SEJA BEM VINDO

ESSE É UM BLOG PARA QUEM PRETENDE LER E APRENDER RACIOCINANDO, SOBRE TEMAS COMO UMBANDA, MEDIUNIDADE EM GERAL E AUTO-AJUDA. SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, ACREDITE, NÃO FOI POR ACASO. TALVEZ AS RESPOSTAS PARA ALGUMAS DE SUAS DÚVIDAS ESTEJAM EM ALGUNS DOS TEXTOS POSTADOS.

ATENÇÃO: VOCÊ PODE COPIAR OS TEXTOS QUE CONSTAM DESTE BLOG E USÁ-LOS EM OUTROS LOCAIS, MAS NÃO DEIXE DE INDICAR A FONTE, POR FAVOR!

Acompanhantes do Blog

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

MEDIUNIDADE - MISTIFICAÇÃO - ANIMISMO

ANIMISMO E MISTIFICAÇÃO

Eis aí mais um tema que alguns pretendem fazer polêmico e, embora possamos vislumbrar sua importância, ela normalmente é deixada de lado em função de um pseudo "respeito que se deveria ter para com o animismo alheio".

Antes da abordagem gostaria de explicar, sendo bem claro para todos os que aqui chegam, que o propósito deste Blog não é o de ficar "batendo cabeça" para uma grande parte de IDÉIAS SEM FUNDAMENTOS divulgadas até como "EVOLUÇÃO DA UMBANDA" que vemos serem espalhadas em livros e na própria internet. Nosso propósito é exatamente o de tentar explicar, em linguagem mais clara possível, o porquê de certos rituais, como acontecem certos fenômenos, e, se podem ter fundamentos ou não.

Nossa idéia é mesmo a de confrontar certos "axiomas"com a razão, para chegarmos a conclusões (ou até mesmo não), de que podem ser mesmo axiomas ou ...

Já está mais que na hora da Umbanda sair do MUNDO DOS CONTOS DE FADAS e se tornar mais RACIONAL; de deixarmos de divulgar procedimentos e teorias como "MISTÉRIOS" e os demonstrarmos, ainda que apenas pela prática, através das quais poderiam se tornar COROLÁRIOS (afirmações deduzidas de verdades demonstradas); de ficarmos aceitando tudo o que inventam como prática ritualística de Umbanda; de aceitarmos PURO ANIMISMO como MEDIUNIDADE, o que acaba por nos levar a situações até mesmo bizarras frente a pessoas que tenham um mínimo de raciocínio lógico e, principalmente aqueles que têm sede em dizer que tudo não passa de atuação do "Grande Irmão"(*) ou de mentes doentias.

Não raramente vemos pessoas criticarem práticas religiosas alheias, mas sempre à luz de suas próprias verdades. Mas o pior é que, quando lhes pedimos para exporem suas verdades com alguma base racional, também acabam entrando naquela história de que "não pode ser explicado por ser eró (segredo, mistério), mas também não é como estão dizendo" ...

Ora, se a idéia é criticar por criticar, então é melhor que se fique de boca fechada. Apelar para os erós (segredos), na maioria das vezes é saída pela tangente DE QUEM NÃO TEM RESPOSTA MAS TAMBÉM NÃO QUER ACEITAR O RACIOCÍNIO ALHEIO. E veja bem que isso não é uma crítica destrutiva. A idéia é de que seja um CONVITE AO RACIOCÍNIO, já que EM UMBANDA NÃO HÁ OVELHAS (ou pelo menos não deveria haver) e sim pessoas que pretendem (ou deveriam pretender) compreender um pouquinho mais, que seja, de todas essas práticas e ritualísticas, seus próprios objetivos a serem alcançados, ou seja, o máximo que se possa aprender para, futuramente, "ANDAR COM SEUS PRÓPRIOS PÉS".

O que for considerado "fundamentado" através do raciocínio e verificação prática, então que se pratique, enquanto o que não for ... que se "enxugue".

A afirmativa de que "temos que respeitar todas as ritualística alheias" é correta, mas até certo ponto - o ponto em que se demonstre ter essa ou aquela, algum tipo de fundamento.

Veja bem que não ter que respeitar a ritualística alheia NÃO QUER DIZER que TENHAMOS QUE ATACÁ-LAS ou às pessoas que assim agem. O que isso quer dizer é que: Conhecendo-se uma determinada ritualística, têm-se TODOS OS DIREITOS DE ESTUDÁ-LA MAIS PROFUNDAMENTE E, PROVADAS SUAS VERDADES, ACEITÁ-LAS E ATÉ DELAS SE UTILIZAR. Caso contrário, demonstrar suas fragilidades (SIM, POR QUE NÃO?) e deixar para quem quiser ou puder entender, numa forma até caritativa, já que o conhecimento dessas fragilidades poderá ajudar muitos a se reciclarem em seus conceitos iniciais e, com isso ficarem MAIS CONSCIENTES DO QUE ESTÃO FAZENDO E MENOS VULNERÁVEIS.

Estou tocando nesse assunto porque, de tempos em tempos aparecem algumas pessoas alardeando práticas e "FUNDAMENTOS TEÓRICOS" baseados tão e somente em suas próprias experiências pessoais e, se essas pessoas tiverem um bom acesso à rede de distribuição (mídia escrita, televisada, irradiada, etc.), de uma hora para outra parece que as pessoas nem bem raciocinaram e já estão gritando que "essas são as verdades". As Novas Verdades? Será que passam pelos crivos da coerência? Será que passam pelos crivos das contradições? Ou as estamos aceitando simplesmente porque quem as difundiu foi o Pai Fulano ou a Mãe Cicrana que "estão na mídia"?

Vamos raciocinar um pouquinho mais antes de aceitar o tudo que nos cai às mãos?

Até os textos que você encontra por aqui, tentando buscar fundamentos ou explicá-los, devem ser fartamente analisados em busca de possibilidades, razão ... ou não.

Não estou tentando reinventar a Umbanda ou a Mediunidade e muito menos criar uma Nova Umbanda. O que estou tentando é, de posse de informações pertinentes, traçar linhas convergentes e divergentes entre idéias e conceitos para que cheguemos, cada um a seu modo e tempo, a algumas conclusões que nos venham a ser positivas e delas possamos tirar algum proveito.

Minha preocupação maior é com o LIRISMO e o excesso de MISTICISMO com que são tratados certos assuntos por alguns, que, muito longe de virem a ser positivos, podem levar a dificuldades e quedas inconscientes, já que o apoio de práticas e fundamentos em sonhos e fantasias, mais cedo ou mais tarde vai se revelar como uma estrada sem chão. ANOTE ISTO EM SEU CADERNINHO.

Como sempre, estou disposto a debater esse e outros assuntos, educadamente, com qualquer pessoa que assim pretenda e que discorde das idéias aqui difundidas. Não tenho medo de "ter que bater cabeça", mesmo que seja para um neófito, um abiã, ou seja lá que título tenham, desde que suas palavras e idéias demonstrem ter um real fundamento. FAÇO ISSO COM A MAIOR SATISFAÇÃO!
Pela minha prática a Umbanda é simples. É tão simples que se torna um "bicho de sete cabeças" pra quem pretende criar novos conceitos e fundamentos. E tanto é que os que assim agem acabam se contradizendo uns aos outros e contradizendo a si próprios, tal é a profusão de "novos conceitos", novas práticas e até mesmo NOVOS ORIXÁS que estão aparecendo por aí.

Isso dito, vamos ao assunto principal.

Quando iniciei meu caminho pelo Espiritismo, em Kardec como já disse em outro texto, havia, por parte dos dirigentes das Sessões uma grande procupação quanto ao animismo por entenderem eles que: "esse era um "fenômeno" através do qual o médium acabava por transmitir suas próprias idéias a despeito do que poderia estar pretendendo alguma entidade que ali estivesse, sendo que, em muitas vezes, nem estavam - na verdade as "mensagens" eram fruto do consciente ou mesmo inconsciente do médium que, acreditando estar sendo atuado, passava aos demais suas próprias idéias e formas de pensar sobre esse ou aquele assunto".

Essa preocupação foi comigo ao adentrar à Umbanda e começar a treinar novos médiuns - poderia dizer iniciar novos médiuns mas prefiro o termo treinar.

Hoje em dia percebo, por alguns textos, uma aceitação maior e até mesmo - por que não dizer - uma certa permissividade exagerada que, ao meu ver, em grande parte das vezes acaba fazendo com que se aprontem "médiuns" que mais são anímicos do que médiuns mesmo.

Nossa grande preocupação, enquanto médiuns era, quando em atuação consciente (tipo de mediunidade mais utilizada nas mesas Kardecistas) estar o mais relaxados possível e SEM IDÉIAS PRÉ-CONCEBIDAS PARA QUALQUER ASSUNTO, já que esse fato poderia em muito atrapalhar a verdadeira mensagem que deveria ser repassada. Exemplo: Se o médium fosse um Homofóbico não treinado e a mensagem fosse destinada a um(a) homossexual, na maioria das vezes essa mensagem poderia ser "truncada"(mutilada) e cheia de impressões pessoais, perdendo, dessa forma, a real validade para a questão.

Um outro exemplo que era sempre realçado em reuniões de médiuns era a possibilidade de problemas psicológicos enraizados também afetarem as comunicações, bem assim como vaidades e pretensas sabedorias e conhecimentos que em muitas vezes poderiam CRIAR FALSAS MENSAGENS e, por decorrência, FALSOS ENSINAMENTOS.

O que me preocupa, nos dias de hoje, é o aumento dessa permissividade aos fenômenos anímicos em detrimento dos verdadeiramente mediúnicos pois, podem ter certeza: são decorrências de animismo, talvez não em todas, mas em sua grande parte, os Exus Reis, Barões, Duques disso ou daquilo, As Pomba Giras Princesas daquilo outro, os Oguns de capa, capacete e espada, "todos soldados romanos" e muitas outras coisas QUE FOGEM TOTALMENTE À HUMILDADE pregada pela Umbanda quando anunciada ou fundada ou sei lá o que.

Sempre que posso faço essa pergunta e até hoje ninguém me respondeu adequadamente: Será que todos os Exus foram NOBRES ou TODOS os NOBRES viraram Exus do outro lado? Será que Maria Padilha era mesmo uma portuguesa amante do Rei Pedro, o Cruel de Castela, e tinha origem Cigana? Será que todos os Caboclos de Oxossi eram Chefes de Tribo e os de Ogum eram soldados ou Generais Romanos mesmo? Será que só sobraram para os menos nobres (na Terra) as falanges de malandros? Ou na Umbanda ATUAL os sem título não cabem?

Quando comecei Exu Sete Encruzilhadas era só isso - SETE ENCRUZILHADAS (da calunga ou da encruza). Agora já é REI das Sete Encruzilhadas. Isso deve querer dizer que nessa falange só entram REIS da antiguidade ou que se tornaram REIS depois de "mortos" ... ou não?

Exu Veludo era só Exu Veludo. Agora já foi Duque, Barão ... sei lá. As Pomba Giras tinham "nomes" diversificados e não eram quase todas Marias Padilhas ou Marias Molambos e, quando se identificavam se diziam, por exemplo: Sete Saias da calunga ou da encruza, ou da figueira. Mas agora parece até que estão se refinando em suas apresentações. Tanto Pomba Giras como Exus, se apresentam como, por exemplo: Exu tal da terceira porta do lado direito da calunga, Pomba Gira tal do lado esquerdo do cruzeiro, da porta esquerda da fornalha, da terceira catacumba depois da primeira curva à esquerda (isso já foi por minha conta). O que é isso? Evolução da Umbanda? Não meus irmãos. Isso é PURO ANIMISMO! Pura atuação do consciente ou inconsciente humano ou, em caso pior, MISTIFICAÇÃO do "médium" ou da própria entidade no caso de haver alguma.

Meus caros.

Detesto ter que dizer isso mas tenho que fazê-lo: MUITO CUIDADO COM O ANIMISMO, mas MUITO CUIDADO MESMO! Respeitar o ANIMISMO alheio, não tentar corrigir esse defeito que muitos de nós temos, muito menos que ajudar, vai acabar mesmo é criando A UMBANDA ANÍMICA (se é que já não existe) com todas as suas conseqüências.

