SEJA BEM VINDO

ESSE É UM BLOG PARA QUEM PRETENDE LER E APRENDER RACIOCINANDO, SOBRE TEMAS COMO UMBANDA, MEDIUNIDADE EM GERAL E AUTO-AJUDA. SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, ACREDITE, NÃO FOI POR ACASO. TALVEZ AS RESPOSTAS PARA ALGUMAS DE SUAS DÚVIDAS ESTEJAM EM ALGUNS DOS TEXTOS POSTADOS.

ATENÇÃO: VOCÊ PODE COPIAR OS TEXTOS QUE CONSTAM DESTE BLOG E USÁ-LOS EM OUTROS LOCAIS, MAS NÃO DEIXE DE INDICAR A FONTE, POR FAVOR!

Acompanhantes do Blog

domingo, 11 de dezembro de 2011

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE EXUS (continuação)

CONTINUANDO ...


29- No Terreiro que frequento o chefe espiritual é o exu (.....) e sinto-me muito bem lá. Pelo que já li de suas postagens você diz que não seria um Terreiro de Umbanda. Pode reforçar o porquê de não poder ser?
R: Vejo que você acompanha o Blog. Então, para simplificar e eu não ter que escrever novamente tudo o que já escrevi, tente imaginar um Preto Velho dirigindo um Catimbó ou Roça de Candomblé.
Tente também imaginar um Caboclo ou Criança dirigindo as Sessões de Mesa de um Grupo Kardecista ou um desses Espíritos que se apresentam como "doutores" chefiando uma gira de Umbanda ou Quimbanda.
O que acha? As possibilidades são exatamente as mesmas.
Se o Espírito chefe do Terreiro é um exu DE FATO, o Terreiro é de QUIMBANDA e não de Umbanda, por mais que a "plaquinha" indique o contrário. Simples assim!


30- Mas eu me sinto muito bem lá!
R: E por que não poderia se sentir?
Cada um de nós traz, impressas em nossa alma, vibrações energéticas de diversos padrões. De acordo com o que vamos vivenciando ou vivenciamos em vidas anteriores e o grau de atuação que esses padrões energéticos exercem em nosso comportamento psíquico e físico, sentimo-nos mais quedados (em termos de escolha religiosa e outras) ou atraídos por este ou aquele culto que acaba sendo aquele com que mais nos sintonizamos, espiritual e energeticamente.
O fato de você (assim como outros mais) sentir-se bem numa Quimbanda, não deixa de ser fruto dessas interações energéticas que existem em você e se harmonizam com as energias que atuam nesses grupamentos de culto.


31- Fui numa palestra em que o exu (....) nos deu verdadeiras aulas sobre espiritualidade, comportamentos que os médiuns devem assumir dentro e fora dos terreiros, nos falando, inclusive, de passagens bíblicas que nos levavam a repensar DEUS.
Qual a sua análise sobre este fato?
R: A minha análise é simples, embora ela envolva algumas complicações a serem avaliadas para que seja bem compreendida.


Adiantando, o resultado da análise cairia numa dessas possibilidades:


a) Não era um espírito Exu quem estava fazendo a palestra;
b) O médium estava se aproveitando de uma pseudo incorporação para distribuir conceitos que tenha aprendido por suas leituras ou pelo "ouvir falar";
c) Algum espírito estava se valendo do médium, suas crenças e conhecimentos, "alimentando-os", ao mesmo tempo em que inseria conceitos seus, visando alcançar objetivos a serem avaliados;


Explicando:
a) Espíritos exu de fato não são dados a fazerem palestras, principalmente de cunho doutrinário, em qualquer sentido - ISTO NÃO ESTÁ EM SUAS NATUREZAS! 
Se um espírito que se diga Exu for espírito mesmo e começar a palestrar sobre temas dos tipos citados, ele não é um Exu de fato, podendo sim, ser até um espírito que se passa por Exu para trazer doutrina aos seus seguidores, normalmente os mais ávidos pela "sabedoria de exu".
Perceba: Se é a exu que os ouvintes gostam de dar ouvidos, então como exu ele se apresentaráE como mais de 90% dos encarnados sequer pretendem "ver o que há por detrás das caracterizações", como exu o compreendem e saúdam.
A parte ruim disto é que outros médiuns, seja por inveja, seja por outros envolvimentos, acabam achando que isto é "muito natural" para os exus e logo a seguir estarão eles mesmos "recebendo exus palestrantes" - mais um exemplo das muitas imitações que percebemos nas "mediunidades", a começar pela compreensão de que os exus de nome "X" têm sempre os mesmos gostos e procedimentos, bem assim como Caboclos de nome "Y", etc.


