SEJA BEM VINDO

ESSE É UM BLOG PARA QUEM PRETENDE LER E APRENDER RACIOCINANDO, SOBRE TEMAS COMO UMBANDA, MEDIUNIDADE EM GERAL E AUTO-AJUDA. SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, ACREDITE, NÃO FOI POR ACASO. TALVEZ AS RESPOSTAS PARA ALGUMAS DE SUAS DÚVIDAS ESTEJAM EM ALGUNS DOS TEXTOS POSTADOS.

ATENÇÃO: VOCÊ PODE COPIAR OS TEXTOS QUE CONSTAM DESTE BLOG E USÁ-LOS EM OUTROS LOCAIS, MAS NÃO DEIXE DE INDICAR A FONTE, POR FAVOR!

Acompanhantes do Blog

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

A PREPARAÇÃO DE UM MÉDIUM NA UMBANDA Parte I

Nesta primeira abordagem ao tema vamos tratar das partes provavelmente mais importantes e ao mesmo tempo mais esquecidas em certas "umbandas" que infelizmente vemos por aí.
Mediunidade, todos sabemos que é um dote comum a todos os encarnados, embora seja maior em uns e menor em outros.


Sabemos também que através mediunidade (ou sensibilidade mediúnica) o ser encarnado consegue se comunicar com outros seres já libertos da matéria (situação em que a palavra é mais empregada) e até mesmo com seres ainda encarnados que estejam em outros locais. Essa mesma mediunidade também pode nos pôr em contato com o Reino Elemental e em alguns casos, como já se está estudando, com entidades que se apresentam como extra-terrestres e intra-terrestres.

O tipo de mediunidade mais cultivada no meio espiritualista sempre foi o de incorporação em detrimento de um sem número de outras possibilidades que o ser humano tem em potencial como a de captar e emitir pensamentos, orientações espirituais, a clarividência, a clariaudiência e outras mais que envolveriam inclusive menos gastos energéticos no trato com o mundo não físico e poriam os adeptos em contato mais estreito com seus protetores, na medida em que não precisariam estar incorporados para sentirem e entenderem a aproximação destes. Mas já que é assim, vamos nos basear na mediunidade de incorporação lembrando no entanto que, seja o tipo que for a mediunidade, para ser bem utilizada e o médium poder contar com a ajuda de Guias Verdadeiros, ele tem que ter na mente e nas ações os conceitos de HONESTIDADE e RESPEITO, pois sem isso, mais cedo ou mais tarde, acabará por se tornar presa fácil do Baixo-Astral.

Isso posto, vamos adiante.

O que faz uma pessoa procurar o Espiritismo e, em nosso caso, a Umbanda?

Antes de prosseguirmos vamos dar o real significado da palavra Espiritismo para que alguns apressadinhos não venham a dizer que Espiritismo é só o Kardecismo como eu já ouvi falar.
Espiritismo (está até no dicionário) - Espírito + ismo - palavra formada pelo radical "espírito" (alma ou sopro imortal) mais o sufixo grego "ismo" (crença, escola ou sistema). Doutrina fundamentada na crença da existência de comunicações por intermédio da mediunidade entre vivos e mortos ou espíritos encarnados e desencarnados.

A Umbanda portanto, está enquadrada totalmente no conceito da palavra que não é, de forma alguma, privilégio Kardecista.

Veja bem! Se formos analisar os motivos que levam as pessoas a procurarem a Umbanda (e até mesmo outros grupos religiosos) veremos que estarão invariavelmente dentro de uma das seguintes situações:

1- Estão com problemas de saúde (ou têm alguém conhecido nessa situação) e, não procuraram ainda um médico seja por que motivo for ou já o fizeram até insistentemente sem lograrem êxito em suas tentativas;
2- Estão com dificuldades na vida amorosa, financeira ou familiar, provocadas por perturbações inexplicáveis;
3- São curiosos e querem ver de perto esses "milagres" que dizem acontecer no Espiritismo;
4- Estão passando por problemas que já detectaram como de fundo espiritual e precisam de orientação;
5- Sentiram-se atraídos sem que nem bem soubessem o motivo (caso bem mais raro).

Em qualquer caso acima citado, todos precisarão desde a primeira fase de seu entrosamento com o culto, de orientações claras que lhes possibilitem vislumbrar uma possível solução para seus problemas, e para isso, os responsáveis pelo Templo deverão estar cientes das responsabilidades que assumirão a partir do momento em que se predispuserem a serem seus orientadores.

Em se tratando de pessoas que por quaisquer desses motivos tenham realmente que receber treinamento para trabalharem sua mediunidade (o termo é esse mesmo - receber treinamento) há de se convir que a responsabilidade torna-se ainda maior porque, uma pessoa que se entrega em confiança para que um dirigente ou pai no santo venha a tratar de algo que pode mexer com seu EU mais profundo, o que pode inclusive (se mal orientado) levar a pessoa à loucura, tem que ser respeitada, aprender a respeitar, ser tratada com honestidade e aprender a ser honesta com seus protetores, seus semelhantes, seus Guias etc.