Só para que tenhamos uma idéia do quanto o animismo está imperando nos dias de hoje, percebam que as Giras em que há maior participação (presença) dos médiuns (pra não falar da assistência) nos dias de hoje são:

As de Crianças; As de Malandros; As de Exus. REPARARAM?

Por que? Porque são essas as giras mais propícias a "empolgações", EXTERIORIZAÇÕES DE EGOS e outros comportamentos "humanizados" e inadequados que poderão ser observados por todos os que queiram fazê-lo friamente, embora sem idéias pré-concebidas.

Por outro lado, as Giras de Caboclos e Pretos Velhos, que em minha opinião são OS VERDADEIROS REPRESENTANTES DA UMBANDA NO BRASIL, POR EXIGIREM MAIOR RESPEITO, menos brincadeiras e"gracinhas", menos fantasias (quando são entidades de Lei mesmo), menos festanças e alvoroços, comportamento mais equilibrado tanto de assistentes quanto de médiuns, em muitas vezes não alcançam a metade do público assistente e, podemos perceber que ATÉ MESMO PELO LADO DOS MÉDIUNS, não são tão procuradas.

Se falarmos então em Sessões de Estudo, é um tal de "tenho compromisso", "infelizmente não vou poder", "mais de uma Gira meu marido não vai deixar" e outras desculpas mais que ... nem dá pra comentar.

E desculpem-me mais uma vez certa radicalização de pensamento pois, se o faço é porque preocupa-me observar que alguns Terreiros atuais (e alguns mais antigos também), principalmente os que vivem em busca de MAIS ASSISTÊNCIA, acabam se transformando em PALCOS TEATRAIS para interpretações pseudo mediúnicas de artistas frustrados com um imenso vestuário, cenários, festas e mais festas e, se deixarem e tiverem dinheiro para tal, poses para fotos e filmagens (nada contra quando acontece às vezes mas SEM POSES DE ENTIDADES, por favor).

O que acontece muito nos dias de hoje é que TEM MUITA GENTE BRINCANDO DE UMBANDA e isso não é nada bom - as conseqüências disto ...

Há pouco fiquei sabendo que, além dos Lampiões e Marias Bonitas (Cangaceiros) e outros, brevemente estaremos vendo disseminadas (e possivelmente até defendidas a ferro e fogo) as falanges de LIXEIROS e de CAIPIRAS com direito a roupas de quadrilha e tudo mais ... E isso porque essas "falanges" já estão "baixando" em alguns lugares por esse Brasil afora. Isso é EVOLUÇÃO DA UMBANDA? Temos que aceitar isso também?

Que vai ter gente tentando justificar mais essas explosões de ANIMISMO ou MISTIFICAÇÕES, lá isso vai, porque, como costumam dizer, a Umbanda recebe a todos em seu seio ...
Agora, pra quem acha coisas como essas "muito normais", provavelmente deverá achar também normal quando as falanges de Cavalos de Ogum, Leões de Xangô, Tigres de Oxossi, Cobras de Oxum etc e tal, forem também mais divulgadas porque: que já tem gente "recebendo" isso aí, também é "verdade" E NÃO É DE HOJE!
Vou repetir o que uma entidade, há muitos anos repetia para nós a título de aviso: "VÃO ABRINDO PORTEIRA, VÃO ABRINDO PORTEIRA!". Entenda quem puder!

Voltando ao assunto inicial e agora mais "academicamente", explicamos que MISTIFICAÇÃO é o fenômeno em que médium ou entidade incorporante (humana ou elemental) fazem parecer ao público que acontece uma coisa que realmente não acontece. Nesse aspecto, pelo lado do pseudo médium, estão incluídos aqueles que, pretendendo se mostrar com o "santo", fingem que estão incorporados repetindo trejeitos e formas de falar de entidades reais - SÃO OS IMITADORES DE ENTIDADES. Não vou me alongar nos porquês alguns assim agem pelo fato de que seja lá qual for a desculpa, o real motivo são suas personalidades deturpadas, já que o fazem CONSCIENTEMENTE - esse é o já famoso EKÊ.

Pelo lado das entidades que assim agem, além de terem suas personalidades deturpadas, podem ter também outras reais intenções, na grande maioria das vezes com fins obsessivos.

Por que digo isso? Porque, por exemplo, se uma entidade qualquer se apresenta como Pai Manoel de Angola, se finge de Preto Velho, age como tal e não é (A NÃO SER EM ALGUNS CASOS PERMITIDOS EM QUE A ENTIDADE ESTÁ SENDO VIGIADA PARA QUE POSSA SUBIR O SEU DEGRAU), pode ter certeza de que, mais cedo ou mais tarde irá demonstrar seus reais propósitos, não só em relação ao médium que lhe dá passagem como talvez, até mesmo em relação ao grupo que venha a chefiar.

Um obsessor (ou kiumba) deste tipo, se não reconhecido rapidamente, costuma ir ganhando terreno através de "trabalhinhos bem feitos" aqui ou ali, de uma forma que, aos poucos, vá ganhando a atenção e carinho, não só do médium como de outros que o cerquem e, a tal ponto, que se amanhã (num futuro) resolver matar um boi nos dentes, todos vão achar perfeitamente normal por se tratar do "querido Pai Manoel" (que me perdoem os verdadeiros), sem perceberem que desde muito tempo atrás já estavam sendo levados, em suas práticas, aos caminhos do Baixo Astral. ANOTE ISTO TAMBÉM!

Como já expliquei antes (ao tocar no tema: obsessores), quando um quer se assenhorear do médium ou de sua "platéia", a melhor técnica que usa é exatamente a de criar vínculos através de "milagres" que possa vir a fazer. Depois que todo mundo já está em suas mãos (crendo sem reservas), o resto é fácil porque ninguém mais quer refutar (desaprovar) o que possa estar caminhando por caminhos tortos - sempre acham que é normal. ANOTE ISTO TAMBÉM!

Há pouco também, tive a oportunidade de ler em um certo debate, que o Exu tal de uma certa pessoa vinha, ora como Tiriri, ora como Marabô ou qualquer coisa parecida. Onde está a lógica disto? Como é que não se percebe que, pelo menos alguma coisa está esquisita nisso aí? Ou será que só eu vejo assim?

Por que um Exu de verdade tem que se apresentar ora como um, ora como outro? Animismo ou Mistificação! Pode ter certeza que não escapa de um desses dois "fenômenos", ambos bastante prejudiciais a esse médium que, infelizmente acreditava ser isso "normal".

E quando vemos (com olhos da razão e não da emoção) certos "Caboclos" e "Pretos Velhos" que "carinhosamente" chegam em terra com os comportamentos mais "kiumbizados"(neologismo rápido) possíveis, com brincadeiras e piadinhas que nem Exus ou Malandros fariam? Seriam Caboclos mesmo? Ou Pretos Velhos?

E ainda tem os famosos "pretos velhos" que viram exu na hora grande ...

Por comportamentos de "entidades" como essas, que uma grande parte crê serem mesmo Caboclos e Pretos Velhos é que já li e ouvi a mais estapafúrdia das crenças: A de que existem Exus mais evoluídos que Pretos Velhos e Caboclos! Mas qual! Generalizam sem saberem com o que estão lidando - essa é a verdade.

Quanto ao ANIMISMO, por tudo o que já escrevi antes, já se pode perceber o quanto pode ser prejudicial, tanto ao médium quanto a seus seguidores, na medida em que TODOS poderão estar recebendo informações ANÍMICAS e não MEDIÚNICAS. Em outras palavras, informações relativas ao inconsciente ou mesmo consciente do médium e não realmente DE ESPÍRITOS PROTETORES e GUIAS.

Existe uma Corrente de Pensamentos através da qual divulga-se que o animismo deve ser aceito porque: "não existe uma dicotomia (divisão) entre fenômeno anímico e fenômeno mediúnico. Na grande maioria das vezes o que ocorre é um estado intermediário com maior ou menor participação do Espírito encarnado no médium em relação ao Espírito desencarnado que por ele se expressa".

Essa mesma Corrente de Pensamentos explica que, admitindo-se a pluralidade das existências (reencarnações sucessivas) o fenômeno anímico pode muito bem se manifestar quando, "em transe", o indivíduo passa a expressar seus próprios conhecimentos mais antigos (de outras encarnações), conhecimentos esses que nem imagina ter na presente encarnação e que, por isso, fica muito difícil sabermos quando uma pessoa está ANÍMICA ou MEDIUNIZADA.

Então vamos por parte e em síntese: Mediunidade MESMO existe em diversos níveis, desde o simplesmente telepático, quando o médium recebe as informações intuitivas apenas através de seu Chakra Coronário e mais raramente pelo Frontal e vai passando por vários estágios. No caso de incorporações, que é o que nos preocupa nesse momento, essa atuação NÃO COMANDA GESTOS E MOVIMENTOS DO MÉDIUM - ele recebe e interpreta o que recebeu e depois repassa.

Na medida em que o treinamento se dá e o médium aprende a se entregar mais (melhora a sintonia espiríto/médium), outros Chakras vão sendo tomados a ponto de irem sendo, inclusive e aos poucos, dominados pelas entidades. A partir daí e dependendo de muitos fatores, ele pode ir perdendo o comando das pernas, dos braços, da fala, etc. No meio disso tudo pode ir perdendo a consciência, ou por alguns lapsos de tempo ou, mesmo tendo estado consciente, ir esquecendo tudo ou quase tudo o que aconteceu antes, como acontece quando acordamos, sabemos que estávamos sonhando e, por mais que queiramos não conseguimos lembrar. Mediunidade totalmente inconsciente e em todo o tempo existe sim, mas em cerca de 1 a 2% dos casos.

Se você que está lendo raciocinar calmamente, perceberá que, na maioria das vezes, esse processo de tomada do corpo (e mente) pela entidade é lento (existem excessões) e que a PACIÊNCIA de uma grande parte de médiuns costuma ser muito curta, o que faz com que muitos deles se achem "prontinhos" com meses de treinamento ( e mesmo assim não diário - alguns até uma vez por mês) ou só porque fizeram um amaci aqui, uma "obrigação" ali ... e outros até porque fizeram um cursinho aqui, outro ali ...

Percebe onde isso tudo pode parar? Percebe que médiuns que sequer incorporam verdadeiramente podem estar saindo e dando uma de "inconscientes" e acabam sendo mesmo é totalmente ANÍMICOS?

"Ah, mas se as mensagens forem positivas, então pouco importa se ele está recebendo uma entidade ou está expressando uma de suas personalidades passadas, não é?" - Ainda poderiam apelar alguns.

Vamos ser o mais claros possível para quem ainda não entendeu as conseqüências disto.

Em primeiro lugar é preciso que entendamos que quanto mais consciente, maior a possibilidade de vir a ser anímico total, principalmente se pretender expor mais suas próprias idéias e atitudes do que as de quem está do outro lado.

Precisamos entender também que, quanto mais anímicos, MENOS ATUADOS por PROTETORES VERDADEIROS estaremos e, por isso mesmo, MAIS VULNERÁVEIS a todos os tipos de influências estaremos.

Se uma pessoa costuma receber "suas próprias personalidades passadas" (ANIMISMO) em detrimento de reais entidades espirituais, na verdade, se ele tiver mediunidade mesmo e estando dentro de um Terreiro ou Centro Espírita, vai acabar virando um alvo de primeira para intercessões do Baixo Astral e, ainda que de início, suas mensagens possam vir a ser positivas para uns e outros (frutos de seu consciente ou subconsciente), com a chegada do Baixo (por falta de proteção de cima) a coisa vai começar a ficar esquisita. Para essa entidades anímicas que aconteciam e que precisavam ser corrigidas é que se dava o nome de "Caboclo ou Preto Velho SUBCONSCIENTE".

Quanto a "ser muito difícil sabermos quando uma pessoa está anímica ou mediunizada" ... Fica não! Somente para os também anímicos e os que, sem preparo algum específico, acham que já podem ABRIR TERREIRO!

Desculpem-me mais uma vez, mas é a verdade e, sobre isso falaremos, ainda mais, talvez, em próxima oportunidade.

