SEJA BEM VINDO

ESSE É UM BLOG PARA QUEM PRETENDE LER E APRENDER RACIOCINANDO, SOBRE TEMAS COMO UMBANDA, MEDIUNIDADE EM GERAL E AUTO-AJUDA. SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, ACREDITE, NÃO FOI POR ACASO. TALVEZ AS RESPOSTAS PARA ALGUMAS DE SUAS DÚVIDAS ESTEJAM EM ALGUNS DOS TEXTOS POSTADOS.

ATENÇÃO: VOCÊ PODE COPIAR OS TEXTOS QUE CONSTAM DESTE BLOG E USÁ-LOS EM OUTROS LOCAIS, MAS NÃO DEIXE DE INDICAR A FONTE, POR FAVOR!

Acompanhantes do Blog

domingo, 7 de outubro de 2007

A PREPARAÇÃO DE UM MÉDIUM NA UMBANDA Parte II

CONTINANDO ...

Vamos considerar que um médium procura um terreiro para se orientar no que tange à sua mediunidade e, em lá chegando, percebe-se que sua sensibilidade já despontou e que urge que ele continue a freqüentar as giras de desenvolvimento (quando elas existem).

O que normalmente acontece a seguir é que esse médium passa a freqüentar o terreiro e nem sempre é devidamente orientado pelo(s) seu(s) dirigente(s), para que comece a estudar sobre as coisas que ali acontecem e que podem acontecer quando ele vai abrindo a guarda para "o que der e vier", bem assim como, em conseqüência de um desenvolvimento desorientado, começa a "dar a cabeça" para qualquer tipo de vibração que se aproximar (você pode até rir: eu já vi gente que se dizia mediunizado pelo "cavalo de ogun") sem saber exatamente o que fazer ou como fazer.

Há alguns outros que, estando em giras de desenvolvimento, "não recebem quase nada" mas quando se trata de uma gira de Exú...

Nos dois casos, o primeiro pela ignorância (no bom sentido) e o segundo pela afinidade (perigosa nessa etapa de desenvolvimento) o médium corre perigo de começar "com o pé esquerdo", a não ser que, no primeiro caso, tenha um acompanhamento espiritual bastante positivo que, desde o começo assuma o comando de seu "aparelho".

No segundo caso, aqueles que por afinidade se sentem melhor desde o início em giras de Exús e Bombogiras pode significar que:

1- O médium sofre atuação direta de espíritos dessa categoria sem que para isso concorra sua vontade, o que impede que entidades de maior grau evolutivo se aproximem. O orientador deve, nestes casos, providenciar o afastamento dessa(s) entidade(s) para que os protetores reais possam se revelar.
2- O médium seja um admirador dos Exús e Bombogiras o que o sintoniza bem com essas entidades e facilita-lhes a atuação com conseqüências idênticas ao caso anterior. O orientador deve fazer ver a esse filho que ele está dificultando uma possível ação dos seus VERDADEIROS GUIAS.
3- Durante as incorporações com Exús e/ou Bombogiras o médium se sinta mais forte, mais seguro, o que o faz pensar serem eles os mais fortes e mais seguros. O que ele não sabe é que essa sensação acontece muito mais pelo tipo de energias bastante densas que essas entidades trazem consigo do que pelo seus possíveis "poderes".
4- Há ainda aqueles que, por sentirem o respeito e até o medo que essas entidades costumam induzir nos menos avisados, através da incorporação, dão vazão a alguns possíveis complexos que trazem guardados no recôndito de suas almas - com eles sentem-se poderosos, intocáveis. O orientador nesse caso, deve explicar a esses filhos que esse poder induzido é falso. Essa energia é da entidade incorporante e que o poder verdadeiro só chega para aqueles que alcançam o domínio da própria vontade, do próprio ser, conseguindo através disso, assumir as rédeas de sua própria vida.