A primeira lição que o médium tem que aprender é a da lealdade e da honestidade. Conforme já disse em texto anterior, o médium que inicia seu caminho sem entender o que é ser honesto consigo mesmo e suas entidades já estará iniciando o caminho com os pés na lama e correndo o risco de afundar em bem pouco tempo.

Todo médium deve compreender que as entidades que lhe acompanham não são "gênios da lâmpada" e que o trabalho que vêm desenvolver está diretamente ligado à evolução espiritual deles e a do próprio médium. Deve compreender também que não é só porque estão "do outro lado" que devem ser compreendidos como deuses ou espíritos santos, pois muitos que lá estão têm mais fácil acesso ao mundo material por estarem ainda muito apegados à matéria e possuírem um corpo astral muito denso. Só isso já indica que podem ser até mesmo muito menos evoluídos que o próprio médium.
O respeito a todas as entidades é fator importante, mas a obediência cega, seja à entidade que for, é imperdoável (a não ser em casos muito especiais e quando essa entidade já deu provas suficientes de que é capaz de orientar adequadamente seus discípulos).

Normalmente um dirigente preparado tem condição de identificar logo no começo o tipo de acompanhamento espiritual que o médium traz consigo e até mesmo de dizer quem é mais e/ou menos evoluído que o aparelho e desse modo, quais as entidades que podem realmente ser orientadoras e quais as que têm que ser orientadas antes de tentarem orientar seja quem for. Sob esse prisma, torna-se imprescindível que se fale (embora eu saiba de antemão que vou contra o que já está especificado como normal) na inconveniência de, médiuns em início de desenvolvimento "darem cabeça" a Exú e Bombogiras que como sabemos, são em vias de regra, entidades normalmente menos evoluídas e por isso mesmo não terem capacidade de agirem como Guias de ninguém.

Se um médium vem ao terreiro em busca de orientações positivas para trabalhar sua mediunidade e sua evolução, tem que ter em mente que sua busca só se tornará realidade na medida em que buscar o acompanhamento de entidades que sejam mais evoluídas do que ele, e que nesse caso precisam ser buscadas mesmo, porque já habitam em planos mais sutis e não têm um acesso tão fácil à matéria como é o caso de Exús, Pomba Giras e outros ainda menos evoluídos.

Na verdade, um médium iniciante só deveria começar a "dar passagem" para Exús após ter obtido contatos realmente positivos com seus reais Protetores e Guias, aos quais caberia, por conseguinte, a orientação dos trabalhos que se faria através de Exú quando se fizesse necessário.

Vamos abrir outro parêntese para deixar bem claro que a Umbanda (e eu particularmente) nada tem contra Exú e Bombogira (ou Pomba Gira) pois o trabalho deles é muito positivo quando são orientados por espíritos superiores, mas que de forma alguma podem assumir a orientação de um filho de terreiro sob o risco de se tornarem uma dupla (ou trinca etc.) de cegos, evolutivamente falando.

Um espírito se encontra na classificação de Exú ou Bombogira porque ainda não alcançou méritos para poder trabalhar dentro de uma das caracterizações aceitas pela Umbanda e desse modo, pertencendo ainda ao Reino da Quimbanda como se sabe, (não há necessidade de explicar isso aqui) vem à Umbanda para trabalhar segundo a orientação de espíritos superiores e através disso alcançar sua própria evolução e até mesmo a possibilidade de vir a trabalhar futuramente como um(a) Caboclo(a), Preto(a)-Velho(a) e até mesmo uma criança.

Pense bem e sem achar que tudo o que se faz hoje é correto apenas porque é o que se faz ou porque lhe disseram que é normal, mas colocando um pouquinho de lógica nos seus pensamentos.

Ainda que mal comparando, se você tivesse dúvidas sobre uma determinada matéria na escola, a quem você procuraria para saná-las? A quem entendesse melhor do que você, ou a alguém que estivesse numa série abaixo da sua? O que um aluno da primeira série pode ensinar de positivo (na matéria em questão) para um aluno da terceira série se ele ainda nem chegou lá?

Exús são altamente positivos quando se trata de resolver trabalhos através de energias bastante densas? - Sim!

Exús são capazes de atuar sobre a matéria física muito mais facilmente que uma entidade do tipo "luminar"? - Sim!

Exús são capazes de curas espirituais? - Sim, sempre que estão trabalhando sob a orientação positiva!

Exús conseguem contato mediúnico mais facilmente que enti-dades mais evoluídas? - Sim!

Qualquer NÃO a perguntas como estas seria hipocrisia ou total desconhecimento sobre como as energias mais densas ou menos densas podem atuar sobre a matéria. Se no entanto as perguntas fossem como as que se seguem:

Exú pode assumir o comando da orientação mediúnica de um filho no santo?

Exú pode orientar um médium por caminhos de real evolução espiritual?

Exú pode determinar como deverão ser os trabalhos para a "coroação" de um médium de acordo com seu orixá?

Exú pode assumir a "coroa" de um médium como se fosse seu orixá?

Para todas estas perguntas a resposta certa é NÃO!