Esse texto não está direcionado a ninguém particularmente. São apenas observações minhas ao longo do tempo e, quem quiser, tem todo o direito de discordar em partes ou no todo. E se quiser opinar, sinta-se perfeitamente à vontade.

Meu SARAVÁ sincero a Todos.

Se queremos a Umbanda RESPEITADA, temos antes queTORNÁ-LA RESPEITÁVEL.

54 comentários:

  1. Muito bom!!!
    Já fazia um tempo que eu navegava e não encontrava um texto tão claro e sincero.
    E, realmente, há muito pouca paciência por parte dos médiuns. Mais o problema não é só esse... A também uma outra questão envolvida.
    Se o médium não incorpora após duas ou três giras de desenvolvimento logo chega-se a conclusão que sua mediunidade não é de incorporação! :( e o médium, além de se sentir desacreditado, também acaba perdendo a oportunidade de desenvolver-se.
    E ai, de quem é a culpa?

    ResponderExcluir
  2. Meu fraterno SARAVÁ, Marina.

    Antes de mais nada, obrigado por seu comentário e, quanto ao que me pergunta, para lhe responder adequadamente teria que saber por que motivo essa pessoa foi encaminhada à Gira de Desenvolvimento.
    Ela apresentava sintomas de mediunidade de incorporação? Ou apenas lhe disseram que ela deveria freqüentar a Gira?
    Se ela apresentava sintomas e por isso foi encaminhada, então não há como se dizer que a mediunidade não é de incorporação. No caso dela não ter apresentado sintomas, aí fica mais difícil explicar até mesmo o porquê dela ter sido encaminhada.
    Levando ainda em consideração que ela tenha apresentado os sintomas e que durante as primeiras Giras nada tenha acontecido, há uma boa gama de razões para que isso ocorra, sendo que entre essas estão, em primeira análise:
    1- Período de adaptação por que médium e entidades passam antes de se adaptarem à egrégora (corrente energética local)e suas formas de atuar;
    2- Período de adaptação psicológica do médium à corrente e ao próprio grupo de desenvolvimento;
    3- Período de adaptação das entidades com os mentores e o comando espiritual da casa em que se vai fazer o desenvolvimento;
    4- Não adaptação ou aceitação, por meio das entidades, de qualquer situação acima mencionada, o que sugeriria que essas entidades poderiam estar querendo participar de um outro tipo de corrente (egrégora) ou formas de trabalho.

    Citei apenas algumas possibilidades e, se qualquer destas estiver realmente em pauta, não se tratará de CULPA de ninguém e sim: ou de adaptação ou mesmo de mudança de corrente.

    De qualquer forma, apenas três, ou mesmo quatro vezes em que o médium em desenvolvimento não consegue dar passagem, não deveria ser marco, ainda, pra se afirmar não ser ele de incorporação, já que teria sido encaminhado exatamente pelos sintomas apresentados.

    Se não ficou explicado ou se quiser mais detalhes, fique à vontade, maninha!

    Seu pedido dos Livros também chegaram e serão encaminhados logo, logo.
    Espero que sejam positivops para você e que, ao recebê-los, por favor envie-me confirmação para que eu tenha certeza de que chegaram.

    Mais uma vez, meu sincero SARAVÁ para você.

    Claudio

    ResponderExcluir
  3. Só um esclarecimento...se uma pombagira é nomeada de Rainha das Sete Encruzilhadas, por exemplo, nãon quer dizer que eça tenha sido uma rainha, assim como o Rei das Sete Encruzilhadas não necessariamente era um rei...
    E os exús usam capas (alguns) porque realmente eram nobres. Não que um exú que era nobre tenha que usar capa...mas os que usam é porque foram nobres.
    Estude mais caro amigo.

    ResponderExcluir
  4. Salve, Felipe.

    Acredito que o seu esclarecimento tenha bons propósitos, pela menos pela maneira que você demontra ter entendido a questão, o que pode ter acontecido também a outros.

    O que é muito importante que saibamos quando lemos um texto é que devemos analisar trechos levando em consideração O CONTEXTO, que neste caso visava chamar a atenção de muitos que se iludem com "TÍTULOS", ou que as entidades se dão, ou o ANIMISMO dá a elas porque isso de Exu e Pomba Gira que nunca foram Reis, Rainhas ou Princesas é conhecimento básico de qualquer doutrina. O problema é que essas doutrinas não estão mais sendo repassadas e estão virando "elementos dispensáveis", já que o que mais está importando, nos dias de hoje, em muitas casas, são os rituais popularescos com fantasias e roupagens, muitas vezes como já disse em outro tópico, "DE DAR INVEJA A QUALQUER ESCOLA DE SAMBA" e, é claro ... "TÍTULOS", já que o público preferiria falar com o "Rei das Sete Encruzilhadas" do que falar como o Exu Sete Encruzilhadas. Percebeu agora o apelo "titularesco"?

    O que pretendo repassar é a necessidade de se tomarem cuidado com essas explosões egóicas de "médiuns"(nos casos anímicos) e esses "títulos", que também não deixam de ser egóicos, ainda que venham de entidades de fato.

    Agora anote este esclarecimento que talvez ainda não lhe tenham passado, mas vai chegar o dia, tenha certeza.

    A existência de EXUS QUE USAM CAPAS "ASTRALMENTE FALANDO", não significa que foram nobres de quaisquer tipos (embora alguns até possam ter sido). A CAPA ASTRAL dos Exus (conforme se apresentam até nas vidências) se deve a uma espécie de "UNIFORME DE FALANGE" ou "ROUPA RITUAL DE FALANGE".

    A considerarmos todos os Exus que vestem capas no Astral e mais os que "só vestem no medium", iríamos ter que entender terem havido tantos nobres nas cortes que perderíamos a conta, já que CADA EXU É UM ESPÍRITO DIFERENTE DO OUTRO AINDA QUE RECEBA O MESMO NOME DE FALANGE.

    Ainda mais: Pela quantidade de Exus de Capas que vemos por aí, teríamos que afirma que, NO MÍNIMO TODOS OS NOBRES VIRARAM EXUS, para que se preencham todas essas capas nos mais diversos terreiros, seguindo o seu modo de pensar atual.

    Muita LUZ em seu coração e obrigado por sua colaboração.

    ResponderExcluir
  5. ''de ficarmos aceitando tudo o que inventam como prática ritualística de Umbanda; de aceitarmos PURO ANIMISMO como MEDIUNIDADE, o que acaba por nos levar a situações até mesmo bizarras frente a pessoas que tenham um mínimo de raciocínio lógico'' me corrija se eu estiver errado.. mas tudo bem, concordo com você sobre a razão, mas qual é o problema de um certo MISTICISMO na umbanda ou qualquer outra religião? Li muitas coisas importantes nas suas matérias, mas em outras vejo que falta um pouco mais de respeito em suas palavras, do jeito que vc diz todos tem de ser perfeitos, vc é perfeito? acho que aqui nesse mundo todos estamos muito longe de conseguir isso... então vamos parar de hipocrisia

    ResponderExcluir
  6. Mais uma coisa... oque tem demais pombas-giras usarem vestidos formosos ou como vc disse "DE DAR INVEJA A QUALQUER ESCOLA DE SAMBA", ou no modo de pensar que existam realmente muitos nobres nas falanges dos exus... se parar para pensar a quantidade de gente que já são desencarnadas, somam muito mais com os que estão encarnados, logo pq não todos os nobres não vieram a ser exus? ou parte deles... ou qualquer outra entidade de outra falange... essas práticas existem na Umbanda muito antes mesmo de chegar ao Brasil, pq a Umbanda já existe faz 400 anos na África, é claro que com outras características.. então quem seria você... pra TENTAR mudar isso? Tem uma parte em um texto seu, que diz que muito garis ou lixeiros são até mais avoluidos do que muitos que tem uma renda superior (ricos), e de fato acredito que sim.. porém um outro texto seu, não lembro qual é, discrimina a tal falange dos lixeiros (não sei se existe) mas e se existisse qual seria o problema? Você se contradiz em alguns tópicos.. se não faltando com respeito a muitos irmão..
    Certa vez ouvi de um EXU, no terreiro que eu frequento.. que respeito até cachorro gosta... de fato.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Visão.

    Parece que estamos tendo um desacerto sobre significados de vocábulos.
    Você evoca o direito de "sermos misticos" quando diz: "...mas qual é o problema de um certo MISTICISMO na umbanda ou qualquer outra religião?"
    Porém apoia-se, por citação, em um período em que se fala de ANIMISMO, de forma que fiquei sem entender bem se você é favorável ao ANIMISMO e confudiu-o com MISTICISMO ou se quer falar mesmo de MISTICISMO que é uma outra coisa bem diferente.

    Quanto à possivel "falta de respeito" a que você se refere e a SUA ilação de que pretendo que alguém seja "PERFEITO ou PERFEITA", não atinei para este fato observando quaisquer de meus textos. O que talvez tenha lhe confundido é o fato de, quando se está ensinando ou tentando ensinar através de textos, as referências a serem objetivadas devem ser o mais próximas da perfeição possível, cabendo a cada um, DEPOIS DE CONHECER O(S)REFERENCIAL(AIS),ou sua proximidade, tentar, por observações de seus próprios atos, ir escoimando suas práticas e atitudes, no sentido de colocar "o navio de sua vida" numa direção mais adeqüada, pelo menos.

    É mais ou menos assim:
    Digamos que alguém esteja perdido no mar, com seu iate, indo de sul para leste, noroeste, sul de novo, sem encontrar terra firme, mas num determinado momento consegue contato por rádio com uma base, em terra que passa a orientá-lo.
    Como você acha que essa base deve passar as coordenadas para que o iate chegue a terra firme? Superficialmente? Aproximadamente? Ou o mais corretamente possível, indicando-lhe até, se for o caso, os possíveis percauços (obstáculos) que encontrará no caminho e suas conseqüências?
    Deu pra entender?

    Quanto à sua pergunta sobre "minha perfeição": Não, eu não sou perfeito e se fosse possivelmente não estaria mais por aqui.

    Quantos aos possíveis "Nobres Exus", perceba que o Espírito pode ter sido um Nobre enquanto ainda em vida, mas ao passar para o outro lado, se continuar a se sentir ou agir como tal, fica claro o sinal de que está perdido na sua compreensão sobre sua nova realidade de Espírito comum como qualquer outro estando por demais preso à matéria, ao que foi e não é mais. Ou será que ele levou seus castelos, seus serviçais, seus títulos doados por outros "Nobres", sua coroa para o outro lado, inclusive os colonos que lhes pagavam os impostos? Se você achar que sim eu me calo.
    Você nunca se perguntou o porquê de somente alguns Exus (Exus e Pomba Giras) fazerem questão de se apresentarem como "nobres"? Pense um pouco sobre isto!

    Pomba Gira toda enfeitadinha, vestidos caros, cheia de balangandãs, perfumes e outras coisas mais, tem os mesmos objetivos: criar impressionismo visual para a platéia; dar vasão ao animismo e possivelmente à vaidade do médium; e se for pela vontade da própria entidade, apego à matéria (vaidade pura) como consequente sinal de pouca evolução.

    Quanto à práticas de Umbanda existirem há mais de 400 anos na África, seria interessante se você nos indicasse a fonte dessa sua idéia, afirmando-nos que lá, já faziam TRABALHOS COM ESPÍRITOS PARA A CARIDADE, que existia o conceito de EVOLUÇÃO ESPIRITUAL ATRAVÉS DA CARIDADE na África, e também que os Caboclos de Pena já baixavam por lá. Porque se não havia nada disso na África, (COMO NÃO HAVIA MESMO) então NUNCA EXISTIU UMBANDA NA ÁFRICA E ANTES DE 1908, AQUI NO BRASIL.

    Além disto, muito diferentemente do que se tenta pregar por aí, UMBANDA não se restringe à presença de "Pretos Velhos" e "Caboclos" num Terreiro - nos de Quimbanda também existem.

    Para ser UMBANDA MESMO, as entidades que trabalham tem que saber estarem trabalhando para A CARIDADE no sentido de sua própria EVOLUÇÃO ESPIRITUAL (e a do médium), o que demanda, inclusive, desapegos materiais na medida em que isto acontece.
    Deu pra perceber a DIFERENÇA?