b) Existem, e conheci muitos médiuns, que de certa forma, escondendo-se por detrás da caracterização de uma entidade espiritual, passam mensagens de seus interesses pessoais, sejam eles de cunho doutrinário geral ou até mesmo pessoal.
De modo exagerado, pode-se ler aqui mesmo no Blog, na parte dos COMENTÁRIOS da postagem sob título PERGUNTAS E RESPOSTAS, o caso de uma pessoa (Leandro) que passou por uma experiência vergonhosa com a família de sua namorada pelo fato de seus familiares, que não gostavam dele, "terem recebido seus protetores(sic) " e terem-no, literalmente, AGREDIDO "em nome de um suposto Tranca Ruas e um Omolu que, pasme, "já colocava de castigo o irmão da noiva do Leandro desde criança". (Clique aqui e leia a seqüência de comentários)
Da mesma forma que alguns "médiuns" se valem de pseudo incorporações para agredirem física ou psicologicamente a alguém, outros fazem-no também numa forma de VALIDAR SEUS PRÓPRIOS CONCEITOS e APRENDIZAGENS frutificadas de leituras de fontes às vezes altamente discutíveis, naquela ideia de que "se foi a entidade que falou, não se discute"!
E isto me fez lembrar também, de um desses debates que mantive certa vez com uma certa pessoa no orkut, pois, com o fito de validar sua "tese(?)" ela dizia que "UMA ENTIDADE RECONHECIDAMENTE INCORPORADA" lhe ensinara que "o Candomblé teria nascido na África", o que é a maior besteira que se possa dizer em relação a este culto brasileiríssimo.


c) Existem casos em que alguns espíritos, com objetivos a serem avaliados particularmente, se valem das crenças e aprendizagens dos médiuns que lhes "dão passagem" e, retirando de seus mentais algumas linhas de pensamento já solidificadas, trazem-nas à tona da consciência como se mensagens suas fossem, nas quais acabam dando uma guaribada aqui ou ali, inserindo mais isto ou aquilo, desde que, ao final, a mensagem esteja de acordo com esses objetivos SEUS a serem estudados particularmente porque, ao mesmo tempo em que as intenções possam ser boas e as mensagens idem, também podem ter valor puramente de insuflação de egos para esses médiuns, na medida em que possam vir a entender que "sempre estiveram certos no que achavam", 
O que quero deixar bem claro é que tanto espíritos positivos podem se valer desses conhecimentos prévios dos médiuns desde que eles não os atrapalhem em seus objetivos, quanto KIUMBAS ENVOLVENTES também podem, usando-os, não só para insuflarem os egos de seus médiuns como já disse, mas também para envolverem a platéia em sonhos e fantasias, através dos quais farão ou manterão seus "reinados" e reconhecimento público de "grandes sabedorias". E às vezes isso chega a tal ponto, que "qualquer coisa que o kiumba não reconhecido como tal transmita, vira LEI", por mais frágil que seja frente a uma análise fria (vide o caso do "Candomblé nascido na África", apenas como um pequeno exemplo).