A despeito de todo o carinho que devemos ter para com essas entidades, é preciso que fique bem claro que Exú vem na Umbanda como auxiliar das verdadeiras entidades deste culto. Se hoje em dia vemos por aí, Fulano de Belzebu, Cicrano de Lalu e outros mais, pode ter certeza de que, ainda que queiram se dizer umbandistas jamais o foram ou serão. Exú só assume comando quando o templo é de Quimbanda. Nem nos rituais Afro de raiz, Exú tem permissão para assumir a orientação de quem quer que seja, pois lá eles são considerados mensageiros dos Orixás.

Mas porque estou falando de Exú quando o assunto é preparação de médiuns? Muito simples e um tanto complicado como vamos ver.

CONTINUA ...

**************************************************************
Matéria Extraída do Livro Umbanda Sem Medo Vol I do autor deste Blog
***************************************************************

Os Livros, Vol I, II, III e IV em PDF podem ser baixados clicando-se nos links com seus nomes que estão sob título: LIVROS PARA DOWNLOAD (logo abaixo do contador de visitas, no alto e à direita) e seguindo-se os procedimentos naturais de download.

63 comentários:

  1. Vamos ver se eu consigo fazer um monte de comentários (tomando minha experiência pessoal como exemplo), sem me estender demais...

    Bom... comecemos dizendo que as circunstâncias que me trouxeram à Umbanda são tão inverossímeis que não deixam o menor espaço para classificá-las como "mero acaso", embora não se enquadrem exatamente em qualquer dos casos que você citou.

    E que quem me "pegou de surpresa" foi exatamente "meu" Caboclo. Foi com o aparecimento dele que eu constatei - para meu imenso espanto - que era médium de incorporação.

    Vamos deixar para discutir sobre Exús quando você prosseguir no tema, porque eu tenho a impressão que o Cavaleiro da Meia Noite não iria concordar inteiramente com que você expôs... Enfim...

    ResponderExcluir
  2. No terreiro em que sou filha, é exatamente asssim que o chefe espiritual da casa ensina, o meu desenvolvimento que ainda esta acontecendo ja esta levando quase 20 anos e ainda temos muito caminho para trilhar, a troca de amor e ensinamentos com os guias é constante. parabens por este assunto. gostaria de receber os vol I e II dos livros.
    obrigada e que a paz de nosso pai oxala encha nossos corações;

    ResponderExcluir
  3. Salve, maninha de NICK GARCIA.
    Para reeceber os livros é só vc deixar, nos COMENTÁRIOS um endereço de e-mail válido para onde deverei enviá-los.
    Pode ficar despreocupada porque sua mensagem com seu e-mail NÃO SERÁ PUBLICADA.
    Quanto ao que deixou escrito, sobre seu grupo, o melhor é mesmo não tentar ir "botando a carroça na frente dos burros" conforme um dito popular.

    Ao final da PARTE II Você poderá ler a letra de um pontinho que nos passa exatamente essa lição.

    Muita PAZ, SAÚDE E HARMONIA em sua vida e sua ESPIRITUALIDADE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você pode manda pra mim esses livros por Email o meu e tonhaotec_uba@hotmail.com

      Excluir
    2. Cara ou caro "Poesias".

      Na época desses primeiros comentários os livros eram distribuídos por e-mail. No entanto, agora, estão disponíveis para download no 4Shared e para acessá-los, basta que você clique nos NOMES DELES que estão escritos abaixo do título LIVROS PARA DOWNLOAD, na coluna direita, logo abixo do contador de visitas.

      Excluir
  4. Salve Mano João Carlos.

    Satisfação em vê-lo de volta e são.

    Pode fazer o comentário que desejar que, na medida do possível, tentarei respondê-los.

    Quanto a possíveis discordâncias, é até melhor que existam mesmo para que, pelo caminho, consigamos entender um pouco mais sobre essa tão proclamada Umbanda e ao mesmo tempo muito pouco compreendida por uma boa maioria.

    Que Oxalá e Yemanjá coloquem sempre LUZES em seu caminhar.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde! Achei pelo site google o seu blog e me interessei muito. Gostaria, se possível o livro em pdf, Livro Umbanda Sem Medo vol 1 e 2, pois estou desenvolvendo e tenho muitas dúvidas ainda. Acompanhei o seu raciocínio no começo do texte e vi quem deveria incorporar primeiro seria o mentor. No centro onde estou frequentando, me disseram q teria q receber primeiro o meu exú pois me disseram q está de frente, isso pode acontecer? Se vc puder me enviar vou agradecer....que Deus lhe abençoe....

    ResponderExcluir
  6. Igor. Infelizmente, sem um endereço de e-mail seu, não vai ser possível enviar-lhe o livro.
    Leia o que está escrito na primeira página do Blog - na mais recent.

    Receba um grande abraço

    Claudio

    ResponderExcluir
  7. Ola!estou muito interessada em aprender mais sobre a umbanda para meu desenvolvimento mediunico sou ciente e acredito que precisamos evoluir a cada dia tanto espiritual comopessoas que aprendem erram ;perdoam e precisam umas das outras , gostaria de receber pelo imail o material necessario que Oxala os Abençoa.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Clúdio ,

    Achei muito interessantes os seus textos , como estou participando de um terreiro de umbanda gostaria de utilizar o seu livro umbanda sem medo como material de estudo .


