE TINHAMOS COMPRADO(O CENTRO ESPIRITA ERA PROPRIETARIO DO TERREIRO C/AJUDA DA CORRENTE CONSEGUIMOS PAGAR)A CONSTRUÇAÕ FOI FEITA BASICAMENTE POR UM GRUPO DE EMPRESARIO,NO QUAL FAZIA PARTE,POIS SOU EMPRESARIO NO RAMO ALIMENTICIO.QUANDO FUNDAMOS O TERREIRO EM 13 DE MAIO DE 2001,NO DECORRER DO ANO NOSSO CHEFE DO TERREIRO FOI FAZER OBRIGAÇAÕ DE CABEÇA EM UM TERREIRO DE CANDOBLE,QUANDO VOLTOU TUDO COMEÇOU A MODIFICAR,SEPAROUSSE DE SEU CASAMENTO,SUA ESPOSA ERA UMA MEDIUM MUITO BOA (MEDIUM DOUTRINARIA)TUDO O QUE ERA ENSINADO FOI MODIFICADO COMEÇOU SACRIFICIOS DE ANIMAIS ,FICOU CORRENDO UMA GIRA DIFERENTE;TINHAMOS 120 MEDIUM NA CORRENTE,UMA CASA FORTE,E FOI COMO SE PASSA-SE UM FURACAÕ,O GRUPO DE EMPRESARIO COMEÇOU A DISCUTIR ,COMEÇOU FALSIDADE,JOGO DE INTERESSE EM SUMA,NO COMEÇO DE 2002,ME DESLIGUEI DA CORRENTE,E MAIS TARDE TODO O GRUPO QUE TINHA CONSTRUIDO O TERREIRO SE DESLIGOU-SE,SAI DESORIENTADO ASSUSTADO,PROCURANDO UMA OUTRA CASA PARA CONTINUAR O DESENVOLVIMENTO,RODEI MUITO....OUTRAS DOUTRINAS,OUTRAS FORMAS DE TRABALHO...ME ASSUSTAVA COM TUDO QUE VIA....NUM SABADO A NOITE INDO FAZER UMA VISITA A UM TERREIRO,FIZ UM COMENTARIO PARA MINHA ESPOSA(QUE EU ME VIA CONSTRUINDO UM OUTRO TERREIRO),ACABEI CONHECENDO UM TERREIRO PEQUENO C/POUCOS MEDIUM,TINHA UMA FIRMEZA,MAS MEIO ESTRANHO A GIRA....ME FILIEI NO TERREIRO,COMO ERAM PESSOAL HUMILDE E SEMPRE NECESSITAVAM DE ALIGAR CASA PARA O TERREIRO,SEMPRE TINHAMOS PROBLEMAS,CASA PEQUENA,MORADORES C/PRECONCEITO,ALUGUEL ATRASAVA....NESSE MEIO TEMPO ADQUIRI UM TERRENO GRANDE AONDE ESTA O PROGETO PARA FAZER A MINHA FABRICA(TRABAHO C/ PÃO CONGELADO)NAO NECESSITA DE UMA AREA TAO GRANDE,DECEDI QUE IRIA CONSTRUIR O TERREIRO (CENTRO ESPIRITA)FECHAMOS UM ACORDO C/O PAI DE SANTO QUE EU CEDERIA A CASA POR 4 ANOS,NESSE TEMPO O TERREIRO NAO TERIA DESPESA C/ALUGUEL,AGUA,LUZ,IMPOSTOS,...SEM NENHUMA DESPESA,E COMO E COBRADO UMA MENSALIDADE DE R$ 20,00 PARA A MANUTENÇÃO DA CASA ESSE DINHEIRO SERIA COLOCADO EM UMA POUPANÇA PARA NOS FINAL DE 4 ANOS,COMPRAR UMA SEDE PROPRIA PARA O TERREIRO,HOJE A CASA TEM 4O MEDIUM,MAS.....TEM SEMPRE O MAS....A DOUTRINA QUE ELES PASSAM E MUITO SEI LA....MUITA BEBIDA,MUITA COMIDA,POIS OFERECEM MUITA FAROFA PRA EXU...POR SINAL UMA DELICIA...MEDIUM QUE COMECA NUMA SEMANA NA OUTRA JA ESTA DANDO CONSULTA....BEM POCOS TRABALHOS C/GUIAS DA UMBANDA(PRETOS VELHOS,CRIANÇAS)ESTE ANO NAO TEVE AINDA....E MAIS TRABALHO C/EXU,BAIANO,BOIADEIRO....SEM DOUTRINA NENHUMA,MEDIUM ENTRA NA CASA SEM PREPARAÇAÕ NENHUMA,NAO E ISSO QUE EU QUERO PRA MIM,POR ISSO PROCURO LER MUITO,ESTUDO PESQUISO,POR ISSO ENCONTREI SUA MENSAGENS...AONDE VI QUE CONSIGO VER A UMBANDA SOB SUA VISÃO...TEMOS UMA CASA BONITA...MAL CONDUZIDA...O QUE VC ME DIZ DISSO TUDO......