32- Mas um exu não teria capacidade para fazer uma palestra?
R: Como sempre venho dizendo, nos planos vibratórios em que existem os espíritos exus podem existir sim, espíritos de alto conhecimento sobre o mais diversos assuntos, inclusive de cunho doutrinário, bíblico, muçulmano, etc, que podem até ter sido sacerdotes de alguns cultos e/ou religiões quando de suas passagens aqui pela Mãe Terra. Só que se nesses planos vibracionais ainda estão é porque NÃO ACREDITAVAM NO QUE PREGAVAM e por isto nem mesmo praticavam o que pregavam - uma das razões que, na continuidade de sua existência, os mantém nesses planos densos, incluída, é claro, em suas compreensões primitivas ou ausentes sobre maiores horizontes na espiritualidade, o que os faz manterem-se presos, por preferência, a esses planos bem vizinhos ao nosso, o físico.
Será que eles passaram a acreditar conscientemente, praticar conscientemente e por isto pregar conscientemente só agora, depois que "estão mortos"?
E mesmo que assim fosse, não seria como exus que se apresentariam (desconheço esta categoria de exus pregadores), a não ser (e isto deve ser compreendido como EXCEÇÃO) que a intenção fosse a já citada na explicação (A): Espíritos não exus se apresentando como exus por causa do tipo de expectadores que têm para ouvi-los.


33- Mas se o espírito diz que é um exu, como é que você diz que não é?
R: Vê se dá pra entender.
DIZER, qualquer espírito pode dizer o que bem quiser, bem entender ou que ache que irá causar bem-estar ou empolgação entre os que o ouvem, porque, para chamar a atenção para si ele precisa se colocar numa situação que lhe confira esta condição. Lembre-se de que para ser um palestrante ou pregador ele terá, antes de mais nada, que se tornar o CENTRO DAS ATENÇÕES de toda a platéia. Desta forma, numa situação destas, se a platéia espera e vibra por "mensagens de exus", será como exu que o espírito pregador ou palestrante se apresentará. Se "o povão" espera a mensagem de um "doutor do espaço", não tenha dúvidas de que assim se apresentará o "espírito palestrante", claro, se tiver condições e conhecimentos (o que não envolve necessidade de evolução espiritual) para tal.
Como já disse antes, se ele DIZ isso ou aquilo com boas intenções ... VIVA!!!
Só que ele também pode DIZER com intenções além das momentâneas, como também já foi citado e, dessa forma, PRINCIPALMENTE QUANDO UM ESPÍRITO ESTÁ DIZENDO ALGO EM QUE ACREDITAMOS OU EM QUE QUEREMOS ACREDITAR, as guardas caem por terra e o "VIGIAI" deixa de existir, ficando muito mais fácil, tanto no caso de kiumbas espertos mal intencionados, quanto no caso dos bem intencionados, fazerem valer como"verdade os seus ditos", acontecendo isto principalmente também, como já disse antes, pelo fato de que a grande maioria de nós costuma se deixar envolver pelo que ouve ou vê através dos sentidos físicos e nem se dá conta do que se pode ver e ouvir através dos sentidos anímicos ou espirituais, o que poderia evitar muitos dos casos que vimos e vemos por aí de pessoas envultadas "por lindas palavras" que chegaram ao suicídio em massa, simplesmente porque acreditaram sem barreiras, sem fronteiras, sem avaliações, mas apenas PELO CONTEÚDO DAS "LINDAS E BELAS PALAVRAS" DE ALGUNS PREGADORES que "AFIRMAVAM FALAREM COM DEUS"!
Um espírito dizer que é um exu e sair fazendo pregações, até que não é um dos grandes males (embora seja incorreto), desde que essas pregações não sejam incoerentes, contradicentes, fantasiosas, ilusórias, auto elogiantes, etc, porque em casos de pregações e/ou palestras, pouco importa QUEM os está proferindo, mas sim o teor e desenvolvimento dos temas que devem ser analisados sem paixões, durante ou após, para que se os compreendam como de bom, médio ou mau conteúdo, antes ainda de os tornar públicos, se for o caso.
Quando um EXU que é EXU de verdade, tenta fazer pregações e palestras, vamos escutar ou ler posteriormente, as coisas desastrosas que se pode ler em alguns textos espalhados pela NET em que, normalmente, ELES PRÓPRIOS são o TEMA CENTRAL DAS PREGAÇÕES e se apresentam como seres dotados de "imensos poderes" capazes de mudarem o mundo... 
Exu de verdade está lá se importando se vão achá-lo vaidoso, presunçoso, prepotente, etc? Claro que não! Ele é naturalmente AMORAL e além disto sabe que sempre vai encontrar pessoas que com ele se afinem nestes qualitativos e o exaltem.