    Obrigado ,

    ResponderExcluir
  9. Gostaria muito de receber os livros "UMBANDA SEM MEDO"VOLS I E II.
    MUITO OBRIGADA!
    LUIMAR

    ResponderExcluir
  10. bom dia gostaria de receber o livro vol. I e II, para que possamos entender um pouco mais de nossos sentimentos que estão surgindo, e estamos frequentando um terreiro muito bom e gostariamos de evoluir para façamos a caridade se doando para os trabalhos. obrigado

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde gostaria de receber os livros "Umbanda sem Medo" vol I e II.

    Muito obrigada

    Pinheiro

    ResponderExcluir
  12. GENTE !!!

    POR FAVOR !!!

    Se vocês não deixarem o e-mail de vocês os livros não poderão ser enviados.

    Cliquem em "Comentário" e deixem seus endereços eletrônicos QUE NÃO SERÃO PUBLICADOS.

    Os livros seguirão pelo endereço deixado.

    Agraecemos a todos e

    Que Zambi os ilumine agora e sempre.

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Gostaria de receber os livros no meu e-mail. Lí o texto que escreveu e fiquei muito interessado.

    Obrigado.

    André

    ResponderExcluir
  14. Olá fiquei muito interessado neste livro!

    Gostaria de adquiri-lo o Vl. I e II

    Obrigado e que Oxalá ilumine todos que comparecem neste glorioso blog...

    Um abraço

    Pedro

    ResponderExcluir
  15. Meu SARAVÁ pra você, Pedro.

    Os links para que possa baixar os livros aparecem nas páginas de texto, logo abaixo da figura (no alto e à esquerda) sob título: LIVROS PARA DOWNLOAD

    É só clicar no nome do livro e será levado ao site onde os hospedei recentemente.

    Que Oxalá o tenha sempre em LUZES!

    ResponderExcluir
  16. oiiii meu amigoo,estou interessado em entrar nesta religião taum bonita, mas quero esclareer, dúvidas, para saber c estou indo a um lugar sériu, osenhor poderia me enviar seus livros por e-mail awaaay@hotmail.com , muito obrigado e fik com Deus

    ResponderExcluir
  17. Olá!! Os livros são, simplesmente, ótimos!! Gostei muito mesmo, segue muito o terreiro que frequento, e está em uma linguagem simples e deliciosa de ler. Existe algum local que venda o livro já impresso?
    Abraços!
    ianaborges@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Não, Iana.

    Os livros estão em PDF, na NET, porque devem ser GRATUÌTOS. Se forem publicados haverá despesas e com isto um montante a ser cobrado.


    Fraterno Abraço

    Claudio

    ResponderExcluir
  19. Bem, me chamo Sueli Matede (55 anos)e há 29 anos trabalho numa casa espírita - Sociedade Espiritualista Cristã Estrada de Damasco -umbanda, terapia, trat. de saúde e principalmente ESTUDO e gostaria de obter os livros UMBANDA SEM MEDO, que com certeza muito me auxiliará.Meu e-mail:
    smatede@yahoo.com.br - Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  20. Olá meu amigo!Gostaria de saber o que é um medium de segurança no terreiro e qual seria sua funçao e suas obrigaçoes num trabalho aberto.Gostaria de receber seus livros ,gostei muito das suas orientaçoes,um grande abraço e que Oxalá te abençoe.email:manibela2007@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. oiii tudo bom,gostaria de receber os livros pelo meu imail se possivel, meu imail é danilosantos67@hotmail.com Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  22. Meus caros SUELI e Danilo

    Para obter os livros da série UMBANDA SEM MEDO, basta que cliquem sobre os links que estão abaixo da figura do índio xamã e sob o título:LIVROS PARA DOWNLOAD.

    Aproveitem também e, clicando no link "TÉCNICA DA MEDIUNIDADE", baixem o livro do professor Torres Pastorino que contém uma excelente fonte de informações sobre MEDIUNIDADE, CENTROS ENERGÉTIOS (CHAKRAS), suas interrelações e ... Vejam por vocês mesmos!

    Fraterno abraço

    Claudio

    ResponderExcluir
  23. Ao último Anônimo acima.

    A expressão MÉDIUM DE SEGURANÇA é normalmente empregada para a classificação de médiuns que trazem consigo uma GUARDA ESPIRITUAL apropriada ao serviço de SEGURANÇA.

    Tentando explicar melhor, esta expressão se aplica à classificação de médiuns que trazem consigo forte influência ou proteção de, por exemplo, FALANGEIROS DE OGUM, FALANGEIROS DE OXOSSI e FALANGEIROS DE XANGÔ que estejam preparados para, por suas características pessoais e de falange, darem SEGURANÇA aos trabalhos que serão realizados, o que nem todos, ainda que estejam nestas falanges, estão.