    Se não deu, vai aí mais uma analogia: Eu posso ter 30 doutores (médicos) reunidos numa sala, batendo papo, discutindo política, falando de como conseguiram ganhar esta ou aquela garota, bebendo, curtindo a noite... O simples fato de serem médicos reunidos não quer dizer que ali seja um hospital, uma clínica ou que estejam FAZENDO MEDICINA. Para que estejam exercendo a medicina terão que parar com tudo o que estão fazendo para adotarem comportamentos adequados à prática, seguindo todos os princípios éticos que a norteiam.

    Da mesma forma eu posso ter um lugar com 30 "Caboclos" e "Pretos Velhos" que só vão pra dançar, falar da vida alheia, fazer umas "amarrações", bater papo com a platéia, beber, fumar, pedir pra tocar aquele sambinha mais novo do Zeca Pagodinho (não se iluda porque isto existe)e posso afirmar, sem qualquer risco de erro, que NÃO ESTARÃO FAZENDO UMBANDA.

    Ficou mais claro agora?

    Luz e Paz pra você, mano!

    ResponderExcluir
  8. Só mais um comentário, Visão!

    Pretendo publicar todos os seus comentários, desde que, quando você afirmar alguma coisa, como: "você se contradiz", ou "você desrespeita" ou qualquer outra coisa errada que eu possivelmente possa ter cometido, INDIQUE ONDE, EM QUE TEXTO, EM QUE PERÍODO, EM QUE FRASE eu cometi o erro.

    Não é que seja impossível disso acontecer (eu também posso errar, e se possível quero corrigir), mas o fato de simplesmente se falar que "aconteceu", sem mostrar exatamente onde, fica parecendo que se pretende criar falsos erros e contradições, apenas para desmerecer o conteúdo do que se pretende ensinar. Levemos em consideração que, provavelmente, ninguém que aqui esteve até hoje, leu todos os textos postados e alguns, ao lerem comentários não apoiados, ainda assim podem crer haver algum tipo má fé ou incoerência (qualidades estas que não cultivo mesmo).

    Procurei e não encontrei onde eu possa ter discriminado a tal falange de lixeiros.

    Se foi neste período aqui, ainda dentro desta postagem acima: "Há pouco fiquei sabendo que, além dos Lampiões e Marias Bonitas (Cangaceiros) e outros, brevemente estaremos vendo disseminadas (e possivelmente até defendidas a ferro e fogo) as falanges de LIXEIROS e de CAIPIRAS com direito a roupas de quadrilha e tudo mais ... E isso porque essas "falanges" já estão "baixando" em alguns lugares por esse Brasil afora. Isso é EVOLUÇÃO DA UMBANDA? Temos que aceitar isso também?"

    Talvez você não tenha compreendido que o texto refere-se ÀS CRIAÇÕES DE FALANGES que se vê por aí e LIXEIROS, neste caso, foi apenas uma citação, como poderia ser de CATA-LATAS, DE FARMACÊUTICOS, DE SECRETÁRIOS, DE FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS ... O objetivo deste período não foi e não é o de discriminar lixeiros, mas sim o de chamar a atenção para essa enorme CRIAÇÃO DE "FALANGES" que estão aparecendo por aí.

    E acho que agora, com os outros exemplos de possíveis futuras NOVAS CRIAÇÕES (seguindo a sua forma de pensar dizendo "qual seria o problema?") você tenha compreendido melhor.

    O PROBLEMA É EXATAMENTE ESTE: Se podem Lixeiros, como exemplo e não discriminação, podem também se criar falanges de tudo o que citei antes e mais: advogados, corretores de imóvel, flanelinhas,cata papeis, políticos, traficantes, evangélicos, católicos e por aí vai!

    Agora aqui entre nós: Já pensou ter que fazer giras pra todos eles?

    Meu sincero SARAVÁ, pra você!

    ResponderExcluir
  9. Meus parabéns ao autor do texto! nunca li nada com tanta sanidade, e gostaria de acrescentar que fora os "reis", "rainhas", temos também agora uma linha a dos "ciganos espirituais", onde como diz o autor as sessões são de dar mesmo inveja a qualquer escola de samba, rsrs, Aliás o tema "ciganos do Astral" , tem sido um tema bem lucrativo, já que um grande numero de pessoas afirma que já foram ciganos, Cleopatras e Julios Cesar , Nerfetites em outras vidas... Nisso creio eu que para mim só sobrou ter sido mesmo uma formiga, rsrs "festas ciganas", onde pessoas aproveitam para soltar suas frangas e colocar seus personagens em ação tem sido de grande lucro, autores escrevem livros sobre o tema, onde se fala de "magia cigana", "mistérios ciganos", "sabonetes ciganos", "potes ciganos", "boris ciganos" Aff ninguém merece!

    Sarah

    ResponderExcluir
  10. Adorei seu posicionamento, e fiquei muito satisfeita em saber que não era a unica a fazer tais observações, as vezes somos engolidos pela massa de débeis que acreditam em tudo e sentem ao meu ver preguiça psicológica para raciocinar com mais clareza. Esses debates, se é que posso chamar assim, só nos faz crescer enquanto seres humanos, pois, nos aproximam verdadeiramente de nossa essência que é a de seres racionais. Muito agradecida pelo bom gosto e pela clareza de idéias.

    ResponderExcluir
  11. SE TEM UMA COISA QUE ME PREOCUPA NESSE MUNDO DE MEDIUNISMO SÃO AS FANTASIAS MENTAIS, PORQUE COMO TODOS DEVERIAM SABER, QUANTO MAIS FANTASIOSA A MENTE, MAIS FÁCIL DELA SER DOMINADA POR "BONS" EMBUSTEIROS QUE, ALIMENTANDO AS FANTASIAS COM "EFEITOS ESPECIAIS", LOGO, LOGO TÊM SOB SEUS JUGOS OBSESSIVOS A VONTADE E ATÉ MESMO A VIDA DE TANTOS QUANTOS LHES RENDEM HOMENAGENS.

    QUE ZAMBI SEJA UMA LUZ NOS CAMINHOS DOS FANTASIOSOS E ELES ACORDEM PARA A SERIEDADE QUE A UMBANDA EXIGE!!!
    .

    ResponderExcluir
  12. Olá,nao cheguei a ler todo o texto ainda, mas sobre misticismo tenho uma duvida...pode um senhor de terreiro que considero idoneo, induzir voce a aceitar uma coisa que nao é verdade?e insistir nisso?

    ResponderExcluir
  13. A resposta é clara e objetiva, Jane: NÃO!

    Se você tem consciência firme de que não é verdade, só nos resta pensar poder estar havendo "segundas intenções" nessa tentativa de indução. Quais seriam? Sinceramente não sei!

    ResponderExcluir
  14. Primeiramente, enfim vejo um texto que foge ao misticismo e se baseia no racional.

    Gostaria de compartilhar minha experiência a cerca do assunto e com isso se possível buscar possíveis esclarecimentos:

    Sou filho de santo há quase dois anos e ainda não incorporei completamente. Nas giras, algumas entidades me puxam
    para o centro da gira para que eu possa desenvolver melhor.

    Eu nunca senti fortes vibrações como contração dos musculos ou muito calor ou frio. Quando estou no centro da gira, eu busco ao máximo me concentrar sempre de olhos fechados. O que acontece comigo é que ao invés dessas vibrações todas, mais evidentes,
    parece que eu perco o controle sobre meu corpo. Eu fico pensando até que ponto é a entidade que está se manifestando ou sou eu que estou querendo que ela se manifeste.

    Mas para isso acontecer eu preciso estar muito concentrado, se eu estiver cantando e/ou de olhos abertos isso não acontece.
    Quando esses movimentos aparentemente involuntários acontecem eu até para me testar penso em abrir os olhos ou tentar parar meu corpo. Mas parece que ao mesmo tempo que eu quero eu também não quero ou não consigo.

    Eu fico mais inseguro porque acho que as pessoas podem estar acreditando que eu possa estar fingindo.
    Ao mesmo tempo, eu acredito na incorporação pois quando estou concentrado algumas entidades fazem comentários com os outros sobre os guias que estão comigo.

    Será que esta vontade de incorporar está criando um certo animismo involuntário ou eu apenas ainda não estou suficientemente preparado? Ou outra hipótese, é claro.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  15. Muito bom o texto e analise irmão!
    Mas devemos ter cuidado com informações que tem fundamentos verdadeiros e claros, pois quem as recebe podem as interpretar erroneamente, por não ter consciência do seu próprio estado.
    Médiuns conscientes e/ou inconscientes sempre têm a grande preocupação – digo para as pessoas idôneas – em sempre buscar uma resposta clara se há o animismo ou a mistificação. Mas essa resposta não é fácil, há a necessidade de buscarem a ajuda de pessoas com experiência e boa fé para a ajudarem neste desenvolvimento mediúnico.
    As perguntas que sempre vem à tona são: 1. Quando incorporo, ou penso incorporar, tenho a consciência de tudo, às vezes penso que eu que estou ditando o que falo. Isso é normal?
    2. Meu Deus! Estou incorporado, será que alguém falará que eu não estou incorporado e estou fingindo? Se isto ocorrer o que eu faço? Aquela pessoa esta me olhando, será que ela acha que eu não estou “incorporado”? Eu estou?
    Irmãos estes questionamentos são próprios de todas as pessoas de boa fé, pode estar ocorrendo o animismo ou uma mistificação? Lógico que pode. Mas digo que este também pode ser o inicio de seu desenvolvimento. Não se preocupem. Perseverem, pois só com esta luta e perseverança estas preocupações e possibilidades cessarão.
    As pessoas de boa fé e que buscam o seu desenvolvimento mediúnico e intelectual sempre serão acompanhados de espíritos evoluídos e que buscarão sempre o seu desenvolvimento.
    Não tenham medo de sua evolução. A sua Mãe de Santo ou Pai de Santo ou instrutores espirituais de boa fé, sabem das suas preocupações, mas também sabem que esta pode ser uma das fases para a sua evolução.
    NÃO TENHAM MEDO DE ARRISCAR NA SUA EVOLUÇÃO!

    ResponderExcluir
  16. ao amigo ANÔNIMO acima.

    O amigo Cesar, cujo comentário está logo abaixo do seu, lhe dá bons conselhos.

    Não tenha pressa, procure se entregar cada vez mais a essas "sensações" que o tomam, vá relaxando cada vez mais, deixando que a espiritualidade vá tomando seu corpo na medida em que puder e quiser.

    Desde que o grupo espiritual do qual você faz parte seja dígno de sua confiança, vá aprendendo a se soltar e se entregar. Não pense em inconsciência ou semi-consciência nesse começo e nem pense que em alguns meses você vai virar um médium pronto. Cada pessoa é uma pessoa e, da mesma forma, os desenvovimentos se dão diferentemente sobre o psiquismo de cada um, ainda que o método seja igual para todos, como em Terreiros ou Centros Espíritas.

    A insegurança é NORMAL no início de todos. Portanto, vença-a concentrando-se em si mesmo e não dando lugar em sua mente ao que "os outros" possam estar pensando ou não a seu respeito. Desde que você esteja agindo "de boa fé" e HONESTAMENTE, apenas siga o curso de seu desenvolvimento, deixando fluir através de si as energias que estejam atuando.

    Segurança mesmo, você só vai ter com muito tempo de TREINAMENTO HONESTO e na medida em que perceber que o que sai de sua boca ou se transforma em atitudes através de seus gestos, acontece ANTES DE VOCÊ PENSAR EM AGIR OU FALAR, ou seja, quando "você" agir ou falar e nem ter tido tempo de pensar se assim faria ou não, considerando que sua mente consciente não esteja "apagada" nesses momentos.

    Como eu disse antes... ISSO DEMANDA TEMPO ... MUITO TEMPO E SINTONIA ATRAVÉS DE TREINAMENTO.