Exús e Bombogiras, como já disse, encontram, não raramente, uma facilidade maior de contato com os seres humanos e desse modo, quando pretendem assumir o comando, o que não é correto, agem como obsessores transmitindo ao médium a segurança e as facilidades materiais que ele espera de uma entidade "positiva" e com isso bloqueiam e fazem com que o próprio médium bloqueie, os canais de comunicação com as verdadeiras entidades guias. Daí a importância do médium estar em contato positivo com seus verdadeiros guias ANTES de começar a "dar cabeça para Exús e Bombogiras".

Mas você poderia retrucar dizendo que isso tudo não é importante porque Exú consegue fazer trabalhos positivos, pode até curar, pode trazer segurança para o seu protegido e através disso tudo pode estar fazendo a caridade que acabará fazendo com que evolua, certo? Só que você estará cometendo o maior dos erros se pensar que Exú e Bombogira, a menos que trabalhem sob orientação superior e/ou já tenham conseguido evoluir a ponto de compreenderem que devem fazer isso tudo em função de uma Evolução que devem perseguir, vão estar trabalhando para você ou quem quer que seja de graça. Fique sabendo que, na essência, tanto Exú como Bombogira são entidades que sequer pensam em evolução. Normalmente estão ligados aos mesmos defeitos que nós humanos encarnados e, como nós, acreditam que o que é feito deve ser pago de alguma forma (lembre-se: eles não são mais evoluídos do que nós e têm os mesmos defeitos e às vezes até mais defeitos do que nós). Como será a cobrança e quando ela virá é um outro aspecto da questão. De início as cobranças dessas entidades podem vir sob forma de oferendas que não raramente vão aumentando em quantidade e qualidade. Se o devedor deixa de fazer seu pagamento a cobrança pode vir por perdas financeiras, litígios em família, doenças etc. etc. A compreensão de um Exú não orientado limita-se ao: "pediu tem que pagar". Somente quando tem oportunidade de receber orientações positivas de entidades mais evoluídas (e isso é um dos trabalhos de caridade que o médium pode fazer desde que mantenha-se sempre em contato com seus Verdadeiros Guias e faça de seu próprio comportamento um exemplo) ele consegue vislumbrar novas realidades até então não alcançadas por estar preso a um Campo Vibratório excessivamente denso. É o contato com essas entidades mais evoluídas que o fará compreender a necessidade do trabalho pela evolução e conseqüente libertação desse Campo Vibratório, e nesse caso, é o médium bem preparado que lhe facilita o acesso e a compreensão necessárias.

No caso do nosso médium iniciante, antes de qualquer tipo de trabalho com Exús e Bombogiras é imprescindível que ele:

1- Esteja em pleno contato com a(s) entidade(s) responsável(is) pelo seu desenvolvimento - normalmente um(a) Caboclo(a) ou Preto(a) Velho(a);
2- Tenha sido constatado pelo(a) dirigente que este médium consegue incorporações realmente positivas com essas entidades e que não use o pretexto da "incorporação" para sair dizendo ou fazendo o que não teria coragem de dizer ou fazer em estado normal (só isso aí já mostra o total despreparo que podemos observar até em muitos médiuns que se dizem "prontos");
4- Tenha em mente que o seu futuro trabalho com Exús e Bombogiras devem seguir orientações dadas previamente por seus protetores e guias (considerando-os positivamente ligados ao médium) e no início, sempre que lhe for determinado qualquer tipo de trabalho por essas entidades, este seja passado pelo crivo de uma entidade superior antes de sua realização.

Esse último item é tão importante quanto normalmente esquecido.

Torno a dizer: Se você está começando a trabalhar com Exú e Bombogira e não os conhece ainda profundamente, bem assim como suas reais intenções quando de você se aproximaram, CUIDE-SE! Já vi muito médium se "empolgar" com a suposta força de entidades deste tipo e que por "se sentirem poderosos" com elas, deixaram seus verdadeiros guias pela estrada da vida acabando por se enfiarem no baixo espiritismo com conseqüências terríveis para suas vidas a partir do momento em que começaram a ver e agir nessa vida pelo mesmo prisma em que seus Exús e Bombogiras desorientados viam e agiam.