34- "Sem Exu não se faz nada". Não é esta uma afirmativa indiscutível na Umbanda?
R: Será mesmo? O que dizer então de tantas Umbandas que não fazem giras específicas de exus e outras que nem dão passagem para exus? Elas fazem nada? 
É bem verdade que esta crença, nascida nos meios africanistas atrelada à crença do "Exu Orixá" - o mensageiro e intermediário entre os homens e as  divindades - acabou se inserindo nas Umbandas como conseqüência de se passarem a chamar os ekuruns de exus e, paralelamente, se tentar dar a esses "ekuruns exus" os mesmos privilégios do "Exu Orixá".
Como uma coisa nada tem a ver com a outra verdadeiramente, então não procede esta afirmação, a não ser para aqueles que a têm como crença imutável e até fanática. 
Se assim fosse, NENHUM TERREIRO OU CENTRO QUE LIDASSE COM ESPÍRITOS, (fosse da linhagem espiritual que fosse), PODERIA EXISTIR SEM EXUS, o que também não procede, não é verdade!
Em síntese: Esta pode ser uma "verdade imutável" para os Terreiros que assim pregam, mas está longe de ser uma VERDADE UNIVERSAL em vista de tantos outros que a contradizem.


35- O que é que você tem contra os exus?
R: Eu? Absolutamente NADA! Algo que eu tenha escrito lhe sugeriu esta ideia? Que tal um pouco mais de cuidado na leitura e interpretação ...?
Pelo contrário, sou amigo e os tenho como tal, "guardando-os" em minha crença dentro do máximo respeito e posso até dizer que CARINHO.
O que eu não sou é maníaco por exus (exumaníaco) ou um adorador contumaz, cego pelas "maravilhas estrondosas e extraordinárias" que hoje pregam por aí, que não são muito diferentes das que já eram pregadas há muitos anos atrás (a não ser na intensidade e divulgação que eram menores) e que levaram muitos e muitos a virarem "EX" por tantas crenças infundadas, lendas criadas, ilusões não concretizadas.
O que eu não sou é daqueles que "perdem o chão" e, sem raciocinarem, seguem o que lhes falam ou mandam, tal qual PEIXINHOS DE CARDUME que acabam caindo na rede dos pescadores porque, em suas cegueiras, delegam as direções de suas vidas a outros e apenas seguem os líderes, seja lá para onde forem.


36- Há pouco tempo atrás, em respeito a um "pai-de-santo" amigo meu, firmei exu no chão e na cumieira de meu Terreiro porque eram muitas as demandas que tínhamos que enfrentar. Estou certo, não estou?
R: Bem, se em seu Terreiro o culto é de QUIMBANDA, deve (e eu disse DEVE) estar certo sim. Se for ou se disser de UMBANDA, claro que está totalmente errado.
Além de outras coisas, você "virou de cabeça para baixo" o vórtice energético que gira como egrégora em seu Terreiro e como conseqüência mais modesta disto, a tendência natural será a de que, se ainda não aconteceu, sua Banda e você mesmo sejam, aos poucos, levados para os lados da Quimbanda, inclusive com o aparecimento maior de entidades desta banda através dos médiuns da Casa passando a ser "mais natural", mais constante.
O que você fez, em resumo e sem tocar em muitos fundamentos, foi delegar a Exu o patronato de sua Banda, de forma que tudo o que ocorrer debaixo desta cumieira deverá estar de acordo com a vontade do exu que você firmou. Como Exu é Quimbanda em sua origem, seu Terreiro passa a ser de Quimbanda a partir daí.
Por outro lado, se isto estará certo PARA VOCÊ particularmente, eu não posso opinar porque talvez fosse esta mesma a rota, a trajetória de sua estrada e você esteve na Umbanda o quanto pôde e agora deva seguir novos caminhos. Se no entanto não for esta a sua verdade e você fez o que fez porque achou que isto seria apenas para dar mais proteção à sua Banda ... cuide-se porque sendo ou não sua verdade, ela estará se consolidando em sua vida e em seu Terreiro a partir deste evento.


*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-


Outras perguntas e respostas poderão ser agregadas, futuramente, a este tema.





14 comentários:

  1. Voces teriam algum e-mail pra que eu pudesse enviar algumas duvidas sobre umbanda ?
    O blog esta perfeito ja esclareceu metade das minhas duvida rs

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dheva.