    ResponderExcluir
  17. Ola, gostaria de saber se as entidades de um mesmo grupo( caboclos ou pretos-velhos ou baianos) se comportam do mesmo jeito?
    Por exemplo: todos os caboclos batem no peito?
    todos os preto-velhos fumam cachimbo?
    se é que me entende...
    As vezes estou na gira e fico observando os médiuns, e pensando será que não tem médium que se faz de incorporado e imita os gestos dos outros? Pois já que "todos" se comportam da mesma maneira com gestos e costumes.
    Quando estou incorporada tenho vontade de fazer uma determinada coisa ou gesto,(como por exemplo a baiana tem vontade de girar e girar forte, e eu tenho medo de ficar tonta e cair, então não deixo ela girar, oque devo fazer?)
    Gostaria de alguma dica pra melhor me concentrar, pois tem entidade que sinto perto de mim e não incorporo.
    Tenho tantas duvidas que nem sei como começar....

    Disseram que o exu do meu marido é de origem de um grupo de pigmeus, mas um médium que tem uma certa visão nos contou que ele é enorme, além de muito alto é bem largo tb.
    Então pergunto: se ele é muito grande como pode ter origem nos pigmeus???

    Todos os médiuns trabalha com todas as linhas? Ou seja: preto-velho, baiano, caboclo, exu, pomba-gira? Ou tem uma que predomina?
    Como saber qual é?

    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Vamos por partes, senhora ANÔNIMA

    "Ola, gostaria de saber se as entidades de um mesmo grupo( caboclos ou pretos-velhos ou baianos) se comportam do mesmo jeito?"

    RESP: NÃO!! Lembremo-nos sempre que CADA ENTIDADE É UMA ENTIDADE (Espírito, neste caso) DIFERENTE ainda que nos dêem o mesmo NOME RITUALÍSTICO. Assim sendo, cada uma tem sua própria personalidade, atitudes, gestuais ... Esse negócio de alguns acharem que todos têm que ser iguais e, pior, acontecer assim, é fruto de PURO ANIMISMO e imitação, em muitos casos, por decorrência.

    "Quando estou incorporada tenho vontade de fazer uma determinada coisa ou gesto,(como por exemplo a baiana tem vontade de girar e girar forte, e eu tenho medo de ficar tonta e cair, então não deixo ela girar, oque devo fazer?)
    Gostaria de alguma dica pra melhor me concentrar, pois tem entidade que sinto perto de mim e não incorporo.
    Tenho tantas duvidas que nem sei como começar...."

    RESP: Se você detém o controle de seu corpo, pode até rodar como lhe é intuído, desde que controladamente. Isso permitirá ao seu Dirigente perceber exatamente como pretende se apresentar a entidade e promover as necessárias correções ao longo do tempo.
    "Castrar" totalmente as intenções de uma entidade estando o médium em desenvolvimento, muitas vezes MASCARA a incorporação, dando falsas impressões a quem deve orientar o médium e à entidade em suas formas de proceder.

    Controlar sim! Castrar não!

    Por atitudes "castrativas" e infiltração de conceitos pessoais nas incorporações é que estamos vendo excesso de "Iluminados"(?), Reis(?), Rainhas(?) e outros baixando em Terreiros por aí!

    No livro Umbanda Sem Medo Volume III existem alguns exercícios que indico para treinamento de CONCENTRAÇÃO E MENTALIZAÇÃO. Mas lembre-se que o médium de incorporação deve ser o mais passivo possível, deixando que as entidades o tomem, gradativamente, o que envolve a necessidade do menor ESTADO DE ALERTA possível neste período.

    "Disseram que o exu do meu marido é de origem de um grupo de pigmeus, mas um médium que tem uma certa visão nos contou que ele é enorme, além de muito alto é bem largo tb.
    Então pergunto: se ele é muito grande como pode ter origem nos pigmeus???"

    RESP: Também não sei! Alguém deve estar errado nesta questão!

    "Todos os médiuns trabalham com todas as linhas? Ou seja: preto-velho, baiano, caboclo, exu, pomba-gira? Ou tem uma que predomina?
    Como saber qual é?"

    RESP: NÃO! Quem determina com quantas entidades o médium vai trabalhar são seus GUIAS DE CABEÇA e/ou a ENTIDADE DESENVOLVEDORA como já expliquei em algumas postagens e nos livros. Médiuns de todas as Linhas são chamados de "CABEÇAS DE ORATÓRIO" e, pode observar que, com o tempo, acabam tornando-se pessoas complicadas de se entender por diversos motivos que não caberiam aqui, neste momento.

    Entenda uma coisa: Não é a quantidade de Espíritos que o médium recebe que o faz melhor ou pior que os demais e sim seus VERDADEIROS CONTATOS com aqueles que a ele forem destinados como Protetores e GUIAS.

    Espero ter podido ajudá-la.

    ResponderExcluir
  19. Como saber qual é minha entidade predominante?
    Minha mãe de santo me falou que sou filha de Iemanja e ajuntó Iansã, quem predomina na minha personalidade Iemanja ou Iansã?
    Como saber se está correto?
    Me desculpe tantas perguntas, mas estou meio confusa com certas coisas que está acontecendo, que pra mim, parece que estão erradas, mas como não tenho conhecimento e esclarecimento não sei direito o que pensar.
    Obrigado mais uma vez, Walda

    ResponderExcluir
  20. eu frequemto uma casa a mais ou menos um ano ,dai eu comecei entra na gira convidado pela baiana da casa,na primeira vez eu ja tive um movimento involuntario do corpo,dai eu me assustei e me desconsentrei mais dai eu sai da casa e comece frequenta um centro ao lado de minha casa e minhas entidades nunca vinha dai um certo dia estava no zelador o pai joaquim de angola,ele estava me dando um passe,dai eu comecei sentir fortes irradiaçoes e o corpo começou a se sacudir dai eu cai em cima do pai joaquim ele me seguro,dai eu levantei comecei a dar risada involuntaria dai comecei falar que nem baiano,ainda eu me lembro o que ele disse o gente o bixim pensa que é ele que ta falando,mais dai ele falo isso e eu com medo nao conseguia me manter consentrado dai ele subiu,mais agora eu não sei por que eu estou em outra casa mais continuei nessa ainda depois do ocorrido por uns tempos,e um dia veio eu acho né o preto velho mais não foi que nem a primeira vez,sabe por que eu nao falava involuntarioumente era como se fosse eu mesmo e eu nao sei se senti radiaçao eu lembro tudo sei tudo o que tá acontecendo e depois que sobe o guia eu lembro tudo fico normal,e pior quando é gira de exu ele ou eu não sei bebi,ai hora que ele vai embora eu fico bebado,mais as pessoas falão que eles levão,olha eu tenho vergonha de falar isso para meu zelador e nunca na minha vida eu quero ser um mistificador pois eu repudiu isso,olha eu nao sei o que eu faço por que eu não posso beber por que eu tenho sindrome do panico e os remedios são tarja preta,mais se eu vou no centro eu bebo,eu faço isso para agradar o guia por que pelo que eu saiba alguns gostão de beber principalmente exu né agora sera que alguém pode me explicar o que sou,pois eu nao quero mistificar,quando a entidade vem e vai riscar o ponto eu nao risco por que eu sei lá tem hora que eu acho que sou eu e como eu vou riscar um ponto de entidade,e tem mais meu exu fuma palhero,por que eu fumo mais só fumo cigarro de palha,apesar dos meu 20 anos rsr.. mais em fim o que se passa comigo eu estou com medo de que aconteça alguma coisa comigo por que eu já sofri um acidente de carro um de moto um cara que é amigo meu eu fui brinca com ele dai ele me deu uma caderada na cabeça quase morri dai pra pior,eu não sei mais eu acho que não é guia que eu recebo eu fiz um estudo nas obras de allan kardec e lá diz que o medium de incorporaçao é diferente do intuitivo que fala o que vem na sua intuiçao,mais a primeira vez que eu recebi um baino que dava risada de exu foi tudo involuntario,olha que se possam me ajudar por favor me ajudem.um saravá eterno ermãos.

    ResponderExcluir
  21. Oi, Walda.

    Creio que essa "entidade predominante" a que vc se refere deva ser, na realidade, as Vibrações Originais ou Orixás que regeriam sua coroa, certo?

    O melhor caminho para essa confirmação reside no TEMPO. Tempo em que esses (ou outros) orixás vão se sintonizar melhor ou pior em sua coroa e, finalmente, poderem "ser vistos" com mais certeza, se é que sua Mãe no Santo já não os viu assim.

    Você pode até recorrer a outros pais e mães no santo para confirmarem ou não mas o melhor confirmador é mesmo o tempo e, de quebra, as entidades que se apresentarem através de você que, sem preconceitos ou idéias pré-determinadas devem ter capacidade total de lhe darem todas as informações sobre sua Coroa.

    Por que a pressa de identificar sua Coroa? Você pretende passar por algum ritual de "feitura" sem ter certeza de que é isto mesmo o que deve ser feito?

    ResponderExcluir
  22. SALVE Anônimo.

    Pelo seu comentário parece que você é realmente médium. Essas diferenças entre as energias que cada entidade lhe traz e suas formas de poderem comandá-lo ou não estão diretamente ligadas a elas mesmo, as entidades, que, por características próprias, podem "marionetar" o médium, tirar-lhe a consciência medianemaente ou totalmente (bem mais raro) ou apenas se encostarem e tentarem passar suas palavras.

    Com a continuidade e o desenvolvimento de suas capacidades mediúnicas você verá que a presença das entidades costuma ser mais forte, mesmo em relação aos espíritos que só encostam.

    Quanto ao beber só porque está com Exu e achar que deve ser assim, sinceramente eu não recomendo.

    Nem todos os Exus bebem, nem todos os Exus pitam e no seu caso, com incorporação superficial por conta do ainda despreparo, o efeito do álcool pode vir a ser altamente prejudicial, principalmente se levarmos em conta os remédios que toma.

    Cuidado com isto de achar que Exu tem que beber, Preto Velho tem que pitar, Caboclo tem que curiá porque isto acaba criando "INCORPORAÇÕES ANÍMICAS" com os espíritos .... lá longe!!!.

    ResponderExcluir
  23. Grande comentário Claúdio Zeus. Sou adepto de pensamento parecido.
    Sou tanto que ultimamente indo a Terreiros , passei a perceber que os nomes das entidades tem obedecido uma regra ( animica ? ), ( tendenciosa ? ), ( sem maldade ?) ou seja, so existem entidades agora com nomes famosos e poderosos !!
    Então realizei uma pesquisa com alguns dirigentes antigos ( Pai Pedro Miranda entre outros ), mediuns e consulentes ( não foi feita nenhuma busca em site tipo Gooogle ) para eu saber nomes antigos de entidades, porque ou elas deixaram de trabalhar ou nao sei o que acontece !!
    Caboclo Tupinaré não existe, agora Rompe Mato existem 200 !! Obviamente que as regras , obedecem excessões, no entanto, em Terreiros os nomes "famosos " tomaram conta. Em minha pesquisa possuo 440 nomes somente de pretos, caboclos, crianças, exus e pg.
    Se quiser te envio, é so me mandar um email.Inclusive sua colaboração seria importante.

    Mauro de Ogum - Umbandista - RJ : ogunhefilhodeogum@yahoo.com.br

    Saravá ! Belo texto.

    ResponderExcluir
  24. Salve Mauro.

    Estarei enviando meu e-mail para contatos pessoais via seu e-mail.

    Grande abraço para você.