Se você é desses médiuns que ao lerem afirmações como essas acham logo que é bobagem ou que é medo, "perca" um pouco de tempo (na verdade ganhe) observando friamente as pessoas que vivem trabalhando mediunicamente sob a influência desses espíritos (e elementais também).

Veja se com o tempo a cobranças (oferendas etc) não vão chegando, chegando, chegando.

Veja se essas pessoas podem ser consideradas felizes ou são pessoas de paz e que por isso possam lhe transmitir essa paz!

Observe principalmente que, se têm um tempo em que gozam de supostas alegrias e possivelmente até riquezas, mais cedo ou mais tarde, se não obedecerem fielmente as ordens de seus "protetores exús", acabam por caírem na mais pura miséria e desespero.

Observe, irmão, observe!

O médium iniciante, e mesmo os não tão iniciantes que já têm incorporações positivas mas que ainda não receberam ordem de trabalho devem ser sempre lembrados de que o trabalho mediúnico, longe da proteção da corrente (egrégora) de seu Terreiro, Templo, etc., deve ser evitado para sua própria segurança (atenderão os que forem realmente honestos).

Não raramente vemos médiuns que mal sabem caminhar por si, acharem que por "receberem" a entidade X ou Y no Terreiro (principalmente se for um Exú ou Bombogira), já estão preparados para "darem consultas" e "desmancharem" trabalhos. Se perguntados sobre o que sabem respondem logo:

-"Eu nada, mas é a entidade quem tem que saber tudo".

Esses são os eternos "CAVALOS DE ENTIDADES". São montados, usados, e não raramente largados mais cedo ou mais tarde por essas entidades que se diziam Esse ou Aquele e que quase sempre não são nem um nem outro.

Sorte a deles se por qualquer motivo ou até mesmo extrema boa intenção, conseguiram atrair para junto de si entidades que sejam realmente positivas e os possam levar por caminhos idem. Infeliz-mente isso não é o que acontece na maioria das vezes, pela inclinação natural do ser humano de querer usar a mediunidade como meio de conseguir notoriedade e até mesmo bens materiais, o que os faz se aproximarem ou atraírem entidades que pensem do mesmo jeito.

Pelo que vimos acima é de extrema importância que um médium iniciante receba informações precisas que, se bem aprendidas, o livrarão de boas emboscadas do baixo astral, não só no início, mas em toda a sua vida mediúnica.

Todo dirigente honesto e que tenha reais conhecimentos no trato com o mundo espiritual, elemental etc., tem que saber muito bem que não basta (para que um médium, e mesmo os que não se acham médiuns, venham a ser realmente positivos) que se cumpram os preceitos físicos (ex: freqüentar as reuniões, ser batizado dentro do ritual específico, realizar suas "obrigações" etc., etc., etc.) de sua doutrina religiosa (seja ela qual for). Se a pessoa não assumir um comportamento adequado com os ensinamentos, não for honesto e leal consigo e com os seres invisíveis (não para todos) estará fadada a grandes infortúnios.

Qualquer um que queira "ganhar o Paraíso" NO GRITO apenas por meios materiais, sem se preocupar com sua própria mudança interna, ESTÁ SE ENGANANDO e enganando a todos os que o seguem.

De nada adiantam os "breves", os "patuás", os "santinhos", os "azeites ungidos", os "dízimos", as "salvas", as "obrigações" as "peregrinações" se o adepto do culto (seja ele qual for) não procurar a melhoria de seu EU INTERIOR através do culto ao verdadeiro amor, e à verdadeira honestidade para com essas entidades positivas que se busca alcançar. Ninguém vai comprar, seja por que meios for, o seu lugar no paraíso. Não é e nunca será por presentes e oferendas que o homem se verá livre das mazelas que quase sempre atrai por seus próprios pensamentos, palavras e atitudes.

Por que nos preocupamos tanto com esses aspectos da religião?

Porque os erros que vemos hoje são ainda os erros que fazem parte do passado de todas as religiões.