    Normalmente, quando os Dirigentes os conhecem e sabem como com eles devem tabalhar, esses médiuns são colocados em LOCAIS-CHAVE do Terreiro e da formação dos demais médiuns que compõem a egégora local (locais estes sobre os quais aqui não escreverei porque este é um assunto que o Dirigente VERDADEIRAMENTE PREPARADO deve conhecer por si, tendo aprendido a técnica de seus preparadores carnais ou espirituais).

    Como funções principais destes médiuns - AINDA QUE ELES MESMOS NEM SE DÊEEM CONTA - estão parte da própria segurança das engiras como já disse (o que na realidade é feito pelo seu acompanhamento espiritual) e a firmeza do que chamamos de "CORRENTE ESPIRITUAL" que neste caso, refere-se à egrégora energética a ser manipulada pelos Espíritos no sentido de mantê-la o mais estável possível.

    Quanto aos livros, leia o que escrevi acima para o Danilo e a Sueli.

    Espero ter podido ajudá-lo(a).

    ResponderExcluir
  24. Boa Tarde Claudio
    Li seu texto e achei muito bom, pois varias duvidas que tenho agora estão em seus escritos, gostaria muito de receber estes livros.

    Carlos.

    ResponderExcluir
  25. Prezado Carlos Renato

    Para obter os livros da série UMBANDA SEM MEDO, basta que se clique sobre os links (NOMES DOS LIVROS) que estão abaixo da figura do índio xamã e sob o título: LIVROS PARA DOWNLOAD.

    Aproveite também e, clicando no link "TÉCNICA DA MEDIUNIDADE", baixe o livro do professor Torres Pastorino que contém uma excelente fonte de informações sobre MEDIUNIDADE, CENTROS ENERGÉTIOS (CHAKRAS), suas interrelações e ... Veja por você mesmo!

    Fraterno abraço

    Claudio

    ResponderExcluir
  26. Gostaria de ter os livros em pdf, estou na caminhada e gostaria de aprender mais.

    Obrigado.

    leadson@uol.com.br

    ResponderExcluir
  27. LEANDRO

    Os links para que você mesmo BAIXE os livros gratuitamente estão logo abaixo da figura do indio Xamã. É só clicar no nome do livro que você será levado à página do 4Shared, onde eles estão à disposição.

    Os pedidos de e-mails para envio eram feitos no começo, quando eles ainda não estavam à disposição para download.

    Receba um fraterno abraço.

    Claudio

    ResponderExcluir
  28. Prezados,

    Gostei muito do texto e comecei a ler hoje o primeiro da "Umbanda sem medo", vi no inicio que posso postar alguma materia daqui no meu blog "http://so1umbandista.blogspot.com", gostaria de saber se me permitem colocar, claro que devidamente informado de onde eu tirei, os links para os livros que vcs possuem aqui para DL gratuito.

    Obrigado
    Abraços!
    Vitor

    ResponderExcluir
  29. Está permitido desde já, Vitor. E fique à vontade para tirar qualquer dúvida que ocorra durante a leitura, comigo mesmo, por um dos endereços de e-mail que constam no rodapé de cada um dos livros.

    fraterno abraço,

    Claudio

    ResponderExcluir
  30. Boa noite, em primeiro lugar parabens pelo sábio esclárecimento, a mim foi bastanete esclarecedor. Gostaria de receber os livros ja comentados em pdf.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  31. Saravá, Satiro!

    Os livros estão "hospedados" no site 4SHARED e podem ser acessados PARA DOWNLOAD GRATUÍTO nos links (que são os nomes dos livros) que estão logo abaixo da figura do índio e da contagem de visitantes, lá em cima e à direita nesta ou de qualquer outra página do Blog. Clicou no link, vai ser levado à página de download.

    Sincero e fraterno abraço e obrigado por seu comentário elogioso ao Blog.

    ResponderExcluir
  32. Olá boa tarde! Antes de mais nada muita paz e axé a todos e salve a umbanda e salve a todos os mediuns.
    Parabésn por suas publicações achei-as muito pertinentes a mim, pois estou em desenvolvimento e aproveito o momento para pedir que me ajudem enviando para o meu email este material parte I e II e outros mais que acharem importante para que eu possa aprender e internalizar os fundamentos de nossa querida UMBANDA.

    até a proxima
    luiantonydecristo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. Todo o material neste Blog, meu caro amigo, está à disposição para que você mesmo COPIE e coloque num documento Word (.DOC), por exemplo, ou mesmo .RTF.

    Esta matéria acima, especificamente, é Matéria Extraída do Livro Umbanda Sem Medo Vol I de minha autoria que, tanto pode ser baixado gratuitamente pelos links acima já indicados a outros (veja minha resposta ao Sátiro), como também ser comprado via Internet no site do AGBOOK.

    Para melhores informações sobre a compra, se for o seu caso, leia a matéria deste link : http://umbandasemmedo.blogspot.com/2011/07/publicacao-dos-livros-impressos.html

    Receba um fraterno abraço,

    Claudio

    ResponderExcluir
  34. Boa noite, gostei muito das explicações! Frequento um centro de umbanda, estou começando meu trabalho de desenvolvimento e gostaria de receber seu material p/ estudo. arruda-adriano@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. Adriano.

