sexta-feira, 6 de julho de 2007

OBSESSÕES E OBSESSORES - PARTE II

OBSERVAÇÃO: Antes de ler essa parte do texto seria interessante que começasse por OBSESSÕES E OBSESSORES - PARTE I


Observe: Até agora falamos de obsessores sem termos passado pelos conhecidos "encostos" que não deixam de estar enquadrados nos processos obsessivos, só que em menor escala. Nessas situações, muito mais freqüentes nos casos de "trabalhos feitos" e até mesmo por pura fraqueza áurica, a entidade que "se encosta" normalmente não possui elos energéticos anteriores (como no caso de problemas mal resolvidos em encarnações passadas). Ou ela se aproxima de seu alvo por ter assumido dívida com outro encarnado (trabalho feito) ou simplesmente porque percebeu que ali poderá sugar fácil a energia de que julga necessitar. É lógico que um simples encosto poderá progredir para um processo obsessivo com o passar do tempo, mas como normalmente a entidade "que se encosta" começa logo a prejudicar o ser vivo, há sempre a possibilidade de ser percebido como algo nocivo e as medidas de afastamento serem acionadas a tempo.
Em um processo mais avançado, o obsessor pode chegar a ter domínio total sobre o ente encarnado. Neste caso o processo é classificado como possessão e é ainda mais complicado o seu tratamento.
Em qualquer dos casos acima citados, o tratamento pode variar de acordo com os rituais praticados pelos terreiros, mas em nenhum deles a cura será completa se o motivo que levou o encarnado àquela situação não for sanado. Seria como se retirássemos as formigas do mel mas não o limpássemos de sobre a mesa. Ele estaria ali sempre atraindo outras formigas e mais outras e mais outras. É por isso que afirmamos que de nada adiantam os supostos "milagres" se a pessoa socorrida não buscar em si as correções para que o sinistro não se repita.
O que é preciso então ?
O que é preciso nos terreiros de Umbanda (e qualquer Templo onde se queira realmente auxiliar aos que sofrem ataques do Baixo-Astral) é levar-lhes essa mensagem de modificação interna de comportamento. É fazer ver a todos que "o exorcismo" de seus males não termina no momento em que eles deixam de sentir seus sintomas e que o tratamento deve persistir com a mudança comportamental do "paciente" após isso.
É preciso que as pessoas entendam que processos de atuação negativa vindas do astral são como doenças. O Centro Espírita lhes determina os remédios para a cura imediata e a libertação dos agentes que as causam mas, se o paciente não se cuidar, a "doença" poderá voltar até de forma piorada.
Talvez agora você já possa entender quando afirmei no início que não se pode ajudar a quem não quer ser ajudado.
Você e seu grupo poderão até livrar esse tipo de pessoa, temporariamente, de um processo obsessivo, ou de puro encosto etc, sempre (nesse caso) com um desgaste energético muito grande "em nome da caridade". Acontece porém que, quando for a hora da participação ativa do paciente, ou seja, quando dependerem dele as ações que deverão ser executadas para que se proceda ao seu "isolamento", ou em outras palavras, para que permaneça protegido contra novos ataques, ele quase sempre vacilará e comprometerá todo o trabalho feito anteriormente e consequentemente, porá a perder todo o esforço do grupo que poderia ter sido feito em prol de outros que realmente estivessem a fim de se ajudarem.
Não é que eu seja contra a tentativa de auxílio, mas há que se convir que forçar o auxílio a pessoas desse tipo é querer até mesmo modificar seu Livre-Arbítrio.
Nesses casos, o mais indicado é que, após o devido atendimento espiritual, fale-se ao ex-atuado sobre sua real situação e suas necessidades doravante. Caso ele ou ela não aceite cumprir o necessário, fica caracterizada sua má vontade e desdenho pelo auto-progresso, o que, por conseqüência, deixará livre o grupo mediúnico e seu(s) dirigente(s) de qualquer responsabilidade futura.
De forma alguma pode um dirigente ou seu grupo querer impingir novos comportamentos e/ou práticas com as quais o paciente não concorde, da mesma maneira que, de forma alguma deve-se considerar não caridoso o(a) médium que se negar a atender novamente pessoas que, por não se esforçarem e não cumprirem todo um tratamento determinado anteriormente, retornam sempre com os mesmos "problemas" e não raramente com alguns outros mais.
Se você é participante ou dirigente ou mesmo freqüentador de Sessões Espirituais, já deve conhecer aquelas pessoas que vivem de problemas em problemas, casos após casos e nunca se dão por satisfeitas. Elas estão por aí em todos os terreiros, igrejas, templos etc. Têm sempre "casos sérios" a serem resolvidos e, à menor repreensão por parte de um dirigente e até entidades por conta da falta de esforço pessoal, acham-se "largadas", "desfeiteadas", "abandonadas" pela Religião e seus adeptos.