Porque as pessoas procuram as religiões ainda nos dias de hoje, ou apenas para se livrarem de males que as acompanham ou para conseguirem através delas e de supostos santos ou seja que nome se lhes queiram dar, os bens materiais, a notoriedade diante de outros por suas "posições de destaque" nos cultos, auferidas por interesses não raramente mesquinhos, e até mesmo em cargos políticos conseguidos pelos votos de pessoas que acham que, por conseguirem eleger seus "representantes" estarão mais protegidas ou terão seus desejos satisfeitos e, em se tratando de Umbanda, Umbandomblé e principalmente Candomblé, muitos são os que se achegam para se exibirem com seus "guias", seus colares, enfeites e o pseudo poder de suas entidades, esquecendo-se que por trás e acima de tudo isso estão entidades que não são meros bonecos que aceitem todas essas demonstrações como atitude de seres que queiram realmente evoluir. Não entenderam ainda que para que haja religação (religião) é preciso que o ser humano saia dessa farsa em que se encontra e pare de achar que os seres espirituais superiores têm que aceitá-los como eles são e que "as portas do céu estão abertas" para todas essas ignomínias que cometem" em nome das religiões".

Entenda irmão, de uma vez por todas, que a verdadeira Umbanda (e acredito que todas as outras) foi criada na Terra para tentar elevar a consciência dos seres encarnados para mundos além desse material a que estamos presos temporariamente, no sentido de nos libertarmos aos poucos, do excessivo apego ao que de material existe, o que leva até mesmo ao fato de existirem desavenças e guerras onde irmãos chegam a matar outros em nome de um "DEUS", que pelo menos ao que se sabe, através dos ensinamentos de Jesus, só quer que as pessoas se compreendam e se amem. Pode haver maior contradição do que essa?

Nos preocupamos com esses aspectos da religião porque é preciso que todos os que nela se iniciam estejam cientes das responsabilidades que assumem consigo e com entidades mais e menos evoluídas que por certo se apresentarão para acompanhá-los pelos novos caminhos, bem assim como cientes devem estar de que, desde que devidamente orientados, cada um é responsável pelas ações comportamentais que os levarão às vitórias reais ou a pseudo-vitórias temporárias com conseqüências às vezes funestas.

Irmão Dirigente, Pai No Santo, Babalorixá ou outro qualquer nome que queira ter em cargo de chefia, desde que o seja de fato, preste atenção:

Mais do que nunca é importante que as pessoas sejam corretamente orientadas nos cultos que envolverem práticas com o "Mundo Invisível". Todos nós sabemos que as armadilhas do Baixo Astral existem, que não são meras lendas e que elas acontecem até com o nome de Jesus diretamente envolvido. Todos nós sabemos que os que hoje vêm em busca de orientação, poderão ser amanhã os que levarão esses conhecimentos a outros, dando continuidade e até melhorando as formas de propagação de nossas doutrinas e cultos, e desse modo, é de suprema importância que os médiuns que nos procuram sejam honestamente orientados, recebam ensinamentos que sejam importantes para aperfeiçoarem seus dotes mediúnicos de tal forma que possam ter acesso positivo às entidades dos diversos Planos Evolutivos e, principalmente, sejam levados a compreender que uma vez iniciado seu caminho dentro da Umbanda ou qualquer outra religião, sinceridade, honestidade, coragem e FÉ deverão ser as companheiras inseparáveis que os tornarão aptos a aprenderem com os que estiverem acima e ensinarem aos que estiverem abaixo.

Cada Dirigente de grupo ou Terreiro deve ter em mente que cada Ser que chega para ser orientado é como ele próprio - um Ser da Criação - e como tal, merece todo o respeito, cuidado e consideração daqueles que se aventuram a serem Líderes.

Cada Dirigente de Terreiro tem o dever de orientar seus dirigidos fazendo-os compreender suas responsabilidades e deveres para com o grupo, as entidades, os rituais praticados, consigo mesmo e principalmente com aqueles que vêm em busca de auxílio.