    Faça o seguinte, por favor.

    Coloque aqui mesmo em COMENTÁRIOS um endereço de e-mail pelo qual nos possamos comunicar. Este comentário com seu e-mail NÃO SERÁ PUBLICADO e servirá apenas como referência para nossa comunicação, embora, já que suas dúvidas são relativas a Umbanda, talvez se colocadas aqui mesmo ou sob outras matérias, pelas respostas que fossem dadas viessem servir para retirar dúvidas de muitos mais que talvez pela timidez, ainda não resolveram sanar as suas próprias.
    Se forem dúvidas particulares no entanto, ... então ok. Proceda como lhe sugeri acima, ok?

    Receba um abraço fraterno e, aproveitando o dia de hoje, desejo-lhe também um FELIZ NATAL E UM ANO DE 2012 pleno de muitas alegrias e VITÓRIAS em todos os caminhos de sua vida!

    Claudio

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Amigo! Sou dono do site www.portalumbanda.com e gostaria de saber se posso publicar alguns textos seus em meu site? É claro que eu colocarei as devidas fontes!E se nos textos eu posso mudar alguma palavra,alguma expressão? Mas reafirmo que citaria seu site como referencia! Muito Obrigado pela atenção e muito axé! Rodrigo Eslabão

    ResponderExcluir
  4. Meu Saravá, Rodrigo.

    Sem problemas quanto à publicação de textos do Blog UMBANDA SEM MEDO em seu site. Quanto às possíveis mudanças ... desde que os sentidos, os contextos não sejam modificados também, não vejo óbice, pois cada um dos textos aqui postados são e foram registrados para fins de Direitos Autorais.

    Receba um fraterno abraço e votos de muito axé para você e sua Banda!

    Claudio

    ResponderExcluir
  5. Ola. Muitas pessoas ja me disseram que eu tenho um pomba gira de frente que me atrapalha e que porisso meus relacionamentos sao tao conturbados e acabam. Gostaria que me explicasse o que isso significa e o que devo fazer. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Significa que essa entidade está bloqueando seus caminhos espirituais e materiais, tal qual um obsessor.

      O que você deve fazer é procurar um bom lugar que, ou retire esse kiumba da frente de seus caminhos, ou, trate-o de forma a afastá-la para que sua verdadeira guarda espiritual, que deve estar bloqueada, possa ter acesso à sua espiritualidade.

      Mas de uma coisa você deve estar bem esclarecida: Não sei se é o caso, mas, de nada adiantará apenas afastar essa entidade se você mesma, por seus comportamentos, vier a facilitar uma nova aproximação, o que acontece muitas vezes, e casos de vidas desregradas, voltadas à busca pela sexualidade e outras coisas semelhantes. Se alguém assume a responsabilidade de afastar a "Dona moça" para que seus caminhos se abram e você não muda nada em seu comportamento habitual, nem tenha dúvidas de que a "Dona Moça" volta e ainda com mais vontade!

      Deixando claro: Não estou aqui sugerindo ser verdade a ideia de que você tenha mal comportamento. Apenas aproveitei a "deixa" pra já deixar bem claro, não só pra você, mas para tantos outros que a esse comentário tiverem acesso, que, bloqueios energéticos, normalmente criados por exus, na maioria das vezes são propiciados e muito facilitados pelas próprias pessoas envolvidas a partir de seus próprios comportamentos semelhantes aos de entidades deste naipe.

      Receba um fraterno abraço,

      Claudio

      Excluir
    2. Eu aqui de novo, pra fazer uma pergunta muito mais simples e fácil: Existe uma diferença entre Exu Marabô e Exu Marabô Toquinho?

      Excluir
    3. Marabô toquinho é uma das sub-falanges da falange maior que é a dos dos Marabôs ou Barabôs. Apenas isto!

      Desculpe-me a demora em respondê-lo

      Excluir
  6. Ola, td bem? nao sei se é o local apropriado para fazer a pergunta, se nao for, peço desculpas...