    O material a que você se refere está, ou todo aqui, no Blog mesmo, e também nos livros da série UMBANDA SEM MEDO cujos links para download encontram-se, também aqui mesmo, lá em cima onde se lê: LIVROS PARA DOWNLOAD.

    E BREVEMENTE UMBANDA SEM MEDO VOLUME IV. É só aguardar!

    ResponderExcluir
  36. ola gostaria de saber se oferendas tem fundamento para guias e orixás?

    ResponderExcluir
  37. <>Olá, Flávia!

    O que você quer dizer com "TER FUNDAMENTO" para guias e orixás?

    Poderia compreender como se "É FUNDAMENTO (básico e obrigatório para que haja interação) PARA" ou também como "É IMPORTANTE" tanto para Guias quanto para Orixás e ainda como "SE EXISTE UMA FUNDAMENTAÇÃO DIFERENTE OU IGUAL, TANTO PARA GUIAS QUANTO PARA ORIXÁS".

    Ajude-me a entender, por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom....fui em algumas casas que me disseram que sou filha de Xangô com Yemanjá e que eles me protegeriam. Mas que eu tinha que fazer oferendas (arriar pratos) para eles, e para os meus exús Marabô e Sete saia. Se são espíritos porque necessitam desses pratos?

      Excluir
    2. Ok, agora entendi seu objetivo.

      Pelo que você me relata essas casas em que esteve seguem ou pretendem seguir tradições africanas mistas, pelas quais estas formas de oferendar entidades e "orixás" visaria, em primeira instância, promover melhor aproximação dessas entidades, bem assim como cativá-los pelos "presentes" (leia-se arriadas).

      Mas diga-me mais uma coisa: Essas arriadas teriam por finalidade, o que? Apenas forçar uma melhor interação entre essas entidades espirituais e você, ou serviriam para algum outro objetivo como ajudá-la em alguma dificuldade pela qual você esteja passando?

      Se for o primeiro caso trata-se apenas de interpretação ritual agregada a pseudo-tradições antigas, facilmente substituíveis por orações e mentalizações; se for o segundo caso, aí a "coisa" pode ser mais profunda e seria muito melhor que você buscasse resposta junto àqueles que lhe indicaram as arriadas.

      Em relação a arriadas, embora seja mais fácil se dizer que são feitas para espíritos humanos que já tiveram vida na Terra, que entendemos não precisarem delas, em verdade são feitas para espíritos elementais, que existem em planos vibratórios vizinhos ao nosso e que trabalham em comum acordo com eles. Infelizmente, para espichar assunto sobre isto eu teria que abrir uma página só para ele pois não dá para ser explicado em poucas palavras. Se você quiser saber um pouco mais sobre elementais sugiro que copie e cole o link a seguir em seu navegador. Na página que se abrirá você encontrará 38 referências a esses seres, inclusive resposta mais adequada para essa sua dúvida sobre espíritos e oferendas (arriadas). O link é este:

      http://umbandasemmedo.blogspot.com.br/search?q=elementais

      Espero tê-la levado a uma melhor compreensão. Se não ainda, depois de ler com calma o que lhe indiquei, volte aqui e exponha suas novas dúvidas, ok?

      Fraterno abraço,

      Claudio

      Excluir
  38. Boa noite! Gostaria de receber o volume gostaria de receber os vol I e II dos livros.
    Atenciosamente
    Sylvia

    ResponderExcluir
  39. Prezada Sylvia

    Na época em que esse texto foi colocado eu não tinha, ainda, conhecimento sobre sites de hospedagem e os livros eram distribuídos por e-mail. Agora, no entanto, se você prestar atenção na coluna da direita deste blog, lá em cima, logo abaixo do CONTADOR DE VISITAS, verá os nomes doas 4 livros de minha autoria estão expostos e que, ao mesmo tempo, são LINKS para que, neles clicando, você chegue às páginas do 4Shared, site onde eles estão hospedados, e, a seguir, possa fazer você mesma os downloads que bem lhe aprouverem.

    Atenciosamente,

    Claudio

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde Amigo,

    Estive em uma casa de umbanda (gira de Exu) a convite de um amigo senti umas energia porém não incorporei. Passado algumas semanas esse mesmo amigo me convidou para ir na gira de Caboclo que seria na cachoeira, chegando lá deram inicio aos trabalhos quando chegou na hora do passe (acho q é esse o nome que se dá se não for me perdoe pois sou leiga no assunto) ai eu incorporei no ombro de um caboclo de o e fui parar no meio da gira.
    Porém algo me deixou na duvida ao mesmo tempo que eu sentia a presença de um homem forte agachado no chão meus ombros sacudia e sentia também a presença uma outra entidade (pomba gira). Quando voltei um outro caboclo me disse: É seu Mata Virgem quem tem tem! Em um outro dia achei melhor ir conversar com a seladora e ela me disse que era sim um caboclo porém a minha pomba gira não estava querendo deixar as outra entidades chegar e era melhor eu dar um padê para ela.
    Pois bem padê feito sobe a orientação de Vovó Cambinda, ela me disse que na hora da entrega eu poderia balança mas quando chegou a hora a moça veio e arriou o seu padê sem muita conversar e sem gargalhadas fumou e tomou um pouco da champanhe andou um pouco dentro da casa a Vovó perguntou se ela tinha gostado do padê e da casa ela afirmou e logo foi embora. Mas para minha surpresa quando ela se foi eu comecei a chora, chora e meu orixá Oxum veio também Vovó Cambinda pediu para que a levasse até aquela parte onde ficam as imagens, cantou o ponto para ela e a saudou e logo ela se foi. A Vovó pediu p eu dá uma comida para Oxum e me passou umas ervas para que eu tomasse banho.
    Não sou iniciada na umbanda e nem frequento nenhum outro Centro Espirita, era evangélica praticante mais a quatro anos não participo dos cultos. Tenho muitos sonhos premonitórios gosto de ler e foi lendo seu blog que por sinal é MARAVILHOSO!!! Que me deparei com algumas duvidas e estou com medo de voltar lá.