    ResponderExcluir
  6. Corujaarfam.

    O que você me relata desta feita é assunto pra ser comentado e aprofundado entre duas pessoas, de forma que, mesmo tendo publicado suas reclamações e dúvidas (até mesmo porque sei haverem outras pessoas passando por situações semelhantes), prefiro comentá-las por e-mail e não por aqui, onde ficará exposta a todos que por aqui passarem.

    Volto a lhe dizer: ENVIE-ME SEU E-MAIL EM NOVO COMENTÁRIO, e-mail este que NÃO VOU TORNAR PÚBLICO (pode ter certeza) e, assim que recebê-lo envio-lhe outro contendo meus comentários sobre estes fatos aqui explicitados e também meu e-mail pessoal para que possa se correesponder comigo, ok?


    Fique na PAZ de Zambi, meu mano!

    ResponderExcluir
  7. olá amigo, bem para começar vou te dizer: ha anos tinha 17 anos na época e tive problemas espirutuais fui em um charlatão e este comeu o pouco que tinha de salario como aprendiz de mecanico, fiquei pior e mais obsidiado, minha mãe vendo tudo pediu ajuda a uma amiga que mantinha uma casa de artigos de umbanda e esta lhe indicou uma senhora resumindo fui levado até lá e findando dias minha vida mudou muito e pra melhor. desnvolvi trabalhei alguns meses e faziam filas para falar com meus guias, vieram meus vacilos com as mulheres q lá iam e me envolvi com algumas era muito novo(18 anos) acabei saindo de lá brigado e sem mãe de santo p cuidar de mim. vivi algum tempo a procura de um lugar descente mas desisti. agora conto com 39 anos e a pertubação esta de volta, aqui em minha cidade(rib preto) esta dificil não se acha coisa boa terreiro firme, a dias eu e minha companheira encontramos um lugar q leva a umbanda a serio mas a senhora de la esta com problemas de saude e ela fecha com frequencia mas em um unico dia q fui falar com um guia, no dia seguinte meu celular não parou de tanto trabalho que me apareceu. bom ela fechou para obrigaçoes e só abre na festa de nossa senhora, e sinto q as coisas estão entornando me da uma orientação por favor. obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber como chegar a tenda nossa senhora da piedade fundada por Zelio de Moraes.

    ResponderExcluir
  9. GLAUCO (e todos os demais que se interessarem).

    Chegar à TENSP é até bastante fácil. Tendo em consideração que você saia de Niterói, deverá pegar o ônibus que vai para Friburgo ou, se for de carro, a estrada que vai no mesmo sentido.
    Passando por Cachoeira de Macacu e a uns 5 ou 6 kilômetros adiante, há um pedágio. Se for de ônibus desça antes e se for de carro, mantenha-se à sua direita e desvie antes do pedágio para uma pequena descida.

    Ao final da descida você deverá virar à direita, seguir até o final da "estradinha" (uns 100 metros) e na encruza em "T" virar à esquerda indo até o fim.