É muito importante que cada médium do Terreiro compreenda seu valor dentro do ritual e saiba que, se cada um der o melhor de si, todos serão beneficiados. É também muito importante que esses médiuns, iniciantes ou não, entendam que o grupo a que pertencem é tão poderoso quanto o indivíduo mais fraco que ali esteja (em outras palavras e como costumamos ouvir: "a corrente é tão forte quanto o mais fraco de seus elos"), e dessa forma, ainda que o Chefe do grupo "tenha grandes poderes mediúnicos", se houver no grupo pessoas medrosas, vacilantes, despreparadas, pessoas que por qualquer motivo possam ser presas fáceis do Baixo Astral, pode ter certeza : É por essa(s) porta(s) que uma "derrubada" pode começar.

Raciocinando sobre tudo o que foi dito, veremos que:

1- Médium iniciante deverá sempre freqüentar Sessões especiais onde vai começar a aprender a ter contatos positivos com o Mundo Invisível;

2- Médiuns iniciantes não devem participar de Sessões de Trabalho antes de terem preparação adequada, para que não comprometam a segurança do Terreiro e a sua própria.

3- Médiuns iniciantes devem ser "trabalhados" para que consigam real contato com suas entidades protetoras e guias antes de se aventurarem a participar de trabalhos pesados e até mesmo de Giras de Exú.

4- A preparação adequada de um médium iniciante tem que incluir obrigatoriamente a aprendizagem de conceitos como FÉ, HONESTIDADE (em todos os sentidos), CORAGEM (ausência de medo), e PERSEVERANÇA.

É tão importante essa fase de preparação que é a partir daí que se poderá formar médiuns de caráter, conhecimentos e possibilidades mediúnicas exemplares ou pessoas com dotes mediúnicos, conhecimentos e caráter deturpados por medos, prepotências, dúvidas, inseguranças, e como conseqüência, com atuações espirituais duvidosas, tanto no que diz respeito à atuação em si (como no caso de animismo, quando o médium pensa estar atuado e não está), como em relação ao real valor das entidades que realmente atuem sobre ele.

Se o médium é dado como "pronto" e verdadeiramente não está, longe de vir a ser mais um auxiliar positivo para os trabalhos do grupo, ele fatalmente virá a ser o "Ponto Fraco" por onde mais cedo ou mais tarde poderão se infiltrar elementos do Baixo Astral com todas as conseqüências.

Em relação a si próprio, o médium enganado (há também os que gostam de se enganar), pensando contar com a presença positiva de entidades idem, poderá vir a cometer erros comportamentais e ritualísticos que acabarão por atrair para ele (e talvez para outros) problemas de grande monta, levando-o até mesmo, na melhor das hipóteses, à descrença e ao abandono do culto.
Não vou me alongar mais por enquanto. Faço isso em um próximo texto.

Vou terminar esse capítulo com a letra de um Ponto Cantado por nossas entidades que por certo merece um pouco de atenção.

"Vai devagar, vai devagarinho... (bis)
Quem caminha com Velho
Nunca fica pelo caminho".

Entenda quem puder e quiser!
**************************************************************
Matéria Extraída do Livro Umbanda Sem Medo Vol I do autor deste Blog
***************************************************************
Os Livros, Vol I e II, III e IV em PDF podem ser baixados clicando-se nos links com seus nomes que estão sob título: LIVROS PARA DOWNLOAD (logo abaixo do contador de visitas, no alto e à direita) e seguindo-se os procedimentos naturais de download.

28 comentários:

  1. apos ter começado a participar da gira, tenho lido e pesquisado bastante, e gostei muito do artigo de voces...gostaria de ler os livros, para poder conhecer mais a doutrina da umbanda.
    Obrigada
    Samira Mustafá

    ResponderExcluir
  2. SAMIRA

    EU TERIA IMENSA SATISFAÇÃO EM ENVIAR-LHE OS DOIS PRIMEIROS VOLUMES DE UMBANDA SEM MEDO, NO ENTANTO, É NECESSÁRIO QUE VC ME DETERMINE UM E-MAIL PARA ONDE EU POSSA ENVIÁ-LOS. PODE FICAR SOSSEGADA QUE ESTE E-MAIL NÃO SERPA PUBLICADO E ESTE SEU COMENTÁRIO SÓ ESTÁ SENDO, EXATAMENTE PORQUE NÃO COMTÉM E-MAIL, CERTO?