E casos de obsessão de encarnado sobre espíritos? Você conhece?
É isso mesmo !
Há encarnados tão "titubeantes", tão inseguros e quase sempre tão vaidosos que, ao conseguirem alcançar a boa vontade de certas entidades, tornam-se verdadeiros obsessores destas.
Há uns 15 anos atrás, conheci um casal, sobre quem se sabia, "era muito espiritualizado".
A senhora era dona de uma boa vidência e tinha como protetora uma cabocla que, não só nos momentos de consulta necessária, mas a qualquer momento do dia, era convocada a prestar socorro à dupla.
Contava-nos o senhor, "com ares de quem entende do negócio", que a cabocla de sua senhora era tão positiva que era capaz de informá-la quando "um trabalho estaria por ser feito" e que era figura importante na resolução dos problemas mais intrincados.
Contava-nos também que tudo o que estivessem por fazer submetiam antes ao critério da entidade que por sua vez determinava a melhor forma.
Numa determinada ocasião chegou a nos dizer que, quando estava por atravessar uma rua e o trânsito se encontrava muito problemático, não tinha dúvidas: Invocava a cabocla e o trânsito se descongestionava para que pudesse passar (nunca esqueci esta história!).
Que tal? Não era tudo o que você queria? Já pensou ter uma caboclinha disposta a executar todos os seus desejos? Isso é Espiritismo? Isso é Umbanda?
Partindo-se do princípio de que todas as histórias eram verdadeiras, só nos resta chegar à conclusão de que, se a cabocla não tinha "intenções outras" ao atender a todas essas reivindicações e servir de escrava para a dupla, sua bondade era tanta que não se apercebia de que a estavam fazendo de "gênia particular" o que nada acrescentava de valor aos seus padrões evolutivos atuais e ainda por cima diminuía a possibilidade da dupla "aprender a andar com seus próprios pés" e, consequentemente, evoluir.
Essa é só uma passagem que ilustra a obsessão de encarnado para desencarnado. Embora sempre haja facilidade maior do desencarnado se livrar do encarnado, certos laços afetivos que se formam em situações como essas ficam difíceis de serem dissolvidos.
O que eu disse antes não deve ser compreendido como se eu fosse rígido a ponto de nunca ter invocado uma entidade para me ajudar a resolver um ou outro problema em minha vida. Eu seria mais um HIPÓCRITA como tantos que por ai perambulam se quisesse fazer crer a alguém essa possibilidade. Embora muitos afirmem que ser médium é uma cruz, posso afirmar que, se for, é certamente a cruz mais leve que se carrega desde que se está encarnado, pois é justamente essa mediunidade (a possibilidade de se contatar com o invisível) que em muito facilita nossa estadia nesse Plano Físico, desde que sejamos, por merecimento e esforço próprio, acompanhados por entidades que realmente "valham a pena".
É lógico que eu e todos os demais, vez por outra, "quando a corda aperta", gritamos e vamos sempre gritar por nossos protetores, mas chamá-los para nos ajudar a atravessar a rua?...
Médiuns Umbandistas que volta e meia estão em contato com pessoas mal acompanhadas (seja encosto, obsessor, carga energética etc.), devem procurar sempre se resguardar dos resquícios que trabalhos deste tipo podem deixar em sua aura. Ainda que a entidade protetora assuma totalmente a direção do trabalho, é sempre importante que o médium se ajude posteriormente através dos rituais que certamente aprendeu com o dirigente de seu Terreiro, ou mesmo as próprias entidades com quem trabalha. Afastar uma entidade ou falange de um encarnado pode provocar problemas posteriores para o médium pois:
1- Entidades e falanges afastadas contra a vontade, poderão, se não forem devidamente encaminhadas, se voltar contra o médium que foi o instrumento de suas derrotas e, ainda que o médium pense que não, começar a promover aos poucos uma revolução na vida deste.
2- Demandas contra o Baixo-Astral, por mais que a entidade protetora promova a limpeza de seu "cavalo" quase sempre deixam miasmas (restos de energias negativas) no ambiente e na aura dos médiuns envolvidos, que se não forem expurgadas funcionarão como pontos de atração para mais energias negativas (nunca se esqueça de que os iguais se atraem).
3- O combate às entidades do Baixo-Astral e suas falanges sempre exige do médium, ainda que muito bem incorporado, um desgaste brutal de sua energia vital e conseqüente enfraquecimento de seu Escudo Áurico.
De posse dessas informações você poderia pensar : "Mas se tudo isso acontece, por que as entidades não falam sobre"?
Eu não sei qual o seu grau de conhecimento das práticas espirituais ou do grupo que você freqüenta, mas de qualquer modo fique sabendo que:
A) Se o dirigente de seu grupo tem realmente preparo espiritual para comandar sessões, ele obrigatoriamente aprendeu sobre isso, ainda que lhe tenha sido ensinado pela pessoa que o preparou, que por sua vez pode ter recebido o ensinamento de quem o preparou ou de entidades que tenham real conhecimento de práticas espirituais. De qualquer forma, o primeiro a tomar conhecimento o fez através de um ensinamento espiritual.
B) Que entidades verdadeiras, quando estão no comando ensinam sim, mesmo que em seu linguajar, diversas formas de limpeza astral traduzidas por banhos e defumações que visam a livrar consulentes e médiuns das energias espúrias e a retonificar suas auras (e muitas coisas mais no domínio do esotérico, quase sempre nas entrelinhas).
C) Que há muitas entidades e médiuns totalmente despreparados para a missão de dirigentes (Pais no Santo) nessas "umbandas" que se vê por aí. Há uma grande parte que acha que só porque "recebe uns espíritos" já pode montar Terreiros e orientar outros seres. Para esses "os espíritos sabem tudo e eles não precisam se preocupar".