    A "estradinha" continua à direita, mas você não deve virar (a não ser para estacionar. A TENSP fica à esquerda do final desse braço da encruza em "T".

    Espero ter ajudado

    Aceite meu fraternO SARAVÁ

    Claudio

    ResponderExcluir
  10. Meu caro "ANÔNIMO"

    Estou tentanto, através de conhecidos, descobrir um bom lugar em Ribeirão Preto para que você possa dar andamento à sua vida para a espiritualidade. Assim que obtiver alguma boa indicação, passo pelo e-mail que você enviou paralelamente. De qualquer forma, espero que você tenha aprendido com o passado e não caia, mais uma vez, nas armadilhas da vaidade que muitas vezes nem detectamos quando estamos por ela atuados ... ainda que nos avisem!

    Que Tupã seja HARMONIA e LUZ em sua vida.

    ResponderExcluir
  11. Olá, encontrei seu blog no google pois eu procurava algum centro em Ribeirão Preto. Preciso com urgência levar um conhecido meu em um centro confiável pois ele está carregado de coisa ruim, com depressão profunda e pensando em suicídio. Eu, como umbandista, percebo na casa dele muitas almas perdidas, mas não tenho formação para saber o que fazer. Por favor, se souberem de algum centro em Ribeirão Preto, ou puderem me dar alguma orientação sobre o que fazer eu agradeço muito. Obrigada! Adriana S.M.

    ResponderExcluir
  12. Gente eu ia na igreja e hoje estou muito confusa!
    sem nenhuma religião , minha vida não anda pra frente
    nunca as portas se abriram,já tenho 31 anos, e passei por cirurgias,
    e hoje medico diz q tenho que repousa durante um ano, sem esforço e peso algum, mais até quanto essa vida? e ultimamente vem em mente sobre ir em
    umbanda! não sei porque,andei sonhando com imagens,e nunca fui,ao centro, porque tive ensinamentos que isso é do MAl! porque igrejas nos colocam medo sobre isso, mais Eu nunca me dei bem em "igrejas"tudo anda pra trás, eu preciso de ajuda,não aguento e muitos diz não pra mim,o que fazer, será que tem solução para meu problema eu cansei de ser a menor,só queria q meu caminho abrisse ! Será que tem como? eu preciso de reiigião , deixe recado no meu e-mail, e achei seu blog por acaso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha cara "euzinha".

      Sobre os "ensinamentos" de que "isto é do mal", até compreendo que a ignorância humana o faça mesmo, levando em conta que muitos e muitos, hoje reconhecidos como ILUMINADOS, também já foram considerados como "do mal", muitos deles sendo até condenados a suplícios. Em se tratando de UMBANDA, ESPIRITISMO e semelhantes, ainda há muita ignorância que normalmente leva ao medo, o qual, por sua vez, cria "imensos demônios" que passam a povoar as mentes menos racionais e mais inclinadas à aceitação pura e simples das OPINIÕES E PREGAÇÕES ALHEIAS.

      A solução para o seu problema, já que você vem recebendo esses avisos em sonhos, é procurar algum Terreiro ou Centro aí por perto de onde você mora mesmo e ir avaliando por si, qual deles se adapta mais ao seu íntimo, às suas intuições .... SEM MEDOS!!!

      Vagabundos que se aproveitam da ingenuidade alheia para a exploração existem EM TODAS AS CRENÇAS E PRÁTICAS RELIGIOSAS, de modo que, achar o que nos convém, é, e sempre será, fruto de nossas próprias buscas, principalmente após muitas orações pedindo para que nos orientem os nossos amigos espirituais.

      Como não tenho seu e-mail e nem sei de onde você é, sugiro que comece sua busca dando uma olhadinha em nossa página "DIVULGAÇÃO DE TERREIROS" em http://umbandasemmedo.blogspot.com.br/2011/04/divulgacao-de-terreiros.html

      Quem sabe você esteja perto de alguns desses endereços e acabe por se encontrar em algum deles?

      Muita PAZ e LUZ em seus caminhos!!

      Claudio

      Excluir