    ResponderExcluir
  25. Parabéns pela postagem ! Muito interessante e me esclareceu algumas duvidas que possuo. Eu havia entrado em um terreiro para meu desenvolvimento porém comecei a me sentir inquieto para que fizesse minha retirada. Vi muitas coisas que não considero certas, como o Pai de santo e sua entidade no final das giras totalmente bebados, mediuns da corrente totalmente enfeitados parecendo uma escola de samba, porém com pensamentos negativos e sempre desejando realizar trabalhos negativos.
    Outra coisa que me incomodou muito foi que antes mesmo de realizar o desenvolvimento, o Pai de Santo recebia as "minhas" suposta entidades onde me pediu suas bebidas e roupas e fique mais incomodado em saber que algumas dessas entidades já haviam trabalhado com outros mediuns dentro do mesmo terreiro. Para mim , fiquei muito incomodado quando um suposto "Exu de Magia" que trabalhava com um medium que abandonou a casa , me escolheu para ser seu cavalo.
    Após a segunda ida aos trabalhos e já supostamente incorporando segundo o pai de santo ,já fui mandado a dar passes. Mas imagine como me senti , não sabendo o que fazer , mas uma coisa eu notei que eu bebia muito e fumava muito também , até cheguei um dias em casa e cai no sono. E não tenho vicios e nem tampouco bebo bebidas alcoolicas.
    Após algumas semanas comecei a refletir e pensar se na verdade eram espiritos mistificando e se passando por entidades de grande nome ,pois fiquei surpreso ao saber os nomes que trabalhavam comigo. Mas nisso , a reflexão e a intuição me veio a mente e pensei como poderia uma entidade que só trabalha em determinado terreiro, e se o medium vai embora ,fica sem cavalo , e fica a espera de outro para assumir seu lugar.
    Muito Complicado não é mesmo.
    Um grande abraço a todos e desculpe pelo texto comprido.

    Ramon.

    ResponderExcluir
  26. Saravá, Ramon.

    Li seu comentário e, sinceramente, não duvido nem um pouco de que existam pessoas deste naipe, do tipo que se arvoram em pais e mães no santo e saiam fazendo esses absurdos, porque isso não é novidade alguma. MUITOS dos que já praticavam coisas semelhantes hoje são "EX" (GRAÇAS A DEUS!!!) e atacam o que desrespeitaram antes por terem se envolvido com a camada mais baixa do BAIXO ASTRAL achando que estavam em contato e tinham ordens de comandos sobre "deuses", "senhores dos segredos" e que isto lhes daria o direito de, tripudiando sobre a ingenuidade alheia, fazerem o que bem entendiam.

    Embora haja vezes em que um médium passe a trabalhar, também, com Espíritos que pertençam especificamente à egrégora do terreiro em que ele esteja (sob permissão de sua própria guarda), não sendo estas entidades as que o acompanhem por verdade - o que eu chamo de PROTETORES DE EMPRÉSTIMO - e essas entidades o deixem, se ele sair daquela egrégora e partir para outra(outro terreiro, no caso), esse procedimento não se dá desta forma, principalmente com o "pai de santo" "recebendo" os que com você deverão trabalhar pra que eles peçam seus apetrechos, até porque, se eles não conseguem se apresentar através de você para darem seus nomes ritualísticos e pedirem o que necessário for, já é um sinal de que ainda não estão preparados para tomá-lo ou que você não está preparado para canalizá-los, sendo, a partir daí, um risco muito grande você tentar dar passagem para estas entidades não sintonizadas com você para trabalhar para outros. Ou será que no caso de alguma dificuldade o seu "pai no santo" vai tirar o Espírito de você e vai, ele mesmo, continuar a consulta?

    Leve-me a mal não, ok? Que tal você procurar um lugar mais sério, heim?

    Fraterno abraço

    ResponderExcluir
  27. CLAUDIO!!!
    COMEÇEI A FREQUENTAR UM TERREIRO UMBANDISTA RECENTEMENTE (1 ANO), JÁ HAVIA ACONTECIDO COMIGO VARIAS MANIFESTAÇÕES, DESDE DE QUE TENHO 11 ANOS,MAIS SINCERAMENTE NUNCA ACREDITEI EM MIM MESMA, SEMPRE PENSAVA...TO DOIDA...TENHO QUE PARAR COM ISSO...DEPOIS QUE FIQUEI GRAVIDA ELAS ESPAÇARAM BEM,MAIS FIQUEI DOENTE (DOR ESTOMAGO SEM DIAGNÓSTICO, FRAQUEZA, DESMAIOS, DORES DE CABEÇA E NUCA INSUPORTÁVEIS)FOI AÍ QUE PROCUREI A UMBAMDA, QUE TEM ME AJUDADO MUITO, FUI CONVIDADA PARA UMA GIRA E DEPOIS DA PRIMEIRA GIRADA NÃO PUDE CONTROLAR MEU CORPO, NEM DEIXEI NINGUÉM ME SEGURAR, ME DISSERAM QUE FOI UM EXU QUE INCORPOREI....MEU SOFRIMENTO, PRECISO TER CERTEZA, TENHO PAVOR AS MISTIFICAÇÕES!!!!COMO DEVO PROCEDER??? OBRIGADA
    ROBERTA

    ResponderExcluir
  28. A única forma de proceder em casos como este, Roberta, é você continuar a frequentar Sessões ou Giras pra ver até onde essa sua mediunidade vai.

    Mas ACONSELHO-A SINCERAMENTE que EVITE GIRAS DE EXUS neste seu estado inicial.

    Um dos objetivos da Umbanda é o de colocá-la em sintonia com Entidades de mais alta vibração energética (GUIAS DE FATO), das que conhecem mais os processos evolutivos do que os Espíritos por nós chamados de Exus, o que fica BEM MAIS DIFÍCIL se Exu (ou Pomba Gira) tomar a frente em sua coroa.

    Procure um bom Centro de UMBANDA e aconselhe-se com o(a) Dirigente.

    Se for um BOM, "DAS ANTIGAS", que conheça essas mirongas, vai lhe dizer algo semelhante ao que lhe escrevi!

    Paz e Luz de Oxalá e Yemanjá em sua existência.

    ResponderExcluir
  29. tenho muitas duvidas estou em desenvolvimento a 2 anos no começo tremia muito e caia muito hoje já consigo me controlar mas tenho muito medo de estar mistificando e isso está me deixando muito nervosa e passo noites sem dormir pensando depois de uma gira se realmente estava incorporada porque sinto as vezes que sou eu quem fala tudo ao consulente e vejo e escuto tudo e lembro de tudo que disse...as entidades da casa dizem que estou incorporando que sou médium de incorporação e que a entidade está presente então porque só eu sinto que estou mistificando e sou muito correta e não quero fazer parte do grupo de mistificadores amo a umbanda e amo ser médium ...gosto de fazer a caridade e fui por amor e não pela dor posso ser uma médium que não tem no seu destino a incorporação e por isso tenho tantas dificuldades...
    o que faço as entidades da casa dizem que sou médium de incorporação mas o que sinto que é que estou mistificando apesar de sentir as vibrações não consigo sentir que estou incorporada
    axé...

    ResponderExcluir
  30. Saravá meu caro irmão.

    Meus parabéns pela otica utilizada em seu texto e em suas respostas, creio que a nossa amada UMBANDA ja sofreu demais com tanta mistificação e animismo. Gostaria de manter contato com você. E até mesmo saber sobre alguns livros que poderia me indicar, sou cacique de Umbanda, em constante aprendizado.

    Luz e paz

    ResponderExcluir
  31. Antes de mais nada, Gilmara, para que você esteja MISTIFICANDO será preciso que não haja espírito nenhum perto ou incorporado em você e você mesma, por sua conta, resolva INTERPRETAR um papel de incorporada.

    Se as entidades da Casa lhe afirmam que é médium de incorporação e que está incorporando, elas devem saber o que estão dizendo, não é mesmo? Porque se não sabem e você acredita mesmo que possa estar mistificando, então, a primeira coisa que deve fazer é sair de onde está e procurar outro Terreiro ou Centro, já que você não está acreditando em suas entidades e, principalmente, nem nas entidades da Casa, não é assim?

    Dois anos às vezes é muito pouco tempo para uma excelente incorporação, minha amiga (nem entendo o porquê de você estar atendendo consulentes com tão pouco tempo e todas essas dúvidas), principalmente no caso de pessoas tão preocupadas como você se mostra, o que não está errado mas também não pode ser tanto assim pelo fato da INCORPORAÇÃO DE VERDADE demandar PASSIVIDADE por parte do médium e não vigilância.

    A vigilância excessiva faz com que o médium se mantenha exageradamente consciente e não permita um controle maior da entidade e às vezes nem que o médium receba, mentalmente, o que deve repassar para quem está atendendo. Quanto mais você estiver preocupada no fato de poder estar mistificando, mais tempo levará para poder sentir que está incorporada de fato, em qualquer dos níveis de consciência em que possa vir a acontecer. Portanto, o que você tem que fazer mesmo é RELAXAR, TORNAR-SE PASSIVA, TER MENOS MEDO E deixar as energias fluírem através de você o mais livremente possível.

    Tenha calma, ore, peça aos seus protetores para irem tomando sua consciência aos poucos mas, prinipalmente, PERMITA-LHES isto.

    ResponderExcluir
  32. Meu Saravá pra você, Rafael.

    Pelo que parece você ainda não "baixou" o livros da série UMBANDA SEM MEDO cujos links estão lá em cima e logo abaixo da figura à direita, porque se o tivesse feito, saberia, pelos rodapés, os e-mails pelos quais poderia me contatar. Então, vou lhe dar este trabalhinho básico: baixe "GRÁTIS" pelo menos o primeiro volume, leia no rodapé o e-mail (e se lhe aprouver o livro também porque em princípio seria os desta série os que lhe indicaria Rssss) e esteja à vontade para comigo se comunicar sempre que achar necessário, ok?

    Receba um forte e fraterno abraço!!

    Claudio

    ResponderExcluir
  33. Olá.


    Sou umbandista há dois anos e gosto muito do que escreve. Seus três volumes de Umbanda Sem Medo muito me ajudaram quando bem no "comecinho desse começo" que atualmente vivo. Fato, ao menos aqui em Curitiba, há excesso de “mistificações e marmotagens” e pouco, mas muito pouco mesmo daquilo que entendemos como manifestações mediúnicas positivas. Porém não há como ser “bom enganador” ou “bom enganado”. Uma consulta basta para perceber se é entidade ou não. E entendo que onde uma coisa existe, a outra não. E a que existe pode ser bem perniciosa.
    Enfim, creio que o astral me levou para um templo em que se trabalham majoritariamente linhas tradicionais, priorizando o atendimento gratuito com Pretos Velhos, Caboclos e “Esquerda”- essa apenas uma vez por mês. Agora, tenho confiança naquilo que escuto, aprendo e sou ajudado. Umbanda silenciosamente eficaz.

    ResponderExcluir
  34. MARAVILHA, meu irmão!

    Pena que você não colocou o nome e endereço deste Templo.

    O que mais acontece é das pessoas me escreverem pedindo referências sobre Terreiros, Tendas e Centros, o que fica difícil pra mim porque não há como aquilatar todos.

    Se você quiser e puder, pode deixar as referências deste Templo que só vai ser bom para quem me escrever sobre, ou passar por esta página!

    Fraterno abraço!!!

    Claudio

    ResponderExcluir
  35. Boa Noite,

    Adorei seus comentários, apenas gostaria de lhe dizer que a Maria Bonita é uma trabalhadora muito eficiente e que ela já abandonou a carreira de cangaceira a muito tempo, está trabalhando justamente para não deixar que outros se percam, ela e justa, alegre e sempre trabalha pela paz.Se tiver um tempo livre acompanhe os trabalhos dela e verá que pode até mudar de opinião.


    Grata, e muita paz a ti irmão de fé.

    ResponderExcluir
  36. Prezada Mari.

    Talvez este seja um dos grandes problemas (mais um da TORRE DE BABEL UMBANDISTA) com o qual temos que nos defrontar no dia a dia das comunicações sobre Umbanda ou mesmo outros cultos.

    Aceito que a MARIA BONITA, ou a entidade que se apresenta como tal PARA VOCÊ, seja da forma que for, tenha mesmo este posicionamento e ninguém melhor que você mesma para avaliá-lo. Só que você tem que entender que esta Maria Bonita (esta entidade espiritual especificamente) é apenas UM Espírito, UMA Entidade de uma imensa falange que, pelo que o próprio nome já nos indica, é de CAN-GA-CEI-ROS e, portanto, de entidades um tanto ou quanto AMORAIS (não imorais necessariamente) em seus comportamentos e o que uma ou outra entidade de uma determinada falange ou grupamento é ou como se mostra, não pode servir de EXEMPLO para que se entendam todas as outras desta mesma falange da mesma forma ou com os mesmos qualificativos, sendo por isto mesmo que "TODO O CUIDADO É POUCO", principalmente quando todos os de uma falange passam a ser avaliados por um ou outro que por ela se apresenta.