    Bom, eu ja percebi ha alguns anos q meus problemas sao de ordem amorosa, nunca consigo ser feliz nesta area, nas outras areas n tenho grandes problemas, problemas normais, nada q me abale com os de ordem amorosa... Eu era ateu, virei evangelico, com o tempo acabei saindo da religiao e muito tempo depois acabei conhecendo a umbanda.. Mas desde que deixei de ser ateu percebo este desastre na minha vida amorosa. Na umbanda me disseram que sou uma pessoa de mediunidade grande... Cheguei la maluco e queria fazer uma amrraçao amorosa, com o tempo vi q isso é errado e entendi, a pessoa se foi, depois veio outra e o mesmo sofrimento, mas desta vez n passou na minha cabeça de querer fazer amarraçao amorosa, mas foi dito q poderia ser feito uniao.. E mais uma vez frustada, depois veio outra pessoa e sempre escuto das entidades que nao to preparado para a pessoa da minha vida e que ninguem é perfeito (eu n vbusco uma pessoa perfeita, pelo contrario, eu me cobro muito) e desde a primeira vez q pisei la, me senti atraído por uma garota de la, mas tenho lutado contra isso, pois é como se eu tivesse q entrar na corrente pra ficar com ela,,, costumo ter muitos sonhos, e ja me foi dito que ''meu povo'' fala comigo quando sonho e em um dele eu vi um preto velho de ogum me dizendo q primeiro a umbanda e depois oq eu quero e completou dizendo que a rainha quer me levar de qualquer jeito pro lado dela (entendo como lado dela mesmo, e nao da pessoa q ''gosto''). Sempre faço jogo de buzios e sempre sao dito coisas que nao é oq eu gostaria de ouvir e sempre fico pensando sobre oq foi dito, pois nao faz muito sentido pra mim.. Numa outra oportunidade eu tive um sonho onde via uma garota que ja estava comigo e por timidez iria fazer algum ''trabalho'' pra eu gostar dela.. Conversei com a responsavel e me foi dito q nao era pra me preocupar com isso.. Passado algum tempo, um cara que nunca vi na minha frente,conhecido de minha falecida avó (ela tinha um centro de umbanda e ele trabalhou com ela) veio em minha casa, do nada ele veio falar comigo pra ter cuidado, pois uma pessoa q eu gostei e q n gostou de mim iria fazer algo pra mim, me orientou a fazer um trabalho la pra dar uma ''rasteira'' nela, comentei com a responsavel do centro q to indo (nao estou na corrente e nem em desenvolvimento, sou da assistencia) ela me disse q n precisava fazer nada, pois eu ja estava sendo protegido.. Sempre ouço que meu povo esta feliz comigo, mas que ele queria me ver dentro da corrente e sempre estava xorando em casa pedindo perdao aos orixas por nao me sentir preparado pra isso e sempre agradeço por todas as coisas.. Mas uma semana em especial se tornou algo estranho..

    continua..

    ResponderExcluir
  7. Mas uma semana em especial se tornou algo estranho..