    Será que o que me orientaram a fazer era o certo?
    Existe isso de uma entidade tomar a frente da outra?
    Por ter sido uma pomba gira a primeira entidade a incorporar em mim vou ficar com algum problema espiritual sério?
    Devo continuar nessa casa ou procurar outra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu fraterno Saravá, Ana Oliver.

      Basicamente, o que lhe foi indicado não está errado não. E as sensações que você descreveu também coincidem com o que lhe foi relatado.

      Ainda que você não seja iniciada na Umbanda, o fato é que você é médium e, em o sendo, esses fatos já demonstram que sua guarda está bem próxima e, provavelmente, "pedindo" para trabalhar.

      Não há mal algum em você fazer o que a vovó lhe indicou para a Oxum, até porque, em relação à parte mais perigosa (Banda de Exus), digamos assim, você nem titubeou e já deu seu primeiro padê. Aliás, depois desse padê, é até de bom alvitre que você reforce mesmo seus elos espirituais com a vibração mais alta, nesse caso a da Oxum, como lhe foi indicado. E quanto aos banhos de ervas, infelizmente eu nada posso dizer por não saber quais lhe foram indicadas, mas, em vista da boa orientação que você recebeu antes, não creio estarem erradas ou em desequilíbrio com a vibração de sua guarda.

      Espero ter podido ajudá-la. Receba um fraterno abraço,

      Claudio

      Excluir
    2. Muito obrigada amigo,assim fico mais tranquila.

      Como não conheço muito bem essa área a minha cabeça já estava querendo da um nó!!

      Um forte abraço.




      Excluir
  41. Cont...

    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  42. Amigo Claudio boa tarde.

    Mais uma vez venho solicitar os seus conselhos pois eles para mim são de suma importância.
    Amigo como eu já havia dito no texto acima eu tinha q dar uma comida p Oxum pois bem comprei todo q me foi pedido, no dia da entrega eu reparei q haviam dois pratos prontos.

    A vovô pediu p q eu pegasse o primeiro prato q era de Oxum desse três batidas leve c ele no chão e fosse p um comodo dentro da própria casa p ser oferecido a ela, pois bem p minha surpresa eu comecei a balança e querer rodar então as filhas q estavam lá me auxiliando tiraram o prato da minha mão e eu comecei a tremer e a querer girar.

    Então eu ouvi uma das filhas dizendo q aquela não era Oxum mais sim Iansã q era a dona do segundo prato q já estava pronto, e depois veio Oxum q também recebeu sua comida. As filhas da casa me levaram até a vovó e ela disse q eu era seis meses de Oxum e seis de Iansã. E me passou a lista para fazer a comida para Ogum.

    Eu até já li sobre Oxum Opará ou Apará, mas pelo q entendi na leitura q fiz a respeito elas são duas em uma só e na incorporação também elas não se separam. Afinal, no meu caso isso é possível???
    Se tenho duas mães também terei dois pais???
    Me explica o que quer dizer: Ninguém precisa colocar a mão na minha cabeça.

    Tem outra coisa q está me deixando encabulada, das poucas vezes q estive nesta casa eu sinto q estou incomodando alguns médiuns exemplo: não sou cumprimentada p elas nem quando as mesmas estão incorporadas. Outro dia uma pomba gira me perguntou se eu estava bem eu disse q sim...a entidade mais q depressa respondeu p uma das filhas da casa assim: reza essa moça por que ela diz que esta bem mais não tem nada bem!!

    A pessoa em questão olhou na minha cara virou o rosto e foi p outro lado...são esses e outros detalhes q eu venho reparando e vou ficando sem jeito. A Mãe no Santo é um amor de pessoa a Vovó então nem si fala!!! Mas a verdade é q não estou me sentindo a vontade lá.

    Claudio depois eu posso te contar um sonho q tive???

    Meu amigo q Deus continue te abençoando.
    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  43. Complicado isso de duas em uma e uma em duas, sabe, Ana?

    Existem pessoas que recebem, sim, a influência quase igual de mais de uma vibração orixá e esse, talvez, seja o seu caso, só que pra mim, que estou longe e não vendo nada, fica impossível lhe dizer se é ou não é o seu caso.