    UM GRANDE ABRAÇO E FICO NO AGUARDO.

    C.ZEUS,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia enviar os livros para meu email ariclenesmelo@gmail.com desde ja agradeço..

      Excluir
    2. Ariclenes.

      Leia, por favor, a instrução que está ao final da matéria e baixe você mesmo os 4 volumes da série UMBANDA SEM MEDO, ok?

      Excluir
    3. Bykirs@gmail.com se for possível,gostaria dos livros. Iniciei as pesquisas e preciso.

      Excluir
    4. Poderia me enviar os livros por favor lxsandro174@gmail.com que pai oxalá lhe proteja sempre agradeço

      Excluir
  3. SOU MÉDIUM INICIANTE E ESTOU PARTICIPANDO DE GIRAS DE DESENVOLVIMENTO,TENHO PROCURADO INFORMAÇÕES A RESPEITO E ESSE TEXTO ME TROUXE UM POUCO MAIS DE ESCLARECIMENTO E SEGURANÇA.GOSTARIA DE TER UM BOM PREPARO E ME INSTRUIR BASTANTE, POIS NESSE PERÍODO INICIAL TEMOS MUITAS DÚVIDAS E CEDE DE INFORMAÇÕES.GOSTARIA MUITO DE LER SEU LIVROS.
    OBRIGADA E PARABÉNS PELO BLOG!

    ResponderExcluir
  4. Ola gostei do que tu postou no blog,e se fosse possivel eu receber os volume 1e2,porque tenho muita duvida sobre as entidade.estou em desenvolvimento na umbanda ja faz 4 meses sinto muitas vibraços em relaçao as entidade,embora ja falaram p eu que tenho a pomba gira Maria da sete saia e sempre tive medo em relaçao as pombagiras e exu.gostaria de saber tbm se e corretoque o meu dirigente esta fazendo ter cruzado uma guia de pombagira e nos dar antes mesmo de receber a entidade? por que ele trabalha puxando primeiro a esquerda p depois riscar o ponto no povo da direita,se isso acarreta algo em relaçao ao povo da direita? Agradeço desde ja o meu muito obrigado

    ResponderExcluir
  5. Muitíssimo interessante! Faz cerca de 2 meses que comecei a trabalhar em um terreiro e adorei o texto! Perfeito pra lembrar a gente de coisas importantíssimas que, como falíveis seres humanos, costumamos esquecer... Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Oi eu sou medium iniciante e goste muito do seu texto muito bom mesmo...
    Obrigada pelas informaçoes e continue sempre escrevendp bem assim!

    ResponderExcluir
  7. Claudio, vim aqui para parbenizar pois já lí todos os 3 volumes do seu livro. Amei recomendo à todos os mediuns iniciantes e não inciantes de umbanda. Sou medium iniciante e o seu livro me esclareçeu muitos detalhes e mitos e me trouxe mais segurança. Ou seja me caiu como uma luva. Você tem outros livros para meduim iniciante? Se puder me mandar por e-amil agradeço thais.mm@ig.com.br

    Que Zambi e todos os orixas continue te abeçoando e te iluminado a cada dia, para que você continue esse trabalho tão bonito.

    Meus Saravás fraternos!!

    ResponderExcluir
  8. Olá, gostei muito do texto e me interesso muito pelo assunto pois ja tive contato com outras linhas e gostaria de dar continuidade na umbanda.

    Se possível gostaria de saber algum e-mail que eu poderia utilizar para falar com alguem sobre a umbanda e esclarecer varias duvidas que tenho.

    Obrigado.

    Rod.

    ResponderExcluir
  9. oi sou iniciante gostei muito do seu livro eu gostaria de saber com faço para trabalhar com a direta e como faço para fazer o acentamento

    ResponderExcluir
  10. toolong2009

    Escreva-me pelo e-mail que você encontra no rodapé das páginas dos livros e, na medida do possível, tentarei esclarecer algumas de suas dúvidas.