    Na segunda feira vi um caboclo dizer muitas coisas, parecia ser a meu respeito, de que Deus esta com ele e que é o mesmo que ta comigo e que exu nao desce.. (talvez tenha sido apenas minha imaginaçao) No sabado seguinte haveria uma giria e a responsavel da casa me disse q seria uma gira ''grande'', Mas antes deste dia, eu havia tido um sonho do meu pai dizendo a minha mae pra nao me levar la, q seria uma vez só e q ela iria ver a ''merda'' q ia dar e minha mae dizia q la fazia o bem tambem e q n teria problema algum... No sabado (dia da grande gira)em casa como de costume, comecei a orar (sempre faço isso todos os dias), conversar com os orixas e de repente senti q n deveria ir nesta gira, q eu iria incorporar la, fiquei com medo,xorando pedi perdao a meu pai Oxossi, senti uma vontade de fazer um pedido, mas nao me senti digno de pedir nada e resolvi enfrentar o medo e ir pela fé.. Senti muita dor de cabeça la na gira e percebi q n era dor de cabeça comum, cheguei a comentar q a energia devia ta muito negativa.. algo me dizia pra sair dali, mas fiquei até o fim,,, Conversei com a vovó (preto velho) e ela fez uma reza em mim no sentido de tirar toda magoa e tristexa do meu coraçao e disse q viria um povo pra falar comigo... Fui até o pai de santo da mae de santo (pai de santo da responsavel do terreiro, ele q dirigia a gira neste dia, pois todos estavam incorporados) e ao falar com ele, ele nao olhava pra mim, parecia espantado, com medo, atordoado sei la, ele olhava pra cima de mim e nao na minha direçao propriamente dito e parecia q tava aereo, nao me respondia direito oq eu perguntava, em seguida enrolou um lenço na mao e foi embora, nao ficou até o final da gira.. Eu dizia a ele q a vovó falou q viria um povo pra falar comigo e q era pra ele me avisar quando viesse... Depois veio a gira de caboclos após a dos pretos velhos (eu sou de oxossi peo q ja foi dito varias vezes) e parecia q todos esperavam q eu tivesse alguma incorporaçao na gira de caboclos, mas nada aconteceu, entao veio a de exus... E nesta gira comecei a ver comentario das proprias entidades, como por exemplo ''eu disse q ia ter exu'',''o homem ta fazendo força pra nao descer''', ''eu nao vou embora enquanto nao fizer oq me foi dito pra fazer'', ''to zerada, nao? fiza minha parte,ela agora q se vire pra segurar o homem dela"... coisas desse tipo..

    continua...

    ResponderExcluir
  8. coisas desse tipo..

    Depois de tudo mais calmo, fui conversar com uma entidade e saber se esta garota la do terreiro estava no meu caminho ou nao afinal de contas, pois eu sempre sinto q pra eu ficar com ela eu tenho q entrar no terreiro e talz.. E ele me disse q ela ta no meu caminho, mas que nao é a que vai me dar filhos e talz, era só pra acalmar meu coraçao e q era pra eu fazer um trabalho de uniao e talz, ele disse ''o povo da terra nao sabe conduzir,os orixas e exus trabalham juntos''' (neste momento entendi q seriam as pessoas e talz) eu nao quis fazer trabalho algum, no maximo pedir em oraçao e o fiz uma unica vez, quando resolvi usar o pedido q comentei agora a pouco.. Depois numa conversa com uma entidade xefe da casa, ela me abraçou e disse ''o povo da terra sabe oq faz'' (aqui eu ja entendi como sendo eu e o ''meu povo'')... Após este dia eu n sei oq aconteceu, parece q em tres dias eu fiquei delirando completamente, passei a ver a dirigente como minha mae, as pessoas como meus irmaos e q eu tinha q dar a minha vida pra defender minha mae e meus irmaos e tudo oq me foi dito em jgo de buzios fez sentido, o sonho q tive da garota fez sentido e era esta garota do terreiro (que por sinal acabei errando e fui tirar satisfaçoes com ela a respeito disso)... Depois comecei a ver que eu estava sendo expulso do terreiro, q eu tava sendo humilhado diante de todo mundo... e Depois eu vi que nao tinha certo e errado, eu estava certo e eles tambem.. Pois bem, depois disso eu ainda nao voltei no terreiro em uma gira.. Apenas pra cuidar do anjo da guarda e acender velas para os orixas, gostaria de saber pq a minha quartinha tem um obi na agua do anjo da guarda, pra q serve?

    Acredito plenamente q no sabado foi feito uma puxada (nao tenho conhecimento para tal afirmaçao, mas eu sinto isso) pra q eu incorporasse ou para q alguma entidade q me acompanha incorporasse em alguem.. Isso é possivel? Se sim, pq a entidade nao desceu? Pq ''ela'' fez força pra nao descer? Pq fiquei com a sensaçao de que oq o caboclo disse na segunda aconteceu e oq os exus queriam nao? Com sua experiencia, oq vc axa q pode ter acontecido nisso tudo? minha fé ficou abalado após tudo isso.. Nao entendi nada,e quando procuro saber, nunca tenho as respostas q gostaria de ter, é sempre alo superficial...

    Minha mae percebeu q fiquei meio doido (literalmente) nestes tres dias e procurou um centro, depois eu ja voltando no meu normal, ela disse q uma entidade disse a ela q meu problemaé espiritual que pode atacar o coraçao...