    Parece ser por sua descrição e, se for, também por sua descrição, são duas vibrações (energias/espíritos) diferentes: um por Oxum e outro por Iansã e não uma Oyá Apará que é uma só que traz em si as duas energias orixá...em tese.

    Se você tiver "duas mães" não significa que terá, obrigatoriamente, dois pais.

    Não sei quem, como foi e em que situação isso de "Ninguém precisa colocar a mão na minha cabeça" lhe foi dito mas, genericamente, aqueles que são reconhecidos como tal, são os que, em tese, podem "se virar sozinhos" porque sua guarda pode, muito bem, orientá-los sem que outro encarnado(a) tenha que fazê-lo.

    Quanto à sua "encabulação" dentro do Terreiro que está frequentando, sugiro que você converse diretamente com a senhora que o chefia e exponha pra ela essas suas observações. Isso é problema interno e, internamente deve ser resolvido e da da maneira menos conflitiva possível.

    Você quer contar seu sonho? Tudo bem. Mas adianto-lhe logo que não sou um bom "revelador de significados oníricos" não, ok?

    Fraterno abraço,

    Claudio

    ResponderExcluir
  44. Olá amigo,

    Obrigada pelas explicações e conselhos os colocarei em pratica.
    Claudio eu vou nessa casa para cuidar das minhas entidades por que a Vovó disse que elas estão muito próximas...já participei de algumas sessões (assistência) e em uma delas minha moça veio e foi para no meio da gira.

    Depois quando ela foi embora veio até mim um rapaz incorporado e me disse q ninguém precisava colocar a mão em minha cabeça ele frisou muito essa parte por isso te fiz a pergunta.

    Entendi perfeitamente tudo o que você disse mais uma vez te agradeço

    Ah!!! Já ia me esquecendo sobre o sonho dessa vez te pouparei...rsrs...eu mesma consegui decifrar.
    Porém não pense que se livrou de mim...rsrs...

    Pois tenho muito o q aprender com você!!!
    Um forte Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esteja à vontade, Ana Oliver.

      Oxalá ilumine todos os seus caminhos!!!

      Excluir
  45. Estou iniciando na umbanda agora e estou procurando conhecer mais a respeito, gostaria que me enviasse os livros se possivel.

    nanysc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. Os livros estão disponíveis para download GRATUÍTO nos links que vc pode acessar clicando sobre seus nomes logo abaixo do CONTADOR DE VISITAS, lá em cima e à sua direita, Nany's.

    ResponderExcluir
  47. Boa noite, meu nome e Vitor, e gostaria de receber os livros sem medo vol. 1 e 2.

    ResponderExcluir
  48. Desculpe meu E-mail é : vitcell3@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitor.

      Queira, por favor, ler a orientação que dei logo acima sobre como fazer os downloads GRATUITOS dos livros, ok?

      Excluir
  49. boa tarde, estou fazendo alguns estudos da umbanda e estou lendo a primeira parte do livro Umanda sem medo. Em visita a um centro de Umbanda tive uma conversa com um pai no santo que me disse que um filho de Ogum e Iemanjá e tendo como padrinhos Oxum e Xangô não poderia esta incorporando um preto velho do Cruzeiro das Almas. Esse mesmo preto velho já informou ser o guia do falecido avô desse médium. Gostaria de conhecer a visão do irmão Claudio sobre a afirmação do pai no santo e a visão quanto a entidade de herança.
    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  50. Realmente a presença de um preto velho "kalungueiro" não se afina com esse tipo de coroa não, exceto se esse preto velho for "herança" de algum antepassado seu.

    De qualquer forma, mesmo sendo dada a permissão para que esse preto velho se apresente por seu intermédio, necessário se faz buscar as raízes de sua própria coroa, já que por quase que obrigação, devem ser OS SEUS companheiros espirituais que deverão ordenar e coordenar a participação, até mesmo desse tipo de entidade "de herança" em sua mediunidade, caso contrário, alguns problemas poderão surgir em decorrência de uma chefia que não deveria ser chefia.

    Espero ter podido ajudá-lo.

    Claudio

    ResponderExcluir
  51. voce pode mandar esses áudio por Gmail pra mim por favor.mariaandrade2567@gmail.com

    ResponderExcluir
  52. Boa Tarde!!!

    Gostaria de receber os livros.
    marci.rezende@terra.com.br

    ResponderExcluir
  53. Gostaria de receber os livros.
    marciana.rs37@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marciana.

      Os livros estão dispostos para download, totalmente grátis, nos seguintes links:

      Volume I - http://www.4shared.com/file/49748873/b542e10e/UMBANDA_SEM_MEDO_VOL_I.html

      Volume II - http://www.4shared.com/file/67421330/22b42ef5/_2__UMBANDA_SEM_MEDO_VOL_II.html

      Volume III - http://www.4shared.com/file/84646633/c64bd919/UMBANDA_SEM_MEDO_VOL_III.html

      Volume IV - http://www.4shared.com/office/oWy2d5fX/UMBANDA_SEM_MEDO_VOL_IV.html?

      Excluir