Resultado? Um sem número de "terreiros e centros" que mais parecem grupos folclóricos com desfiles de roupas, colares e cores de dar inveja a qualquer Escola de Samba do segundo grupo. O fato de em algumas consultas, "as entidades" conseguirem desvendar segredos da vidas de alguns já é o bastante para acharem que estão cem por cento preparados. Esquecem-se de que por serem médiuns, e por isso mesmo sensitivos (pessoas que sentem, e nem por isso sempre compreendem, as emanações de outros) poderiam, se melhor treinados, desvendar esses segredos até mesmo sem a presença de entidade alguma, e isso não confirmaria que estivessem preparados para serem dirigentes de grupos espirituais (cegos guias de cegos) e principalmente entrarem em demanda com o Baixo-Astral que não é coisa com que se brinque.
Os rituais de desobsessão, expurgo, limpeza áurica e outros mais, variam de Terreiro para Terreiro e de Seita para Seita, mas eles existem e sempre deverão existir para o bem daqueles que se esforçam no sentido de levar auxílio espiritual a quem quer que seja, sob pena de serem eles amanhã, os necessitados da vez.
Por que eu disse que variam de Terreiro para Terreiro, de Seita para Seita? Será que não existe um padrão? Não teriam todos os Terreiros de Umbanda que ter os mesmos rituais? Se há tanta variação nos rituais, qual está certo e qual está errado?
Aguarde!
Certifique-se de que entendeu bem esse capítulo e as mensagens que ele traz.
Anote suas dúvidas porque futuramente trataremos desse assunto.
Entender profundamente sobre obsessões é fator primordial para quem se aventura na prática espiritual. Embora não nos tenhamos aprofundado tanto quanto pretendíamos a princípio, o que expusemos ao seu raciocínio já é um bom começo para compreender sobre ela muito mais do que muito "pai no santo" lhe poderia ensinar.