    Abraço,

    Claudio

    ****************

    Emerson da Silva

    Mil desculpas por não ter lhe respondido na época de sua escrita e eu nem sei o porquê de não tê-lo feito.

    A resposta para sua pergunta é NÃO!!! Não é correto lhe dar uma guia de pomba gira sem que vc tenha "dado cabeça" para uma que se apresentasse. Aliás eu nem entendo muito isto de Exu e Pomba Gira (povo de esquerda, como vc diz) serem fortalecidos nas cabeças de médiuns umbandistas antes dos Caboclos e Pretos Velhos de Lei e entendo menos ainda essa moda de homens estarem "dando pombas giras" antes ainda dos próprios Exus Machos.

    Claudio

    **********

    Nivaldo

    Sinto muito, meu caro, mas o que me pergunta você só vai aprender dentro de um BOM TERREIRO porque isto não se ensina pela Net, desculpe-me.

    Abraço,

    Claudio

    ResponderExcluir
  11. Olá, boa noite!
    O blog não tem tido mais posts!

    Obrigada pelos textos aqui expressos. estou buscando na net os exemplares do livro (dificeis de encontrar), mas desejo lê-los.

    Passo aqui somente para agradecer pelos textos, em prol do bom andamento da Umbanda, q no momento é modista demais.


    Que Oxalá abençõe vocês

    Jhully

    ResponderExcluir
  12. Não é preciso procurar na NET os exemplares dos livros que estão disponibilizados para download no 4Shared.

    Clique nos nomes dos livros que estão logo acima do ítem ACOMPANHANTES DO BLOG que eles são links para que você e outros possam ser levados à página de downloads.

    Quanto a não estarem havendo posts, é proposital e eles só se iniciarão após a data festiva de OGUM.

    Por enquanto, leia e colabore com a pesquisa sobre se devo ou não pblicar os livros em papel, via alguma Editora, por favor, que está na primeira página do Blog.

    Fraterno abraço

    Claudio

    ResponderExcluir
  13. desde menina sei que possuo uma grande mediunidade agora perdi o medo e tenho vontade de desenvolvela apesar das minhas duvidas e de ter visto coisas horrendas qundo criança gostaria muito da sua ajuda creio que a pessoa que esta disposta a me ajudar ainda não conhece muito bem tudo sobre as entidades ou seus verdadeiros poderes e funções vc pod me ajudar? meu nome é rosana

    ResponderExcluir
  14. Salve, Rosana.

    Não sei bem o que posso lhe responder quanto a ajudá-la.

    Em primeiro lugar, de onde (Estado, Cidade) você é?

    ResponderExcluir
  15. Fui a um Centro Espírita e descobrir através de uma entidade, que sou médium. Estou um pouco curiso, mas, quero seguir meu destino, desde que seja para praticar o bem. Preciso de orientações.

    Antonio Carlos de Oliveira

    antoniorj_27@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Salve, Dr. Antonio.

    Não sei se posso lhe ajudar mas, em todo caso, acabo de enviar-lhe e-mail através do qual o senhor poderá se comunicar diretamente comigo.

    Fraterno abraço,

    Claudio

    ResponderExcluir
  17. Sou iniciante e tenho muitas dúvidas adorei seu livros e gotaria de saber o seu email para mim tirar essas dúvidas , desde já agradeço .

    ResponderExcluir
  18. Matheus,

    Em princípio preferiria que você tentasse tirar suas dúvidas por aqui mesmo, até porque você pode ter certeza de que a maioria da dúvidas de iniciantes são também dúvidas de muitos não iniciantes e até de muito e muitos "iniciados", como percebo, o que acabaria sendo uma ajuda, não só para você mas para muitos outros ao mesmo tempo.

    Somente para o caso de haverem dúvidas especificamente particulares, pessoais, é que eu lhe forneceria um e-mail, se bem que, adiantando, nem sempre possa, por correspondência, sanar dúvidas que ocorram, por exemplo, em sua parte mediúnica.

    Aguardo novo posicionamento seu.