    Pelo que observo hoje em dia, há uma intensa necessidade de umbandistas e outros nem tanto, supervalorizarem espíritos e falanges inteiras pelo comportamento de um ou outro que tenha sido visto aqui ou acolá.

    Isto pode nos levar até mesmo a pretender entender que se um Espírito que venha numa suposta (HIPOTÉTICA) falange de "ASSASSINOS E ESTUPRADORES" (com este nome mesmo porque não é só porque passaram para o outro lado que viraram santinhos), e se apresenta mansamente, até com um certo grau de moralidade e bondade, TODOS OS OUTROS DESTA MESMA FALANGE - ASSASSINOS E ESTUPRADORES - são exatamente iguais e vão agir da mesma forma.

    Não se engane porque isto não é verdade. Se fossem todos mansos e bons, qual seria a necessidade de se apresentarem como DA FALANGE DOS ASSASSINOS E ESTUPRADORES (ou mesmo CANGACEIROS ou PELINTRAS=PILANTRAS)? Alguma "gracinha" deles?

    Pode ser, e apenas pode ser, que numa falange com este nome já haja ALGUNS Espíritos que tenham evoluído a ponto de quererem mudar de fato (e alguns médiuns os atraem como PROTETORES de acordo com SEMELHANÇAS VIBRATÓRIAS). Só que estes serão EXCESSÕES e não REGRAS dentro desta falange, entendeu?

    Espero ter podido ajudá-la ainda mais.

    Fraterno abraço,

    Claudio

    ResponderExcluir
  37. claudio realmente isso acontece em muitas casas umbandistas é muito dificil se ter uma "gira de estudos",e qnd se tem nao tem tantos mediuns presentes.eu lendo e ouvindo os guias da minha casa em giras de estudos ou giras normais começo a achar q a nossa religião está um pouco deturpada e que se nós não tentarmos bota-la nos eixos novamente poderemos perder anos e anos de evolução tanto terrena quanto espiritual.

    axé

    ResponderExcluir
  38. Meu sincero SARAVÁ, Zé Paulo de Xangô.

    Concordo plenamente com você neste fator "Umbanda Deturpada" porque vemos muito disto por aí afora.

    Sabe de onde vem mais essas deturpações?

    Das pesssoas que entram para Terreiros, aprendem 10% do que teriam que aprender para serem bons médiuns e, achando-se "o máximo" com esses 10%, abrem Terreiros e, por conclusões apressadas e quase sempre não embasadas, vão criando "novas umbandas" (por inclusões e modificações às vezes até bem incoerentes) ao "deus dará", sem no entanto quererem admitir isto.

    Vem daí essa imensa variedade de cultos, falanges, linhas, "orixás", "iniciações" e sei lá mais o que, que a cada dia vemos sendo implantados como simplesmente umbanda, incluindo-se aí os cultos comandados por Exus, Pomba Giras, Malandros e semelhantes.

    Misturas como estas me parecem tão possíveis quanto chegarmos a ver PADRES distribuindo as águas e óleos santos de Israel em cultos evangélicos, bem assim como PASTORES rezando missas aos domingos nas igrejas locais.

    Paz e LUZ em seus caminhos!

    ResponderExcluir
  39. Luciana

    Como pode ver, não estou publicando nem o seu comentário último. Só que não encontrei a matéria (comentário) à qual vc se refere que levaria o seu e-mail ou o de seu marido, minha cara.

    Como não tenho seu e-mail e você mandou este pedido por esta página, estou lhe respondendo por aqui mesmo. Se for possível, por favor, indique-me onde foi parar esta matéria sobre Kardec Vs Umbanda que, até onde sei, não chegou aqui pra mim.

    Fraterno abraço,

    Claudio

    ResponderExcluir
  40. antes de tudo,meu nome é Marcus,sou
    médium de umbanda já frequentei por cerca de doze anos um centro Kardecista onde aprendi muito a respeito das manifestações mediúnicas e lendo este e alguns de seus artigos posso dizer que concordo na maioria de seus pontos de vista em relação a umbanda e suas entidades,contudo pelo pouco que aprendi nas obres Kardecistas tenho que discordar de um ponto em relação ao animismo(que segundo Emanuel,Andre Luiz,etc):é próprio dos médiuns em começo de aprendizado manifestar-se em si mesmo educando-se com o passar do tempo com estudos e no caso da umbanda com sessões de desenvolvimento evoluir para a manifestação mediúnica propriamente dita.Contudo a força anímica ou anima do médium se faz necessária,sem a qual não ocorrerá a manifestação ou fenômeno mediúnico.

    ResponderExcluir
  41. Salve, Marcus.

    Veja bem.

    Uma coisa são as capacidades anímicas (da alma) de um ser que, dependendo até mesmo de fatores genéticos, podem eclodir em sua mente material apresentando-se como PARANORMALIDADES, dentre elas a MEDIUNIDADE que na verdade é apenas um nome que se dá a este tipo específico de paranormalidade que permite com que o ser possa, além de conseguir observar os universos paralelos e seus habitantes, trazer de lá as mensagens (de quaisquer espécies) para este meio físico em que vivemos, ou seja, que permite ao ser atuar como UM MEIO DE COMUNICAÇÃO entre dimensões.

    Uma outra coisa é permitir-se que o indivíduo dito MÉDIUM, ao invés de atuar como MEIO DE COMUNICAÇÃO ENTRE DIMENSÕES e seus habitantes, passe a ser meio de comunicação entre suas personalidades passadas (estas que ficaram agregadas ao seu subconsciente por diversas encarnações e vivências e podem vir à tona na mente consciente por diversos motivos e meios) e nosso mundo físico.

    O que se deve entender é que a CAPACIDADE ANÍMICA nos permite a potencialidade de virmos a ser médiuns, mas a MEDIUNIDADE, embora nasça da necessidade prévia dessa potencialidade, não é mesma coisa e que para sermos ou atuarmos como MÉDIUNS (intermediários entre o mundo espiritual e o material) DE FATO E DIREITO, quanto menos de nós mesmos, de nossas idéias (sejam elas de hoje ou e vidas passadas) forem inseridas, melhor, pois em caso contrário deixamos de estar atuando como MÉDIUNS DE ESPÍRITOS para atuarmos como MÉDIUNS DE NÓS (ou de nossas personalidades) MESMOS.

    O grande e maior problema de ao invés de atuarmos como VERDADEIROS MÉDIUNS passarmos a atuar como ANÍMICOS, é que neste último caso sempre estaremos repassando informações NOSSAS e não dos Espíritos. E como serão INFORMAÇÕES NOSSAS, poderão assumir todas as falhas conceituais que tenhamos assumido como "verdades" desde que existimos.

    Como você mesmo aprendeu segundo André Luiz, Emanuel, etc, "é próprio dos médiuns em começo de aprendizado manifestar-se em si mesmo educando-se com o passar do tempo com estudos"

    Percebeu o "É PRÓPRIO DOS MÉDIUNS EM COMEÇO" e que isto tem que "SER EDUCADO COM O TEMPO", ou, sendo mais incisivo, TEM QUE SER CASTRADO COM O TEMPO?

    Pois aí é que está a LIÇÃO:

    - Se não for "educado" (castrado no animismo) com o tempo de treinamento, o indivíduo vai continuar a vida inteira como ANÍMICO pensando ser MÉDIUM de fato;

    - Repassará impressões SUAS e não as DOS ESPÍRITOS;

    - Correrá o risco de repassar impressões antigas e sem fundamentos pelo fato dessas impressões estarem gravadas em seu subconsciente, ao invés de impressões mais novas e verdadeiras que OS ESPÍRITOS possam nos trazer;

    - E nos casos de Giras ou Sessões de Umbanda, ainda correrá o risco de, por não estar atuado com ESPÍRITOS DE VERDADE, ainda sair carregando nas costas os kiumbas que por lá transitarem, perceptíveis que são estes à NÃO PROTEÇÃO ESPIRITUAL que os anímicos assumem ao serem eles mesmos (e não seus companheiros espirituais) os verdadeiros presentes nas reuniões.

    Espero ter podido me expressar o mais claramente possível. Se no entanto ainda houver algo que não tenha ficado claro para você, permita-se, por favor, expor um pouco mais do que entendeu em suas aprendizagens para que possamos desenredar os fios que possam dar margem a dúvidas.

    Fraterno abraço

    ResponderExcluir
  42. Olá.
    Farei uma pergunta, testando também se o que entendi de ANISMISMO é o que realmente explicou.
    Aí vai: Há a possibilidade de uma pessoa em estado embriagado e que nela esteja encostada uma entidade promover o ANISMISMO?
    Penso, pois foi uma experiência própria. Lembro-me de ter estado consciente na maior parte do tempo. Sinto que houve muitas intervenções, porém, falaram-me que a entidade, que no caso não é doutrinada em relação a mim, ao menos, sente como se estivesse no lugar onde está e não na terra. E outra possibilidade, se não estou pensando erroneamente, que no estado embriagado e com os chakras abertos, eu possa ter sintonizado lembranças passadas, trazendo o ANIMISMO para a situação.
    Aguardo Respostas. Abraço.

    ResponderExcluir
  43. Olá, Safira.

    Vamos ver se posso ajudá-la.

    PERGUNTA: Há a possibilidade de uma pessoa em estado embriagado e que nela esteja encostada uma entidade promover o ANIMISMO?

    RESPOSTA: Em primeiro lugar, o ANIMISMO significa que a pessoa não está encostada com alguma entidade ou ela atua muito pouco, menos do que o próprio médium consciente e/ou as projeções do subconsciente que possam aflorar. Compreendendo-se dessa forma, veremos que uma pessoa, estando embriagada antes da possível interação mediúnica, terá grandes possibilidades de estar mais anímica do que mediunizada daí pra frente, a não ser que, por sintonia vibratória, a ela tenha se achegado um bom kiumba. Eles adoram isto.

    Se a embriagues se deu depois do ato da "incorporação" e durante ela, significa que, havendo entidade presente de fato, ela não estava bem incorporada, porque se estivesse o médium não ficaria bêbado.

    Será que é sobre os estado de "embriagado" que você quer discorrer mesmo?

    No estado de embriagado e com os chakras abertos, você tanto pode ter sintonizado lembranças passadas quanto entidades que adorem as exalações do álcool do qual lançam mão, às vezes, para facilitar o contato e o domínio do médium mais facilmente.

    Em verdade o álcool (dependendo da quantidade e da resistência de quem bebe) coloca o médium em estado passivo de semi-transe. Neste estado ele tanto pode ter uma eclosão de memórias contidas em seu subconsciente, quanto facilitar a entrada de espíritos que com este estado se sintonizem bem. O que vai acontecer de fato nessa hora, só se sabe mesmo experimentando e observando friamente.

    ResponderExcluir
  44. Olá Zeus tudo bem!!
    Meu nome é Gabriel e primeiramente quero agradecer por maravilhosos esclarecimentos sobre a umbanda, tem sido de grande valia e aprendizado pra mim.
    Meu caso é o seguinte!
    Sempre tive manifestações mediúnicas desde criança, mas até então não acreditava nessas coisas( as vezes até por medo)decorrendo o tempo minha sogra " que é mãe de santo" me incentivou a desenvolver meu lado médium, e com receio comecei a frequentar os trabalhos que ela realiza (coisa bem simples mas de muita energia e bom gosto).Certa vez em uma gira senti energias muito fortes e ela me falou que era meu guia de cabeça tentando se manifestar, fiquei muito feliz não sei por que mas fiquei!!
    Ai fiz todo o ritual para minha iniciação como médium sempre com bastante entusiasmo e seriedade, por muitas vezes fui cambone para dar inicio a meu aprendizado até que chegou a hora de eu incorporar.
    Por 3 vezes senti as vibrações muito fortes mas fiquei com medo por não saber se realmente era a entidade ou minha vontade de incorporar e ele não veio.Até que um dia eu me concentrando muito meu guia incorporou, sentia todas as energias pertinentes, mas sempre tive duvida pois meu nível de consciência é grande quando estou incorporado tanto com Orixá como em Caboclo e Eré(Até o momento só incorporei esses) ai me pergunto será que isso é normal?? peço seus sábios esclarecimentos pois me incomoda muito pensar que posso estar praticando misticismo ou animismo.
    Caro Zeus desculpe a delonga e peço que me oriente para que eu possa estar realmente fazendo a caridade
    Muito Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Gabriel!