    Oq isso quer dizer? eu to errado em tudo?

    grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caracas!!!!! Complicada sua situação, hein? Vou responder ao que eu posso responder, embasando-me no que escreveu.

      1- Segundo seu sonho com o preto velho, parece-me que vc tem uma pomba gira em seus caminhos que, por sei lá que razões, quer tê-lo para ela ou algo semelhante. Isso verificado e confirmado, teria que ser a primeira coisa a ser abordada em sua mediunidade pois, como já deixei explicado em diversos textos e até mesmo numa resposta a uma pergunta feita aí acima, quando um espírito deste naipe (exu) entra na frente da guarda de alguém, se não for tratado (como pretendem alguns) ou afastado (como indicam outros) a dificuldade para a aproximação de outros protetores é cada vez maior e ela ou ele fará de tudo pra não permitir que a vida da pessoa caminhe como espera até que entenda, um dia, que é necessário esse "encontro". De qualquer forma, meu caro, há várias táticas para se tratar desse tipo de "incômodo", mas todas elas passam pela necessidade de tirar essa entidade da frente da guarda para que as demais possam se apresentar.
      Já vi casos em que, por teimosia, tentou-se forçar a presença de outras entidades por cima do(a) exu que já estava "de frente", como se diz, e ele (ou ela) passaram a se apresentar como pretos velhos, caboclos, etc., dando a impressão de que "estava tudo bem", quando a verdade era outra.

      2 - O obi dentro da quartinha só tem algum valor se ele foi, de alguma forma, colocado antes em contato com o chakra de sua coroa. Se isto foi feito de forma correta (o que eu não posso explicar por aqui), ele passa a ser um ponto de contato e firmeza entre você e o seu "anjo de guarda", devendo ser "tratado" periodicamente além de ser "firmado" adequadamente como "ponte de ligação".

      3 - Puxada para que você ou alguém incorporasse uma entidade sua para que deixasse alguma orientação é possível sim. Isso já foi muito usado antes e, para dar certo, é preciso, além de muita firmeza da banda, a vontade de alguma entidade sua se apresentar desta forma, porque se nenhuma tiver, nada vai acontecer, assim como, se a "Dona rainha" antes citada não permitir, só acontecerá se nessa Banda (nesse grupo mediúnico) houver alguma entidade que se sobreponha a ela em ORDEM DE COMANDO pois, caso contrário, vão fazer puxadas e puxadas e nada acontecerá, o que espero não acontecer porque até que seria muito bom se conseguissem trazer alguém de sua banda pra "abrir a boca", se é que você me entende.


      Você fala da sensação de que "o que o caboclo disse na segunda aconteceu e o que os exus queriam, não" ... Desculpe-me se voei na leitura mas, o que o caboclo disse na segunda e teria acontecido e o que exus queriam que não aconteceu? Seria aquilo de "... Deus esta com ele e que é o mesmo que ta comigo e que exu não desce"?

      Será que ele está bloqueando a chegada do exu pomba gira em você ou em outro que possa transmitir a mensagem necessária?

      Quanto a problemas espirituais poderem "atacar o coração"..., DIRETAMENTE NÃO, mas ... como todo o processo mediúnico se dá através dos canais do sistema nervoso e esses (tanto o central, mas principalmente o autônomo) sofrem vários baques quando a mediunidade não está afinada, se você já tiver alguma tendência pra sofrer do coração, pode acontecer sim, dessa tendência se intensificar.

      Sei lá! Estou achando isto tudo muito complicado quando não deveria ser.

      Espero ter podido ajudá-lo de alguma maneira.

      Claudio

      Excluir
  9. Claudio,

    Tentei entrar em contato com você,te encaminhei um e-mail(aquele que aparece nos livros),mas voltou,como faço pra entrar em contato com você,quero compartilhar com você o que aconteceu comigo depois de ler seus livros.

    Um abraço.irmão

    Keitch

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Keitch.

      O endereço de e-mail pelo qual você pode se comunicar diretamente comigo é o que costa no 4º Volume de Umbanda Sem Medo. Os dos volumes anteriores, por questões de provedores problemáticos, deixaram de funcionar.

      Receba um fraternos abraço,

      Claudio

      Excluir