    Receba um Frterno abraço,

    Claudio

    ResponderExcluir
  19. obrigado gostei muito eu nao sabia da importancia que se tem os pretos velhos e caboclos aprendi muito
    mais tqambem nao posso deixar meus guias de lado "exus" pois eles ja me ajudaram muito principalmente em livramentos principalmente de morte nao sei se posso me colocar como medium iniciante ainda mais sei que eu nao estou pronto pois tenho conciencia que quanto mais vc se acha pronto sabio ou espeto é quando vc mais precisa aprender quando mais precisa de ajuda conclusao quando vc ainda nao sabe nada.
    nao existe um medium experiente pronto e etc.
    e sim um medium que ja é capaz de intender a materia que pode ser um aparelho forte firme fiel e honesto com si propio com seus guias e orixas .
    no ponto q vc situou exus e bombogiras eu realmente discordo com uma opiniao boa
    cada medium tem seu exu ou bombogira do jeito que ele é e merece se o medium é bom tem pensamentos positivos e lhe é onesto ele tera seu exu ou pombogira bons e fieis mais se o medium for ruim tiver pensamentos negativos e praticar o mal todos os seus guias e orixas seram correspondente a ele ele tera so coisa ruim.
    meu nome é ramon filipe tenho 18
    sou um medio iniciante.
    meu email para contato é ramongorgosinho@hotmail.com
    tel 31-9332-9025 ou 31-8829-3383
    gostei muito do seu site aprendi muito. obrigado sauve sua banda e Axé pra vcs.
    que nosso pai Oxala abençoe todos nos.

    ResponderExcluir
  20. Salve, Filho de Oxossi!

    vejamos este seu comentário:

    "no ponto q vc situou exus e bombogiras eu realmente discordo com uma opiniao boa
    cada medium tem seu exu ou bombogira do jeito que ele é e merece se o medium é bom tem pensamentos positivos e lhe é onesto ele tera seu exu ou pombogira bons e fieis mais se o medium for ruim tiver pensamentos negativos e praticar o mal todos os seus guias e orixas seram correspondente a ele ele tera so coisa ruim"

    Concordo inteiramente com você. Só não entendi bem no que você discordou de mim ao ler o texto.

    Se for possível especificar melhor ...

    Fraterno abraço! Salve sua Banda também!

    ResponderExcluir
  21. Sou iniciante e queria saber mais, vc poderia me mandar o livro meu email lucasdonizetti@live.com

    ResponderExcluir
  22. LUCAS

    Os livros estão disponíveis para downloads no 4 Shared desde alguns anos atrás (não estavam quando esta matéria foi aqui colocada).

    Se vc quiser ter acesso a eles, clique com o botão esquerdo do mouse (ou com o direito e abra cada um em suas abas) em seus nomes que aparecem logo abaixo do CONTADOR DE VISTAS que você será levado a cada uma das páginas do site antes citado em que eles estão hospedados.

    Fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  23. ola .boa tarde...meu nome e Elder e estou frenquentando um grupo a pouco tempo nao abandonei este grupo pois percebo muita bondade, pois minha pergunta e nunca fui incorporado pos a ultima seçao que fui foi uma festa de ciganos e recebi muitas vibraçoes e percebi que avia algo comigo que nao era eu e me lenbro de tudo estava cociente e a entidade nao falou seu nome so bebeu muito martine e fumou bastante .pois isso e normal a primeira intidade for um cigano ou cigana gostaria muito de sua rrespota

    ResponderExcluir
  24. Veja bem, Elder.

    Até o ponto de ser normal vir como primeira entidade alguma das falanges de ciganos, entende-se. O que NÃO É NORMAL é o fato de SER A PRIMEIRA VEZ, não ter dito sequer o nome e mesmo assim, TEREM DADO DE BEBER E PITAR a essa "entidade". ISTO SIM, NÃO É NORMAL e pode ser até perigoso para o médium.

    Aliás, fique você sabendo que ESPÍRITO NÃO FUMA, tragando como os encarnados. Se isto acontecer, pode ter certeza de que é O MÉDIUM quem está fumando!

    Receba um fraterno abraço,

    Claudio

    ResponderExcluir