Texto extraído do livro UMBANDA SEM MEDO (distribuição gratuíta pela Internet) do autor deste Blog


Os Livros, Vol I e II em PDF podem ser baixados clicando-se nos links com seus nomes que estão sob título: LIVROS PARA DOWNLOAD (logo abaixo da figura, no alto e à esquerda) e seguindo-se os procedimentos naturais de download.


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3 comentários:

  1. E como reconhecer o bom Terrero? Já procurei muito e não consigo encontrar um caminho. Sigo na Federação Espirita de São Paulo, mas no primeiro vacilo o dinheiro some e não consigo ir mais lá, a vida começa a cair em todas as areas... Para ajudar tenho bipolaridade. Desde janeiro de 2008 tudo ficou escuro pra mim. Tenho poucos momentos para respirar tranquilo... Queria encontrar um Terrero que me ajudasse. Obrigado pelo texto postado.

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  2. Eis aí, Rubino, talvez uma das ações mais difíceis para médiuns novos em virtude de muitos fatores incluindo-se aí até mesmo as preferências pessoais e as das entidades positivas que nos acompanhem. Mas se você quer conhecer alguns parâmetros que devem ser levados em conta, anote:

    1- Observe por algum tempo (meses até) as atitudes, tanto do(a) médium chefe quanto de seus chefiados, em relação às Sessões e a seriedade que deve vigorar nessas Seções;

    2- Observe, também por meses, o inter-relacionamento entre os médiuns e suas formas de se tratarem - se com ou sem invejas, egoísmos, estrelismos, fantasias, etc;

    3- Observe (sempre por meses) as pessoas que ali são atendidas e seus graus de satisfação ou insatisfação, levando em consideração que satisfazer a todos, nem Jesus foi capaz;

    4- Tente sentir o ambiente e perceber se lhe faz bem ou mal e/ou o quanto de cada um pode acontecer nessa ou naquela gira;

    5- Procure identificar nas entidades Chefes De Terreiro as qualidades mais importantes que devam demonstrar enquanto Chefes de Terreiro de Umbanda que são:

    a) Por parte dos Pretos Velhos, a humildade e sabedoria (nem sempre a de "grandes mestres", mas a necessária para sinceros e orientadores conselhos), muito mais que tudo;
    b) Por parte de Caboclos, a segurança e energia, sem prepotências ou invecionices com que devem comandar suas giras;

    6- Se o(a) Chefe de Terreiro for qualquer outro tipo de entidade (malandros, pelintras, mineiros, boiadeiros, exus,etc), isso denota Terreiro não necessariamente de Umbanda, ainda que assim se apelidem, já que esses "Chefes" estarão sempre procurando levar as giras em conformidade com as seitas ou religiões "onde se criaram" e através das quais aprenderam a interagir com os encarnados;

    7- Se houver mais giras de Exus, cultos a "orixás" e festivas do que de CARIDADE ATRAVÉS DO TRABALHO DOS ESPÍRITOS (marca registrada da Umbanda), o Terreiro, mesmo se anuciando como tal, também não é de Umbanda.

    Importante que se fale aqui que os últimos dois ítens nada têm a ver com possíveis discriminações, mas sim com constatações de fatos pois, Chefes de Terreiros de Umbanda são sempre Entidades DE UMBANDA (Caboclos e Pretos Velhos) e todos esses outros são importados de outros grupamentos religiosos. Todos podem ser altamente positivos enquanto espíritos orientados (doutrinados) trabalhando para a caridade, mas não determinam especificamente e pelo que já disse antes, que o Terreiro seja de Umbanda de Verdade!

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  3. Boa tarde! Muito bom a matéria sobre obsessão e obsessores! Acho muito importante a divulgação e estudo de assustos como estes citados!
    Desejo-lhes muito Axé no trabalho caritativo de divulgação de nossa amada religião!
    Motumbá Axé!
    Abraços
    André F. Gomez

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