      Como você pode observar por informações que já passei acima a outros, essa dúvida entre "estar atuado espiritualmente" ou "estar anímico" (mistificar é coisa de maluco ou de quem pretende tirar proveito da ingenuidade de outro) é muitíssimo comum em todos os iniciantes e é até muito bom que assim seja e que os iniciantes não achem sempre que, porque "sentiram um ventinho", já é sinal de que estão incorporados porque isso os faz refletir mais e treinar cada vez mais para que venham a ser o mais passivos possível durante as atuações de espíritos reconhecidamente válidos para suas Banda.

      O que você me relatou é sim, perfeitamente normal, e se deve ao receio, também natural, do ser encarnado se ver, repentinamente, perto de perder os controles normais de seu corpo físico, como poderá vir a acontecer com você em diversos níveis mais tarde, assim que perder esse receio e se deixar controlar mais pela consciência atuante, por cuja presença poderá partilhar de novos conhecimentos, no caso de chegar a uma semi-inconsciência que também pode se processar em diversos níveis - umas vezes com mais consciência, outras com bem menos ou até períodos de inconsciência total imperceptíveis de início.

      A respeito dessa inconsciência imperceptível, em muitas vezes começamos a percebê-la depois de muito treino ou prática, quando por exemplo, numa gira que demorou 4 horas, parece-nos (temos a impressão) que apenas uma ou meia hora se passou. Mas isso demanda tempo e prática e só estou lhe adiantando porque HOJE (no presente), pode servir de informação para um(a) ou outro(a) que nos leia e que, já tendo um bom período dessa prática, tenha percebido isto e não tenha se dado conta do que significa.

      Receba um forte e fraterno abraço,

      Claudio

      Excluir
  45. Bom dia a todos Me iniciei num centro no estado do espirito santo centro simples sem imagens de santos sem atabaques sem palmas e depois de um tempo voltei ao rio de janeiro lugar que moro atualmente e ja fui em varios lugares e nunca que encontro um centro semelhante gostaria de saber se o amigo pode me dizer algum centro no rio de janeiro que possa ser um pouco parecido com o que eu frequentava
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente eu não posso lhe indicar por não conhecer, a não ser a TENSP que é no município de Boca do Mato. Mas o espaço fica aberto para qualquer um que conheça e queira ajudar, informando o endereço de algum Centro ou Terreiro nos moldes citados por você.

      Fraterno abraço e boa sorte!

      Claudio

      Excluir
  46. Bom dia Claudio !!!
    Eu frequentava a assistência de uma casa de Umbanda por 7 meses.Essa é minha 4 ª gira na casa como médium.
    Nessa casa ninguém me afirmou que sou médium de incorporação,em outras sim.
    Mas a coisa é o seguinte.Quando toca para algumas entidades os sintomas que sinto é sempre o mesmo.O principal é : minhas pernas se balançam pra lá e pra cá.(os quadris)
    Ás vezes acompanhada de dor de cabeça e formigamento nos braços.
    Eu moooorro de vergonha de ficar me balançando,pois parece que estou dançando sensualmente.Já tentei freiar esses balanços,mas logo recomeçam.
    E quando meu zelador ordena para as entidades : Descarrega o aparelho !
    Esse balanço fica mais rápido e logo cessa.
    Afinal,o que é isso ?E pq sempre da mesa forma ?Será que sou médium de incorporação ?
    Grata
    Oxalá os abençoe !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que sua descrição da sintomatologia me pareceu que é sim. Mas como você ainda é bem novo (nem um ano de treinamento é muito ou sequer suficiente), o negócio é continuar frequentando porque, na medida em que as sintonias entre você e sua guarda aumentarem, muitas coisas vão se modificar nesses sintomas.

      Afinco no treinamento e aguarde com calma pois as "coisas" não acontecem de uma vez ou de uma hora pra outra como muitos pretendem.

      Fraterno abraço,

      Claudio

      Excluir
  47. Bom dia a todos !

    Ja fazem 1 ano e meio que estou em uma bela casa de umbanda no qual estou me sentindo super bem, sou responsavel por organizar os dias de desenvolvimento da casa, mais ainda sou um iniciante muito interessado, pois a casa onde trabalho fica muito cheia e não estava tendo dias de desenvolcimento para os novos médiuns.

    Bem, estou em um nível que minhas entidades já tem controle das pernas, braços e brados, além de eles falarem comigo mentalmente, ou seja, minha captacao psiquica com eles estao um pouco aguçado, mais pelos meus estudos e como não sou firme ainda eu analiso as informações passadas e confirmo com algum guia da casa e etc... nisso eu já posso dizer que não sofro mistificacao ou fanatismo ? pois pelo que eu estudo se eu accreditasse em tudo que falam e todos os conselhos que me passam mentalmente eu poderia ser um fanatico ou um medium em mistificacao ? achando que sao eles e na verdade sou eu?

    Outra coisa, além de eles ja terem controle das pernas, bracos e alguns brados, eles nao falam ainda, isso é normal com 1 ano e meio ou nao tem tempo para desenvolver? seria o termo "Vai de médium para médium ?"

    ResponderExcluir
  48. Salve Irmão !

    Bem, estou com pequenas dúvidas e gostaria de tira-las.

    Estou em uma casa a 1 ano e meio, na qual é maravilhosa por si, energia boa e por ficar muito cheia não há muito tempo para desenvolvimentos !
    Neste caso pedi para a mãe de santo para "organizar" os dias de desenvolvimento e foi aceito por eu ser um médium muito interessado e praticar estudos. Mais mesmo
    prtaicando estudos é sempre bom tirar dúvidas com outros irmãos, pois mediunidade temos sempre que estudar e aprender correto ? rs

    Vamos lá, estou em um nível no qual nao tenho mais controle das pernas, bracos e brados feito pelos guias, além de eles conversarem muito comigo mentalmente, ou seja,
    uma comunicao psiquica um pouco aguçada. Como sou novo e so tenho um ano e meio, essa comunicao psiquica seria normal ? Os coselhos que eu ouço e pelos estudos que faço, tanto
    para umbanda, quanto para espiritismo eu não saio acreditando em tudo que escuto e sim confirmo esses conselhos com algum guia da casa ! Com essa atitude eu estaria fora de estar sendo vítima de fanatismo ?

    Quanto aos moviemntos das pernas, bracos e alguns brados eu estou bem confiante, mais durante a incorporacao eles falam comigo mentalmente, mas nao falam atraves de minhas cordas vocais, isso é normal, no caso eu nao estaria preparado para dar passagem para eles falarem ? seria medo ?

    Viu mesmo estudando tenho dúvidas, acho que todos nós teremos sempre ! rsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como o assunto é o mesmo nas duas postagens, vou responder a esta aqui, ok?

      CORRETO para a pergunta de seu 3º parágrafo.

      Quanto à comunicação psíquica AGUÇADA mesmo com pouco tempo - É NORMAL SIM! Talvez não para todos porque, É SEMPRE BOM LEMBRAR, cada um de nós reage diferentemente aos mesmos estímulos, sejam eles de qualquer ordem, inclusive espiritual.

      As cordas vocais, na maioria dos casos, demoram mesmo a serem controladas pelos espíritos (e é por isto que se vê como "marmotagem" essas "incorporações(?)" que acontecem pelas primeiras vezes em certos locais em que os supostos espíritos pretendem demonstrar que sabem e falam tudo da vida de seus "cavalinhos").

      O medo atrapalha sim, a qualquer coisa, mas é uma reação natural nossa que só vai sendo vencida após muito tempo e entrega total do corpo para as entidades, o que demanda muita confiança para tal. Preocupe-se não! Nem sempre é falando que uma entidade repassa todos os ensinamentos que deve repassar e, a despeito do que muita gente pensa e divulga, nem todas as entidades gostam de ficar tagarelando por aí.

      Quanto às dúvidas, sem dúvidas, nós sempre teremos algumas dúvidas!!!

      Fraterno abraço,

      Claudio

      Excluir
  49. Olá Cláudio,
    Adorei o Tema bordado, confesso que estava procurando entendimento do assunto abordado...

    Espero que possa me ajudar... Tenho algumas dúvidas e gostaria, se possível, orientar-me.

    Alguns meses atrás passei a morar com minha namorada. Ela tem 41 anos e eu 39. Somos bem resolvidos financeiramente e temos um excelente relacionamento. No ano passado tive alguns probleminhas de Saúde e, por conta disso, estou em processo de aposentadoria por invalidez apesar da pouca idade que tenho. Em dezembro ultimo, minha companheira passou a receber a Pombagira Mulambo em casa, esta entidade dizia que estava cobrando a presença dela em um barracão e junto com ela vinha também o ZÉ PILINTRA, Passaram ir na minha casa com frequência e por ultimo a Mulambo virou dentro do carro em movimento o que muito me assustou, onde tive que tomar uma atitude e leva-la em um barracão que um conhecido vai...

    Bom, o caso dela esta sendo resolvido, a gerente do local é bem séria e não cobra pelos trabalhos que estão sendo feitos, diz que faz por caridade e obrigação....

    Bom... O Problema, ou melhor dizendo solução, foi quando começaram acontecer comigo coisas que fogem do meu cotidiano, passei a ter sonhos com entidades, ver coisas e escutar barulhos onde não existia, passei ver a vida das pessoas quando conversavam comigo e eu sabia quando estavam mentindo ou não, algumas delas passaram a se assustar comigo porque passei a revelar trechos da vida delas em algumas conversar...

    Tudo isso muito me assustou, neste mesmo Barracão onde levei minha esposa e ela esta cuidando de suas entidades, fui jogar buzios e foi me revelado o dom de vidência, tenho 10 de direita, 10 na cabeça e 10 de esquerda e, entre eles 6 três vezes...

    Depois deste jogo veio uma entidade em mim dizendo para minha esposa que era Um Templário, Guerreiro Sem Nome. Esta entidade disse para minha esposa que eu tinha também que estar no barracão porque algo ele queria fazer em minha vida e trabalhar neste Barracão.

    Joquei Novamente com o Pai de Santo e ele me revelou minhas Os Orixas que Carrego, Oxossi e Iemanja e todas entidades... bem como, no fim disse que também tinha visto em mim o Cigano Wladimir, ele jogou os buzios e o Cigano foi confirmado... Ele explicou que era o Cigano que estava fazendo eu ter estes sonhos e revelações e sentiu a necessidade de me levar a este Barracão, que na verdade, não foi eu que levei minha esposa, mas foram eles que a usaram como ferramenta para que eu estivesse lá...

    Tenho frequentado este Barracão, poucas vezes, porque só tem cessão 1 vez por mês. Depois da Revelação o Cigano veio em mim na minha casa, colocou diretrizes do que eu tinha que fazer... Quando ele veio eu via tudo e escutava tudo, mas não tinha como impedi-lo

    Um dia estava no Barracão e não tinha cessão... Ele veio falar com a gerencia da Casa e perguntou para a gerente se ela queria receber os ciganos em seu barracão e que se preparasse para isso... Ela disse que Ele ficou horas mas para mim foi coisas de minutos.... mas lembro de tudo, tudo que foi falado, eu via tudo e isso muito me confundi....

    Não sou eu mesmo, meu sub-conciente... pois tudo vejo quando ele fala e dança.... passo a falar em Espanhol com as pessoas....

    Quero a visão de outra pessoa que entenda sobre isso.... Depois que lí seu texto muitas dúvidas me surgiram....


    Obrigado...
    Axé...
    Opactha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, João Luiz

      Li atentamente seu texto mas não consegui, dentre tantas informações, saber, exatamente, quais são ou qual é a sua dúvida, já que tudo o que me escreve, parece ter sido confirmado, ou pelo jogo, ou pelas entidades. Gostaria que você fosse mais direto sobre no que, exatamente, eu poderia ajudá-lo, no caso de poder, é claro!

      No aguardo de mais informações.

      Receba um fraterno abraço,

      Claudio

      Excluir